Sou do tempo em que o técnico chegava, fazia alguns coletivos, ouvia os mais "velhos" do clube, para enxergar o que seria melhor. Não inventava. Certa vez o técnico Filpo Nuñez, parou um treino , gesticulando (feitio dele) e gritava que no futebol não se inventava mais nada, pois, estava tudo inventando. Foi em 1970. Passado muitos anos, inventores apareceram, tentando mudanças (estratégicas) do jogo. Filpo foi adepto do 4-3-3. Teve que mudar quando chegou ao Cruzeiro de BH., onde não poderia deixar no banco Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Piazza, etc, e criou o carrossel (quadrado mágico).
Portanto quem faz o esquema é a equipe que se tem para o trabalho. Exemplo atual Dorival Jr. do Coritiba F.C., descobriu no 4-4-2 o ideal para o seu time e goleadas aconteceram.
Critérios à parte, muitos acham que entendem da prática do futebol (sem terem jogado), pois, ver é uma coisa, sentir o gostinho é outra, totalmente diferente como diria o velho pensador.
Na verdade estou esperando, novamente, à inclusão pelo menos um ponta (aberto). Para concluir, façam uma pesquisa sôbre laterais marcadores de pontas, eu disse pontas. Certo ou errado?
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Utilidade pública.
Numa roda de amigos foi levantado um assunto muito importante sôbre a quantidade de água no mundo. Conversa para cá e lá, ficou melhor para mim, que fui buscar mais algumas informações. Estive em Almirante Tamandaré para conhecer a Água Mineral CLARI, envasada pela concessionária: Água Mineral Naturale Ltda. Lá conheci o que há de mais moderno em equipamentos, tecnologia, produção e pessoal qualificado. Desde sua captação, seguindo ás determinações e orientações dos orgãos reguladores. Tudo funciona. As respostas foram chegando sôbre o produto. Fui mais além. Qual a sua origem, quantidade de água no mundo e será que faltará? Há uma Declaração Universal dos Direitos da água, ONU,1992, Art.6º.
"A água não é uma doação gratuita da natureza" Ela tem um valor econômico: é necessário saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo" Se a quantidade de água do mundo é praticamente a mesma em milhares de anos, onde o número de pessoas que vivem na terra aumenta, não se pode desperdiçar. Outro fator da importância: 75% do corpo humano é constituído de água, ou seja, 86% pulmão - 86% fígado - 83% rins - 81% músculos - 75% coração - 75% sangue - 75% cérebro. Portanto água é saúde. Beber de 6 a 8 copos de água por dia é realmente necessário para manutenção de boa saúde. Valeu o dia. Agradeço pela estada na CLARI e o amigo Benone Manfrim (diretoria da Naturale).
"A água não é uma doação gratuita da natureza" Ela tem um valor econômico: é necessário saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo" Se a quantidade de água do mundo é praticamente a mesma em milhares de anos, onde o número de pessoas que vivem na terra aumenta, não se pode desperdiçar. Outro fator da importância: 75% do corpo humano é constituído de água, ou seja, 86% pulmão - 86% fígado - 83% rins - 81% músculos - 75% coração - 75% sangue - 75% cérebro. Portanto água é saúde. Beber de 6 a 8 copos de água por dia é realmente necessário para manutenção de boa saúde. Valeu o dia. Agradeço pela estada na CLARI e o amigo Benone Manfrim (diretoria da Naturale).
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Cuidado com terceirização.
A falta de um bom planejamento nas categorias de baixo dos clubes tem uma tendência negativa no futuro. Recordo o Paraná Clube, na década de 90, onde foi superior a todos, oferecendo bons jogadores a equipe principal. No Atlético Pr. o caminho foi sempre o inverso. Tendo bons olheiros no Brasil afora, foi sempre conquistando atletas com um nível superior, diria, dois degraus acima, na preparação e visibilidade nas partidas de outros centros, casos de Jadson, Dagoberto, Fernandinho etc. Deu certo. Agora com Rhodolfo, Guilherme (goleiro), Netinho, Choco, Pimba, Chico e demais . Esta é uma política de quem tem mais "caixa" e organização. Falo isso, porque a notícia que tenho nas hostes alviverdes, é de que este departamento será terceirizado. De extrema falta de conhecimento, qualidade e desenvolvimento para tal, a atual diretoria que tem no Sr. Jair Cirino, um principiante de presidente, aceita, como se nesse clube, não fossem revelados atletas como, Rafinha, Marcel, Adriano, Henrique, Danilo, Pedro Ken e Keirrison, verdadeiras jóias que revertem valores siginificativos para o clube. Certo ou errado?
