quinta-feira, 25 de junho de 2009

Brasil x Africa do Sul é a pedida.

Como sou do meio da comunicação, tenho noção exata do que seja estar presente a programas de emissoras de rádio e televisão, prinicpalmente, a área que gosto mais de falar que é a do futebol. Passados alguns dias, depois do programa do último domingo pela Tv.Bandeirantes/local, onde participei, notei pelo carinho das pessoas que encontrei pelas esquinas, a audiência extraordinária deste debate a respeito da Copa do Mundo/2014 na cidade de Curitiba como sub-sede. Estiveram presentes, Gustavo Fruet,Beto Richa,Pessuti,Marcos Malucelli, Alexandre Cury e o empresário Joel Malucelli. De forma descontraída os presentes foram destacando a importância do projeto dando suas sugestões contando com as manifestações dos telespectadores interessados nas formulações de perguntas no que pude constatar o interesse da população. Na oportunidade conheci os atuais dirigentes da Tv. que também se impressionaram com a tamanha audiência do programa onde aproveitei para dizer da necessidade de se ter uma programação esportiva localizada com pessoas experientes de nossa comunicação diária, principalmente, aos domingos após o programa Terceiro Tempo Nacional. Ficaram de estudar, o que já mostra o interesse dos novos dirigentes, afinal daqui para frente o assunto maior será a realização deste Mundial e a Seleção Brasileira de Futebol, que joga hoje contra os africanos, donos da casa e da realização desta Copa das Confederações. Com a famosa zebra acontecendo justamente no continente africano na derrota da Espanha frente aos Estados Unidos, ficou escancarado o título da equipe brasileira.
Cderto ou errado.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Prancheta do Joel Sangtana.

Primeira manchete nos principais noticiários do mundo vem do território da Fórmula 1. Não haverá mais o racha enre o FIA e a FOTA. Acordo fechado ontem em Paris no Largo da Concórdia. Deu no que deu a respeito do comentário que expus na coluna passada. Não se esqueçam que a Fórmula 1 vive de fofocas. Hoje veremos mais uma vez a equipe espanhola nessa Copa das Confederações contra os Estados Unidos. Se entrarem no esquema de apostas, nenhuma dúvida quanto ao favoritissímo da Fúria. Além dessa partida a noite em
Belo Horizonte, teremos a 1ª partida entre Cruzeiro de Adilson Batista e Gremio de Paulo Autuori na espera de um jogaço de bola pela Libertadores de América. Amanhã direto de Joahnesburgo mais uma vez a Seleção Brasileira de Futebol que está vivendo um grande momento neste trabalho do técnico Dunga enfentará os donos da casa a Africa do Sul que é dirigido pelo técnico brasileiro Joel Santana, que anda desfilando seu bom "inglês", que tem sido motivo de chacota. Em todo caso êle está lá fazendo o que pode de melhor sabendo que será uma dureza enfrentar os melhores do mundo. Enquanto a bola estiver rolando verá alguns atletas que dirigiu, inclusive, o próprio técnico Dunga. Quem conheçe o Santana sabe que êle é uma boa praça. Quando veio a nossa cidade dirigir o Coritiba F.C., pude conversar em algumas oportunidades extraindo dele sua maneira diferente de trabalhar, utilizando-se sempre de uma prancheta, tipo de orientador de basquetebol . Andou por muitos lugares e hoje tem uma missão espinhosa de fazer um omelete sem ovos.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Palco de fofocas.

Neste domingo passado, como faço costumeiramente em dia de Fórmula 1, me preparo "psicologicamente", para mais uma etapa deste incrível esporte que é o automobilismo, Claro que há outras modalidades neste esporte, mas me encanta a Fórmula 1 . É uma coisa de gosto. Não sei ao certo mas acontece por ter vivido por 2 temporadas "correndo"atrás dos pilotos em provas nos anos de 87 de 91 que acabei me encantando com seus bastidores. Sim , nao há no mundo nada igual, principalmente, as fofocas nos boxes e adjacências. Como em 87 a briga estava boa entre Piquet e Mansell recordo quando entrevistado há fazer algumas comparaçoes, Nelson, fazia questão de dizer que era um cara bem diferente do "Leão inglês", dizendo de forma irônica
que Mansell gostava de mulher feia e êle não. Algum retrucou , você acha? no que respondeu "É só olhar a cara da mulher dele". Claro que não tinha nada a ver com a corrida mas sempre foi motivo da imprensa européia tentar desestabilizar o excelente piloto brasileiro. Isso foi em Silverstone, ano do título de Piquet com sua William. Chegava domingo da prova, que simplesmente foi maravilhosa, quando faltando 3 curvas para o fecho da prova, Mansell ultrapassa Piquet para o delírio da galera. E por coincidência acompanhando como sempre faço, essa prova do domingo passado desde o Autodromo Inglês, notícias contraditórias nas possiveis mudanças nos comportamentos, da Fia e Fota, envolvendo Bernie e Max Mosley. Engraçado que é só uma escuderia disparar à frente , como J.Button da Brawn, podendo ser campeão umas 5 provas antes, para os fofoqueiros de bastidores iniciarem as dúvidas que contemplam o cenário imaginário em concorrerem com as tentativas de mutações . Como foi evidenciado este assunto na semana do grande e majestoso Autodromo de Silverstone, é momento para se dizer que tudo isso é para inglês ver dentro do seu palco próprio de atuação. Querem saber: nem Bernie e muito menos Mosley, querem mexer no doce. E com isso o noticiário é amplo e constante onde todos falam da Fórmula 1 .
Certo ou errado?

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Debate positivo na Tv.Bandeirantes.

