sábado, 29 de dezembro de 2012

Serão 25 mil atletas "correndo" a São Silvestre/2012

Com algumas mudanças, e vai longe o tempo em que acompanhei a Corrida de São Silvestre ao vivo, pois desde garoto ia Avenida Paulista para a largada e chegada dos corredores. O tiro de partida era sempre por volta das 23,40 e logo se formava uma multidão na espera dos vencedores. Ambiente extraordinário de alegria. E quando os ponteiros marcavam meia noite, o espolcar de fogos registrava uma beleza de cores no céu, avisando a chegada de mais um Ano Novo. Variávelmente a chegada dos primeiros corredores era sempre por volta dos primeiros 15 minutos do ano, claro, somada aos outros 20 minutos da largada, com aquela busca de uma quebra de recorde. Quem idealizou a Corrida de São Silvestre, nome este atribuído ao santo, foi o jornalista Cásper Líbero, de A Gazeta Esportiva, que viu em Paris essa modalidade de lazer, isso por volta de 1924. Portanto, teremos a 88ª Corrida em São Paulo.

Agora, atendendo a grade da TV.Globo, emissora esta que passou a ter o controle de divulgação e transmissão para todo mundo, a corrida será neste dia 31 de dezembro, em um horário totalmente diferente, ou seja, a partir das 9 horas da manhã. Concordo com aqueles que não gostaram do horário, afinal, nas últimas edições, pelo menos, aconteceram pela tarde.

Depois de muitos anos das conquistas de corredores estrangeiros, surgiu em 1980, um pernambucano de pernas finas e com muito gás, José João da Silva, para quebrar a hegemonia dos convidados. Como nesta matéria falo do passado, claro, que corredores profissionais que aqui vinham, como Gaston Roelands ( Bélgica) , Osvaldo Suarez (Argentina), Carlos Costa (Portugues), Vitor Mora (Colombia), e que levavam tudo, passou o pedestrianismo brasileiro a ter mais condições de título. O mesmo, JOsé João da Silva, correndo com a camisa do São Paulo, voltou a vencer em 1985.

Esse filme já vi, quando jogadores considerados ídolos dos seus clubes, Renato Gaúcho(Gremio) e Zinho(Flamengo), reclamam da maneira como foram tratados por dirigentes que nada conquistaram e que faltam com a humildade e respeito as suas trajetórias nos clubes.

Olá amigos. Poucas horas e um Ano Novo chegando. E com ele aquela “velha” expectativa que coisas boas estarão acontecendo. É possível? Claro, não vejo nada contra quando pensamos sempre em objetivos traçados e serem conquistados. O que será necessário! Bem, aí são outros quinhentos, pois, dependerá de muita perseverança e as vezes com a necessidade de utilizar-se de uma forma mais pragmática para subir alguns degraus nessa busca do consciente.

Fiquem com Deus.








quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bom presságio?

A princípio fiquei querendo entender como receber um estranho personagem que pousou em minha janela. Seria um bom presságio? Por que não? Bem nessa época em que temos tempo para ficar no imaginário, fiquei mais atento na forma como chegou alí se a própria janela estava semi aberta, sim, de cima para baixo, com pouco espaço para ali chegar. Deixei para lá e fotografei esse momento como mágico, pois, poderia esse pássaro, porque não, escolher outro canto para descansar. Fui analisando, chegando até mais perto, vendo nele um olhar bem simpático. Foram alguns minutos, sim, deixando-me confortável ao longo do dia. Contei esse fato para algumas pessoas,claro com intuito de ouvir delas um conceito a respeito, mas, a verdade é quando dali saiu vôou com todas as minhas dúvidas . Em todo caso, fixei meu pensamento em coisas maravilhosas para 2013. Seria isso que ele passou? Penso que sim.
Como não recebeu o convite para dirigir a Seleção Brasileira de Futebol, novamente vem as páginas o técnico, Vanderley Luxemburgo, agora dizendo que futuramente disputará um cargo de direção no Flamengo. Preterido, e por conhece-lo, sei o que pensa sôbre o trabalho do Felipão, a verdade é que mexeu com o mundo esportivo. Recém renovou o contrato com o Gremio, e que se estenderá até 2014, acho que Luxemburgo jogou por terra a expectativa de retorno ao selecionado nacional.

Uma classificação nacional, um ranking na verdade das equipes do futebol brasileiro, coloca o Coritiba em 11º lugar, sendo o primeiro time paranaense na lista, ficando para trás o Atletico, Paraná Clube e o Londrina. Acho muito pouco se avaliarmos as condições das nossas equipes , que ao meu ver possuem um bom potencial, mas que relega essa possibilidade de melhoria por falta de um melhor empenho ou iniciativa. Para que isso melhore, o futebol paranaense não pode desprezar chances de ganhar títulos nacionais, como o Coxa, que por duas oportunidades deixou de ganhar uma Copa do Brasil.

Deixou esse mundo a D.Canô, mãe dos brilhantes cantores, Maria Bethânia e Caetano Velloso, assim como outros 6 filhos, incluindo dois de criação. Sempre muito sensível, sempre ouvi das pessoas, o carinho e a forma tranquila como sempre viu a vida. No seu conceito, olha que viver 105 anos é uma proeza nessa vida atribulada, mostrou que estar rodeado de familiares e amigos, sem se machucar com os problemas cotidianos, ostentar a riqueza em tranquilidade serena é um ponto marcante no projeto de vida.

Ouvi dela anos atrás, que seus filhos sempre lutaram pela arte, num país distante de suas verdades, sentindo as constantes dificuldades até de comer. Quanto muitos pensam que artistas são milionários, ficando numa imagem irreal de artistas hollidianos, perguntem aos nossos atores de teatro, de televisão e profisionais de emissoras de rádios e jornais, qual não é a dificuldade de mostrarem seus talentos sem o devido valor financeiro. Esse é o país dos contrastes.

Fiquem com Deus.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal.

Teria que ter muita inspiração para escrever uma letra do tamanho da genialidade de um John Lennon. Portanto, fico em sua imaginação para que venhamos a ter um mundo melhor. FELIZ NATAL.

Esqueça seus problemas

É só você tentar

Por um momento apenas

Procure imaginar

E acreditar num sonho de um mundo melhor.

Esqueça a guerra e a fome

E toda a confusão

Causada pelo homem

E sua ambição.

Esqueça e imagine todo mundo em paz

Eu não sei pode ser que eu seja um sonhador

Mas se você quer saber o caminho é o amor.

Esqueça o que foi dito

E o que você já viu

Que foi prometido

E que ninguém cumpriu.

Esqueça e imagine o que você quiser

Eu não sei pode ser que seja um sonhador

Mas se você quer saber o caminho é o amor.


Fiquem com Deus.























sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Hoje é 21 de Dezembro. E aí ?

Seria ou não uma pena que acabasse o mundo! O que você acha? Tanta coisa bonita para se ver, afinal, não são todos os habitantes desse planeta que conhecem a tudo e a todos. Confesso, não saber de onde teriam saído informações a respeito. Dizem até que pelo calendário Maia ou Nostradamus, enfim, que essa história rendeu, nenhuma duvida, pois, mexeu com a galera. Já que continuamos , então, vamos vivendo este cotidiano no aguardo por coisas mais sérias. Ficamos todos na expectativa da chegada da data 21 de dezembro, por coincidência hoje é esse dia, que se aguardava pelo pior. Acho que seria de bom alvítre, sim, ficar na expectativa de se ter nas pessoas mais convencimento no amor, confiança, respeito e dignidade. Esperar pelo fim do mundo, não foi significamente uma maneira correta de polemizar, afinal, o que seria de nos se não almejassemos um sonho a ser realizado em conquistas de objetivos. O melhor mesmo é continuar batalhando e ter situações positivas. Agora, bom mesmo é viver, pois só assim para aprender.

Que bom que tenham gostado da materia que escrevi sôbre a continuidade de jogadores que nutrem sentimento clubístico. Aliás, passaram a mim, vários outros nomes bem lembrados. Para valorizar essa questão é só perguntarem para os mais “velhos” desportistas quem é o Rogério Ceni, Marcos, Zico, Pelé e em que time eles jogaram. Sem nenhuma dúvida.

Em algums oportunidades foi convidado para ser um palestrante a respeito dessas mudanças constantes de jogadores, pulando de galho em galho. Que o mercantilismo tomou conta, isso é uma verdade, mas o pior é que o próprio atleta quando encerra sua carreira, perguntado sôbre sua obra esportiva, viu que tudo pendeu pelo fator financeiro. Gente, quem entra em visibilidade esportiva jogando futebol, sem conquistar títulos, é passar em branco nas emoções. Alguém comentou quanto foi o bicho dos jogadores do Santos, tanto em 1962 e 1963, onde sagraram bi-campeões do mundo. Nunca. Só que a história conta tais conquistas com a lembrança daqueles que participaram. Vão os anéis e ficam os dedos.

Em outro mercado esportivo, acompanhando o Stock Car em sua última prova, em Interlagos, o piloto Cacá Bueno que deixou de ganhar 1 milhão de reais por falta de combustível em seu carro nos ultimos 300 metros, claro que aborrecido por que o dinheiro iria para seus colaboradores de pista, falou uma coisa importante que o dinheiro é papel, mais o Penta Campeonato que havia conseguido, iria ficar guardado na história.

Para encerrar esse tópico, sei que os atuais jogadores não entendem ou não querem aceitar, mas que existe vida após sua atividade profissional como atleta, claro que sim, afinal terminam suas carreiras no máximo com 35 anos e terão que trabalhar em outras áreas E não são todos que conseguem colocações. Portanto, melhor mesmo é ter um nome vitorioso, foi o que aconteceu com Pelé, que terminou a carreira ganhando 8 mil doláres. Em dias de hoje é piada. Mas, como conquitou qualidade e respeito no campo, vem ganhando dinheiro a muitos anos por sua imagem consagradora. É a verdade.

Fiquem com Deus.









quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Férias dos jogadores.

A declaração do jogador , Juninho Pernanbucano, ao deixar o Vasco da Gama para jogar a próxima temporada, em Nova York, é no mínimo estarrecedora. Considerado um dos maiores ídolos do clube cruzmaltino de todos os tempos, ele que jogou por muito tempo na França, considerado também, um dos expoentes do time do Lyon, deixa o clube com demonstração de preocupação com o futuro do time vascaíno. Críticas não faltaram pelo procedimento da atual diretoria pelo desmanche, acontecido ao longo da temporada sendo que o prejuízo atingiu sensivelmente o rendimento coletico da equipe. As negociações precipitadas na busca do dinheiro para ajeitar, economicamente o clube, deixou o presidente, Roberto Dinamite, numa sinuca de bico. Claro, que a torcida quer vitórias, é o seu papel, mas quando o clube entra na deriva é muito difícil em pouco tempo sanar o processo financeiro.

