Nos próximos dias teremos em Curitiba, a mais uma apresentação do FUTCOMM, que é uma organização esportiva idealizada pelo técnico campeão do mundo de futebol, Carlos Alberto Parreira, cujo entendimento é estar mais voltado ao assunto da formação do profissional no mundo do futebol. Diria ser bem vinda esta proposição, até porque Parreira é uma referência de conhecimento administrativo e notória sobriedade. A idéia, na verdade, é dar condições a aqueles que jogaram futebol e de imediato se lançam no comando técnico de um clube sem uma melhor orientação. Posso assegurar, senhores, que ele tem muita razão, afinal, uma coisa é ter praticado o futebol e outra é saber conduzir o processo técnico e disciplinar.
Ainda neste assunto, seria bom frizar para aqueles que tem a ambição de chegar a um posto máximo, esta palestra lhe provocará o despertar para um começo em categorias de base. Em 1990, quando da Copa do Mundo na Itália, por coincidência participei de uma conversa onde estavam, simplesmente, figurões de respeito como o Telé Santana, Vinicius Coelho, Armando Nogueira e Orlando Duarte. Na prosa, em determinado momento foi dado um espaço ao Telé, naquele momento aguardava um convite do Palmeiras, que com sabedoria disse que gostaria de treinar jovens à disciplinar veteranos. Portanto, o interesse do Parreira é alertar para um trabalho que os clubes deveriam enxergar com total apoio aos iniciantes da base os seus conhecimento práticos.
Tenho certeza que técnicos que tiveram passagem nas direções de clubes sem estruturas, e que obtiveram humildade, poderiam aceitar esta disciplina de conhecimento geral que norteia este esporte. Tudo é uma questão de humildade. Fazendo uma pesquisa é fácil notar que pela necessidade financeira, muitas dessas pessoas ( técnicos) entram em “barcas furadas”, aceitando treinar equipes sem suporte financeiro para aguentar um ou dois meses de salários quando é mandado embora pela falta de resultado. Quer dizer, é o tipo de profissional que serve somente como um álibi para diretores.
Gostaria e vou fazê-lo , demonstrar minha tristeza pela passamento da maior figura televisa de todos os tempos em nosso país. Chico Anísio. Dizer que Chico Anísio foi somente um humorista é dizer pouco por sua adquirida capacidade criativa que promoveu 200 personagens, puxados para cima com lembrança de sua vida cotidiana no nordeste. Notei sensibilizado que o país o referenciou por tudo que fez e muitas homenagens ainda lhe serão prestadas in-memorium.
De maneira casual, encontrei-me com o Deputado Federal, Rubens Bueno, onde fquei sabendo do seu gosto por feijoada. Foi no Pote Chopp, tradicional restaurante no centro da cidade que pertence a família Amatuzzi. Pois bem. Nos assuntos variados consegui ter a informação que sua filha, a vereadora Renata Bueno, será candidata pelo PPS à Prefeitura Municipal de Curitiba. Atenção companheiros de redação do Jornal Estado, pois acho que consegui um furo de reportagem. A lista então de candidatos aumentou.
Seja Feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário