sábado, 21 de junho de 2008

Sucesso Alviverde.

Com o título paranaense conquistado em 1971, o Coritiba F.C. se integrava ao 1º Campeonato Nacional, coincidentemente, quando este certame se iniciou e que está rendendo até hoje com muitas modificações. É bom dizer que participavam somente as melhores equipes do futebol Brasileiro, num total de 16 clubes, com a preferência pelos campeões estaduais. Diferentemente, dos dias de hoje, o campeonato tinha um valor extraordinário, pois, atuavam pelas equipes, os jogadores campeões do mundo na conquista realizada no México/70. Só para lembrar, no Santos F.C., jogavam Pelé, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo; pelo Botafogo do Rio, o Gérson, Jair Furacão, Roberto Miranda e Paulo César Cajú; no Cruzeiro das Alterosas, Tostão e Piazza; pelo Corinthians, o Rivellino, Zé Maria, Ado e, contando também, com a qualidade dos suplentes do time do Zagallo. A importância maior desta competição era o fato da permanência em solo brasileiro dos campeões mundiais. Com a qualidade de espetáculo e no visível poder técnico dos jogadores, os estádios recebiam públicos extraordinários e a competição tinha um nível satisfatório. O regulamento deste certame, entre outras coisas, começava em Agosto terminando em Dezembro, explicando também, que nenhum clube teria cadeira cativa para o ano seguinte. Com jogos disputados em turno único, chegavam para a disputa as 4 melhores equipes do certame. Falando especificamente do campeonato de 71, classificaram: Botafogo, Atlético Mineiro, São Paulo e Coritiba. Quem ganhou o título foi o Galo Mineiro, com Telé Santana. Para terminar este conto e, para quem gosta, verifique a estatística e verão que o Coritiba F.C.. ao longo deste campeonato ganhou das 3 equipes finalistas. A partir daí o verdão coxa-branca passou a ser considerado nacionalmente.
Quem não conta dinheiro, conta história.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Capitão Hidalgo, ou seria General Hidalgo.
Quando escrevemos sobre coisas que marcaram, dizem que somos saudosistas. Na Bíblia em Eclesiastes, 1.9 está escrito que "O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol". Essa é a mais pura verdade. Mas em relação ao Campeonato Brasileiro, a verdade é uma só: a) é muito time e pouca qualidade. b) - como sugestão a CBF deveria colocar 16 equipes em cada divisão, poderia até criar 4 divisões com acesso e descenso sempre de duas equipes.
Seriam campeonatos com jogos de turno e returno, pontos corridos, só aos sábados e domingos para permitir a participação das equipes no meio de semana na Copa do Brasil, Libertadores, Sul-americana e ceder jogadores a Seleção. Com um detalhe importante: Abrir aos grandes clubes a possibilidade de jogar no exterior em busca de recursos financeiros o que não ocorre hoje, quando só quem excursiona é a seleção.
Ótimo final de semana Capitão Mingau. Fala pro Nelson não desmontar mais a bicicleta quando chegar em casa para que você e o Sérgio também possam utilizá-la. Ok!
Edemar Annuseck

Anônimo disse...

hidalgo vc deveria divulgar mais este blog... é um espaço dos mais especiais que já vi e é o melhor blog de futebol do sul do brasil.