Se já não bastasse esse efeito negativo, então, o que dizer da política sorrateira que se instala nas dependências do clube. O próprio Juninho, que sabe muito mais coisas, admitiu que tem pessoas que quer ver a casa pegar fogo. O duro mesmo é que atrás disso está um personagem histórico no clube, Roberto Dinamite, que por infelicidade se adonou do clube, contra as ordens do poderoso Eurico Miranda. Agora, quem perde sempre é o clube.

O torcedor há de perguntar que férias são essas em que os jogadores continuam jogando suas peladas. A descontração é que são elas. Jogam para não valer nada e depois aquela confraternização. Hoje, virou um costume agradável que muitos deles participam em apoio a Jogos Benificientes. Na verdade o “boleiro” é uma figura de muito sentimento. Lembro, para não fugir a regra, que me encontrava com companheiros nas férias, em Santos, e sempre terminando com a famosa brincadeira com bola nas praias do Gonzaga, ou Embaré ou mesmo no Zé Menino. Quem participava de final de ano, na famosa pelada do “Doutor”, simplesmente o Rei Pelé. O que nao faltava era o curioso de ver de perto seus ídolos.

Outrora existia a idolatria por jogadores que ficavam por anos em seus clubes. Coincidência ou não, falo do passado, até porque é lá que me concentro nessa verdade. Jogar no mínimo 6 anos ou até 10 anos no mesmo time, era uma coisa corriqueira. Poderia terminar com Pelé que só jogou no Santos, mas outros nomes como Waldemir Fiume, Oberdan Cattani, José Poy, Buzzone, Roberto Dias, Roberto Bellangero, agora mais recentemente, Rogério Cenni e Marcos. A esperança é que o garoto Neymar entre nesse seleto grupo de jogadores com sentimento clubístico.

Sentimentos de pesar ao ex-Presidente do Coritiba e ex-Secretário da Fazenda do Estado do Paraná, Giovanni Gionédis, pelo passamento da sua mãe, D. Adelina Pereira Gionédis. Está sendo velada na Capela do Cemitério Municipal de Curitiba e o enterro será as 15 horas em Campo Largo, local de extensão da sua vida, por onde ainda residem muitos de seus familiares.

Fiquem com Deus.









quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Apoteose corinthiana.

A cidade de São Paulo registrou ontem mais uma comoção pública de alegria, desta vez com a chegada do time do Coritnhians Paulista, após a grande conquista do Bi-Campeonato Mundial de Clubes, acontecido em Yokohoma/ Japão. Ninguém escondeu o contentamento por mais esse brilho brasileiro em campos de futebol, mesmo que por hipócrisia, tenham alguns torcedores de outros clubes a não aprovação desta conquista. Claro, falando mais alto a rivalidade, aceito sim, desde que sadia, afinal, vale o prestígio e a imagem do nosso esporte bretão. Nas últimas competições, perdemos com o Internacional, Palmeiras, Vasco da Gama e o Santos na temporada passada.

Mesmo com narizes torcidos, aconteceu no Salão Nobre do Gremio, a entrega de bastão do ex-presidente Paulo Odone ao Fábio Koff, uma lenda dentro do clube. Algumas insinuações ao longo da semana de certa forma andou mexendo muito nas sensibilidades desses dirigentes. Pelo menos, ontem, num abraço cordial, fizeram bem seus papéis, afinal, como tudo gira em torno do sentimento clubístico…..

Falar para dirigentes do futebol da nossa capital sobre contratações parece que dá ojeriza. Minha gente, podem até dizer que seja um “velho” a reclamar das coisas, mas tenha santa paciencia como dizia minha vó, que brilho é esse. Passar no clube assim, é melhor ficar em casa. Conheci dois dirigentes mais próximos às suas administrações, Evangelino Neves e Giovani Gionédis, que trabalharam com pouca condição financeira, e mesmo assim não deixaram a torcida na mão. Vejam e se apliquem nesse questionamento histórico para entenderem o que estou escrevendo. Como o mundo do futebol é outro, mercantilista acima de tudo, tanto o Coritiba como Atlético, terão como verba de televisão, em torno de 50 milhões de reais, salvo alguma informação errônea. Na verdade a grande contratação se resume na volta do paranaense Alex da Turquia. Tem mais alguma?

O ex-jogador, Ronaldo Fenomeno, tem dado a melhor das impresssões quando fala do lado gerencial de clubes e da sua presença na CBF como dirigente. Fanático torcedor do futebol, isso disse ele que esse esporte lhe deu tudo que se possa entender como alegria, afirmou em uma entrevista em Porto Alegre, que seu gosto é ficar no futebol pelo lado mais político sem que haja nenhuma interferência como coordenador ou técnico. Aliás, o Fenomeno está nos pampas, para o jogo beneficiente que ele classifica como o da pobreza, um gesto elogiável tendo ao seu lado do outra fera do futebol mundial, o iraniano Zidani, já há 10 anos.

Parece mais uma piada, mas isso aconteceu na década de 70, numa concentração atleticana lá pelos lados do Município de Colombo, quando em uma mesa jogavam uma canastra, Sicupira, Djalma Santos, Nilson e Altevir. Sempre com aquela de gozador, Sicupira estava incomodado com uma pessoa “estranha” nesta casa, aliás um perú de roda, a dar palpites. Perguntou se o cara não gostaria de sentar para comer conosco, essa a expressão do Barcímio, de forma educada. A princípio o cara não aceitou, mas como o jogo seguia demorado, não se fez de rogado. Tá bom, Sicupa, vou sentar para comer uns “conosquinhos”. Essa é para o efabulativo do Carneiro Neto.

Fiquem com Deus.





domingo, 16 de dezembro de 2012

Merecido. Coringão é o campeão.

