terça-feira, 23 de julho de 2013

Neve de 1975. Uma surpresa agradável.

Foi no dia 17 de Julho de 1975. Morando na Rua João Negrão, nesta época estava iniciando a minha carreira na Rádio Cultura onde seu estúdio localizava-se no prédio da esquina das ruas, José Loureiro com a Barão do Rio Branco. Nestes 150 metros, até chegar a emissora, lembro-me que até portava um guarda chuva aberto, mas, a sensação era esquisita pela baixa temperatura e flocos caindo a minha frente. O programa que participava, Viva o Futebol, no qual tinha uma expressiva audiência, era comandado pelo hoje Secretário Especial da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, e ao meu lado o especialista no futebol, Borba Filho. Para quem não sabe, principalmente esta geração, o Mário Celso fazia uma comunicação bem alegre, ainda mais quando tinha em mãos sua inseparável corneta que agitava até em jogos do Atletiba. Pois bem. Quando cheguei ao estúdio, estava ele na janela empunhando um microfone numa mão e a corneta na outra gritando para que todos acordassem, pois, estava nevando em Curitiba.

Nenhuma dúvida quanto a essa emoção. O centro da cidade ficou um alvoroço onde as pessoas buscavam comprar rolos de filmes para suas máquinas fotográficas. A demanda foi tão grande que em pouco tempo ninguém encontrava mais o produto no território. Era tanta a neve que muitos usaram suas criatividades, e o que mais ví foram carros parados e bonecos criados na densidade da neve. A qualquer que fosse o motivo era um pedindo a outro para “sacar” fotos das famílias unidas e penduradas em registrarem aquele fato histórico. Casas com seus jardins esverdeados, então, um prato cheio para um sorriso eternizado pelo momento. Como não se tinha uma tecnologia tão avançada, como nos dias de hoje, as lojas específicas mandavam revelar aqueles milhares de rolos com demora de pelo menos uma semana. Tal não era o desespero de aguardarem, afinal, imaginem se algum problema viesse acontecer. Quem viveu esse momento jamais esquecerá. Foi um dia diferente, isso é incontestável.

O povo brasileiro de braços abertos soube como recepcionar o Papa Francisco, pois, desde o momento de sua chegada ao Aeroporto do Galeão, o aplaudiu e o seguiu às ruas da cidade do Rio de Janeiro. Demonstração de carinho e fé à Sua Santidade, neste momento de crise em nosso país, a sua forma humilde de apresentação poderá alavancar as esperanças da nosso continente. Me faz bem sentir que a nossa nação volta a praticar um exemplo, principalmente, aos políticos que acima de tudo de entenderem e agirem com decência, afinal, o poder emana do povo.

Enquanto isso, muitas cidades foram brindadas. Aqui, no Estado do Paraná, há um registro que mais de 10 municípios tiveram a chegada nesta madrugada fria da neve. A região da cidade de Guarapuava foi a mais intensa. Até em Ponta Grossa. Neste momento, em Curitiba, faz 1 grau positivo, e a galera continua na espera da beleza da natureza. Hoje, de forma mais moderna, não faltarão as super máquinas fotográficas, celulares, etc...

Como o futebol é pródigo em notícias, pelo menos nessas 48 horas, as atenções estarão voltadas ao Papa Francisco e a neve no sul do Brasil. Sobrou, então, a espectativa do Galo Mineiro ganhar do Olímpia do Paraguai que acontecerá amanhã no Mineirão.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.

Nenhum comentário: