terça-feira, 6 de março de 2012

Futebol nos quatro cantos.

Todo mundo correndo atrás da bola, como diria um locutor esportivo, pois, a partir de amanhã teremos mais uma edição da Copa do Brasil. Não vou deixar da dar importância, afinal, é um certame que dá oportunidade a uma maior integração a alguns estados brasileiros que não tem equipes capazes de participarem de um Campeonato Especial. Portanto, o larga de amanhã trará para nós aqui da capital, saber mais destas equipes, como o Luverdense da cidade de Luca de Rio Verde do Mato Grosso, Nacional de Manaus e Sampaio Correia de São Luis do Maranhão.

O que chama atenção é a distancia do território brasileiro. Não é tão fácil, minha gente, acomodar viagens longas para o cumprimento da tabela, pois, enseja um cansaço ao elenco aumentado pelos estaduais. Aos mesmos moldes da Copa da itália e de Espanha com a Copa do Rei, é dado chances as equipes a disputarem esses eventos com as participações de várias séries de seus países. Lá como cá, zebras já aconteceram chegando como finalistas , a exemplo do Santo André e Paulista de Jundiaí. A desvantagem de tudo está neste distanciamento , pois sem exagerar, o território italiano é menor que o Brasil em 27 vezes. Portanto, não é tão simples assim.

Tenho notado o técnico palmeirense, Felipe Scolari, muito quieto nos últimos tempos. Não estaria exagerando se não já teve alguma conversa com a direção da CBF para estar preparado. Depois de se ausentar por alguns anos do futebol brasileiro, indo treinar a Seleção de Portugal e com passagem no futebol inglês, Felipão em sua volta não andou se acertando com a imprensa demonstrando estar totalmente diferente daquele “colono” de bom trato. Cheio de vento, com ares de doutorado, demorou para se acomodar em novo sistema. Porque estaria eu escrevendo sôbre o Felipão ? Quem poderia ser o próximo técnico da Seleção se não ele, afinal o Muricy não aceitou anteriormente este cargo e Luxemburgo anda um pouco desgastado.

Não gostaria de tocar no assunto mas, com a Copa do Mundo em nossa cidade e a proximidade de uma Olimpíada, o esporte paranaense ainda não tem um Estádio e um Ginásio de Esportes apropriados para esses eventos. Não é uma brincadeira ?

Manifesto aos amigos piracicabanos que estou bastante apreensivo com esta campanha do time XV de Novembro. Afastado que estava por alguns anos do certame principal do Estado de São Paulo, conseguiu um título representatvo de retorno na temporada passada não deveria estar agora em último na tabela de classificação.

Seja Feliz.

Nenhum comentário: