quarta-feira, 12 de março de 2008

Placar na Suécia.

Corria o ano de 1958. No calendário mais uma oportunidade do futebol brasileiro chegar a um título mundial. Depois de ter fracassado em 50, em pleno Maracanã, a Seleção Brasileira voltava da Suiça, em 54 , com mais uma decepção. Moleque de rua, jogando futebol de meia (bons tempos), eu me instalava na barbearia do Sr. Vitor, na Rua Padre Raposo, no adorável bairro da Moóca, em São Paulo. Claro, aguardando pela famosa dupla de locutores, os inesquecíveis Pedro Luís e Édson Leite, da Rádio Bandeirantes. Tinha meus 14 anos e quando Gilmar, Djalma, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Zito, Didi, Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo entravam em campo, parava o país. O rádio para se ouvir era de válvula, o som subia e descia, e a cada gol a vibração. Placar na Suécia, o Brasil vence. Nunca mais esqueci. Os tempos foram passando e, quiz o destino, já como jogador de futebol, que eu tivesse o privilégio de atuar contra vários campeões do mundo. Mas parecia que faltava no meu consciente saber mais desta façanha brasileira. Já trabalhando no rádio, numa dessas oportunidades, chego neste país lindo com uma população em torno de 9 milhões de habitantes e uma renda per-capita de fazer inveja. Foi em 1988. Com a diferença de 30 anos da história fui conhecer, Udevala, Gottemburgo, Malmoe e finalmente Estocolmo.
Ao lado do companheiro, Alfredo Ribeiro, passamos horas agradáveis olhando o "famoso" Estádio de Rasunda, na verdade localizado em Solna, uma comunidade próxima a capital dos suecos. Foi num sábado, e gentilmente abriram o portão de acesso ao gramado. Teríamos no dia seguinte a festa dos 30 anos da conquista brasileira, com os mesmos anfitriões, numa partida que terminou empatada em 1x1. Lembrei-me deste fato, pois, o próximo amistoso da equipe brasileira será contra a Suécia, valendo 50 anos de história, só que de uma forma diferente. Será em Londres. Nada a ver. Placar na Suécia... como é bom lembrar.
Quem não conta dinheiro, conta história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Capitão

Vou lhe dar uma dica,se quer que esse blog tenha bastante visitas terá que fazer parcerias e divulgçao dentro da web,nao resolve fazer o trabalho boca-boca pois na internet as pessoas gostam de clicar nos links e ir as paginas que chamam sua atençao.

Estou a disposiçao para colocar um banner do seu blog no meu site.

wwww.vozdocoxa.com

albano.coxa@uol.com.br

Albano

SAV