Também vou deixar, até para uma lembrança futura, um comentário de respeito aos grandes vitoriosos da nação corinthiana. Falar de alguns na sua importância dessa conquista, estaria ferindo a outros, que da mesma maneira se dispuseram dar a alma para uma conquista que com certeza valorizará a todos que estiveram envovidos. O tempo passará, isso é uma verdade, até parece que ele voa, mas não se pode deixar despercebido para outra gerações, a maneira como evidenciei esta conquista brasileira, através dos valiosos jogadores, comissão técnica e dirigentes, do Corinthians Paulista do Parque São Jorge.

Defesas excepcionais do goleiro Cassius, que resolveu jogar tudo na sua promissora carreira, uma zaga de brio, meia cancha combativa e técnica e um ataque mordedor, foi esse o Coringão que esbanjou luta e determinação. Esta conquista vem coroar a performance administrativa desde os tempos do ex-presidente Andrés SAnchez, agora com Mário Gobbi, que tirou o Timão dos eternos problemas de comandos anteriores. Dai a César o que é de César. É uma verdade latente. O volume de torcedores que viajou, para o Japão, extrapolou o que deverá ser registrado, no Livro Guiness, afinal, mais de 20 mil torcedores saindo de um continente à outro.

Bem que o time inglês, do Chelsea, tentou, mas viu a zaga corinthiana sobressair-se aos seus atacantes. Os brasileiros, Ramirez, David e Oscar, lutaram bravamente e não fosse atuação destacada do zagueiro, David Luis, o placar poderia ter sido outro. Os jornais ingleses não se conformam com essa derrota por 1×0 para o Timão. Paciência, afinal, nos brasileiros, também, em algumas oportunidades não voltamos com o caneco. É só lembrarem do Vasco da Gama, Palmeiras, Cruzeiro, Internacional e o Santos. Com esta conquista do Timão, já dito pelos pesquisadores, uma conotação da chegada mais próxima em números de simpatizantes do time Flamenguista. exercerá um bom trabalho de marketing. Se já não passou está bem perto, pois título é título, ainda mais um Mundial de Clubes.

Ex-atletas corinthianos que estiveram próximos a delegação neste período, no Japão, são eles, Neto, Casagrande e Marcelinho Carioca, não esconderam suas emoções com esta vitória internacional em cima dos ingleses. Quem jogou sabe da importância.

O reflexo de mais um título mundial que conquista o futebol brasileiro, só vem pontificar a importância de um resultado expressivo perto de um Mundial, que será jogado em nosso país. Estádios como o Castelão e Mineirão já estarão sendo entregues semana. Em Fortaleza,quanto da Copa das Confederações , a cidade receberá 3 jogos, sendo um deles do Brasil. Quanto ao Mundial, simplesmente, 6 partidas. A política lá entra de braços juntos quando notam a importância para seus Estados brasileiros.

Fiquem com Deus.







sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Comentários obtusos.

Absurdo tem em todos os lugares, ainda mais, entender opiniões instadas por elementos que se dizem da imprensa, quando se referem a assuntos pertinentes a comunidade. Minha gente, é difícil conviver com idéias desses torcedores, ao acharem que tudo fere quando se trata de dinheiro público, ora representado por repasses , esquecendo que existe alguns avais para tanto. Se começou com o interesse político em jamais perder essa grande oportunidade de receber uma Copa do Mundo (outra quando virá ao Brasil?), sou obrigado a dizer que assim não o fizessem em mostrar a força do Estado do Paraná, seria dar uma demostração de inércia e jogar um futuro animador tanto na imagem estado e turístico. Ouvimos com satisfação falarem que Curitiba é uma bonita cidade e boa de se viver. Só isso basta? Não, é claro. Onde poderia se colocar em pouco tempo uma imagem para o mundo não fosse essa interpretação de presença importante como cidade e Estado.

Quero sinceramente entender. Ninguém nota, será por ignorância, acredito que não, pois, o legado que ficará para a cidade de Curitiba será muito abrangente. Poderia elencar muitas ações. A fixação que é colocada é não poder dar dinheiro público a uma instituição privada é crime. Fica a pergunta se o Estado Paranaense teria dinheiro para construir um estádio moderno para esse evento, se não temos um ginásio de esportes para abrigar eventos, como exemplo uma Olímpiada em 2016, onde estamos alijados pela falta de iniciativa do poder público em resolver essa situação esportiva. Fôsse assim, o que poderiam estar dizendo que esse dinheirama teria que ir para escolaridade, segurança e saúde, coisa que faz parte do orçamento do Estado.Vamos pensar na valorização de Curitiba como cidade e não ficar de beicinho porque o estádio para a Copa do Mundo é de um dos times da cidade.

Tem gente querendo ser mais realista que o rei. Enquanto no Sul, uma briga ferrenha onde se respira uma verdadeira rivalidade, não vejo alguém choramingar. O Gremio em 20 anos vai pagar a conta que terá a frente pagando com ações nas arrecadações gerados neste investimento de estádio sobrando 20% . É pouco? Só que não deixaram de fazer, afinal, o terreno anterior entrou na parada. E aqui com o melhor espaço de terreno em Curitiba não saiu do papel para uma idéia de construção de campo, questiúnculas de que melhor é não fazer, foi o Pinheirão entregue a um investidor de Cascavel.

Não ganha no campo, a ladainha é o de sempre, quando dirigentes vêem a público dizer que está exercendo pagamento das dívidas para um dia reforçar elenco para disputar alguma coisa mais importante. Isso é um prenúncio que as equipes de nossa cidade iniciarão a temporada do paranaense com jogadores da base, fazendo-se enganar, ao dizer aos seus torcedores que os titulares ficarão em treinamentos especiais. Notaram que a conversa é sempre a mesma.

No futebol o mês de Dezembro tem um significado muito imprtante para os clubes em relação objetivos a serem alcançados para a temporada seguinte. É o tal do projeto. Para alguns, planejamento. Sim, planejamento esse que passa pela quantidade de dinheiro que o clube terá no ano. Se os dirigentes pensam pagar suas dívidas, claro, fica difícil investir no campo de futebol. Agora colocar que os clubes brasileiros estão falidos é querer tirar a responsabilidade da reta. Pela mentalidade dos nossos dirigentes não esperem grandes iniciativas.

Fiquem com Deus.





quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Sulamericana é do São Paulo.

Quanta diferença se analisarmos quem é esse time do Tigre, outrora os argentinos detiam as disputas sulamericanas, que veio jogar uma final no Morumbi. Olha que já acompanhei várias disputas de times brasileiros contra Boca Junior ou mesmo River Palte, equipes tradicionais do futebol argentino. Por isso, é de se lamentar o espírito de deselegância proporcionado por esse elenco platino, que veio jogar uma partida sem nenhuma condição técnica para enfrenter o time Tricolor do Morumbi, afinal, em pouco tempo já perdia o jogo em 2×0, com gols do Lucas e Osvaldo. Vieram para catimbar, mas não contavam com a velocidade dos atacantes sãopaulinos e se perderam em dar pontapés. Uma vergonha. Com isso alegaram a não volta para o 2º tempo, dizendo os componentes da delegação, que foram massacrados a caminho do vestiário. O que fizeram com o atacante Lucas foi uma barbaridade. Enfim, a torcida do Tricolor soube como festejar, alías acostumada com esse tipo de disputa, levando mais um troféu à sua galeria.

O futebol paulista vive um momento de graça. Começou com a bonita festa do goleiro, Marcos, no seu jogo de despedida. Estiveram no Pacaembú, em torno de 40 mil torcedores palmeirenses, que foram saudar o excelente profissional. A vitória do Corinthians, ontem em Toyota/Japão contra o Al Ahli do Egito e a conquista do time do São Paulo ganhando a Sulamericana. Anteriomente, o Timão vencera a Libertadores e no domingo poderá se sagrar campeão mundial de clubes. Dai a César o que é de César.

Continua o sígilo quanto aos nomes dos futuros secretários municipais de Curitiba. Um nome aqui outro alí, enfim, essa demora vem do acordo com os partidos que compuseram a vitória do, Gustavo Fruet. Da minha parte, gostaria de ver nas pastas de Esporte e Lazer e Cultura, nomes com conhecimento de desportividade e arte de nossa cidade. Poderia elencar alguns personagens importantes nessas áreas. Entendo que nessas pastas vale muito o significado de sentimento a causa, aliando-se a isso , a condição de se ter bons orçamentos.

Ontem, ficou decidido que o repasse financeiro ao Atlético, vias BNDS e Governos Estadual e Municipal, com os devidos avais, para o término da construção da Arena. Da mesma maneira o Presidente, Mário Celso Petráglia, informou que o Furacão só jogará em 2014 em sua casa. Começará mandando seus jogos, do certame Paranaense, no Estádio Janguitão, mas nada disse quanto aos jogos no brasileiro.

Depois de muitas tratativas, o técnico Dunga, assinou mesmo com o Internacional dos Pampas. Nada mal para quem é gaúcho e mora na cidade, afinal, conhece a tudo e a todos e como se respira nos pampas. Como jogador, também, envergou a camiseta do colorado. Depois de sua passagem pela Seleção Brasileira, no período de 2006 a 2010, chegando com tranquilidade a classificação à Copa do Mundo na África, com o título na Copa América na Venezuela, em 2007, Dunga volta a ativa. Não discuto seu valor no conhecimento a causa, mas o que espero que seja melhor seu relacionamento com as pessoas da imprensa. Acho que a lição deve ter servido. Assim aguardo.

Fiquem com Deus.













terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Matéria da Fita Azul/1972. É da Globo.

Por uma iniciativa do grupo de trabalho que apresenta o Globo Esportes, programa diário da Tv.Globo de Curitiba, em buscar maiores detalhes a respeito da conquista do Coritiba, da Fita Azul, na excursão realizada em 1972, é que teremos neste mês, um Especial a respeito desse que é considerado um dos grandes feitos do alviverde naquela década de ouro. As gravações já aconteceram com alguns integrantes daquele elenco, Cláudio Marques, Hidalgo, Krugger, Drejer, como também do radialista, Airton Cordeiro, que transmitiu os jogos nesta excursão. Antecipadamente, em nome dos companheiros que estiveram na Europa, Ásia e África, valorizo sobremaneira a iniciativa da equipe do João Carlos Pi, Rafael e mais integrantes. Vamos aguardar a matéria.

Será amanhã a tão esperada presença do Corinthians, que enfrentará o Al Ahli, numa partida de caráter clasificatório para a final contra o Chelsea ou Monterrey, do México, na cidade de Yokowama. O que mais tenho notado é a concentração de milhares de corinthianos, desfilando pelas principais ruas da cidade de Toyota. e pelo que vi jogar o adversário, não tenho receio que não venha passar para a etapa final, afinal, o Timão está mentalizado até o pescoço. A única dúvida do técnico Tite vinha sendo o atacante Guerrero, que até infiltração fêz para jogar essa partida. Com conceito em alta, o atacante Emerson, conhecido por Sheik, que atuou por muitos anos no Japão, deve ser o personagem desta partida.

