sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mundial de Clubes/2012

Acompanhando o primeiro jogo deste Mundial de Clubes, entre os japoneses e australianos com vitória(1×0) para o time do Sanfrecce de Hiroshima, do Japão, seria bom o time do Corinthians se avivar quanto ao tipo de marcação que é empreendido pelos asiáticos. Claro, que ainda faltando mais um jogo aos japoneses e que será contra o o representante dos Emirados Árabes, terá o técnico corinthiano,Tite, mais uma oportunidade para cientificar-se desta rapidez e forma coletiva de jogar do Sanfrecce. Acredito que esteja passando, aos senhores, como certa a presença dos japoneses como adversário, contudo, a preocupação quanto a essa partida e não contra o Chelsea na final.

Quando estive ao lado do excelente locutor, Edemar Annuseck, pelas ondas da Rádio Tupi de São Paulo, coincidentemente comentei a partida em que o Corinthians Paulista ganhou, em 1990, com gol de Tupãzinho, o primeiro título brasileiro em pleno Morumbi. Também viajando para cobrir jogos do Timão pela Libertadores de América, em 1991, pude constatar a importância do meia, Neto, com aquele grupo de jogadores, tendo o respeito do técnico Nelsinho, hoje no Japão. Portanto, abrindo esse histórico, é sim mais para falar do rapaz hoje muito bem integrado na imprensa, José Ferreira Neto, que é referenciado pelos corinthianos como um dos seus brilhantes jogadores da história.

Na verdade exemplos como, Luizinho Pequeno Polegar, Rafael Chiarella, Rivellino, engraçado que por coincidência foram jogadores que atuaram na meia, somam essa idolatria dos corinthianos, agora, para com Neto . Pois bem. Como a comunicação práticamente é instantânea, todo mundo sabe de tudo pelas redes sociais, vi uma boa entrevista do Neto com o polêmico Marcelinho Carioca, outro nome destacado pelos corinthianos, a respeito de suas presenças no Japão, onde cada um estará liderando um grupo de torcedores que acompanharão esse Mundial de Clubes. Marcelinho, que ganhou em 2000, esse Torneio aqui no Brasil, também mostrou-se preocupado com a rapidez e o toque de bola dos japoneses, ele que já esteve jogando por lá.

Sempre estou recebendo retorno eletrônico quanto a que escrevo, diáriamente. Um deles me emocionou, ao tecer elogios sôbre meu despreendimento nas coberturas desses mundiais, no Japao, com os campeoníssimos Flamengo em 1981 e o Gremio, em 1983. Obrigado, José Gregório Oliveira, das Mêrces, pois, está me permitindo lembrar aquelas façanhas, sem apoio de município e governo. Foi no peito e na raça. Sempre lembrando dos companheiros locutores que estiveram ao meu lado, em 1981 o Lombardi Júnior e em 1983, Carneiro Neto. Isso tudo há 30 anos atrás. Valeu a pena.

A comunicação esportiva esteve representada em 1981, com a Tv.Globo e pelas emissoras, Tupi e Globo, do Rio e Rádio Clube Paranaense. Em 1983, a Tv.Globo fêz Off-Tub, enquanto as Rádios Gaúcha, Guaíba e Gazeta de Carazinho estavam por lá. Emissora de fora mesmo, só a famosa Bedois. Todos ao vivo.

Fiquem com Deus.







Um comentário:

Vitor Sanches disse...

Prezado Capitão Hidalgo,
É com grande satisfação que me dirijo a você. Peço me permita chama-lo dessa forma, com todo respeito, pois ainda és jovem, assim como eu, já que temos praticamente a mesma idade.
Lembro-me de te-lo visto em ação no Pacaembú, em um jogo Corinthians x Juventus, no final dos anos 60. De lá pra cá voltei a revê-lo nos gramados, com a camisa do XV, lá no Barão de Serra Negra, em Piracicaba (meu tio Antoninho Maldonado era dirigente do clube) e, no final dos anos 70, em uma partida entre o Coritiba e Palmeiras, no Parque Antárctica.
Lamento, entretanto, que não existam imagens disponíveis, grandes e com boa resolução, dos times do CA Juventus e do XV de Piracicaba de que você fez parte. As imagens que conheço são pequenas, como aquelas existentes no Blog 3º Tempo, do Milton Neves.
Caso possua algumas em seu arquivo pessoal e possa me enviar cópias por e-mail, fico-lhe MUITO GRATO, pois pretendo utilizar as imagens para confeccionar times de botão que certamente acrescentarão muito em minha coleção!
Sim, sou um adepto desse esporte desde os tempos de garoto e todos os meus times de botão são produzidos com imagens dos jogadores, como ocorria nas coleções vendidas em bancas de jornais na década de 60.
Para não me alongar demasiadamente, fico por aqui, agradecendo por sua atenção e gentileza.
Um grande abraço, sucesso, saúde e paz!
Vitor
vsbotonismo.blogspot.com.br