O que foi visto na partida de ontem em Pretória-África do Sul- foi na verdade um chocolate para cima dos italianos. Jogando a bola que o brasileiro gosta de acompanhar, a equipe do técnico Dunga mostrou realmente um futebol de requinte com boa postura tática e, principalmente, em velocidade. Com 3 gols já no 1º tempo, a canarinho do Brasil passeou na etapa complementar. Gols com beleza coletiva mostrando a equipe que com 4 elementos atrás, com soltura de laterais com posse de bola, sabendo da cobertura de Felipe Melo, Gilberto Silva e Ramirez, este grata surpresa, resolvem o problema dos contragolpes tendo em KaKá o jogador rodando o campo juntando-se com Robinho e Luis Fabiano no ataque, entendo que já está definido o sistema tático do time. Agora na 5ª feira mais um show de bola para cima dos africanos levando com isso para próximo domingo o jogo contra a Espanha para conseguir este título desta Copa das Confederações. Depois desta brilhante apresentação brasileira estive com muito privilégio fazendo parte de uma mesa redonda na Tv.Bandeirantes/local à noite, participando de um debate sôbre a Copa/2014 em nossa cidade. Comandado por Alphonse, fizeram parte o Deputado Federal Gustavo Fruet, o Prefeito de Curitiba Beto Richa, o empresário Joel Malucelli, o Vice-Governador Orlando Pessuti, o Deputado Estadual Alexandre Cury e o Presidente do Atlético Marcos Malucelli. Foram 2 horas de conversa bem afinada em que todos os integrantes dirimiram todas as dúvidas aos telespectadores quanto ao complexo de dificuldades da cidade ser sub-sede para o Mundial no Brasil.
Muito boa esta iniciativa da Bandeirantes/local e que tenha mais à frente mais debates como este.
Certo ou errado?

domingo, 21 de junho de 2009

A ignorância do atleta Felipe Melo.

Diz a lenda do futebol que um time para ter sucesso é necessário ter um grande goleiro. Se for este o assunto, o Atlético Paranaense vai ficar para trás. Incrível a sucessão de erros de Galatto e Vinicius. Ontem na Arena, vinha bem o Furacão, quando o arqueiro Vinicius cometeu uma bobagem colocando por terra a possibilidade de vitória frente ao Palmeiras, desclassificado no meia de semana no Uruguai desta Libertadores de América. Enquanto no Recife, Wanderley do Coritiba, ficou estático quando o atleta do Naútico tentou dar a"paradinha", e com isso ficou sem forças batendo para fora. Portanto cada dia com seu histórico. Dessa vez o Atlético é que foi prejudicado. Em todo caso devemos entender como bons os resultados da dupla ATLETIBA na rodada passada, já que o Paraná Clube não se houve bem perdendo para o Figueirense. Mas, esta data de 21 de Junho é na verdade marcante na vida do esporte brasileiro. Foi lá na Cidade do México que a canarinho do Brasil vencia a Seleção da Itália por 4x1 ganhando o Tri-Campeonato Mundial no Estádio Azteca. Sempre foi valorizado este resultado assim como este clássico que estaremos esta tarde acompanhando, de forma coincidente, valendo Copa das Confederações onde a Seleção Brasileira já classificada para outra etapa, restando saber se a Azurra terá forças para vencer o nosso futebol. Ainda falando a respeito desse elenco que está presente na Africa do Sul, fato pitoresco ou de ignorância, quando perguntado ao volante Felipe Melo se tinha conhecimento dessa vitória ou mesmo dos famosos jogadores daquela época que reconhecidamente ganharam em 1986, respondendo que nunca soube nada e que não tinha nenhum interesse em saber. Coitado desse rapaz. Será então que ele não sabe que o futebol brasileiro é Penta Campeão do Mundo? Aliás, até já soube que a comunicação interna da Seleção, atráves do seu departamento de relações públicas, tentou melhorar a situação do atleta. Com isso fico a imaginar o que estariam pensando o Zito, Dino Sani e Clodoaldo.
Certo ou errado?

sábado, 20 de junho de 2009

Modéstia com sinceridade.

Penso que tenha sido muito mais pela maneira como o técnico Muricy atendia a imprensa, principalmente, e que muitos dos conselheiros do São Paulo, se aproveitando do mal momento da equipe, fez a exigência a presidência do clube para rescisão de contrato. Claro que Muricy não desaprendeu. O que se pode dizer é que muito desgastante ficar um tempo no mesmo clube, chegando em alguns momentos notar que o diálogo já não serve e as pessoas que fazem parte da estrutura do clube não são respeitadas. Quantas vezes em entrevista Ramalho dizia que se identificava com o maioral, e que outros não queira em saber qual o grau de participação, pois, comentava com todos que ninguém mandava a não ser o seu presidente. Aí mexe com as vaidades dos dirigentes a ponto que o profissional não sabe entender as manobras políticas dentro do clube. A verdade é que o Presidente está no cargo mercê de compromissos com seus sócios e simpatizantes dentro do Conselho que o elege. Tem que dar explicações. Aproveitando este momento de baixa, Juvenal Gouvêia, presidente do Tricolor, fecha o ciclo de sequência do brilhante técnico, coisa essa que ninguém discute. Poderia dizer até mais que se Muricy descansar um pouco vai reciclar sua postura. Claro que nenhum profissional de imprensa gosta de ser repelido da maneira como sempre fêz. Recordo que o técnico Leão, sempre áspero, foi perdendo o conceito junto a imprensa, sendo hoje um figurante do futebol sem muito prestígio na classe jornalística. Diria mais, o próprio técnico Dunga da Seleção Brasileira melhorou um pouco seu trato de colono entendendo que não precisa de ninguém. Puro engano. Para trabalhar no futebol tem que saber se portar e fim de papo. Outro que perdeu um pouco de sintonia com a imprensa foi Wanderlei Luxemburgo. Futebol conhece como poucos e mesmo assim errou em algumas oportunidades sendo hoje visto de outra maneira. Agora, se olharem com mais atenção quem tem se aproveitado da mídia tem sido Mano Menezes, técnico corintiano,uma grata surprêsa para ínicio de carreira, atendendo a todos com cordialidade. Outro nome : Paulo Autuori. Mas o mais expert tem sido Felipão sem dar ares de superioridade, com o nome conquistado através de grandes resultados. Modéstia com sinceridade. Para encerrar informo aos amigos que estarei amanhã a noite na TV.Bandeirantes/local, das 21 as 23 horas, participando de um debate com a presença de ilustres personagens da política do Estado, falando a respeito da Copa do Mundo/2014. É com certeza um privilégio.
Certo ou errado?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Preconizar.

