segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atlético leva o 2º turno por sua regularidade.

Quando existe uma disputa de um campeonato em dois turnos, caso do formato paranaense que proporciona a todos os 12 clubes as mesmas chances, o que define na verdade na sua parte final é a questão da regularidade. Foi com essa regularidade que proporcionou ao time atleticano uma excelente campanha no 2º turno, e mesmo que tenha perdido sua invencibilidade, ontem, na cidade de Ponta Grossa para o Operário, não lhe tirou mérito para a disputa final do Estadual. Portanto, a meu ver foi salvo o campeonato paranaense com a dupla ATLETIBA, disputa essa que começará no proximo domingo na Vila Olímpica. Serão dois jogos sem imagem da televisão. As duas equipes estarão se preparando, sem antes dizer, que o Coritiba jogará com um time de reservas neste meio de semana lá no interior da Paraíba, pela Copa do Brasil, e o técnico, Arthur Bernardes do Furacão contará com os retornos do Zézinho e Crislan, que muita falta fizeram neste último jogo.

Como nesta última rodada havia interesses de todos os lados, principalmente, nas partidas entre Coritiba x Londrina; OperárioxAtlético e Jotinha Malucelli, preconizava-se muitas coisas, inclusive, premiações na base da “mala branca”. Contudo, a utilização dessas premiações oferecidas aos clubes que precisavam de pontos necessários para seus objetivos, foram necessários pela falta da regularidade ao longo do campeonato. Portanto, como sempre tenho dito, uma coisa é jogar normalmente pela técnica e outra é por superação. Só isso bastaria nessa argumentação de fatos.

Chegando a cidade de Ponta Grossa, isso por volta das 11 horas, já notava que torcedores faziam suas contas. No caso do time do Operário, além de ter que ganhar seu jogo contra o Furacão, precisaria também, contar com uma derrota do Jotinha que jogaria contra o Toledo, para ganhar a vaga à Série D brasileira. No meio disso ouvi lamentações dos torcedores princesinos que não deixavam de comentar a derrota do seu time , mesmo que jogando em casa contra o último colocado, o Nacional que já estava virtualmente rebaixado.

Por outro lado a imprensa de Londrina, que esteve presente nos dois estádios, Couto Pereira e Germano Krueger, entendia que a classificação poderia sair do próprio esforço do time do Tubarão, e que mesmo asssim, sabia que havia um prêmio da diretoria londrinense ao time princesino. Contudo, o engraçado é que os jogadores do Operario, que buscavam a vaga á Série D, tinham conhecimento da existência de uma oferta aos jogadores do time do Toledo para ganhar o jogo contra o Jotinha.

Quando aqui esteve, isso em rodadas passadas, vi o time do Londrina conseguir um empate a duras penas contra o Furacão. Comentando o jogo pela Rádio 95.7-Rádio CAP, dizia aos companheiros que dificílmente essa equipe chegaria, pois, mostrava deficiência defensiva a ponto do seu técnico, Cláudio Tencape, ter jogado o 2º tempo inteiro na retranca. Portanto, consumado a crítica, o que se viu na partida contra os Coxas, ontem no Couto Pereira, ao perder por 3 gols a um, o Tubarão se “afogou” ao chegar fraquejado com seu sistema defensivo. Para quem não acreditava e que especulava a condição de um time com a idade média entre 18 a 20 anos, está ai o Atlético na final, mostrando que muita coisa deve ser analisada por aspectos mais modernos.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.

sábado, 27 de abril de 2013

Bola dividida entre Pelé e Romário.

As redes sociais estão com a bola toda, afinal, são tantas as discussões envolvendo estrelas do passado, falo específicamente do futebol, que o mundo da fofoca esportiva é melhor do que esperar por um alento considerável da equipe nacional do Brasil. O falatório está entre os ex-jogadores , Romário e Pelé, que vão se estranhando em recados. Tudo começou com o “baixinho” criticando o “Rei” porque este disse que seria melhor pegar os jogadores do Corinthians, afinal, estão mais entrosados para melhorar o rendimento coletivo da seleção. Com isso, o Romário soltou aquela que ele gosta “É minha gente, o Pelé quando fala é um poeta” , pois só diz m….. Por outro lado o Pelé respondeu “ Não respondo para um ignorante”. Agora, a coisa pesou quando Romário disse que o Pelé fala muito em Deus e nunca admitiu a Sandra como sua filha , e nem ter ido ao seu falecimento. A coisa extrapolou, infelizmente.

Não tendo nada a declarar. Foi engraçada a última entrevista do ex-jogador, Ronado Fenômeno, que perguntado a respeito do assunto acima, fez uma cara irônica, respondendo que se a entrevista estava pautado nessa matéria, sorrindo disse, então acabou a entrevista. A galera presente gargalhou. Depois, mais pausado, disse que o Felipão vai calar a boca de todos. Como sempre saiu-se bem. Pensando bem, o Ronaldo é um cara de boa paz.

Nunca é demais salientar, que o resultado da rodada final, de amanhã, neste returno do Paranaense, em nada vai interferir o projeto elaborado pela diretoria do Atlético Furacão. Claro, que o sucesso desta empreitada invicta dos “menudos”, hoje classificada como um “Ovo de Colombo”, tomou esse rumo muito mais pela inédita iniciativa e pelos resultados. Qualquer que fôsse a crítica, e foram várias, bastou chegar na rodada final buscando um título para entenderem que valeu e muito. Portanto, mesmo que o entrelaçamento dos números não venham ser favoráveis, envolvendo as partidas de CoritibaxLondrina e Operáriox Atlético, o departamento da base atleticana já é considerado campeão. Mas, como os “garotos” querem mais, um ATletiba para fechar o campeonato não está fora dos própositos.

Deixo um lembrete a quem possa interessar, olhando mais pelo aspecto da tristeza, ao comentar o atual futebol do interior paranaense. O emprobecimento que vivem as equipes, e que em outros tempos fizeram parte da bonita história do nosso futebol, pode-ser notado à distãncia ao lembrar feitos de um Maringá, Londrina, Paranavaí e mesmo do União Bandeirante da Família Meneghel. Como existia na época os políticos interessados a colaborar na manutenção de bons times, sobretudo com a idéia de se ter uma boa imagem da própria cidade, caiu por terra com a criação da Responsabilidade Fiscal das Prefeituras. Portanto, a crise é grande, e a utilização de empresários ”estrangeiros”, também não resolveu nada

O técnico Marquinhos Santos, do Coritiba, decidiu e a diretoria acatou ou vice-versa, encontrou um argumento ao criar um programa estratégico e que venha solucionar a possibilidade do time conseguir ótimos resultados nas participações dentro da Copa do Brasil e na busca do Título Estadual. Será então, amanhã, enfrentando o time do Londrina com todos os titulares e ir para o interior do Estado da Paraíba( Souza), com o time de reservas. Com isso eliminaria o cansaço da tropa. Como nem sempre o lado teórico vence a prática, entendo boa a iniciativa, até porque o time paraíbano do Souza é bem fraco, e se algum problema acontecer tudo será resolvido aqui no Estádio Couto Pereira.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A cabeça do Felipão está um trevo.

Vou ao encontro do torcedor brasileiro que viu, na noite passada, mais um vexame da Seleção Brasileira de Futebol. Sim, foi um empate em 2×2, deixando uma mostra cristalina que está faltando muito para encontrar a verdadeira qualidade. Quem mostrou um bom futebol foi seu adversário que jogando em velocidade poderia ter ganho no 1º tempo da partida. A onda criada é que esse amistoso foi para escolher alguns jogadores no intuito de convocação à Copa das Confederações. Essa idéia para mim foi para o vinagre, pois até acredito em sã consciência, que o técnico Felipe Scolari não tenha conseguido dormir na busca de somar alguns requisítos desses jogadores que foram convocados para o amistoso. Depois do jogo ficou claro a dificuldade em escolher um jogador para compor o time de “estrangeiros” que jogará a Copa das Confederações. Como último amistoso foi péssimo, antes da convocação definitiva marcada para o dia 14 de maio, poucos serão aproveitados pela bola que jogaram. Olha que nem o jogador Neymar seria convocado.

Os erros na estratégia da Seleção Brasileira de Futebol já vem de muito tempo. Não é de hoje, e a prova é que mesmo com criticas distribuidas ao ex-presidente, Ricardo Texeira, não se pode negar que a experiência falaria mais alto. O que está no poder, Marin, anda atordoado e com imagem desgastada desde sua época de político.Portanto. nota-se que ninguém o respeita e o conflito com o Governo Federal só aumenta em insatisfação. Com todo respeito que tenho ao bom profissional, Carlos Alberto Parreira, onde nutro muita simpatia por sua categoria e conhecimento de causa,já deve ter notado que a fraqueza na escolha do técnico Felipão foi pior a emenda que o soneto. Está tão perdido, minha gente, que ainda após o jogo andou distratando alguns integrantes da imprensa, prova evidente que não está seguro de nada.

Alguém pode colocar dúvida que o futebol alemão virá com tudo para ganhar a Copa do Mundo em 2014 ? Depois desses resultados de goleadas contra os times do Real Madrid e Barcelona, é um aprova suficiente cabal do grande momento que vivem os jogadores do Bayern e Borussia. Agora é aguardar pelos jogos de volta e a consagração dos dois times alemães que farão uma festa para o mundo do futebol aplaudi-los. Há quem diga que o europeu dá mais valor a esta competição, Liga dos Campeões, do que uma Copa do Mundo. A verdade é que eles respiram as tradições dos seus clubes.

Não deu outra e o Paraná Clube está saindo da Copa do Brasil, por não ter mostrado condições técnicas e desorientação coletiva, para ganhar do time do São Bernardo, que veio a nossa cidade e ganhar (3×2) de presente sua classificação. A nota destoante é que a diretoria do Tricolor colocou em cheque a continuidade do técnico, Toninho Cecílio, em nunca ter respondido a perguntas da imprensa se renovaria o contrato do profissional. Quer dizer, por sua experiência, Cecílio, sabia de antemão que se não ganhasse o jogo seria demitido. Até agora, não tenho essa informação, mas pelo procedimento, vai -lhe custar o cargo.

