sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Definição de esquema.

Sou do tempo em que o técnico chegava, fazia alguns coletivos, ouvia os mais "velhos" do clube, para enxergar o que seria melhor. Não inventava. Certa vez o técnico Filpo Nuñez, parou um treino , gesticulando (feitio dele) e gritava que no futebol não se inventava mais nada, pois, estava tudo inventando. Foi em 1970. Passado muitos anos, inventores apareceram, tentando mudanças (estratégicas) do jogo. Filpo foi adepto do 4-3-3. Teve que mudar quando chegou ao Cruzeiro de BH., onde não poderia deixar no banco Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Piazza, etc, e criou o carrossel (quadrado mágico).
Portanto quem faz o esquema é a equipe que se tem para o trabalho. Exemplo atual Dorival Jr. do Coritiba F.C., descobriu no 4-4-2 o ideal para o seu time e goleadas aconteceram.
Critérios à parte, muitos acham que entendem da prática do futebol (sem terem jogado), pois, ver é uma coisa, sentir o gostinho é outra, totalmente diferente como diria o velho pensador.
Na verdade estou esperando, novamente, à inclusão pelo menos um ponta (aberto). Para concluir, façam uma pesquisa sôbre laterais marcadores de pontas, eu disse pontas. Certo ou errado?

2 comentários:

Anônimo disse...

E aí Capitão,lembra de mim?
Vou dar uma dica "Gravata Verde",gostaria que visite tambem meu site www.vozdocoxa.com

Um abraço

Albano

Anônimo disse...

Agora falando sobre o topico esquema de jogo nao vejo nada de novo,ganhar de equipes como Toledo,Tuna,Beltrao e outras babas que tem por aí é obrigaçao,nao consigo enxergar um bom futuro pro nosso COXA pois a atual diretoria me parece um pouco verde ainda,temos que ter conciencia que no brasileirao nao teremos Reais,Toledos e outras equipes pequenas pra fazer pontos.

No mais aqule abraço.

Hein Capitao ta na hora de fazer um site proprio,qualquer coisa me envia um email pra manter contatos.

albano.coxa@uol.com.br