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Eleições na Federação.
Tenho notado, inclusive na imprensa, pessoas interessados em aprovar o nome do Dr. Rafael Iatauro, para esta eleição que se aproxima. Tenho admiração pelo político por seus anos no árduo trabalho na condução administrativa do Estado como excelente Conselheiro do Tribunal de Contas. Outrora, participou como homem do microfone esportivo. Tentou, como outros, numa época com a total hegemonia do S. José Milani, eu diria audácia, ganhar uma eleição na Federação. Como em outra oportunidade, um dos maiores políticos de nossa terra, Anibal Khoury, perdeu o que eu diria a sua única eleição na vida. Pelos exemplos, chego a conclusão que nada adianta misturar política com futebol. Ainda mais aqui, onde dá para contar nos dedos da mão quem colaborou com o nosso futebol. Com o assunto Copa do Mundo/2014 a tendência foi misturar, só, que esqueceram de convidadar os presidentes das ligas e clubes amadores.
Certo ou errado?
Certo ou errado?
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Cuidados especiais.
O cidadão fica pensando: esse futebol é engraçado. Quando um time ganha de goleada é sinal que não precisa mais de ninguém, do outro lado perdendo, meus amigos, plagiando o mestre João Saldanha, saí de baixo. Cada rodada com seu histórico até porque não se tem no futebol brasileiro um time bam-bam-bam. Em São Paulo, alguns exemplos, tudo por conta da falta de craques. Agora quando se tem um time certinho o dirigente passa ser o termometro das questões. Exemplo: o caso do Clayton . A diretoria do CAP. vai sofrer com a galera. A impressão que passa é a eterna busca do dinheiro. De nada adiantará ter construído uma larga vantagem de pontos e perder seus principais jogadores, até porque o Atlético não ganhou nada. A torcida ontem no Janguitão não se preocupou com o resultado, por enquanto, mas perder o seu principal jogador foi a notícia bombástica que não queria ouvir. Certo ou errado?
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Copa do Brasil.
Por ser um torneio classificatório em começo de temporada é bastante complicado. O time inicia sua programação com campeonato do seu estado, paralelamente, o torneio nacional que é a Copa do Brasil, menor caminho para se chegar à Libertdores de América. São torneios deste porte que envolve também uma premiação de jogo a jogo as equipes. Nada mal para um futebol profissional. Claro que nem todas as agremiações tem porte para tanto. Por um conceito político da C.B.F., de dar "chances" aos menos protegidos pela falta de tudo, a direção a ser tomada é quem pode mais chora menos. Incluimos nossas equipes, Coritiba, Atlético e Paraná Clube que já andam jogando e com chances de classificações. Agora preparar para as partidas é que são elas. Ter um elenco reforçado tecnicamente é muito caro, mas necessário, sendo importante saber qual objetivo a ser conquistado. A galera fica na espreita, longe de saber qual a verdadeira condição do seu clube, o que quer mesmo é vencer. Certo ou errado ?
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Outra etapa.
Acredito que além do Atlético, disparado no campeonato, equipes como o Iraty, Coritiba, Paraná Clube, Londrina, J.Malucelli, Eng.Beltrão, Adap Galo ou Toledo, sejam os candidatos para outra etapa do campeonato. Salvo algum imprevisto não sairá disso. O que sinto neste momento é que serei um torcedor para que as coisas melhorem no plano técnico e tático. Se o time da Arena demonstrou ter um bom elenco quem deve ditar este compromisso, de melhoras, serão outros competidores, até porque, estão devendo uma melhor sequência. Agora é ficar no aguardo das últimas 4(quatro) rodadas. Certo ou errado.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Copa do Mundo 2014.