Precisará muito empenho os jogadores, do Coritiba, para enfrentar uma maratona de jogos de importância nesses próximos dias. Vejam a escala dos jogos díficeis que virão pela frente. Domingo, no Couto Pereira, receberá o time do Londrina e depois aquela viagem para o Município de Souza, no interior da Estado da Paraíba, onde na 4ª feira enfrentará o Souza valendo a Copa do Brasil. Retornando, o time alviverde disputará contra o Atlético ou Londrina a final do Estadual. Serão dois jogos intercalados, com a possibilidade da volta do jogo contra o Souza, se não estabelecer uma vitória com diferença de dois gols. Aliás, por falar nisso, os jogadores do Coritiba estariam dizendo que ainda não engoliram o vexame sofrido no último domingo e que gostariam de ir a forra contra Atlético. Com isso, então, mesmo perdendo lá em Ponta Grossa, o Furacão disputaria a final do campeonato. Será isso uma colher de chá. Tenho minhas dúvidas.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Furacão jogará em Curitiba.

O Tricolor da Vila volta a jogar nesta Copa do Brasil, partida de retorno contra a equipe paulista do São Bernardo, no Estádio do Janguitão. Jogo está programado para logo mais a noite. Na partida de ida houve um empate(1×1), sendo bom considerar que a equipe adversária jogou sem seu elenco titular, pois, na oportunidade disputava o Paulistão. Pelo lado paranista, acredito que a diretoria já esteja trabalhando visando o Brasileirão, e mesmo que ainda não tenha recebido a grana na venda do terreno no Tarumã, não pode perder tempo. Mostrando o elenco ter sofrido com seus altos e baixos, sobretudo na condição técnica nesta temporada no estadual,a torcida está ansiosa por saber quem será o técnico nesta nova etapa. Pelo movimento tudo faz crer que o atual, Toninho Cecílio, tenha-se desgastado e outro será contratado. Em todo caso neste jogo será ele , Cecílio, que comandará a equipe. Não é por nada não, mas as várias expulsões deste profissional, deve ter deixado a diretoria com a pulga atrás da orelha, pois, tudo é passado por um desequilibrio emocional.

Derrubada a liminar que foi proposta pelo time do CSP, da Paraíba, fica agora a Federação Paraibana com a incumbência de escalar o time do Souza, a enfrentar o time do Coritiba nesta Copa do Brasil/2013. Sempre é bom lembrar que o Verdão já esteve nesta cidade no interior do Estado na semana passada, e que de certa forma a não realização deste jogo fez com que a Comissão Técnica mudasse toda sua estratégia, afinal, agora fica embolado para jogar uma decisão no Estadual e a participação nesta Copa do Brasil.

Quem esteve, ontem, nos estúdios da Rádio 95.7-Rádio CAP, foi o Presidente do Furacão, Mário Celso Petráglia. Nesta sua participação no Programa de Esportes, que é levado ao ar diariamente das 18 às 19 horas, falou do atual momento do clube, demontrando estar satisfeito com o rendimento da equipe do sub-23, com a equipe titular que já passou pelo primeiro obstáculo da Copa do Brasil e também das obras da Arena. Aproveitou o momento para dissecar todas as dúvidas aos seus torcedores em confirmar o Estádio Durival Brito e Silva para o mando dos jogos no Brasileirao/2013, e ainda com tempo de responder a dezenas de perguntas formuladas pelos sócios do clube.. Notei que o dirigente, Petráglia, está muito contente com o atual momento, afinal, está indo muito bem com o que foi planejado

Que surra levou o tão decantado time do Barcelona, ontem, quando enfrentou o time alemão, Bayern Munique, partida válida pela Liga dos Campeões, realizada no Stadium Alianz na bonita cidade de Munchen. Com o resultado de 4xo a favor dos alemães, qualquer que seja um prognóstico positivo da recuperação do time espanhol, será muito difícil achar que o Barcelona irá conquistar sua classificação, ainda mais, que o seu melhor jogador, Messi, vem mostrando estar com problemas físicos.

Como diria o saudoso locutor esportivo, Fiori Gigliotti, ” O tempo passa torcida brasileira”, e penso que passou mesmo. Foi a época em que parava o país e o torcedor maravilhado, ouvindo pelas ondas do rádio, as transmissões nas vitórias do futebol brasileiro que contava com excepcionais jogadores, que nutriam uma satisfação enorme em jogar, sobretudo, pelo amor ao selecionado nacional. Hoje a situação está muito diferente, afinal, não saberia dizer se todos os desportistas estão sabendo que hoje a equipe brasileira jogará amistosamente contra o time chileno nas Minas Gerais. Como a situação de momento do nosso futebol não é de calmaria, muito pelo contrário, estão dizendo que o técnico, Felipe Scolari, tirará suas dúvidas neste confronto de logo mais no Mineirão. Fico a imaginar se o time não jogar bem, como será a gritaria da imprensa brasileira.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.

terça-feira, 23 de abril de 2013

O target de cada emissora.

Bem antes do esperado, o acordo operacional entre a Rádio 95.7 e Atlético Paranaense, que integra a marca Rádio CAP nos programas e jornadas esportivas, o volume de audiência da emissora subiu de forma extraordinária a ponto que no domingo por conta do clássico ATLETIBA, bateu o recorde no streams tanto na emissora como pela Rádio WEB e site do Furacão. Não há a menor dúvida que essa inovação irá cada vez se fortalecer perante os torcedores em geral. A princípio houve uma tentativa no mercado, principalmente, no interesse de outras emissoras em desgastarem essa nova maneira de cobertura, exclusiva, de um time de futebol. Para quem não sabe, já acontece, em São Paulo, pois a Rádio Tupi 1150 AM, faz o acompanhamento da Portuguesa de Desportos. No sul foi criada a Rádio GRENAL. Conheci um grande comunicador carioca na área esportiva, Orlando Batista, que através das Rádios Mauá e Continental, dava preferência aos jogos do Vasco da Gama. Antes que alguém venha contrariar, é verdade que essas emissoras falavam de outros clubes, de maneira diferente da Rádio 95.7, que só transmite os jogos do Furacão.

Quem estava radiante, ontem, no Centro de Operações Esportivas da Rádio 95.7 FM, era o seu proprietário, Paulo Malucelli, ao apresentar os números que a equipe de esportes havia conquistado na transmissão, de domingo, entre o Atlético e Coritiba. O estudo que se faz é necessário na realidade mercadológica e mostragem, chegando na conclusão que escolher uma transmissão é melhor do que dividir na tentativa de agradar a todos. Na conclusão que se chega torná-se ineficiente. Na verdade estou relatando o fato do interesse esportivo onde a pessoa busca saber somente assuntos do seu clube. Exemplificando, também, posso dizer que a discussão é boa, haja vista, que os proprietários de emissoras buscam, também, através do seu target, uma idéia de projetar em suas programações o devido encorpamento jornalístico para um efeito de perfil.

Mais uma amistoso da Seleção Brasileira de Futebol, este jogo será contra a equipe do Chile no Mineirão, que não levará a lugar algum. Confesso que estou cada vez mais receoso neste processo de avaliação dos jogadores paa a próxima Copa das Confederações. Aliás, ainda ontem, no Programa Bem Amigos, ouvi do artista da bola, Roberto Rivellino, que os dirigente e comissão técnica ainda estão perdidos em suas avaliações. Se ja não bastasse e para complicar cada vez mais, não é que o técnico Felipe Scolari, está andando em direção errada na política do futebol, ao fazer defesa do mandatário da Confederação, o Sr. Marin, interpelando o ex-jogador Ronaldo Fenômeno. A coisa está pegando porque, o Ronaldo já dirigiu seu voto no futuro para o Andrés Sanches, ex-dirigente do Corinthians e da própria CBF. Que beleza!

O dirigente mandatário do Coritiba, Vilson de Andrade, declarou que sua equipe em campo ainda não se encontrou porque alguns jogadores estão jogando abaixo do esperado e quando engrenarem a situação será bem diferente. O problema é saber quando é que o time irá jogar bem. Já disse que esse assunto é deveras preocupante, até porque, não está havendo cobrança no clube. Perguntaria onde estariam os atuais conselheiros, afinal, em outros tempos o deliberativo participava com voz ativa. Agora, é saber se o atual presidente gosta de ouvir queixas. Portanto, se não quiser aceitar, de nada adiantará na frente mudar uma Comissão Técnica que já passou do tempo. Recordo quando do ex-técnico, Marcelo Oliveira, o problema na demora de demiti-lo.

Notícias dando conta que o time do Operário de Ponta Grossa jogará com seu time completo na partida contra o Furacão. Por ainda haver interesse numa clasificação à Série D, e só perderá essa oportunidade se o time do Jotinha Malucelli não vencer o Toledo, e tendo que ganhar o seu jogo. Muitas emoções à vista.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Olhos abertos, Vilson Ribeiro.

A vitória atleticana (3×1) contra os coxas foi insofismável, cristalina e irrepreensível, se isso não bastasse para dar o meu conceito neste clássico ATLETIBA, ontem na Vila Olímpica, nesse estádio simpático em que não entrava por uns 10 anos. Como alguns analistas demoraram para acordar nesta proposta diretiva, e não considerando que esse poderia ser um projeto de futuro, me fortaleço por ter entendido com antecedência esse formato de administração e que muitos clubes poderão adotar. Porque não mudar estratégias no intuíto de melhorararem suas condições financeiras. Na verdade, a idéia da diretoria atleticana sempre foi das mais avançadas, afinal, fugir de despesas determinadas por um precário campeonato paranaense, com risco calculado colocou em campo garotos entre 18 a 20 anos, deixando a equipe principal em treinamentos para entrar na exigente Copa do Brasil. Tudo vem correndo maravilhosamente.

Portanto, tivesse alguma dúvida um despreparado analista ou mesmo um torcedor mais fanático, ontem, ficou demonstrado que a obrigação de mostrar a realidade é de poucos. Alguns acostumados a criticarem por criticar, viu derrubado suas perspectivas negativas com a galhardia, entrosamento e a qualidade de um time de jovens talentosos. O que dizer do técnico, Arthur Bernardes, que foi considerado burro por mentes atrapalhadas. Um profissional que andou por muitos continentes, e que aceitou essa missão para mostrar a que veio neste volta ao Brasil, agora provoca essa reviravolta mostrando saber como comandar um time em campo no cenário paranaense.

Por conhecer as entranhas do Coritiba, fico na espera que algumas providências sejam tomadas, até porque os seus próprios torcedores já algum tempo sentem a fragilidade técnica da equipe. Em outros tempos, a atual comissão técnica seria mandada embora. Se esse caso não for tratado, agora, e esperar pela sequência de uma Copa do Brasil ou mesmo Campeoanto Brasileiro, o desastre será eminente mesmo que venha ganhar o Campeonato Estadual. Não se iluda e fique com os olhos bem abertos, Presidente Vilson Ribeiro de Andrade, a enganação dentro do departamento de futebol já é mostrada. Se não foi é só analisar a derrota para um time de garotos, que mexeu com o sentimento dos seus torcedores.

Sem nenhuma surpresa, a vitória do time Londrina (3×0) era muito esperada pela motivação e movimentação do torcedor na cidade. Contavam, também, com a fragilidade técnica do adversário, Jotinha Malucelli, que já vinha dando mostras da falta de uma melhor condução e qualidade. Se continuar com vontade de permanecer no futebol, bem que poderia o seu dirigente-mor, mudar o conceito de administrar o futebol, se não vai ser somente um participante. Como não tem a obrigação de prestar contas para ninguém, fica nesse vai da valsa.

Enquanto os jogadores do Coritiba, Escudero, Patrick, Deivid e alguns mais passeavam em campo, os “menudos” do Atlético mostravam a identificação que devam dar a camisa que vestem. Atenção, Vilson Ribeiro, que passa impressão de estar só no comando do clube, afirmo que deve ficar de olhos bem abertos, pois tudo de bom que tenha feito pode ficar no meio do caminho, principalmente, com essa inércia que vive seu time em campo.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.




sexta-feira, 19 de abril de 2013

O bom caráter do zagueiro Dedé.

Viajar para nada foi o que aconteceu com a delegação do Coritiba, que ao chegar à cidade de Souza, no interior da Paraíba, para iniciar sua participação na Copa do Brasil, teve conhecimento no local do jogo que por orientação de uma liminar a partida estava suspensa e que o árbitro da partida não poderia realizar. Que baita mico. A delegação alviverde para chegar a esse compromisso teve que se deslocar até Juazeiro do Norte, e depois de ónibus ir até a Souza na distância percorrida em torno de 180 quilometros. Toda uma logística programada foi por terra. Agora é de se perguntar quem é que vai pagar a conta. Na verdade o futebol paraíbano se complicou todo nessa indicação em definir qual time participar desta Copa. Primeiramente, seria um tal de C.S.P , contudo, foram rebuscar direitos e aí apareceu o time do Souza, que no final perdeu a chance de participação atráves de uma liminar. Olha, tudo que começa mal vai mal até o fim. Com isso mais um abacaxi para o Departamento Esportivo da CBF a resolver.

Históricamente, as 6 equipes brasileiras que iniciaram esta Libertadores de América, Gremio,Palmeiras,Fluminense,Palmeiras,São Paulo e Atlético Mineiro estão classificadas para outra etapa. A classificação do Gremio foi na base de uma guerra total contra o time do Huachipato. A equipe chilena não conseguindo ganhar no campo (1×1), após o jogo, foi para a briga e um dos visados foi o técnico Luxemburgo, que teria feito gracinhas aos adversários. Enquanto isso, no Estádio de São Januário, o Fluminense suou muito para ganhar(1×0) do Caracas. Perguntado ainda nos vestiários, o técnico Abel Braga, se manifestava que estava surpreso com esta confusão, pois, quando esteve com a delegação do Fluzão nesta cidade chilena, teve sempre ao lado a gentileza dos diretores da equipe adversária. No mínimo, Abelão, imaginou que o Luxa teria esnobado algum personagem.

Pegou mal a declaração do atacante do Galo Mineiro, Ronaldinho Gaúcho, logo após a derrota frente ao Tricolor do Morumbi, dizendo que o time mineiro tinha ido simplesmente passear, pois, estava classificado com muita antecedência. Com essa provocação, preparem-se senhores que pretendem ir aos estádios nesses jogos, que o bicho vai pegar. Repercutindo essa vitória sãopaulina, afinal, precisava desses 3 pontos para seguir na competição, o moral se elevou a ponto do goleiro, Rogério Ceni, dizer que a fé que embala o Tricolor é muito grande. Não duvido, pois, a experiência do São Paulo nessa competição internacional é muito forte.

De certa forma foi constrangedor a saída do zagueiro, Dedé, do Vascão da Gama, negociado que foi com Cruzeiro da Alterosas. Demonstrando estar bastante emocionado, o jogador disse que estava saindo do time cruzmaltino pelo aspecto financeiro, onde o clube iria receber uma boa quantia. Não deixa de ser uma boa conduta, até porque alguns jogadores estavam ”torcendo” por essa negociação para poderem receber seus atrazados. Falou também o Presidene do VAsco, Roberto Dinamite, meio que constrangido a respeito das dificuldades prementes do clube, como também o Coordenador da Diretoria, René Simões, agradecendo o atleta por seu caráter.

Como poucos estão falando, gostaria de saber como anda a recuperação do atacante, Keirrison, afastado dos campos já por algum tempo. Na época em que estava como Coordenador de Futebol, do Coxa, vi de perto o surgimento deste jogador e constatar sua boa índole, além de um futuro promissor que demostrava ter, e que infelizmente foi prejudicado por sérias contusões. Torço por esse rapaz. Acho que o departamento médico do clube poderia oferecer alguma informação, isso se não for demais.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.







quinta-feira, 18 de abril de 2013

Classificados estão Atlético,Cianorte e Arapongas. Que beleza!

Não tendo outro caminho, o técnico Zimermann do Brasil de Pelotas, postou seu time em formato defensivo, em pedir aos seus jogadores a ficaram o tempo todo atrás da linha da bola. Com isso, mesmo que tivesse o Furacão um domínio gigantesco na posse de bola, o pouco espaço que foi deixado pelo time gaúcho, claro, dificultou sobremaneira a entrada dos atacantes atleticanos. Na verdade o que mais impressionou neste sistema foi a obediência tática sem que houvesse um erro coletivo. Vendo esgotar o 1ª tempo, onde o goleiro rubro negro, Weverton, não tinha participado do jogo, esperou o técnico atleticano, Ricardo Drubscki, um pouco mais na segunda etapa para providenciar algumas mexidas. Ainda que tenha esperado um pouco mais na 2ª etapa, com a devida paciência pela queda de rendimento do meia Elias, foi na troca de uma maior categoria do astro, Paulo Baier, que fêz de um jogo complicado ficar mais fácil. Outro que entrou bem foi o atacante Ciro, principalmente, por sua rapidez, porque o Marcão não sabia sair da marcação dura do adversário. Com isso chegou o Furacão a vitória por 2×0, com gols do Baier e Everton, outro bom nome do jogo.

Comentário a parte merece o zagueiro, Manoel, que vem jogando uma enormidade. Após o jogo, conversando com o goleiro Weverton, perguntei a respeito de se ter um profissional na zaga desta estirpe, claro que nem precisou explicar muito, quando afirmou que êle, Manoel, é o melhor do Brasil. Pensando bem acho até que o Weverton tem razão quando se paga uma fortuna pelo Dedé do Vasco da Gama.

A determinação do time do São Paulo foi preponderante na vitória sôbre o excelente time do Galo Mineiro. Os 2xo, marcados na 2ª etapa, ontem no Morumbi, deu ao time do Tricolor um respiro para voltar a jogar, com esse mesmo Galo, na outra etapa desta Libertadores. Soma-se a essa facilidade, também, pela derrota do Strongest da Bolívia. Mas, a grande notícia foi dada pelo maior goleiro da história sãopaulina, o paranaense, Rogério Ceni, que definitivamente deixará os campos no final desta temporada. Acredito que dificilmente teremos no futebol brasileiro um profissional desta qualidade, e que por muitos anos vem participando com muita aplicação e devoção ao clube. Se já não bastasse, Ceni também fêz muitos gols assinalados em penaltis e faltas. Passou dos 100 gols algum tempo. Ontem mesmo, mais um gol nessa história fantástica.

Que beleza as classificações do Arapongas e Cianorte nesta Copa do Brasil, derrrubando equipes paulistas como a do São Caetano e Gremio Barueri. Isso é muito bom e dá a nos a margem de discussão de que o interior paranaense deveria ser olhado com mais interesse e frequência. Por coincidência, ao comentar os jogos dessas equipes, lembro-me bem que alguns jogadores demonstraram boas impressões. Hoje, lá na Paraíba, será a vez do do Coritiba, enfrentando o Souza. Saberia alguém informar sôbre essa equípe? Na verdade é o tipo de jogo que o favorito não pode perder, afinal, se isso acontecer é pedir para fechar para balanço.

O treinador, Josué Teixeira, da equipe Flamengo do Piauí, após o jogo em que seu time perdeu para o Santos(2×0), se achou no direito de criticar o atacante Neymar, afirmando pensar da mesma maneira que o ex-técnico René Simões, hoje na Coordenação de Futebol do Vasco da GAma, apregoando que o futebol brasileiro estava criando um monstro. Inclusive, andou falando que o rapaz tira sarro de todos no campo, e que um dia algum jogador vai a forra. Agora, esse técnico “famoso quem” não explicou porque o seu time desceu o porrete no craque. Com toda certeza, lembrando esse fato, quem se prejudicou nessa afrmativa foi o René Simões, ainda que tentasse tapar o sol com a peneira. Gostaria que o Neymar oferecesse seu gol, com aquele drible que derrubou dois zagueiros, mostrando a categoria de sempre ao técnico piauense.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.






quarta-feira, 17 de abril de 2013

Somente alusão as rodadas finais.

A importância de um bom resultado que o Atlético possa conseguir nesta partida, a noite no Estádio do Janguitão, é que além de seguir nesta Copa do Brasil, terá uma soma em dinheiro creditada em sua conta. Para que os senhores saibam, a cada passagem classificatória nesta 1ª etapa, o time que subir de degrau vai levar R$ 300 mil reais. Não deixa de ser interessante, até porque, estivesse jogando com seus titulares, o Rubro Negro jamais teria conquistado tal quantia líquida. Quanto ao jogo, afirmo pelo que vi e trabalhando neste jogo passado, como comentarista da Rádio 95.7-FM-Rádio CAP, que o time do Brasil de Pelotas terá que jogar muito mais nesta noite para levar. Por qualidade tenho minhas dúvidas, diria só por uma questão de superação, coisa comum de se comentar no futebol, pela falta de condições individuais dos jogadores.

Agora, sim, e de forma definitiva, o Atletiba marcado para o próximo domingo será jogado em Vila Olímpica do Boqueirão. Como algumas pendengas ainda estavam por serem resolvidas, menos mal, então, que o jogo seja mesmo em Curitiba. Como o estádio de propriedade do Paraná Clube se localiza no limite de uma das entradas da cidade de São josé dos Pinhais, o público que mora por esse lados terá uma grande oportunidade de ver um bom jogo. Cabe ao time do Coritiba, que virá de uma viagem longa desde o Estado da Paraíba, jogando nesta 5ª feira contra o time do Souza, somente uma vitória no clássico para aliviar a classificação, mas mesmo assim, ficará atrás do próprio Atlético e Londrina, pois, a diferença dos pontos atuais é a favor para o Londrina em 4 pontos e de 5 do Furacão.

Interessante será a última rodada deste returno, fazendo alusões a resultados, obtendo o time do Londrina uma vitória simples em cima do Jotinha Malucelli, jogo que será realizado neste domingo no Estádio do Café, em que tirará difinitivamente o Coritiba do título deste returno. É simples. Com 22 pontos atuais somando os 3 desta vitória (preconizando), o time do norte do estado irá para 25 pontos, e com isso alijará o Verdão da conquista antecipada deste turno, mesmo que ganhando o último jogo contra esse mesmo Londrina, onde somará 24 pontos. Portanto, o time do Coritiba precisará de outros fatores, em especial, ganhar as duas partidas (Atlético e Tubarão) e torcer contra seu outro concorrente (Furacão).

Vamos, agora imaginar, a respeito de um simples empate no Atletiba. O Furacão somaria 24 pontos e o Londrina 25 pontos,(vitória em cima do Jotinha), faltando a última rodada entre o Verdão x Londrina, no Couto Pereira, e o Atlético jogando em Ponta Grossa contra o Operário. A briga estará aberta entre o Londrina e o Furacão. É fácil de entender, pois, restará ao Coritiba brigar pela soma dos pontos auferidos nos dois turnos e ter o mando do jogo na 2ª partida contra o Londrina no Couto Pereira. Não termino análise por aqui, afinal, o ponto final desta conversa é acontecer que o Furacão, mesmo perdendo o clássico venha a ganhar do Operário, em Ponta Grossa, e aí sim, fechar o turno. Minha gente, isso é só um prognóstico.

Ao leitor assíduo, e vice-versa, pois leio também sua coluna diária, o competente locutor esportivo, Edemar Annuseck, vaí aqui uma pergunta para ser respondida. Com quem a comissão técnica do Coritiba pensa jogar as partidas finais do campeonato paranaense? Jogar contra os “menudos” do Atlético ou somar os pontos contra o Londrina. Façam suas apostas. Se for escolhido o Londrina disputará o titulo em casa, naturalmente terá que ganhar. Portanto restará ao Furacão uma vitoria em Ponta Grossa. Será isso?

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.









terça-feira, 16 de abril de 2013

O desprezo do Atlético.

Para quem se propôs a não ganhar o Estadual Paranaense, este é o caso do Atlético Paranaense, onde vem jogando o tempo todo com uma equipe entre a 18 e 20 anos, qualquer que seja o campo indicado, esse com certeza não será o problema para a diretoria atelticana. Até fazendo um blague , o seu Presidente, Mário Celso Petraglia, indicou o único campo com total segurança para o clássico, o Estádio Couto Pereira. Claro, essa proposição muito mais para mexer com a Federação e o Coritiba. Como desde o começo desta temporada o Atlético desprezou esta competição, sem esperar por um comportamento invicto, aliás, neste momento é o 1º colocado com 10 partidas invictas que lhe poderá levar até a final, o desespero está tomando conta da emissora que detém a imagem deste campeonato. Que situação. Vejam só. Sabe lá o que é um canal transmitindo um certame inteiro, e chega na festa final não podendo contar com liberação da imagem, é no mínimo constrangedor para este grupo de comunicação.

Notando a forma sorrateira no comportamento de emissoras, que se propuseram a fazer um trabalho de contrariedade contra o Atlético, a própria diretoria do clube vem tomando suas decisões. Entendendo que, culturalmente, estavam acostumados a criar ingerências aos seus dítames, esta prova de desprezo da agremiação mexeu com muita gente. O engraçado é que acham que ninguém percebe este tipo de crítica encomendada. Uma delas é criticar o técnico, Arthur Bernardes, que o chamam de burro. Imaginem um “cara” que está invicto a dez jogos com uma equipe de menudos, no mínimo então é um burro com sorte, diria o técnico paranaense, Levir Culpi, que lançará um livro com a manchete “Burro, mais com sorte”.

Falando dos jogos escalados que teremos neste meio de semana, que valerá a Copa do Brasil, amanhã o Atlético jogará no Estádio Janguitão contra o Brasil de Pelotas, lembrando que no primeiro jogo a vitória(1×0) foi do Furacão. Na 5ª feira, no interior do Estado da Paraíba, o Coritiba jogará contra o Souza. O técnico, Marquinhos Santos, por sua vez, não está pensando só neste jogo, afinal, no domingo sabe que terá a necessidade de ganhar o clássico. Para tanto, desfalca o time, pois, não levou o Alex, seu grande personagem. Penso que o clube deveria intervir, pois,como esteve por duas oportunidades de ganhar uma Copa do Brasil, começar a campanha pensando no jogo da frente, é entender que está faltando convicção.

Outra coisa dentro de uma previsão de futuro, é improvável que mesmo ganhando a partida contra os ‘menudos”, venha a equipe do Londrina perder em casa do debilitado time do Jotinha Malucelli. Com isso, a equipe do norte irá a 25 pontos e mesmo que perca a última partida contra o mesmo Coritiba, disputará o título. O que na verdade estará valendo, sim, será a soma de pontos que determinará onde acontecerá a 2ª partida. Isso contando com o prognóstico de vitória contra o Atlético, que irá desfalcado dos jogadores, Bruno Costa e Duglas Coutinho. Por isso, acho que o técnico Marquinhos Santos teria mais que se preocupar em ganhar esse jogo de 5ª feira.

Portanto, neste momento, o quadro que mostro é que o único time no Brasil, que pode contar com 100% dos seus jogadores dentro da avaliação física e técnica é o Atlético, que não está necessitado de fazer mágicas para colocar um time em campo. É só um questão de argumento.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.











segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Federação terá que escolher o campo.

A rodada do final de semana, se alguém pensou que poderia mudar alguma coisa, nada disso aconteceu com as vitórias dos times que estão na briga pelo título do returno, Atlético e Londrina. Quanto ao Coritiba, que venceu de goleada o time do Rio Branco de Paranaguá(6×0), continua com 5 pontos atrás do lider(Furacão), ainda faltando duas rodadas para o término do 2º turno. Agora, as atenções estarão voltadas para a Copa do Brasil, tendo o Alviverde Paranaense seu jogo inicial jogando lá na Paraíba, o time é o Souza, e o Atlético recebendo o Brasil de Pelotas, nesta 4ª feira no Estádio do Janguitão, sempre lembrando que na 1ª partida o rubro negro venceu fora(1×0).

Voltando ao paranaense, vimos mais uma vitória do sub-23 atleticano, agora já são 10 partidas invictas, contra um time que se esperava muito, no caso o Jotinha Malucelli, que desprovido de bos jogadores, técnicamente dizendo, foi presa fácil mesmo que o resultado de 1×0, não espelhasse os 90 minutos. Quanto ao adversário que veio com tudo à frente no final do jogo foi uma loucura onde poderia ter tomado uma goleada, tamanha as chances desperdiçadas pelo time atleticano. Em relação a arbitragem da partida, criticar seria o mesmo que malhar a ferro frio, pois, não vejo nenhum árbitro paranaense com qualidade. Interpretar ou usar a mania do critério, essa é uma expressão que não se aceita mais dos assopradores de apito. Até que me provem o contrário, “sua senhoria” no jogo do Janguitão, errou e bastante, principalmente, no penalti que não assinalou na boa jogada do atacante Coutinho, do Furacão, onde foi flagrante o toque de bola no braço do defensor do Jotinha. Lei da vantagem então, nem se fala. Querem saber, ainda bem que estamos no final do estadual paranaense.

Domingo mais um Atletiba na história do futebol das araucárias. Nesse momento ninguém sabe dizer onde será realizado esse jogo, por todas as dificuldades expostas. Com mando de jogo atleticano, este não pode levar para seu estádio, pois, o mesmo está em obras para o Mundial de 2014. A negativa quanto ao Estádio Janguitão, a Polícia Militar está vetando através de um pedido da Secretaria de Segurança Pública, por entender que seja melhor por faltarem alguns requisitos à este clássico. Quanto a Vila Olímpica do Boqueirão, de propriedade do Paraná Clube, fica a obsevação política entre os clubes. Restando, então, as cidades de Paranaguá e Ponta Grossa. Pelo jeito, o Presidente do Atlético, Mário Celso Petráglia, não se pronunciará deixando esse mico para a Federação Paranaense de Futebol na escolha do campo de jogo. Na verdade o futebol paranaense anda de mal a pior em todos os sentidos.

Volto ao assunto das dívídas dos clubes brasileiros que já soma um número em torno de 4 bilhões de reais. Chega-se a ser um absurdo. Agora, que opção a tomar é que são elas, afinal, zerar essa conta em pagamentos mensais onde poderia se chegar com isso é que não se sabe. Outro fator seria uma anistia fiscal, mas seria uma outra aberração, pois, estaria premiando os desleixos dos dirigentes. Infelizmente o futebol brasileiro chegou a uma situação falimentar. Quero ver depois da realização da Copa do Mundo se esses mesmos clubes estarão dipostos a pagar salários exorbitantes à tecnicos, comissões técnicas e jogadores. Será a quebra geral.

Com a falta de uma melhor divisão das cotas pagas, em que a televisão (TV.Globo) passou a ser autoridade no futebol brasileiro, noto que gera um desconforto total, afinal, admitir que muitos clubes participantes em seus campeonatos recebam pouco dinheiro é uma decorrência negativa. Algumas agremiações, as mais tradicionais, com isso tem levado a maior fatia. Dizer que são aquelas de maior torcida até não vou discutir, mas porque não premiar as equipes que chegarem bem melhores classificadas. Seria uma maneira de brindar a falta de isonomia.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.









sábado, 13 de abril de 2013

Façam suas apostas.