Tivesse ainda ao nosso lado no dia a dia, hoje no ceú, o companheiro Rosilto Portela, estaria a dizer que tudo é fruto de uma época. Digo isso para salientar a queda do time de melhor representatividade no gerenciamento administrativo e ganhador de vários títulos nacionais e internacionais que é o São Paulo F.C. Não só por ter perdido ontem para a equipe do Cruzeiro por 2x0 em pleno Morumbi mas por outros momentos irregulares que demonstram não estarmos errados na premissa da queda do encanto que é um fato natural em quem entra na visibilidade esportiva. Isso acontece em todos os outros esportes. É a consequência da vida. Por citar a vida ela também tem que ser encarada desta maneira. Os altos e baixos fazem parte deste universo que vivemos e é só saber diferenciá-la nestes momentos. Analisar por analisar o futebol neste caso, devemos colocar no prato muitas situações que são praticadas por experiência ou inexperiência de pessoas colocados em cargos mais como torcedores, sem contudo se utilizararem do conhecimento profissional que deve ser ilustrado. Não adianta o chororô após os maus resultados, pois, consequências são produzidos sem um norte de objetivos. Neste preciso momento em que comentamos com tranquilidade a exposição de dificuldades de resultados positivos da excelente agremiação que serve de paradigma que é o Tricolor do Morumbi, nos dá a certeza que o futebol paranaense com suas equipes da capital, atravessará uma tempestade de maus resultados e que esta tormenta não nos tire do caminho pelo menos para estarmos presentes em outras temporadas em seus devidos lugares. Não sou derrotista é jamais serei, só que tenho que ser coerente com minhas convicções, pois, não basta um resultado de uma partida e sim continuidade de vitórias, coisa essa difícil de acontecer. Não me pergunte porque, só que é uma questão de preconizar.
Certo ou errado?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fatos novos.

Com o empate, jogando no Olímpico, o Gremio assegurou a vaga, agora aguardando pelo jogo entre São Paulo e Cruzeiro desta noite no Morumbi, falando é claro pela Libertadores de américa. Infelizmente mesmo que tentando de todas as maneiras o Palmeiras não passou pelo Defensor do Uruguai, ficando mais uma vez fora do projeto internacional. Por outro lado teremos mais uma vez uma equipe brasileira para as finais deste Torneio. Pela Copa do Brasil, gostei muito da partida de ontem, no Pacaembú, com vitória corintiana em cima do Internacional por 2xo, resultado este que dá uma boa vantagem, mesmo que saibamos da dificuldade de se jogar contra o Colorado dos Pampas, ainda mais, com as voltas dos jogadores D´alessandro, Kleber e Nilmar que não puderam estar em ação nesta primeira partida. Desta vez, foi Mano Menezes, técnico do Corinthians, que levou vantagem montando uma boa equipe, que mesmo jogando bem coletivamente, teve boas participações com o goleiro Felipe (dono do jogo), Alessandro, Chicão, Jorge Henrique e Ronaldo Fenomeno. Daqui um pouco teremos a canarinho do Brasil enfrentando os Estados Unidos nesta Copa das Confederações onde o técnico Dunga, fará algumas modificações, alguns admitindo pelo cansaço mas outros pela necessidade de encorpar mais a equipe. Na minha modesta opinião, deveria se aproveitar desta partida para deixar Gilberto Silva e Kleber no banco, independentemente de Juan, que sairá mesmo por cansaço com a entrada do paranaense Miranda. Mas, para esquentar essa competição, domingo teremos Brasil e Itália, sempre um bom aperitivo, e sempre nos jogos envolvendo a Espanha.Sôbre o Mundial, muitos admitem que a Africa do Sul mesmo tendo muitas dificuldades pelo lado logístico está contando com a colaboração e simpatia do Joseph Blatter da FIFA.
Certo ou errado?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Reunião do Conselho foi uma piada.

Para aqueles que não entendem o encaminhamento político do clube, imaginam que a última reunião do Conselho Deliberativo, tenha sido bem proveitosa e que abre uma condição de um melhor acerto para os meses seguintes dessa administração combalida do Presidente Jair Cirino do Coritiba F.C. Se forem mais investigativos, saberão dizer que aquilo que poderia ser levado a 4 paredes, veio ao domínio púlbico pela falta de experiência da pessoa que comanda o Deliberativo, Sr. Tico Fontoura. Conto porque. No Estatuto do Clube, dá a prerrogativa ao drigente máximo do Conselho Deliberativo determinar uma Comissão de apoio a atual administração como também no futebol, sem que com isso tivesse uma agitação antecipada, dando forma a uma ingerência contra o atual Sr. Cirino. Como sair disso agora? Se depender dos resultados futuros, a bronca voltará acontecer e acho que será de forma mais estridente, pois, Tico Fontoura, que já havia homologado a presença desta Comissão, se perdeu no comando desta reunião, ficando vulnerável e não vai deixar por menos, até porque sua gestão no cargo também terminará em Dezembro. O que se pode vislumbrar de tudo que passa nesta administração, lembrando que este é um ano do Centenário? Primeiramente, gostaria de saber de onde partiu este pedido para a criação de tal comissão. pois, acho impertinente a necessidade de todos os componentes conhecerem a estratégica desenvolvida para tal, se foi pela cabeça do Pres. do Conselho Delibertativo ou de algum personagem do G9. Este segundo aspecto, não posso acreditar porque afinal de contas este grupo gestor tem que ter a mesma linha de conduta de apoio ao Presidente do Clube. Não que não pudessem contrariar alguns fatores que acontecem no dia a dia, mas a exigência de se criar um grupo de conselheiros com a finalidade de subordinação aos quesitos que seriam determinados pela tal comissão é que não dá para acreditar. O engraçado é que todos fazem parte do mesmo time e por isso e outras coisas é que fico a pensar quem poderia estar por trás de tudo isso, pois, dos componentes que conheço como oposição estão vendo de longe a maneira de como não se administrar um clube. Podem aguardar que teremos mais desmembramentos neste assunto.
Certo ou errado?

terça-feira, 16 de junho de 2009

Cansaço físico.

É bom explicar que jogador não é um super-homem para aguentar excessos que a profissão lhe projeta. As particularidades de ordem física que são utilizadas para seu despreendimento em campo é no mínimo ter a necessidade de descanso para uma outra tarefa. Jogar e ficar no mesmo lugar é mais fácil. Agora com viagens que se alternam a cada partida não é tarefa fácil para um ser normal. Alguns comentam que êles (os atletas) só fazem isso. É muito fácil para quem nunca soube o que é ser um profissional da área, comparando suas atuações nas peladas aos domingos. Quem está nesta vida de jogador de futebol gosta do que faz. Podem ter certeza do que estou falando. A profissão lhes dá muita coisa em troca. Agora para jogar bem é necessário um tempo basico de recuperação. Claro que tem muito a ver o que escrevo em relação a partida de ontem, em que a equipe brasileira de futebol, jogou contra o Egito nesta Copa das Confederações. Depois de estar ganhando por 3x1 na 1ª etapa, descontrolou-se pela maior correria feita pelo adversário que chegou ao placar de 3x3, na volta ao gramado no 2º tempo ficando evidenciado o desgaste físico e orgânico da equipe do técnico Dunga. Entendendo ser necessário fazer modificações colocou em campo os jogadores Ramirez, André Santos e Pato para uma melhor dosagem física. Até chegar ao gol da vitória, sustentado pelo penalti bem batido pelo Kaká, a luta foi grande. Agora é esperar pelo descanso até 5ª feira, sem antes dizer que terminado o jogo, pegaram outro voo para a cidade de Pretória. Não é moleza não.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brasil, Itália e Espanha os melhores?

Acompanhando as primerias partidas desta Copa das Confederações, vendo jogar as equipes do Iraque, África do Sul,Nova Zelandia e, com toda certeza, Estados Unidos e Egito, devem sobrar para a disputa final a Seleção do Brasil, Itália e a poderosa Espanha. Depois, do que vi, nos 5x0 em cima da Nova Zelandia, o que torço é para que tenhamos uma final entre nós com os espanhóis. Praticando um futebol de primeira linha, contando com aspecto coletivo acentuado, todos jogando para todos, passa a Fúria uma expectativa positiva neste torneio. Quanto a Itália, a bem pouco em partida amistosa na Inglaterra, passamos com muita facilidade. A verdade é que o futebol italiano é aquele pragmatismo constante com 7 jogadores jogando sempre atrás da linha da bola. Defensivismo sempre foi a tonica dos italianos. Como sempre gostei do futebol espanhol, pois, a caracteristíca de toque de bola é seu forte, será com certeza o melhor teste antes da Copa do Mundo. As primeiras dinformações que vem do país da Copa, é sôbre o carinho dos africanos com o futebol brasileiro. Como ainda gatinha para ser um personagem mundial na prática do futebol, o time comandado por Joel Santana, que é muito fraco, terá a dura missão de busca um caminho ao sol. De todo jeito, terá a Seleção Brasileira a melhor disposição de arquibancada com uma torcida extraordinária a seu favor. Isso é bom, se olharmos o futuro que nos espera. Portanto daqui um pouco, as 11 horas, o time canarinho do Brasil enfrentará o Egito, e sem muitas delongas, tem tudo para apresentar um bom futebol. Por experiência em ter estado em 7 Copas do Mundo, o ínicio de uma análise a chegar de forma definitiva, foi sempre ver os jogos dos grupos em sua 1ª fase. Não há nenhuma dúvida que depois de conhecer esses jogos, não se tenha uma posição firmada e formada quanto as possibilidades. Como essa Copa das Confederações teremos poucos jogos, a conclusão inicial depois das apresentações é que a luta ficará sempre com os melhores. Voltando ao futebol brasileiro, depois dos excelentes resultados da dupla Atletiba, vou aguardar pelos próximos jogos para se ter uma certeza dos fatos.
Cero ou errado?

domingo, 14 de junho de 2009

Que centenário complicado.

Nada como o dia de amanhã. Vejam só, quando tudo estava perdido, lá foi o Atlético e ganha em pleno Arrudão do Sport, no 1º compromisso do técnico Waldemar Lemos. Dá para entender uma coisa dessa? Na verdade é a rotina do futebol. Quem diria que depois do pedido de demissão do Geninho, apareceria rapidamente uma vitória que consagra uma nova comissão técnica, claro, mostrando que nem tudo esteja resolvido, mas valeu pela mudança. O mesmo se pensa na partida de logo mais a tarde em que o time do Coritiba precisará ganhar do flamengo para sair desse sufoco. Com o resultado do Furacão na Ilha em Recife, a responsabilidade do Verdão aumentou de grau na classificação dos ultimos neste certame. Como se embaralhou no jogo inicial contra o Santo André, para depois, perder novamente em casa para o Goiás, será a oportunidade de se recuperar. Em não conseguindo, o ambiente após jogo ficará difícil para esta rachada diretoria, que virou cada um cada de forma isolada. Pensando mais a frente, já que esta é a 6º rodada, estão dizendo que amanhã ficará definido pelo Conselho Deliberativo, a inclusão de uma Comissão para reparar os erros dessa administração. Dizer que é só para colaborar, isso é para inglês ver. Conforme for o significado, penso que estão armando para o Jair Cirino, que sem forças de recuperação, desde que aceite esta ingerência, não partirá para reeleição perdendo totalmente o seu poder. Para aqueles que gostam de acompanhar esta coluna, disse a dias atrás, que este movimento é para desestabilizar. Se recordarfem desde o começo desta administração, lá se foram Tonico Xavier, Edison Mauad, Jamelli, Ivo Worthmann, o gerenciador de crises Leandro Quesada, e por último da lista, o marqueteiro Eduardo Jaime. Todos foram para a fita. Estaria sobrando quem agora? Dizer do Halilla, bem este é muito fraco para o serviço que tentou participar como diretor de futebol. E o engraçado é que ele nem parou para pensar que este movimento o deixa completamente alijado do seu "cargo" Sua batata assou há muito tempo. Resta torcer para que chegue a 1ª vitória neste certame. Em todo caso deixaria no ar se alguém saberia me dizer qual o conselheiro que está elaborando esta Comissão. Seria o Tico Fontoura, o Marcos Hauer ou Dr.Jurandir Marcondes, o Pipico? Quer dizer, vem do G9 a derrubada geral, com o que não concordam aqueles que esta diretoria esteja rachada. Amanhã saberemos os nomes desta Comissão. Preparem-se, pois, verão nomes que inclusive participaram da última eleição como concorrentes.
Certo ou errado?

sábado, 13 de junho de 2009

Toda atenção será pouca.

Foi uma semana em que a Seleção Brasileira de Futebol chamou para sí todas as atenções quanto a sua desenvoltura nos jogos valendo Eliminatórias da Copa, contra as equipes do Uruguai e Paraguai. Praticando mais em torno de um futebol coletivo chega nesse momento com muita vantagem e com certeza já classificado para o próximo Mundial na África. Por falar em África, a partir de amanhã os jogos desta Copa das Confederações, com a canarinho do brasil fazendo sua estréia frente ao Egito já na 2ª feira as 11 horas da manhã. Portanto teremos uns 15 dias a frente com olhares mais atentos aos jogos da Seleção tendo com isso um pouco de distanciamento das equipes que estarão jogando o Campeonato Brasileiro. Esse deve ser o cuidado. Não cair no marasmo por falta de atenção da mídia e cair em uma letargia prejudicial. A muito tempo que o torcedor não estava contente com sua Seleção, só que de uns tempos a esta parte, as coisas mudaram e o cenário é mais favorável. Contudo quero reforçar para que as nossas equipes devam assimilar o grau de dificuldades que estão tendo. Ontem mesmo o Paraná Clube deixou de ganhar do Ceará em pleno Durival Brito perdendo boa oportunidade de melhorar na tábua de classificação. Hoje lá no Recife, o Atlético enfrentará o Sport, agora mais motivado com a chegada do técnico Leão, pois, perdera a chance de classificação de ir até a final da Libertadores de América, saindo o Nelsinho que fizera um grande trabalho. No caso dos atleticanos, a mudança de Geninho para o novo técnico Waldemar Lemos, é bem diferente, pois, em nenhum momento o Furacão esteve bem nesta temporada. Tentará ganhar um tempo perdido mas a certeza que passa é de muita dúvida nesta partida. Amanhã, seguindo a escrita de péssimos resultados neste certame, o Coritiba F.C., terá pela frente, de lado e pelas costas, o Flamengo de tanta gente, também com variações de jogo a jogo com técnico Cuca. O que se pode prever é que ao técnico René Simões não resta outro caminho a não ser seu diálogo de vestiário tentando tirar desta equipe mais uma vez o estoicismo que tem se caracterizado em algumas partidas. Como não vemos sequência de bons jogos uma equipe que joga no limite em algumas oportunidades não tem nada definido com estratégia e tantas mudanças no elenco.
Certo ou errado?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Jair Cirino está só?

Terminado o Campeonato Paranaense de 1974 , conquistando com isso o Tetracampeonato na história do Coritiba F.C., lembro-me bem ainda no salão de festas, o que seria a parte de baixo da sede que foi derrubada, quando se acercou o presidente Evangelino Neves ao meu lado e do técnico Renganeski, naquela barulheira conhecida, afinal os títulos eram constantes, misturando-se torcedores com atletas campeões, quando lhe fiz uma pergunta: "China, porque você não se aproveita do momento e faça disso também um clube social"? A resposta lembro muito bem, "Capitão, o Coritiba nasceu para ser um time de futebol, pois, o dia que me preocupar com piscinas e não contratar bons jogadores, êles (se referia aos seus opositores) vão me derrubar"? Palavra sábias do Evangelino. Olha que mesmo ganhando títulos sempre havia gente de plantão para exercer oposição aos seus projetos. Faço este prêambulo para chegar aos dias de hoje. Mesmo com as constantes vitórias do Neves, exerço neste momento lembranças as coisas que ninguém tem no seu histórico, aliás, pouca gente poderia relatar isso, ao instalar no passado quando das disputas políticas por duas oportunidades envolvendo Marcos Hauer e José Luis Lins de Souza por volta de 1977 a 1980. As vitórias sempre foram do Evangelino, mesmo que envolvessem na época muitos políticos por fora para a derrubado do Chinês. Contando mais ainda onde foi formado um sociedade de nome S.A.C , ou seja, Sociedade Anti-Chinês. Escrevo agora aproveitando este momento para refletir coisas do passado me atirando no presente com os mesmos personagens, hoje dentro do clube. Um dêles faz parte do G9 que é o Marcos Hauer, pois, lutou muito para chegar onde está. E outro é o Lins de Souza, que aceitou nesses dias em seu escritorio, criar a intolerável ingerência a um poder que mesmo rachado já algum tempo é do Jair Cirino. Como disse acima que o Coritiba F.C., sempre será um time de futebol, como poderão estar achando torcedores e mesmo alguns conselheiros, que esta reunião feita fora do clube é para, simplesmente, olhar o estágio do futebol. Ledo engano meus amigos. O assunto é derrubada geral. Conheço esta galera. Nesta altura o Cirino deve estar falando sozinho
Certo ou errado?

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dunga x Maradona.

Com a vitória frente a Seleção de Futebol do Paraguai, por 2x1, ontem na cidade de Recife que estava toda engalanada dando toda força ao escrete canarinho do Brasil, o técnico Dunga foi aos poucos se fortalecendo jogo após jogo e pode já ser considerado o titular da direção para a próxima Copa do Mundo na África do Sul. Sem nenhuma dúvida quanto a presença da equipe brasileira neste evento de 2010, pouca coisa será mudado até lá, pela base de trabalho consistente que foi elaborada, mesmo que no meio do caminho tivesse muita contrariedade da imprensa nacional. Deve-se dizer também quando da fase do "balança mais não cai" do técnico Dunga, foi o presidente da CBF., Sr. Ricardo Teixeira , que lhe deu a mão forte para a sequência dos seus trabalhos acreditando no valor prestativo deste profissional e mesmo que metade da imprensa nunca o admitiu no comando técnico, com os números conquistados que lhe proteje e o projetam para voos mais longos. Vem aí a Copa das Confederações nos próximos dias. E antes que alguém venha a insinuar que tem obrigação de ganhar este evento, falou e disse que o compromisso dele seria com a conquista do espaço para o Mundial de 2010 onde a Copa das Confederações serve para um teste mais afiado se pegarmos uma Itália ou Espanha. Por outro lado o que tranquiliza o povo brasileiro é a eterna torcida contra os argentinos que vão de mal a pior nesta Eliminatórias da Copa do Mundo. Perdendo novamente, agora para o equatorianos, o trabalho de sustentação do Maradona, como técnico, terá que ter o mesmo apoio da AFA, em relação ao Dunga no Brasil. Na contramão da história quem diria que Dunga desse a volta em relação ao Pibe. Me recordo a jogada do Maradona no Estádo Della Alpi, em Turim quando a Argentina desclassificou o Brasil no Mundial de 90. A era Dunga foi massacrada. Anos seguintes, em 94, Dunga levanta a taça nos Estados Unidos com sua garra natural . Carrega esta mágoa até hoje, por isso que trata mal a imprensa. O importante é que está tendo a oportunidade de servir novamente a Seleção Brasileira de Futebol. O mesmo não sei dizer quanto ao Maradona, se terá a mesma gana de sempre par aceitar este desafio tendo que contar com a força dos dirigentes argentinos. As voltas que o mundo dá.
Certo ou errado?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Feitiço contra o Feiticeiro

Movimento do Conselho Deliberativo do Coritiba F.C., vai tentar usar o mesmo expediente que se tentou em 2006, criando uma ingerência no conselho Diretor, formando-se com isso uma comissão para "sugerir" outros contornos no direcionamento ao futebol profissional. Agora quero ver o comando do atual presidente Jair Cirino. Se aceitar esta prerrogativa estará condenando sua administração e por certo jogará por terra tudo que sonhou em fazer no clube. Simplesmente, aceitar sem pulso forte, como dizendo, sou democrático, num clube que históricamente sempre teve comando Presidencialista, sua administração irá para o brejo com bezerro e tudo. Falo aos senhores com a maior segurança pois esta tentativa aconteceu em 2006, com a interferência de alguns conselheiros, entre êles Homero Hallila, numa prova cabal de ingerência do próprio Conselho Deliberativo na figura da época do Sr.Militão. Sem terem o conhecimento da situação financeira que passava o clube naquele momento, a fala era mais para desestabilizar o comando do ex-presidente Gionédis. Como na época se tentou , sem o efeito necessário, pela obstinação do Giovanni, que subiu com sua diretoria à 1ª divisão com o custo em torno de R$ 500 mil reais, fica agora o exemplo de que o "Feitiço virou contra o Feiticeiro" Com esta infiltração de conselheiros contra o G9 atual do Verdão, aí sim ninguém mais vai saber quem mandará no clube. E não bastasse isso tem-se conhecimento que algumas manifestações de torcedores estão sendo preparadas nesta partida contra o Flamengo como alguns grupos se manifestando já para a próxima eleição em Dezembro, pois, como todos sabem a sequência do comando do clube para os 2 anos à frente vão depender do Atual Conselho, a não ser dissidências acontecendo pelo mal momento que está vivendo o clube. De qualquer maneira a bomba está para ser explodida.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Comando é para quem sabe.

Contratar por contratar deve ser seguramente o que o Atlético fará nesses dias para ter no alto comando técnico um profissional para se encaixar no propósito de melhorar as coisas no clube. Na verdade não se tem no mercado muitos técnicos com a qualidade de reagrupar um time que está totalmente a deriva. Recebi com satisfação uma resposta de uma pessoa que sempre respeitei, desde sua atuação como uma dos mais destacados diretores do Bamerindus como também diretor/presidente do C.A. Paranaense em tempos idos, seu nome , Nelson Fanaya. Nesta última eleição no Furacão, inclusive, Fanaya, esteve como oposição ao grupo atual que tinha ao lado o Petraglia. Como sou daqueles que entende que um desportista quando entra no clube é por que tem paixão, falar do Nelson é chover no molhado. Atleticano de quatro costados foi a briga e, infelizmente para o clube, não conseguiu seu intento e de forma democrática acompanha com interesse o destino de sua agremiação. Ontem, colocando dúvidas sobre mudanças nos clubes da nossa capital, principalmente com a citação do Mário Celso, retrucou dizendo que não adianta agora olhar pelo retrovisor o passado. Acontece meu querido amigo Fanaya, que tem pessoas que não nasceram para comandar e sim participar. Fosse você o presidente neste momento, tenho certeza que o caminho seria mais facilitado pelo seu condão de energia e carisma por tantos anos trabalhando com a seriedade de um comandante. Leio permanentemente companheiros daqui e outros estados e noto que todos tem uma forma simples de criticar um dirigente, achando que falta isso, falta aquilo, principalmente no quesito planejamento. Gostaria que tivessem a oportunidade, como tive, de trabalhar num clube de nome nacional, o Coritiba F.C., para sentirem que dentro da administração é que está o acerto de um clube e não nas 4 linhas. Primeiro o norte do objetivo, as pessoas com o trato e conhecimento esportivo e depois a luta pelas conquistas, sem esquecer que o craque do clube é o orçamento.
Certo ou errado?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Valeu a pena?

Não é de hoje que analiso os atuais dirigentes do futebol paranaense. Já algum tempo tenho notado a falta de melhor orientação no trato administrativo e por consequência no futebol onde não se percebe nenhum encaminhamento com objetivo positivo. Depois dessas primeiras 5 rodadas, como há muito não se via, a dupla ATLETIBA vai de mal a pior, onde visivelmente sofre com a má performance coletiva pela falta de qualidade geral de quem comanda o clube e quem dirige no campo. Não vá pensar que o Paraná Clube está salvo. Pelo contrário, pois, subir hoje a tarefa será descomunal por tudo que tem em falta na agremiação. Na verdade não tenho conhecimento no futebol paranaense do agrupamento de dirigentes tão fracos nos clubes da capital. É com certeza a pior safra que se tem na história do futebol araucariano. Pensando bem, não se salva ninguém. Perca um pouco do seu tempo e olhe para frente com o que temos para brigar com outros adversários. Tomando uma sonora goleada do Galo Mineiro, o Furacão perdeu o que poderíamos dizer, o rumo com consequência maior da saída da sua referência, o técnico Geninho, que não aguentando mais o nível da equipe, sem receber bons jogadores, preferiu sair do barco enquanto havia tempo. E agora fica o Atlético sem saber o que fazer, investir no seu elenco de jogadores ou comprar cal e cimento para o fecho da obra da Arena para a Copa de 2014. No Coritiba F.C., o ambiente também não está bom. Como a torcida exigia a volta do Rene Simões, ficou fácil para a turma do Cirino, Halilla e outras figurinhas, promover a volta do técnico campeão da Série B, entendendo que daria para enganar um pouco mais a galera. Feito isso, o próprio técnico já sente um desconforto e a cada mal resultado vai no mínimo ter que tomar o mesmo caminho do Geninho. O que fazer para salvar as 3 agremiações? Reunam-se o quanto é tempo, deixem de lado suas vaidades, chamem os dirigentes experientes e passem para o público com honestidade que a soma de todos com certeza as coisas melhorarão,pois, ficar perdido no tempo e no espaço por picuinhas é esperar para ser enxovalhados. Fico a pensar, valeu a pena ficarem de fora dos seus clubes, Gionédis, Petraglia e Miranda? A verdade é que os que entraram não deram conta do riscado.
Certo ou errado?

domingo, 7 de junho de 2009

Goleada brasileira em Montivideo.

Como está difícil de segurar o Coritiba F.C. na ribanceira o melhor mesmo é falar da Seleção Brasileira de Futebol. Diria mais agradável depois do bom futebol e resultado conquistado ontem na cidade de Montivideo, ganhando da Celeste Olímpica de goleada por 4x0. Bem coeso, contando com uma zaga que não tem tomado gols, contando com a qualidade extraordinária do goleiro Júlio César, teve para si a boa distribuição de jogadas dificultando sobremaneira a tentativa do adversário jogar em cima com bolas alçadas pra dentro da área brasileira. O gol inicial do Daniel Alves, complementado no 1º tempo com o zagueiro Juan, facilitaram as coisas até a conquista de um resultado que muitos não esperavam. Agora, o próximo jogo será na cidade de Recife frente ao Paraguai que conta com os mesmos 24 pontos que a equipe brasileira, pois, sofreu um percalço inesperado perdendo para equipe do Chile. Adiantando o serviço penso que somando mais uma vitória, não há como não dizer que mais uma vez o futebol brasileiro participará de mais um Mundial de Futebol. Como futebol se faz de resultados, a calmaria no comando técnico brasileiro é visível dando com isso a trégua necessária para que o técnico Dunga vá interpretando sua melhor estratégia. Constato isso pelo sistema 4-4-2 colocado em prática nesta partida contra o Uruguai sem a soltura de Daniel e Cleber, fechando bem os cantos, diminuindo as tarefas de Lúcio e Juan dentro da grande área, facilitados também pela boa postura do volante Felipe Melo. Com isso as coisas vão clareando para a Seleção Brasileira. O que é bom de se comentar é que não existe mais oba oba no escrete. Tudo é levado a sério.
Certo ou errado?

sábado, 6 de junho de 2009

Futebol é caro para brincar.

Meus amigos, quem dirige futebol profissional tem que estar a par do que representa a Lei Pelé, até porque o caminho da discórdia vai acontecer mais a frente. São empresários fazendo a cabeça dos jogadores e os próprios jogadores, sem nenhuma estrutura, não sabem com quem assinam, inclusive, "esquecem" que firmaram suas responsabilidades com outros. Enfim, pela ganancia de ganharem seus primeiros trocados, fazem verdadeiras lambanças. Na verdade é muito triste um clube que deu todas as condições do início de carreira ser desprotegido pela falta de conceito de trabalho de pessoas que estão no clube e não sabem trabalhar a favor. Por isso venho insistindo que para estar dirigindo é necessário alto grau de conhecimento, esperteza para não deixar a agremiação ficar de fora das transações. É um absurdo já com tantos anos de Lei Pelé, dirigentes tomarem bolas nas costas constantemente. Desculpem a minha sinceridade quando falo a respeito, pois, convivi por um tempo na Coordenação de Futebol do Coritiba, e em nenhum momento perdeu-se atletas em seu início de carreira. De uns tempos para cá esta diretoria é derrotada em todas as situações, isto porque não analisam contrato por contrato diariamente e são pegos de surpresa. Está indo embora mais um criado naquela leva de bons jogadores criados no clube. Seu nome Rodrigo Mancha. E o Clube está ganhando? Recordo quando fizeram críticas a ex-diretoria do Coritiba, que tinha o comando do Giovani Gionédis, quando vendeu o Rafinha pela quantia de 5 milhões de euros, o Miranda por quase 2 milhões de euros, Marcel, Adriano e outros mais. É pouco quase 25 milhões de euros para o caixa do clube?
E agora não vejo ninguém comentar a perda financeira do clube, sabendo -se de antemão que mais um atleta está saindo virando às costas para o clube que é Lendro Silva, pois, bastou ser incluído para jogar no sub-20 da Seleção Brasileira para mudar até de empresários. É de dar dó esta gestão alviverde. Só de passagem lembro que o lateral esquerdo Carlão, que seria convocado, como foi posteriormente, estava nessa mesma questão. O que fez o vice-presidente Dr. André Ribeiro. Mandou chamar o atleta é dizer que faria um novo contrato e se não aceitasse não liberaria para a seleção. Deixar jogar para negociar depois, bye, bye. Depois de um tempo o atleta foi negociado em torno de 1 milhão de reias. Era um dia a dia atarefado em receber empresários e olhar contratos. Não se perdeu um atleta. E olha que o time estava na 2ª divisão.
Só para finalizar , veja se o ex-presidente Petraglia perdeu algum jogador em sua gestão de 15 anos. É para quem sabe. O futebol é muito caro para brincar.
Certo ou errado?

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dupla caipira na camisa alviverde.

Pagando que mal faz, diria o interlocutor da diretoria do Coritiba F.C., quanto ao anúncio na camisa centenária na partida contra o Internacional. Se foi com a idéia de chamar atenção, com toda certeza isso aconteceu, então Bingo! Como nunca ouvi a música da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo, acredito que a somátoria será grande pela exposição de marketing no jogo que a atenção nacional seria colocada à prova. Veja o que é propaganda. A outra marca exposta foi a de uma histórica empresa paranaense que também tentou se aproveitar do momento para tirar uma casquinha. Como entendo que a continuidade da publicidade é que conta, o fato passará a ter uma repercussão momentânea. Em todo caso, tudo que o time do presidente Jair Cirino faz é contraponto para análise, onde sempre valorizou seu departamento de marketing, que já não tem mais o "gênio da publicidade", Sr.Eduardo Jaime, que virou uma espécie de gerenciador institucional.Na verdade o que se cria nesta direção alviverde é para nunca mais esquecer. Como nada tenho a ver com a dupla sertaneja, confesso, passarei a torcer pelo seu sucesso, afinal conseguiram seu intento ao chamar atenção. Contudo deixo para os senhores que tal passar esta idéia ao São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Flamengo. Passadas as emoções da tentativa de chegar a final da Copa do Brasil, outro procedimento de mexer com a comunidade alviverde é falar constantemente sobre a construção do novo Estádio. enquanto o time estiver na luta pela busca do encanto coletivo, na presença do integrante do G9, Sr. Marcos Hauer, que tendo um desencontro no projeto com a W.Torre , vai alardeando que muita gente está contra o clube. Pergunta que não quer calar "Será que não tinha conhecimento que o grupo construtor colocaria no tal projeto um Shopping e um Supermercado?" Outro problema é sair gritando contra o Prefeito Beto Richa, admitindo má vontade por parte da municipalidade. Claro, que o assunto passa a ter um movimento político por trás. Não tenham duvidas que este assunto vai gerar desconforto geral e com isso a tentativa de mudar rumo das coisas com um time que está buscando sair da rabeira.
Certo ou errado.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Voltar a realidade.

Antes de mais nada, mesmo que fora da classificação de sequência nesta Copa do Brasil, o time alviverde deixou boa impressão na partida de ontem a noite onde venceu ao Internacional, mostrando que tem condições para melhorar no Campeonato Brasileiro. Claro, que a motivação para um jogo como esse, altera o bioritmo dos atletas, pois, é difícil o atleta não se encorajar com uma torcida extraordinária que a cada dia dá mostras da sua conduta de fidelidade. Mas, agora é respirar somente a busca da reabilitação do Brasileirão, jogando com a mesma determinação. Na verdade jogar no limite é sempre mais complicado e será desta maneira que o técnico René Simões deverá promover em suas palestras o melhor encaminhamento. Ainda a respeito desta Copa do Brasil, vimos também o Corinthians jogar com o regulamento embaixo do braço onde penou para segurar o Vasco da Gama, num empate de 0x0 que de certa forma deixou dúvidas quanto ao cansaço de alguns jogadores. O técnico Mano Menezes tem se esforçado na química de alternar trocas com titulares e reservas. Tanto o Internacional como o Corinthians agora terão um tempo maior para chegarem as 2 partidas finais colocando em campo seus melhores atletas. Pensando bem não é tão fácil jogar simultaneamente torneios em começo de temporada. Notamos o Palmeiras, São Paulo e o Cruzeiro na Libertadores de América. Os técnicos tem que fazer alquimias para passar pelos obstáculos. Acontece que o torcedor não está nem ai para esta prosa, pois, o que ele quer é ganhar.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Onde a vida há esperança.

Fazendo o comentário pelo fim, pois, a dúvida começa a ser estampada a cada rodada, a dupla ATLETIBA, terá que ganhar no mínimo 23 pontos até o final do 1º turno. Tudo é claro em consequência de jogar com a matemática no lado. Por necessidade sabemos que seja difícil, mas para chegar a esta conclusão, como os números não mentem jamais, dos 19 jogos em cada turno, os 100% são representados por 57 pontos. Já está mais do que claro, pela própria experiência, que o time que conseguir no mínimo 40% dos pontos , fugirá da degola. Portanto como estão faltando 15 jogos para a virada do turno e com a consequência da campanha negativa até agora, dos pontos que estão faltando, cada equipe terá que ganhar pelo menos 8 jogos. Estou dizendo ganhar. Necessidade de 60% dos pontos a serem conquistados tem que ser com vitórias. Me perguntavam a respeito sobre o jogo de amanhã do Verdão contra o Internacional, qual o grau de dificuldade que terá o Coritiba F.C., e também aliada a consequência de vitória. Quanto ao jogo, tomando por base que só por inspiração e motivação, numa daqueles partidas históricas a serem contadas a frente. pode acontecer, afinal como diria aquele "bola é bola e tudo pode". Mesmo que aconteça tal milagre pelo distanciamento da diferença técnica individual, o que mais preocupa e o day after, pois, a dificuldade de se recuperar no Brasileirão é muito grande onde chego a afirmar que o ano esportivo já esteja totalmente comprometido. Portanto resta a grand-finale de amanhã. Prometo que ficarei na torcida pelo bom resultado. Se isso não acontecer, providências deverão ser tomadas. Voltarei no assunto.
Certo ou errado?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Curitiba está na Copa de 2014.

Se vocês puderem perder um pouco do tempo, dêem uma lida no comentário que fiz no dia 2 de Fevereiro deste ano, quando da presença do Presidente da CBF, Sr. Ricardo Teixeira e dirigentes da FIFA, na vistoria que vieram realizar aqui em Curitiba. Portanto não foi nenhuma surpresa a indicação da capital paranaense, quando ontem em Nassau/Bahamas, Joseph Blatter, presidente da entidade divulgava os nomes das cidades sub-sedes para o Mundial de Futebol/2014. Na verdade tem que se considerar como vitorioso o trabalho de todos que se engajaram neste processo que com toda certeza trará bons fluídos esportivos e definição de obras necessárias em nosso território. Como observador também não posso deixar de salientar que vi por imagem a alegria das pessoas de outras cidades sedes confrontando com a de Curitiba, sem muito alarde, seja pelo anúncio antecipado a dias atrás ou admitindo pelo frio, garoa ou seria a cultura da frieza exagerada do nosso povo. Será só isso ou a contrariedade dos torcedores do Verdão e Paraná Clube, pois, nesta questão queira ou não, o Atlético ficou mais valorizado por ter saído a frente com um estádio mais moderno ainda na gestão do Petraglia, que ontem teve seu nome citado como o Visionário da Copa. Outro coisa a ser citada será o procedimento dos Governos Estadual e Municipal , pois, a vista está a campanha de 2010 para o Governo do Estado onde tanto Beto como Pessuti estarão na parada. Mas uma coisa é indiscutível se a política não tivesse entrado na parada o Paraná como um todo seria rifado.
Certo ou errado?