Delegação de políticos esteve no Rio de Janeiro (CBF) num encontro com o menos político Pres. Ricardo Teixeira. Assunto Copa de 2014 em Curitiba. Depois de relegar este assunto as autoridades de nossa cidade acharam por bem não brincar em serviço, colocando todas as prerrogativas de exigência do caderno de encargos à disposição para o devido evento. Como envolve política, aquele que deveria estar presente como o prefeito, Beto Richa, não foi convidado. Vá entender. Se não bastasse, lançaram, inclusive, um candidato à nossa Federação: Chefe da Casa Civil o Dr. Rafael Iatauro. Como existe a necessidade do término da construção da Arena, estava por lá também, o arguto Mário Petraglia. Conclusão: Como a cidade de Curitiba reune condições extraordinárias, por seu complexo de facilidade, podem contar que o mundial de 2014 terá uma das suas sedes projetadas. Certo ou errado.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Objetivo conquistado.
Ninguém reprova. Muito menos eu. Atlético de repente foi obrigado a correr atrás do objetivo.
Chegou lá , bem a frente dos campeões de 49. A festa ontem foi bonita. Cheio de atrativos e sentimentos. Olhando agora para frente o desgaste tem sido enorme. Como Super-Homem na bola é difícil, ontem vimos um time cansado pela busca desta superação. E com clareza, entendo que a inteligência do técnico Ney Franco terá que tomar corpo.
Cada jogo será uma "guerra".
Descanso fará bem para todos. Até o lado psicológico é afetado.
Chegou lá , bem a frente dos campeões de 49. A festa ontem foi bonita. Cheio de atrativos e sentimentos. Olhando agora para frente o desgaste tem sido enorme. Como Super-Homem na bola é difícil, ontem vimos um time cansado pela busca desta superação. E com clareza, entendo que a inteligência do técnico Ney Franco terá que tomar corpo.
Cada jogo será uma "guerra".
Descanso fará bem para todos. Até o lado psicológico é afetado.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Estrela amarela/Torneio do Povo.
Engraçado. Não se fala mais nas hostes alviverdes da tão consagrada campanha do Torneio de Povo/73. E a "Estrela Amarela".! A impressão era toda voltada para desestabilizar o comando de Giovanni Gionédis. Claro que todos ex-dirigentes entendiam que era uma medida política.
Existe tal preocupação com os atuais "comandantes"? Teve muita gente que embarcou nessa.
Papo furado.
Existe tal preocupação com os atuais "comandantes"? Teve muita gente que embarcou nessa.
Papo furado.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Festa digna.
É importante salientar que na vida tudo passa. Isso sabemos. O que não se pode é esquecer daqueles momentos vividos por um grupo de "amadores" que conseguiu na época um prestígio que só agora depóis de 59 anos poderá ser derrubado como façanha. Eu disse façanha. É o termo bem apropriado. Pois FURACÃO /49 é único. Vale a pena acrescentar que o atual time atleticano
poderá escrever nesse futebol moderno de exigências conquistas outroras mais difíceis.
poderá escrever nesse futebol moderno de exigências conquistas outroras mais difíceis.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Vai mal o Coritiba.F.C.
Amigos, a situação continua problemática. Não bastasse os maus resultados em campo, vem a notícia de que o departamento jurídico do clube, teve recusado o processo que entendiam (eles) que o jogador Keirrison seria um jogador com 100º do passe do clube. A juiza que leu o tal processo, anulou com críticas o departamento do clube.Estou achando que este pessoal não está preparado para o cargo. Cuidado, afinal esta será uma gestão do centenário. A vergonha será grande.
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Atlético Paranaense dispara no campeonato.
Conhecidos os resultados da 10ª rodada do paranaense/2008, a situação favorável do Atlético poderá redundar em tranquilidade possível dentro da disputa da Copa do Brasil que terá início atleticano no dia 27 na cidade de Alagoas contra o Corinthians local.
Assinar:
Postagens (Atom)