Dando um giro nas informações deste final de semana, principalmente, aquelas ligadas ao esporte, acompanhei um programa da TV. Alterosas, tradicional sinal de Belo Horizonte, que tem no comando o excelente jornalista, Jaecy Carvalho, que conheço alguns anos. Profissional tipo daquele que luta pelo seu território, e que por muitos anos vem se destacando na imprensa mineira, movimentava seus telespectadores numa enquete da qual mencionava ”Qual melhor time do Galo Mineiro de todos os tempos”. Claro, que baseando-se neste momento mágico do time. Mas, nem mesmo assim, os fanáticos torcedores atleticanos deixaram de votar no time de 1980. Como contestar, afinal, jogavam naquela máquina, Reinaldo, Toninho Cerezzo, Eder, Ronaldo, João Leite, Guarnelli, Chicão e Valença e outros mais.

Outro tópico deste programa que poleminiza os assuntos em grau maior, foi a repercussão de uma matéria da Tv. Bandeirantes, de São Paulo, que em dos seu programas de esportes no comando da apresentadora, Renata Fan, esteve como convidado o comentarista, Paulo Roberto Martins(Morça), afirmando que o time atual do Galo Mineiro nada mais é do que um “Cavalo Paraguaio”, ao citar atuais jogadores deste elenco que já atuaram no futebol paulista. Na verdade o mineiro que viu o programa só não chamou o Morça de santo.

Outra entrevista com imagem foi conhecer o projeto da S.E.Palmeiras, através do seu Presidente, Paulo Nobre, explicando o atual momento esmeraldino. Bem falante, mostrando ser um ardoroso torcedor de arquibancada, lembrou seu tempo de juventude onde ia costumeiramente ao Estádio Parque Antartica para ver os grandes jogadores do clube. Falou da necessidade da venda do atacante argentino, Barcos, do espremido dinheiro em caixa, mas sempre comentando a força da agremiação com sua poderosa torcida. Mesmo sabedor da falta de uma melhor técnica, fez questão de afirmar sua satisfação em valorizar os atuais jogadores pela disciplina e luta em campo. Com tudo isso, o time de Palestra Itália, minha gente, está entre as 8 melhores equipes do futebol paulista e classificado para outra etapa da Libertadores de América.

O volei brasileiro, masculino e feminino, tem dado exemplo do muito que pode ser utilizado dentro da administração do futebol. É só uma questão de querer enxergar as coisas, afinal, em todas as temporadas vemos novos atletas aparecendo no trabalho bonito que é realizado por sua Confederação, sem também, é claro, que se tire o mérito dos clubes bem organizados. O que quero dizer é da necessidade de se copiar a maneira como são tratados às comissões técnicas. Se notarem, são praticamente os mesmos, exemplificando os casos dos técnicos Bernardinho e Jose Roberto Guimarães. Portanto, de nada vale mudar profissionais experientes.

Façam suas apostas. Os times , Coritiba x Rio Branco; Jota Malucelli x Atlético; Paranavaí x Londrina, serão os protagonistas desta rodada que poderá sinalizar o ganhador do returno paranaense. Quem tropeçar , bye, bye. Jogos que deverão exigir o máximo do esforço físico e qualidade dos jogadores. Só camisa não ganha. Aliás, faz tempo que isso não acontece.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.





sexta-feira, 12 de abril de 2013

Rodada interessante no paranaense.

Se foi com o time mesclado ou não do São Bernardo, o que importa mesmo é que o Paraná Clube chegou ao empate, em 1×1, no final do jogo. Tá certo que o técnico, Toninho Cecílio, se esguelou o tempo todo, afirmando no final que o baixo rendimento da equipe no 1º tempo não estava previsto, mas compreensivo de não jogar fora esse resultado. O time do Bernô, que está fugindo dos últimos lugares no Campeonato Paulista, obrigado que foi a usar os reservas, terá no jogo de volta fazer uma força maior para adquirir a sequência desta Copa do Brasil. Enquanto isso, as principais equipes do futebol brasileiro estão disputando outro torneio, mas a verdade é quando chegarem para as oitavas a brincadeira vai acabar. Como em outras oportunidades já se teve um Paulista e Santo André campeões desta Copa, hoje antecipo ao afirmar que a diferença de qualidade vai mostrar a distancia. Zebra nunca mais.

Não tenho lembrança de ter ouvido ou lido que alguém ligado a imprensa tenha afirmado que o sub-23, do Atlético, chegaria tão longe a ponto de fazerem cálculos. Foram tantas as críticas dirigidas aos diretores do Furacão, principalmente, ao dizerem da loucura de lançarem jovens promissores, que variam entre 18 a 20 anos de idade para a disputa de um campeonato paranaense, que não foi brincadeira. Como apagar uma incoerência proferida com antecedência é que são os quinhentos. Portanto, esse jogo do próximo domingo entre o Atlético x Jotinha, proporcionará muitos comentários. O técnico do Jotinha , Sandro Forner, é que terá a missão de imaginar um esquema tático adequado para segurar os atacantes do Furacão, Coutinho, Edegar Junio e Crislan, pois, se assim não o fizer sobrará para aqueles que lutaram contra o projeto. Por essas e outras que é complicado criar uma ingerência sem prognóstico.

Sem a definição de onde será jogado o próximo Atletiba, pelo noticiário a dúvida persiste entre os Estádios, Germano Krueger, Janguitão ou mesmo na Vila Olímpica Acho que neste caso da Vila, não vejo a mínima chance da diretoria do Tricolor mudar sua diretriz de conduta. Pois bem. Como o Estádio Caranguejão, em Paranaguá, não terá condições pela falta de alvará que expira nesta semana, quem vai resolver essa parada terá que ser a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. O que sobra disso, é o jogo ir para a cidade de Ponta Grossa, que é o local do estádio princesino. Contudo, nunca é demais dizer, que as duas torcidas irão se movimentar em ida e volta. Será mais fácil para os policiais?

A mão forte do experiente Coordenador de Futebol do Palmeiras, José Carlos Brunoro, em dar continuidade ao trabalho do paranaense, Gilson Kleina, vem proporcionado bons resultados ao time de Palestra Itália. Há de se admitir que mesmo sendo o elenco palmeirense pobre, técnicamente, não está faltando o importante espírito de luta. Na partida contra o Libertad do Paraguai, ontem no Pacaembú, mesmo com 10 jogadores a equipe se desdobrou em motivação conservando a vitória (1×0). O torcedor alviverde paulista, cansado de maus resultados, recordam os senhores quando da goleada (6×2) imposta pelo Mirassol, chegou a quase 35 mil espectadores indo ao delírio nesta recuperação, que dá ao time uma boa posição nesta Libertadoes de América. Anteriormente, a vitória contra a Ponte Preta, em Campinas, foi a alavanca necessária para este momento de motivação.

Não pensem os diretores e conselheiros que a torcida, do Coritiba, não aguarda pela construção da reta da Rua Mauá, obra essa que dará um significado maior de público e fortalecimento patrimonial. Seria por acaso algum problema no projeto, alvará, enfim, alguma coisa que está retendo essa construção ou mesmo parceiro investidores?

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.







quinta-feira, 11 de abril de 2013

A ilusão da Copa do Brasil para os pequenos.

Participar de uma Copa do Brasil para times que não reunem as verdadeiras condições de prestígio e financeiro, não deixa de ser uma ilusão, sim, mas um bom motivo de alegrar alguns desportistas num país continente. Na verdade, a Copa do Brasil é o torneio mais democrático na esfera futebolística do Brasil. Servindo como uma apêndice político à aqueles que chegam ao comando diretivo da CBF, que sempre é manejado pelo fator de permanência, quem criou foi o ex-Ricardo Teixeira, que notou uma maneira de se perpetuar no comando do futebol brasileiro. Em alguns países, existem também esse tipo de movimentação clubística onde atinge a todas as séries, pois, é comum um time da B ou mesmo C, chegar a um lugar de destaque pelo simples motivo de definição de classificação no estilo mata-mata.

Com a bola rolando em gramados brasileiros, os resultados vão aparecendo com algumas surpresas. Sei que para as equipes que não almejam muita coisa, claro, pela falta de valores significativos, o jogar em casa a 1ª partida e não perder pela diferença de 2 gols, já pode se considerado um feito espetacular. Aliás, já notei pelos resultados desta Copa do Brasil que alguns clubes andaram perdendo em casa por essa diferença. Como no sul concentra-se a força do futebol brasileiro, os pequenos clubes do norte e nordeste, tem a oportunidade de dar aos seus torcedores um dia de alegria. Ontem mesmo, na cidade de Teresina, um público extraordinário acompanhou e torceu pelo Flamengo do Piauí no empate(2×2) contra o SAntos de Neymar e Cia. A satisfação maior é que a equipe terá a oportunidade de jogar em Vila Belmiro, mesmo sabendo, da ampla dificuldade que terão pela frente. Mas não deixa de ser um bom momento da agremiação e do próprio Estado.

Por aqui, o Atlético que venceu a 1ª partida, em Pelotas, frente ao Brasil(1×0) adiantou sua classificação e agora aguarda pelo jogo da volta, dia 17 de abril, recebendo o time do sul. Outro bom resultado paranaense foi do time do Cianorte que venceu o seu jogo(1×0), no Estádio Albino Turbay, contra o São Caetano. E mole? Faltam estrear as equipes paranaenses, Coritiba, Paraná Clube e Arapongas. Boa sorte.

Nos jogos que tenho visto das equipes brasileiras, as que disputam essa atual Copa Libertadores de América, dá bem a entender o porque dos torcedores paranaenses estarem preocupados, principalmente, quanto ao comparativo técnico que eles estão demonstrando. Não dá para esconder essa diferenciação. Senão vejamos. Pela ordem, Corinthians, Atlético Mineiro, Fluminense, São Paulo, Gremio, Cruzeiro, Internacional, Botafogo e Santos. A partir daí, é aquela sobra dos clubes que não estão nos prognósitcos de protagonistas.

É bem possível que o Atletiba da semana vindoura, venha ser disputado em Ponta Grossa, no Estádio Germano Krueger. Aliás, se tem um estádio que pode acomodar o Furacão no Brasileirão é esse simpático patrimônio princesino. Fala-se , inclusive, que existe uma forte corrente para que o Atlético venha jogar, também, na cidade de Joinville.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.











quarta-feira, 10 de abril de 2013

E o Atletiba. Onde será jogado?

Cada vez mais crítica a situação que envolve o atual presidene da CBF, José Maria Marin, quanto sua sequência na administração do futebol brasileiro. Indignados estão aqueles que não o suportam por anormalidades , falam inclusive de problemas vividos em outras épocas quando político, e que são lançados contra o mesmo por parte da imprensa nacional. Dias atrás, perguntado, Ronaldo Fenômeno, já se mostrava em palavras contrário a permanência do mandatário. Como pode um integrane da COL fazer criticas ao personagem que representa a FIFA, aqui no Brasil , no caso Marin, ser tão desprestigiado. Será, então que terá peito de tomar uma atitude contra o Ronaldo? Quanto ao Romário, parece que contratou um advogado, dentro da condição inalienável de direito de se defender e responder questionamentos, mesmo sabendo que o “baixinho” hoje está imune a qualquer processo por exercer o cargo de Deputado Federal. Seria fácil demitir o Fenômeno nesta altura do campeonato.?

Contudo, parece-me que o Ronaldo se sinta muito fortalecido neste lado político do esporte, afinal, o próprio Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, tem mostrado sua contrariedade com o atual dirigente da CBF. O que dizer da presidente, Dilma Roussef. Com isso, quem vai ao exterior é o Fenômeno para divulgar a Copa das Confederações e o Mundial/2014. É sinal que está com tudo e não está prosa. Bem, enquanto o caminho da destituição do Marin, ficar em aberto, já se sabe que num futuro próximo , Andrés Sanchez, é o nome da galera. Como diria o nosso querido Boluca ” Quem viver verá”.

Ainda comentando o lado político do desporto, o que podemos dizer dessa demissão da Rainha Hortência na direção do basquetebol brasileiro. Após a última eleição, foi dado a ela como prêmio de consolação, a Diretora de Relações Internacionais, dizendo não ter aceito. O que é revoltante é que lendo uma matéria de um anonimo, criticando atitudes da Hortência e se colocando a favor dos que estão chegando a essa Confederação, dá até a impressão que sabe de muita coisa a seu interesse. No minimo deve aparcer como relações públicas. Isso não dúvido.

O Ministério Público Paranaense está advertindo que o próximo clássico, ATLETIBA, que tem o mando no do jogo o Atlético, não poderá ser realizado no Estádio Janguitão, devido as possiveis consequências e por uma maior segurança aos torcedores, E agora? Onde será realizado este partida importante do returno, sabendo todos, que o resultado deste jogo representa muito para o desfecho deste returno.

A má vontade contra o técnico Luxemburgo é gritante. Que necessidade tem certas pessoas de tentar enxovalhar pelas redes sociais um problema pessoal. Seria de perguntar aos cidadaõs, que postaram tal matéria, se gostariam que aplicassem contra eles esta perseguição. Afinal, problemas pessoais todos tem, porque então mexer com um profissional, seria só por antipatia. E outra. Alguém vai resolver o problema. Para com isso. É mais um cara no anonimato querendo aparecer.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.







segunda-feira, 8 de abril de 2013

Menudos do Atlético lideram o campeonato.

O time que se propôe a ganhar um título não pode ficar tropeçando, este foi o caso do time do Londrina que nos dois últimos compromissos, empatou e perdeu. Ao empatar a partida contra o Atlético, no Estádio Janguitão, muitos entenderam ter sido um bom resultado. Como fiquei naquela que dependia dos olhos da ilusão ou melhor do interesse de quem comentava, explique neste jogo ao comentar pela Rádio 95.7-Rádio CAP, que o Tubarão tivera um bom 1º tempo, mas com a interferência do seu técnico, Claúdio Tencate, ao recuar demasiadamente sua equipe, ficou dependendo de uma loteria. Quando tirou seus atacantes para jogar mais preso, atrás, aí foi um Deus nos Acuda. Ao longo da semana, perguntado a respeito repeti algumas vezes que não havia gostado, principalmente, por ter uma zaga desconexa. E o que dizer na derrota(1×0) de ontem, quando o Operário de Ponta Grossa ganhou em pleno Estádio do Café. Portanto, um time que quer ser campeão, não pode jogar com medo e ao mesmo tempo perder em casa. Ponto final.

Foi interessante a diretoria do Paraná Clube abrir os portôes da Vila Olímpica. Apareceram, com certeza, muitos torcedores que não estavam indo à Vila Capanema, entendendo também, que o bairro do Boqueirão com divisa à cidade de São José dos Pinhais, seja um bom reduto de paranistas. Portanto, uma semana de boas resoluções dos atuais dirigentes, uma com a venda do terrreno no Tarumã e o sentimento de volta à Vila Olímpica. Se já não bastasse, o time do técnico Toninho Cecílio, ganhou do Jotinha por um gol a zero. Agora é melhorar mais ainda o ambiente com contratações de bons jogadores para enfrentar uma Copa do Brasil e Série B do Brasileirão.

Estão surgindo comentários dando conta que o Atlético com esta equipe de jovens pode até ganhar o turno. Vou dizer que demoraram para enxergar. Desculpe a sinceridade, são os mesmos que de forma odienta não acreditavam na equipe, dando demonstrações inequívocas de contrariedade nas medidas tomadas pelos dirigentes atleticanos. Enquanto isso, o técnico Arthur Bernardes, vai levando a equipe para os jogos finais do returno, sem que haja interferência dos comandantes na exigência de ganhar o campeonato. O desespero toma conta quando imaginam um Furacão na final do Campeonato. Sabem porquê? Jogo sem imagem. Só isso.

O meia Alex continua fazendo tudo na equipe do Coritiba. Já é o goleador do time sem fazer muita força. É a sua qualidade que demonstra em campo que tem dado ao torcedor a esperança de mais um título no final deste campeonato. Já se comenta nos bastidores que estaria indo embora para os Estados Unidos. Será? Como coxa branca, que sempre demonstrou ser, penso que só pelo motivo de não acreditar na equipe nas disputas da Copa do Brasil e Brasileirão, pode tirá-lo do clube. Como tem sido o manda chuva no clube deve estar cobrando da diretoria.

Tenho visto bons jogadores atuando no interior do Estado. No sábado, gostei das atuações do Edú Amparo e Baiano do Arapongas. No Rio Branco de Paranaguá tem um lateral esquerdo, Fábio Luis, como também no Operário de Ponta Grossa, o atacante que veio do Flamengo, Paulo Sérgio. Claro que estão prontos para um convite.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.






domingo, 7 de abril de 2013

Valeu alguma coisa o amistoso.

Num domingo como de hoje, na espreita de um bom almoço em família, vem aquela preguiça de escrever. Acho que deva ser para alguns companheiros a mesmo coisa, afinal é o dia consagrado a não se fazer nada. Como sempre estive na labuta como jogador e radialista, sem ter tempo para brindar datas comemorativas, a não ser estar em estádios de futebol, contudo, não reclamo pois sempre foi a tônica do meu trabalho. Na verdade hoje seria esse dia de não escrever nada já que a minha cabeça está vazia. Contudo, ao dar uma olhadela no número de acessos neste blog esportivo diário, ontem passando da casa de algumas centenas) , não tenho outro caminho a não ser agradecer e buscar a tal da inspiração. Nunca é demais salientar que para alguns companheiros, citaria o Augusto Mafuz, Carneiro Neto, Airton Cordeiro, Luis Augusto Xavier, e o que dizer do Edson Luis, que escrevem como se estivessem falando,sendo que no meu caso é bem mais complicado, pois, tenho que parar para pensar.

Tenho certeza que muita gente não estava nem sabendo que a equipe brasileira do técnico,Scolari, jogaria uma partida amistosa, a de ontem contra a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, cidade esta que não se situa no altiplano. Portanto, jogando na parte baixa sem precisar respirar muito, a canarinho ganhou fácilmente por 4 gols a zero. Agora, para os mais críticos, esse jogo que serviria para amainar os problemas que não só atingiram a família do garoto Kervin, assim como, os 12 torcedores corinthianos que continuam presos, em Oruro. Foi na verdade o que menos se comentou onde o Presidente da Bolivia, Evo Morales, dissertou sobre assuntos políticos da sua terra e questionado a respeito dos torcedores presos, disse que não estava em sua alçada. E o dinheiro que seria repartido para a família do garoto que morreu no estádio? E a vitória brasileira resolveu o problema. Não? Diria nem no campo como no diplomático.

Mais uma vez, esse time de garotos que o Atlético tem colocado em campo neste paranaense ganhou, e foi ontem a tarde sôbre o time do Arapongas(2×1). O técnico, Arthur Bernardes, sempre faz questão de frizar que seu time não tem ninguém com a idade para sub-23, pois, a maioria tem seus 18 a 20 anos, entrevistado que foi pelos profissionais da Rádio 95.7-Rádio CAP, tem colocado dúvidas pelos erros naturais que vem acontecendo nas partidas. Mas, uma coisa ele tem que admitir, afinal, invicto a muitos jogos (9 partidas), seu time chegou para o título do returno. O Londrina que se cuide.

Quem esteve, também, acompanhando esta partida foi o famoso jogador campeão do mundo, Rivaldo, que está jogando pelo São Caetano. O porquê dessa sua visita ao Estádio Janguitão, é que são elas, afinal, veio para olhar o time do Arapongas, futuro adversário na Copa do Brasil, ou mesmo conversar com diretores do Atlético. Ainda na cabine, onde deu uma entrevista, perguntei, mas se esquivou dando uma risada.

Jogos interessantes desta rodada são os do Paraná Clube x Jotinha; Toledo x Coritiba e o de Londrina x Operário. Desses resultados é que poderemos analisar o futuro, afinal, é de se perceber que Londrina e Atlético são os mais cotados à chegar ao título do returno. É aguardar. Bom domingo a todos.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.





Valeu alguma coisa o amistoso?

Num domingo como de hoje, na espreita de um bom almoço em família, vem aquela preguiça de escrever. Acho que deva ser para alguns companheiros a mesmo coisa, afinal é o dia consagrado a não se fazer nada. Como sempre estive na labuta como jogador e radialista, sem ter tempo para brindar datas comemorativas, a não ser estar em quaisquer estádio de futebol, contudo, não reclamo pois sempre foi a tônica do meu trabalho. Na verdade hoje seria esse dia de não escrever nada já que a minha cabeça está vazia. Contudo, ao dar uma olhadela no número de acessos neste blog esportivo diário, ontem passando da casa de algumas centenas) , não tenho outro caminho a não ser agradecer e buscar a tal da inspiração. Nunca é demais salientar que para alguns companheiros, citaria o Augusto Mafuz, Carneiro Neto, Airton Cordeiro, Luis Augusto Xavier, e o que dizer do Edson Luis, que escrevem como se estivessem falando,no meu caso é bem mais complicado, pois, tenho que parar para pensar.