Administrador de empresas, autor de diversos livros, Max Gehringher, vem sendo a voz única no mercado contando suas várias histórias, convidado que é , constantemente , para proferir palestras a respeito do Mundo Corporativo. Desde cedo, Max, contou que começou a trabalhar com 12 anos na Indústria Cica, localizada na cidade de Jundiái, que dista 90 quilometros de São Paulo. Pois bem. Com sucesso estrondoso por onde passou, até Presidente da Pullmam chegou, largou tudo para falar do conceito de Corporativismo.

Feito apresentação, e o porque desta ilustração, diz respeito a uma excelente entrevista que deu, entrando no mundo da administração do futebol. Suscinto e bem declarado, disse que não se pode definir administração de futebol como de empresas. Em tom de quebra de gelo, falou que nunca vu alguém, fora da empresa, fazer críticas a um profissional trabalhando em 4 paredes e que esse trabalho não é por etapas, como contratos que se faz com jogadores, ou mesmo, torcedores que exigem campeonatos. Disse mais ainda, que fica na histório o dirigente que conquistou títulos e não aquele que soube pagar contas. O que voces acham?

Baseado na informação dada pelo dirigente mandatário alviverde, dizendo a respeito da atual dívida do clube, é que mencionei a matéria acima, pois, se lembramos do esforço feito pelo presidente , Evangelino Costa Neves, que mesmo sem dinheiro conseguiu feitos memoráveis, a impressão do brilhante profissional, Max Gheringer tem muito haver.

Fiquem Com Deus.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A diferença existe ou não?

É indiscutível a diferença de comportamento dos gaúchos para com todo o Brasil. Desculpe minha sinceridade, até acho que muitos poderão se utilizar de outra interpretação, aliás estamos aqui para isso, nos confrontarmos democráticamente, mas o povo do Rio Grande do Sul demonstra ser o mais nacionalista brasileiro. A defesa dos seus costumes e o folclore, não esqueçamos do chimarrão, as bombachas e músicas tradicionais, um palavreado à italiana, enfim a fixação de suas crenças é o que importa.

Enquanto acompanhava na noite de ontem o ambiente festivo que acontecia na Arena Olímpico, com uma programação que beirou a uma solenidade de uma Olímipíada, na inauguração desse estádio moderníssimo, fiquei a imaginar quão forte é essa nação gaúcha, dividido no gostar das equipes do Gremio e Internacional. Enquanto o povo gremista sabedor que o estádio da Copa do Mundo tinha sido escolhido dos colorados, não se fez de rogado, antecipou sua construção criando com isso a notória rivalidade, exigindo que seus inimigos esportivos se esmerem para não ficar atrás.

Da mesma maneira vemos as iniciativas nos comandos desses clubes nas buscas de melhores formações em seus elencos. A verdade é que a dupla GRENAL já ganhou muitos títulos nacionais e internacionais, mercê de posturas administrativas, sim é verdade, mas com olhar mais preciso no gramado. Ontem, o Presidente atual, Paulo Odone, que viveu esse processo de construção dessa Arena, mesmo que perdesse na última eleição do clube paro o lendário, Fábio Koff, recebeu carinhosamente uma grande ovação, que o fez emocionar. São detalhes preciosos que os gaúchos nos contemplam ainda mais se compararmos com nosso Estado que é dividido culturalmente. Lá , nos pampas, a coisa é bem diferente.

Por aqui, não consegui ouvir um suspiro de reprovação dos gremistas por não terem sido convidados a participarcom seu belo estádio a Copa do Mundo. Foram a luta. Sem choradeira mostrando uma enorme capacidade. Imaginem na comparação o que acontece por nossas bandas, a luta dos atleticanos em construir um estádio para a Copa com muitas adversidades. Palmas para os gaúchos.

Rodeado de amigos na Boca Maldita, neste domingo, esse foi um dos assuntos comentados. Porquê desse autofagismo? Não só por isso, em outras classes, o problema é igual. A verdade é que quem faz é repudiado. Não é isso meu grande parceiro, Zig, atleticano, que por muito tempo esteve em cargos relevantes em nosso Estado. Me corrija, Zig, fiquei de certa forma surpreso e valorizado com sua leitura diária dessa coluna.

Fiquem com Deus.




sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mundial de Clubes/2012

Acompanhando o primeiro jogo deste Mundial de Clubes, entre os japoneses e australianos com vitória(1×0) para o time do Sanfrecce de Hiroshima, do Japão, seria bom o time do Corinthians se avivar quanto ao tipo de marcação que é empreendido pelos asiáticos. Claro, que ainda faltando mais um jogo aos japoneses e que será contra o o representante dos Emirados Árabes, terá o técnico corinthiano,Tite, mais uma oportunidade para cientificar-se desta rapidez e forma coletiva de jogar do Sanfrecce. Acredito que esteja passando, aos senhores, como certa a presença dos japoneses como adversário, contudo, a preocupação quanto a essa partida e não contra o Chelsea na final.

Quando estive ao lado do excelente locutor, Edemar Annuseck, pelas ondas da Rádio Tupi de São Paulo, coincidentemente comentei a partida em que o Corinthians Paulista ganhou, em 1990, com gol de Tupãzinho, o primeiro título brasileiro em pleno Morumbi. Também viajando para cobrir jogos do Timão pela Libertadores de América, em 1991, pude constatar a importância do meia, Neto, com aquele grupo de jogadores, tendo o respeito do técnico Nelsinho, hoje no Japão. Portanto, abrindo esse histórico, é sim mais para falar do rapaz hoje muito bem integrado na imprensa, José Ferreira Neto, que é referenciado pelos corinthianos como um dos seus brilhantes jogadores da história.

