sábado, 9 de fevereiro de 2013

Fala sério, meu.........

Na verdade, o carnaval brasileiro virou um negócio bem rentável, onde todos ganham e aparecem na mídia. É o momento de descontração, sim, mas muitos no intuito de se promoverem dentro do espetáculo. São as figuras de novelas, profissionais da televisão, modelos, jogadores de futebol, sambistas, empresários de todos os setores. Enfim, sendo um produto popular, que mal tem, não é minha gente. Como nunca fui um folião na expessão maior da agitação, tive meus momentos quando garoto de usar fantasias, na economia que fazia para compra de confetes e serpentinas. Sou do tempo do corso, um carro atrás do outro, com capota baixada, e a cantoria era geral pelas ruas. Depois veio a fase dos salões. Hoje, de forma diferente, virou um espetáculo gigantesco onde a televisão se apropriou por interesse na veiculação chegando a arrecadar milhões de reais e doláres no envio das imagens para o mundo todo. De certa forma, mesmo que seja uma brincadeira e satisfação de quem participa , existe por trás, uma organização maravilhosa.

Falando, específicamente, das cidades que tem suas orlas banhadas pelo Oceano Atlantico, exemplificando, Rio, Salvador, Recife, o turismo é atraente, pois, soma tudo de uma vez só. É o ganho da parte hoteleira, afinal, muitos turistas vem ao Brasil devido a conhecer as praias e o carnaval. Portanto, o produto carnavalesco além de fascinante, minha gente, é rentável.

Recordo, nessa época como jogador profissional, que muitos companheiros gostavam de pular o carnaval, entrar mesmo na folia e voltavam valorizando suas escolas. Alguns participavam da Mangueira, outros da Portela, enfim, o comentário na 4ª feira de Cinzas, era o fato, mas futebol mesmo era totalmente esquecido. E quando era marcado um jogo nestes dias ? Bem, o departamento médico ficava lotado. Cada um inventando uma contusão.

Os tempos são outros, não havia maldade, onde cada um exterioriza seu sentimento cantarolando as famosas e nunca esquecidas marchinhas de carnaval. Mamãe Eu Quero, Jardineira, Bandeira Branca, Ei Me dá um Dinheiro Aí, Arlequim e Colombina, enfim, dezenas de outras músicas. Tanto riso, tanta alegria, esquecendo de tudo nesses dias. Caí bem a letra. E os mil palhaços no salão….que coisa!

Como nem tudo é alegria, desculpe o inconformismo, hoje tem rodada no Campeonato Paranaense. Aproveito-me da expressão moderna. Fala sério, meu…..

Fiquem com Deus.







Nenhum comentário: