domingo, 23 de março de 2008

Lei do passe.

A página esportiva de a Gazeta do Povo, abre neste domingo, uma matéria à respeito da Lei Pelé ( Lei do Passe). Como o assunto é por demais importante, gostaria de sentir dos editores de esportes, desta referência em jornalismo, uma idéia de se estabelecer um simpósio a respeito. Pessoas ligadas no futebol , principalmente, atletas do passado, do presente, dirigentes que conviveram em outras épocas, os atuais e a imprensa, afinal, o consenso seria estabelecido como regra geral. Enfrentei o "Rei" muitas vezes e tive o privilégio, em torno de seis meses, estar ao seu lado, em treinamentos no Santos em 1969. Na época a classe exigia do crioulo, por sua fama, uma participação forte para eliminar a escravatura futebolística. Como vivi este momento de sofrer na carne o despreparo da lei e a frieza do dirigente, fiquei parado quase um ano desta atividade . Imagine você estando no maior time do mundo contando com a indicação do extraordinário Zito e não podendo jogar por birra e conceito de lei. O sofrimento era de todos e faziam gato e sapato dos jogadores. Quer, quer, não quer não joga mais e muitos pararam pelo caminho, infelizmente, como verdadeiros artistas mas, pobres e levando a peche de ignorantes.
Minha gente, nem tanto a terra nem tanto o céu. Encerrando sua carreira de sucesso, Pelé chegou a Ministro dos Esportes, no governo de Fernando Henrique. Pelo menos iniciou um melhor tratado. Hoje passado 10 anos da lei torná-se necessário uma revisão geral, principalmente, cuidar dos atravessadores, que não jogam, não são craques, e "infernizam" os principiantes da matéria. É tempo de um outro estudo mas de qualquer maneira estou atento à qualquer convite, afinal, vivo na bola a precisamente 48 anos, jogando e comunicando.
Mãos à obra.

Um comentário:

Anônimo disse...

legal que aqui podemos comentar sem precisar se cadastrar e pegar senha... o edemar a. lá no blog dele poderia usar esses termos também... é só uma idéia... nem isso posso escrever no site dele sem o maldito "login".