Na verdade exemplos como, Luizinho Pequeno Polegar, Rafael Chiarella, Rivellino, engraçado que por coincidência foram jogadores que atuaram na meia, somam essa idolatria dos corinthianos, agora, para com Neto . Pois bem. Como a comunicação práticamente é instantânea, todo mundo sabe de tudo pelas redes sociais, vi uma boa entrevista do Neto com o polêmico Marcelinho Carioca, outro nome destacado pelos corinthianos, a respeito de suas presenças no Japão, onde cada um estará liderando um grupo de torcedores que acompanharão esse Mundial de Clubes. Marcelinho, que ganhou em 2000, esse Torneio aqui no Brasil, também mostrou-se preocupado com a rapidez e o toque de bola dos japoneses, ele que já esteve jogando por lá.

Sempre estou recebendo retorno eletrônico quanto a que escrevo, diáriamente. Um deles me emocionou, ao tecer elogios sôbre meu despreendimento nas coberturas desses mundiais, no Japao, com os campeoníssimos Flamengo em 1981 e o Gremio, em 1983. Obrigado, José Gregório Oliveira, das Mêrces, pois, está me permitindo lembrar aquelas façanhas, sem apoio de município e governo. Foi no peito e na raça. Sempre lembrando dos companheiros locutores que estiveram ao meu lado, em 1981 o Lombardi Júnior e em 1983, Carneiro Neto. Isso tudo há 30 anos atrás. Valeu a pena.

A comunicação esportiva esteve representada em 1981, com a Tv.Globo e pelas emissoras, Tupi e Globo, do Rio e Rádio Clube Paranaense. Em 1983, a Tv.Globo fêz Off-Tub, enquanto as Rádios Gaúcha, Guaíba e Gazeta de Carazinho estavam por lá. Emissora de fora mesmo, só a famosa Bedois. Todos ao vivo.

Fiquem com Deus.







quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Romário não dá moleza a dirigentes da CBF.

Se tem uma viagem que demora a chegar e essa que o time do Corinthians fêz, São Paulo à Dubai, por baixo 15 horas batidos sem escalas. Fazendo parte do itinerário para Tóquio, essa parada que tem o valor no preparo biológico e fuso horário, é de muita importancia como uma escala técnica. Como a diferença de fuso horario entre Brasil e Japão é de 11 horas (contando com o horário de verão) à frente, sendo a cidade de Dubai, em 6 horas, acostumar-se o mais rápido é o significado de recuperação de forças. Como já havia informado aos senhores, estive em 1981 ao lado do Flamengo naquela partida frente ao Liverpool, e a escala de mais dias no território americano foi uma boa jogada, pois, quando o Mengão chegou para jogar no Estádio Nacional estava muito bem preparado. Na verdade nada pode atrapalhar e um bom trabalho logístico tem que ser bem preparado, afinal, outra etapa de viagem ainda terá que acontecer até a cidade de Toquio.

Como sempre marrento, o ex-jogador Romário, agora na condição de Deputado Federal, vai à busca de assinaturas (171), para uma CPI na CBF. Portando vários documentos para a devida argumentação, Romário, quer colocar fogo na fundanga. Se vai conseguir, não posso adiantar, afinal, em outra oportunidade a bancada federal que tinha o Eurico Miranda em Brasilia, rasgava qualquer procedimento contra a entidade. Pelo menos e de se prestigiar a atitude do “baixinho”, que conhece bem os atalhos da Confederação, pois, transitou lá por muito tempo.

Especulações a mil pelo Brasil. É jogador indo outro chegando, mas pouca coisa que viesse a ilustrar opiniões. Uma que se der certo é a volta do Kaka ao futebol brasileiro jogando pelo Corinthians. Por aqui em nossa aldeia, o Coritiba buscando “reforços” como o atacante Artur que jogou pelo Paraná Clube, mais um jogador do empresário Sérgio Malucelli. Estou achando pouco para quem alardeou que com a vinda do Alex outros excelentes jogadores estariam sendo contratados. A verdade é que falta ambição para os nossos clubes.

Volta o assunto a respeito de onde o Atlético jogará o Campeonato Brasileiro/2013. A direção do Coritiba, Vilson de Andrade, já antecipou que com o Petráglia no comando do Furacão, sem conversas. De certa forma ficou fácil para essa demonstração, pela maneira como o mandatátrio atleticano se jogou no assunto, ainda nessa temporada. Argumentos não faltarão para cientificar essa desaprovação.Então, é de se pedir, que os dirigentes se manifestem mais no futebol que na política.

Enquanto isso, bem próximo a nós, esta o futebol catarinense que cresceu e de forma assustadora nessa temporada. Passou por cima do futebol paranaense. Quem é que vai me contestar! É só verem os classsificados para a Série B. Enquanto o time do Criciuma representará o Estado de Santa Catarina na Série de Elite, Joinville, Avaí, Figueirense e Chapecó, jogarão na B. Com a palavra as equipes do interior do nosso Estado. Acho que a Federação Paranaense poderia intervir com melhores iniciativas.

Fiquem com Deus.





terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Japão não será o mesmo.

Com a torcida que tem o Corinthians Paulista, nada pode ser considerado como anormal, pelo clamor popular que tem esta grande equipe do futebol brasileiro. Já não existe mais aquele sonho de chegar um dia a disputar o título mundial de clubes. Agora é realidade. Depois das façanhas de um Santos, Flamengo, Gremio, São Paulo e Internacional, faltava essa brecha para os corinthianos. A pureza , se ainda existe no futebol, é a marca do sentimento de torcedor. Ainda bem. Sem ele , onde estaria a nossa bola. Pois bem. Nao se tem na história do mundo um deslocamento de quase 20 mil pessoas saindo de um continente par outro. Só poderia ser de corinthianos. Cada um com sua época, onde já tive essa felicidade por estar em duas oportunidades, no Japão, na cobertura desse evento, aquela do Flamengo(81) e outra com o Gremio(83), jamais poderia imaginar que esse bando de loucos teria a grande chance de estar e conquistar o maior título de um clube.

Mudança na condução do Flamengo, Ontem, com mais de 5 mil conselheiros, escalaram um personagem para seu quadro de dirigente. Tratá-se de Edmundo Bandeira Mello. Fora os cariocas, acredito que pouca gente poderia dizer quem é a figura, chega com o apoio de ilustres flamenguistas como Márcio Braga, Zico e Júnior, estrêlas desse maior clube popular do Brasil.

O paranaense, Roberto Braatz, considerado um dos melhores auxiliares de campo, jubilado pelos seus 45 anos, está sendo guindado a conduzir a Presidência da Associação dos Árbitros do Estado do Paraná. Bom nome, com excelente imagem deixada por sua conduta ilibada e profisional, e que esteve incluído no último mundial de futebol na África, poderá melhorar e muito o quadro de árbitros que anda muito enfraquecido.

A exigente torcida cruzeirense não gostou da contratação do técnico Marcelo Oliveira. Tudo isso pela grande rivalidade que existe nas Alterosas. Como Marcelo viveu o tempo todo no Galo, inclusive tendo sido um brilhante jogador, mesmo estando em sua terra terá que ter muita sorte para lutar contra às contrariedades. Como sua passagem pelo Vasco da Gama , tenha-lhe atrapalhado, começará uma nova vida esportiva. Sendo um bom moço, educado e tendo uma paz interna, claro que chances terá de se recuperar.

Que beleza, ontem, o jantar de confraternização da Confraria Amigos da Bola. Outro recorde batido. Gente “nova” aparecendo no pedaço se juntando a boa mesa e conversa. Em estudo para o próximo ano, a entrega mensal de uma placa a um personagem de destaque. A oratória final foi do excelente Durval Monteiro, desejando em nome da Confraria, um Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

Fiquem com Deus.









domingo, 2 de dezembro de 2012

Sorteio da Copa das Confederações.

A não ser o erro grotesco do cidadão, Alex Atala, dizem que é o melhor chef de cozinha, tudo teria sido às mil maravilhas. Fico a imaginar o que o Secretário Geral da Fifa, Jerôme Valcke, tenha pensado falar no duro, a simplesmente dizer que foi mal, na troca da bolinha do Grupo A com a B. Enfim, foi o momento desconcertante da cerimônia, mas que em outros requisítos esteve a contento. Principalmente, o excelente comando da jornalista e acostumada a esses encontros, Glenda Koslowski, assim como na surprêsa agradável do lateral campeão do mundo, Cafu, que adentrou ao recinto com a bola que será utilizada nesta Copa das Confederações. Como ele mesmo disse, se chamará Cafusa, por coincidência e nada tendo haver com seu apelido, e sim atribuida a carnaval, futebol e samba.

Antes, a boa oratória do Presidente da Fifa, Joseph Blatter, se posicionando com boa expectativa que tem a respeito dessa presença do Brasil, como sede e a força do Governo Federal, além da valorização do país do futebol. Após, Marin pela CBF, também, dando crédito a tudo que vem acontecendo como a organização geral. Gostei, também, da fala da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ao citar nomes como do Felipao e Parreira, como os ex-jogadoes, Ronaldo Fenomeno e Bebeto. Claro, não deixou de dizer ao mundo sobre o momento bom da economia brasileira, hoje classificada como a sexta..

Como um final de feira, o time do Coritiba se despede em casa no jogo desta tarde contra o já rebaixado Figueirense. Se a imprensa paulista critica o Santos com 53 pontos, ontem ganhou do Palmeiras por 3x1, o que dizer, nós aqui da aldeia, com os 45 pontos que o alviverde conseguiu neste ano. Na verdade foi decepcionante. Pelo menos espero que vença o jogo de logo mais, pois se não o fizer, deixará somente a marca de 1 ponto acima dos que cairão, Sport, Bahia ou Portuguesa,  com os declasssificados, Atletico de Goiás, Figueirense e Palmeiras.

Tenho escutado muitas explicações, mas , sem nenhum convencimento, mas que  diretoria do Coritiba precisa se mexer, nenhuma dúvida, principalmente, com mudanças radicais no seu comando técnico e ter posição firme quanto aos jogadores que ficarão para a próxima temporada. É muito comodo, iniciar o ano no Paranaense, afirmando que jogará com os reservas e juniores. Cuidado, pois, no primeiro mal resultado, a casa caí, sem esquecer de uma Copa do Brasil em Fevereiro/ 2013.

É sempre bom lembrar os bons confrades dos Amigos da Bola, que amanhã (3/12) no "velho" Restaurante Cascatinha, teremos mais um jantar de confraternização, sendo este o último do ano, com retorno em Fevereiro/2013. Para quem começou com 4 integrantes, Aladim, Hidalgo, Drejer e Luis Claúdio, com alegria já chegamos a marca de 30 participantes. Apareçam.......

Fiquem com deus.