Conversando com amigos da área esportiva o assunto predileto passou a ser o contraste de uma Copa do Mundo com a Eurocopa. Acredito que não seja tão difícil de interpretar o nível de um torneio com o outro, onde as concepções são totalmente diferentes. No Mundial, quando ainda da Taça Jules Rimet, disputavam 16 países separados normalmente em chaves classsificatórias. Havia na verdade uma sintonia mais forte do povo brasileiro, pois, não tínhamos uma visibilidade permanente como vemos nos dias de hoje através das imagens da televisão. Ficava o desportista no imaginário pelas ondas do rádio. Outro coisa a ser comentada é que a própria política da FIFA foi se envolvendo com outros continentes fazendo com que o futebol mundial crescesse em quantidade com menos qualidade, chegando ao absurdo de 32 nações participando deste torneio. No caso da Eurocopa participam as melhores seleções do continente, já filtradas por outros tipos classificatórios, dando a nítida vantagem não só no regulamento, como a festa que é proporcionada com estádios de arquitetura moderna e com a presença verdadeiramente dos melhores. Para os europeus que estão acostumados com vários torneios ao seu redor, a Copa do Mundo é mais uma consequência de participação, não como para os brasileiros, distantes, contando somente com Copa América e Eliminatórias da Copa do Mundo. Há quem diga que se incluíssem o Brasil e a Argentina a tal Copa do Mundo iria para o espaço. Como não é possível, vamos flertando a beleza das cidades envolvidas em uma Eurocopa.
Certo ou errado?
2 comentários:
Bom dia meu irmão Hidalgo,
Sua análise é perfeita. Vem de encontro com meu pensamento. Ainda ontem à noite acompanhei pelo rádio - que o que gosto - Peru e Colombia por uma rádio peruana. A crítica ao comportamento frio das duas seleçôes deu a idéia exata da falta de qualidade na maioria das seleções. E a nossa que joga hoje, também não tem a qualidade de antes. Genaro Gatusso, jogador do Milan e da Seleção Italiana deu uma entrevista ao site da UEFA antes do início da Euro-2008 dizendo que a competição para ele é mais difícil que a Copa do Mundo, e muito mais importante para os europeus. Concordo em gÇenero, número e grau. Hoje há excesso de jogos e exposição de jogos na tevê, o que tirou o brilho e o interesse de antigamente. Os Europeus lotam os estádios na EURO e em jogos das competições oficiais, porque lá há organização, venda antecipada de ingressos e estádios que oferecem o conforto que aquí está restrita a uma media dúzia de três ou quatro como se diz na gíria. òtima semana Capitão e que os nossos times acordem. Faltam ainda 32 rodadas, mas o importante é acordar cedo."quem cedo madriuga, DEUS ajuda".
Um grande abraço
Edemar Annuseck
não tem o mesmo peso!!! a copa do mundo é democratica e envolve todos os continentes. imagine a eurocopa com brasil e argentina... e o méxico? e a alegria do futebol africano? teríamos uma reunião descriminatória não dando a oportunidade de um dia surgir alguma nova surpresa mundial. a copa faz o globo parar de girar e tem a sua magia incompáravel. ganhar a copa é o "top" do "top" e nunca ninguém pode contestar.
Postar um comentário