Tenho certeza que muita gente não estava nem sabendo que a equipe brasileira do técnico,Scolari, jogaria uma partida amistosa, a de ontem contra a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, cidade esta que não se situa no altiplano. Portanto, jogando na parte baixa sem precisar respirar muito, a canarinho ganhou fácilmente por 4 gols a zero. Agora, para os mais críticos, esse jogo que serviria para amainar os problemas que não só atingiram a família do garoto Kervin, assim como, os 12 torcedores corinthianos que continuam presos, em Oruro. Foi na verdade o que menos se comentou onde o Presidente da Bolivia, Evo Morales, dissertou sobre assuntos políticos da sua terra e questionado a respeito dos torcedores presos, disse que não estava em sua alçada. E o dinheiro que seria repartido para a família do garoto que morreu no estádio? E a vitória brasileira resolveu o problema. Não? Diria nem no campo como no diplomático.

Mais uma vez, esse time de garotos que o Atlético tem colocado em campo neste paranaense ganhou, e foi ontem a tarde sôbre o time do Arapongas(2×1). O técnico, Arthur Bernardes, sempre faz questão de frizar que seu time não tem ninguém com a idade para sub-23, pois, a maioria tem seus 18 a 20 anos, entrevistado que foi pelos profissionais da Rádio 95.7-Rádio CAP, tem colocado dúvidas pelos erros naturais que vem acontecendo nas partidas. Mas, uma coisa ele tem que admitir, afinal, invicto a muitos jogos (9 partidas), seu time chegou para o título do returno. O Londrina que se cuide.

Quem esteve, também, acompanhando esta partida foi o famoso jogador campeão do mundo, Rivaldo, que está jogando pelo São Caetano. O porquê dessa sua visita ao Estádio Janguitão, é que são elas, afinal, veio para olhar o time do Arapongas, futuro adversário na Copa do Brasil, ou mesmo conversar com diretores do Atlético. Ainda na cabine, onde deu uma entrevista, perguntei, mas se esquivou dando uma risada.

Jogos interessantes desta rodada são os do Paraná Clube x Jotinha; Toledo x Coritiba e o de Londrina x Operário. Desses resultados é que poderemos analisar o futuro, afinal, é de se perceber que Londrina e Atlético são os mais cotados à chegar ao título do returno. É aguardar. Bom domingo a todos.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.






sábado, 6 de abril de 2013

O cêrco é grande contra o Marin da CBF.

A idéia quanto a volta da disputa da Copa Sul Minas teve seu pontapé inicial, dias atrás, quando os principais dirigentes do futebol da capital, Mário Celso Petráglia, Joel Malucelli, Vilson Ribeiro de Andrade e Rubens Bohler, juntos chegaram a conclusão da importância no exemplo atual do desgaste técnico e fnanceiro. Serão ouvidos, também, os dirigentes das equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. É isso aí. Tudo começa a vir no encontro de idéias e comentários já registrados, claro, sempre tomado por vários exemplos. Os clubes não poderiam perder mais tempo. Aproveitando a esticada que dei nos jogos em Cianorte e Paranavaí, de verdade notei a penúria dos times interioranos. Agora, sem perder o foco, devem essas agemiações usar como questionamento para não fecharem as portas, um dialogi com o Presidente, Hélio Cury, que tenho certeza procurará o caminho mais adequado evitando altos custos e aumentar uma projeção de espaços onde essas equipes poderão figurar em torneio nacionais.

A convicção de que outras Federações Brasileiras farão a mesma coisa é de 100%. Minha gente, a diferença do numerário que trabalha um grande clube de futebol chega a ser um absurdo, pois, o desnivelamento é constrangedor onde os clubes menores colocam em campo seus times só para cumprirem tabela. Protagonista nem com banda de música. Agora, dai a César o que é de César. Foi na intenção do dirigente- mor do Furacão, Petráglia, de individualizar esse projeto para que outros entendessem o significado de melhoras necessárias.

O futebol está caminhando mal das pernas. Lendo e ouvindo, meu Deus do céu, o que os caras se xingam não é brincadeira. Agora, chamar dirigente de ladrão ficou tão banalizado que ninguém sabe mais dividir responsabilidades. Campanhas expostas, êste defendendo aquele no projeto de chegar a um cargo maior, então, é café pequeno. Já estão comentando que o ex-dirigente corinthiano, Andrés Sanchez, será candidato a CBF, dando abertamente um sinal de gato sem se preocuparem com a falta de ética. Acho que estou querendo de mais falar em ética no futebol. Que bobagem!.

Apostas já estão sendo feitas na praça onde os ”incendiários” estão aguardando a sequência dos fatos quanto a queda do atual presidente da CBF, Marin, constatado por algumas irregularidades . São algozes que só não o chamam de bonzinho. É pertinente o assunto, até porque, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebello, com sua fala mansa pediu para ouvir gravações feitas contra sua pessoa. Esse é o país considerado do futebol. Imagino os “santinhos” da Fifa o que deverão estar traquinando. É ou não é uma aberração.

Alguns colegas não estão aceitando que o Furacão sub-23, faça seus gols nos finais das partidas. Ué! A partida não tem 90 minutos e mais alguns minutinhos de prorrogação? Dá até a impressão que estão secando. Que bobagem. Hoje, inclusive, no jogo contra o time do Arapongas tudo pode acontecer. Por que não um gol no final do jogo! É só aguardar. O que vale é bola na rede, como sempre destacou o excelente locutor, Ennio Rodrigues de São Paulo.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.







sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dúvidas são criadas para desestabilizar.

Continuam as manifestações contrárias a respeito da evolução das obras do Atlético Paranaense. O que impressiona é a colocação que fazem em torno do assnto, não faltando aqueles que preconizam, que o estádio Arena não estará pronto até Dezembro/2013. Como podem afiançar se a cada etapa realizada dentro do organograma está imbutido um valor de repasse financeiro. Claro, que a obra seguirá dentro dos conformes, pois, o clube não pode parar neste seu objetivo, portanto, falar de forma antecipada neste mês de Abril, minha gente, é querer ser mais realista do que o rei. Convenhamos que a sombra de tudo está o lado inquestionável dessas críticas de comportamento. É de se perguntar quem é o responsável por colocar tantas dúvidas? Agora, a preocupação é quanto ao pagamento futuro e que o clube poderá não pagar suas contas. Como ainda nem terminou a obra e preconizar valores nesta “angústia” de alguns que torcem contra, porque também não se preocuparem com as obras do município e do estado. Tem gente que se acha mais inteligente e não sabe que existe outro lado da análise.

O goleiro Rogério Ceni está novamente nas páginas esportivas. É outro que sofre uma perseguição no meio, pois, como nem todos admitem sua permanência no gol sãopaulino, acham que o “guapo” deveria pendurar as suas chuteiras. Ontem,em La Paz, com aquela altitude de 3800 metros acima do mar, dizem os entendidos que o goleiro se atrapalhou com a bola que vem em velocidade em chutes de meia distancia, tornando a mais leve. Para os críticos que nunca jogaram de goleiro, Ceni falhou nos dois gols na derrota do Tricolor do Morunbi, deixando em perigo a classificação da agremiação nesta Libertadoes de América. Volto a comentar que a insegurança do grupo está no comando técnico, afinal, Ney Franco, sabe que existe contrariedade em seu trabalho.

Notei, neste início de Copa do Brasil, que não houve resultados estrambôlicos. De todos os jogos programados, as equipes que não precisarão jogar partida de volta serão as do Internacional e Ponte Preta. Os times que ganharam como visitantes, Atlético Paranaense, Santa Cruz, Betim, Flamengo e Sport, que adiantaram suas classificações. Quanto as equipes do Coritiba e Paraná Clube, jogarão na próxima semana, respectivamente, contra o Souza da Paraíba e Santo Bernardo.

Não tendo outro caminho a tomar e de vez por todas acabar com o drama financeiro, o Paraná Clube, enfim, leiloou seu patrimônio do Tarumã. Pelos números passados a quantia chegou a marca de 30 milhões. É uma nota preta. Portanto, acredita-se que possa com esse grana toda ter um suporte ou alavanca na resolução dos eternos problemas e com isso o respiro para novas empreitadas. Livrar-se de ações, contas antigas, enfim, não deixa de ser um significado de um futuro melhor. Contudo, espera-se que os atuais dirigentes não devam sonhar com coisas abstratas.

Caminhando para a parte final do campeonato paranaense, o sub-23 atleticano enfrentará amanhã, no Estádio Janguitão, a equipe do Arapongas, que cansado está de fugir da rabeira. Engraçado que esta equipe do interior jogou bem contra o Tricolor da Vila e Coritiba, jogando fora dos seus domínios. Para a equipe do Furacão, necessário torná-se ganhar os 3 pontos para não se distanciar do time londrinense, que terá, também, compromissos difíces. Rodada interessante.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.






quinta-feira, 4 de abril de 2013

Quem está defasado, Autuori?

Tái o que você queria torcedor atleticano. Vitória de (1×0) em cima do Brasil de Pelotas, mostra um bom início nesta Copa do Brasil. O jogo foi lá, na cidade de Pelotas, que históricamente tem a torcida mais frenética do interior gaúcho. Participando da 2ª Divisão no futebol do estado, este time que iniciou suas atividades no distante ano de 1911, se preparou utilizando-se de outros jogadores do elenco para mostrar mais competência. Quanto ao Atlético Paranaense, claro, havia uma desconfiança de sua torcida, baseado na proposta dos dirigentes que, intencionalmente, fizeram a equipe titular treinar mais sem a necessidade de participar de nenhum jogo oficial, com a única finalidade de se preparar para este torneio nacional. Com proposta definida, os diretores do clube investiram em jogos treinos contra o Figueirense, Goiás, Atlético Goianiense, Cruzeiro e o amistoso internacional contra o Danúbio de Montividéo.

Nunca é demais salientar que participar de uma Copa do Brasil, torneio que se disputa em mata-mata, um jogo fora outro em casa, o resultado de ontem com gol do meia Elias, adiantou a classificação neste primeira etapa. Não se pode considerar como favas contadas a classificação, pois, outro jogo acontecerá no dia 17 deste mês, mas sem esconder do que se viu nesta partida no Estádio Bento de Freitas, foi a superioridade atleticana. Como diria o poeta Neymar ” Estamos falando de futebol”, mas, como sei do potencial do time do técnico, Ricardo Drubscki, que é muito mais do que vi neste jogo, tenho a espectativa de melhoras no curso desta Copa. Portanto, para os que duvidavam, o que prevaleceu foi o melhor condicionamento, claro, conseguido em treinamentos. Isso foi incontestável.

Os argentinos ainda não entenderam, que jogar contra os times brasileiros é necessário jogar bem, se não toma goleada mesmo. Ontem foi assim e o Galo Mineiro ganhou por 5×2 do tal do Sarandi. Ganhar no grito faz parte de um tempo em que o futebol brasileiro era massacrado por arbitragens, falando estritamente, neste contexto de Libetadores de América. Foi esse tempo quando não se tinha imagem e as equipes do nosso país eram massacradas. Na década de 60, lembro-me bem do time palmeirense, com aquela brilhante academia de futebol sendo esbulhado, em Montividéo/Uruguai. O que dizer dos jogos em Buenos Aires, principalmente, em La Bombonera. Os gringos faziam de tudo. Dizer da arbitragem, então, era de dar dó.

Voltando a trabalhar no futebol brasileiro, o técnico Paulo Autuori, agora contratado pelo Vasco da Gama, chegou dizendo que os técnicos no futebol brasileiro estão defasados. Estando por muitos anos fora do país, onde dirigiu seleções e vários clubes do exterior, Autuori, sentiu na pele neste seu início de trabalho, ao tomar uma goleada(3×0) na noite de ontem do Botafogo, que falar é muita mais fácil. Meus amigos, não tenho nenhum interesse em tirar empregos de técnicos, mas se os senhores fizerem uma análise, aquele que não tiver bons jogadores a tendência e ficar no meio do caminho. Sei da profundidade desta matéria, mas quem esteve em campo por muitos anos, sabe muito bem explicar como a coisa anda no campo.

Falando em técnico de futebol, e essa do Felipão, que escalou alguns jogadores que não estarão nem na Copa da Rússia/2018, para esse amistoso em Santa Cruz de La Sierra. Tá certo que a importância desse jogo é nenhum no aspecto técnico e individual, no único interesse de diminuir a dor dos familiares do garoto boliviano, Kevin, que perdeu a vida naquele jogo fatídico do Corinthians. Agora, quem vai entrar em campo é a camisa brasileira. Parece até que o Scolari não gostando do fato de ter que jogar com jogadores que atuam no Brasil, fez até de próposito.

Lembre-se : Que a melhor coisa da vida é sua história.










quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pelé e Ronaldo.

Depois de encerrar sua carreira maravilhosa como jogador de futebol, Rei Pelé, foi ganhar dinheiro fortalecido por ter construído de forma merecida, um símbolo dentro do futebol brasileiro e mundial. Fôsse hoje, iria com certeza se aposentar por um salário digno da sua competência. Mas, como parou com uma migalha de salário em torno de 8 mil dólares, é o que dizem, aceitou para melhorar seu pé de meia e foi a convite “jogar” nos Estados Unidos. Isso foi por volta de 1975. Sua contratação seria no caso para chamar atenção dos desportistas americanos acostumados com o fabuloso Basquetebol (NBA), Soccer Americano ou mesmo o Beiseboll, para fincar uma idéia futura de presença em um Mundial de Futebol, acontecido sim, em 1994, com vitória brasileira. Há de se dizer que a Copa só não foi realizada em 1986, pela interferência do brasileiro, João Havelange, que tinha um “bom” companheiro, Ascarraga, milionário da Tv Mexicana, levando a Copa para o México.

Com a capacidade americana de mexer com marketing esportivo, foi criado o time do Cosmos, onde Pelé passou a jogar, levando consigo outros grandes jogadores como Carlos Alberto Torres, Rildo, Chinaglia e Bechembauer, só de lembrança. Antes disso, lembro bem do Torneio Bi-Centenário dos Estados Unidos, em 1976, quando a equipe brasileira ganhou o título nas partidas enfrentadas contra os selecionados da Inglaterra, Estados Unidos e a Itália, somados aos amistosos contra um time mexicano em São Francisco e a própria seleção mexicana em Guadalajara. Pois bem. Foi então que Pelé passou a conviver com os americanos, chegando inclusive, participar de filmes geridos pela Warner. Portanto, o “crioulo” passou a ser um garoto propaganda pelo mundo, passando a ter ao seu lado políticos de toda grandeza. Aqui mesmo, depois de anos, a convite do Presidente da República, chegou a Ministro dos Esportes. Até hoje Pelé conserva a marca do maior jogador de futebol de todos os tempos.

Vou me estender neste assunto, agora citando outro personagem, no caso o Ronaldo Fenômeno, que depois do Rei Pelé, tem sido a imagem pontual do futebol pelo mundo. Jogando por grandes equipes, PSV, Barcelona, Real Madrid, Milan e principalmente na Seleção Brasileira de Futebol, bi-campeão do Mundo onde conserva a maior marca, 15 gols, como artilheiro em todas as Copas, fechou sua carreira no Corinthians. Ronaldo ou Ronaldinho das Copas, deixou o futebol com a marca de excelente jogador, muito dinheiro, diferentemente do Pelé, pela diferença dos tempos, granjeado também por sua simpatia. Entrou no mundo publicitário, é dono da 9Nine, e vem trabalhando com expressões do esporte atual. Como garoto propaganda atende a 11 marcas.

Se já não bastasse todas as suas conquistas, hoje participando do Comitê da Copa do Mundo/2014, aceitou ser comentarista da Rede Globo de Televisão. Não deixa de ser uma grande idéia da Rede Globo, afinal, Ronaldo tem seu nome marcado por 3 vezes como o melhor do mundo, e nada como ter um embaixador da bola comentando a Copa pela televisão. Acontece que sendo garoto propaganda da Claro, e a Globo com a Vivo, não sei como será o acerto entre as partes. Outra coisa. Ronaldo tem muita admiração pelo Felipão, que acreditou nele depois dos seus problemas físicos, e alguns jogadores atrelados a sua empresa, Lucas e Neymar.

Na verdade tudo gira em interesses próprios. Dinheiro é dinheiro e fim de papo. Como hoje tudo pode é seguir em frente sem ver consequências. Como o Rei Pelé foi o comentarista da Rede Globo na Copa do Mundo nos Estados Unidos, em 1994, nada como não aproveitar outro fenômeno, justamente em nosso país. Com isso Ronaldo, também, será um grande anfitrião na esfera futebol e governo. Negócios são negócios.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.







terça-feira, 2 de abril de 2013

O abraço do Alex.

Aquêles que de certa forma contestavam a ideia da diretoria do Atlético da utilização de um departamento inteiro de base, agora vem se colocando com menos exigência, só para não dar 100% mão a palmatória, dizendo que os garotos atleticanos poderão até chegar ao título do returno. Nada como o tempo. Uma coisa é analisar friamente e outra de forma odienta. Com o acordo operacional entre o clube e o dirigente da 95.7 fm, em que passou a agremiação ter um veículo à sua disposição, teve gente do meio que ficou perdido. Passado esses primeiros momentos, tenho certeza que muita coisa deva ser aproveitado por qualquer dirigente da comunicação esportiva, até para sair do marasmo que estava colocado. Estava muito fácil. Como estou no circuito já tenho notado que a moçada começou a viajar. Isso é ótimo, afinal, vivi uma época em que não se tinha imagem de televisão. Tudo era ao vivo.

Notei que alguns companheiros não gostaram da atitude do jogador Alex, do Coritiba, em chamar atenção de todos que estavam no Estádio Couto Pererira, no ato de abraçar o técnico Marquinhos Santos, quando fêz o gol da vitoria contra o time do Arapongas. Como a torcida já estava vaiando o técnico, entendeu o jogador que esta seria a melhor maneira de mostrar que o “grupo” está fechado com o preparador técnico. Então, daqui para frente o ato tem que continuar, o que será uma missão muito difícil pelo péssimo futebol que o time vem praticando. Na verdade o questionamento da torcida é quanto o noviciado do técnico. Será só isso?

Quem se perdeu no caminho foi o Paraná Clube. Que coisa complicada deve ser dirigir esse clube na forma, técnica e administrativa. Não é tarefa fácil. Vinha bem no 1º turno e após o empate com o Jotinha, foi caindo até não se encontrar mais. Domingo, então, perdeu para o Rio Braco de Paranguá, jogando por terra qualquer idéia de participação final no paranaense. Agora vem a Copa do Brasil. Dizer o que do técnico, Toninho Cecílio, a não ser que seja o menos culpado. Como novidade o time paranista voltará a jogar na Vila Olímpica, afinal, com aquela lambança no gramado de Vila Capanema, não teria outra coisa a fazer.

Muitas nuances acontecerão até o final deste turno, pois, na briga para pegar o Coritiba na finalíssima, estarão Londrina e Atlético sub-23. Pouca coisa comentei quanto a última partida no empate acontecido entre o Furacão e o Tubarão, mas uma coisa que não se pode esquecer é fortalecer a vantagem que o time atleticano terá em jogar 3 partidas seguidas em casa, Arapongas, Jotinha e Coritiba, ficando a última contra o Operário de Ponta Grossa. Quanto ao time do Londrina contesto a sua defesa onde mostrou muita lentidão e não tivesse o seu técnico, Tencate, colocando seu time o 2º tempo inteiro atrás da linha da bola, acabaria não ganhando o jogo. Entendo que para o Tubarão chegar ao título de campeão do estado vai precisar de mais futebol. É um comentário que faço a parte.

E a briga continua na Camara dos Deputados, em Brasilia, tendo a frente o ex-jogador Romário, hoje Deputado Federal, onde coloca mais lenha na fogueira contra o atual presidente da CBF, José Maria Marin. Quando não é crítica contra o cidadão no futebol, aparece agora, com a parada sôbre o jornalista Wladimir Hersog, assunto da época da ditadura. Quem vem no arrastão para ser deposto, também, é o da Federação Paulista de Futebol, Del Nero. Onde isso vai parar não sei, mas que é uma dor de cabeça par os dirigentes, isso é com certeza.

Lembre-se: Que o melhor da vida é sua história.






segunda-feira, 1 de abril de 2013

As incertezas do futebol brasileiro.

Nessa rodada do paranaense e de outros campeonatos, os resultados espelham os acertos e fracasos das equipes, deixando para os interessados um futuro comportamento dos estaduais. O futebol brasileiro vem sofrendo com a falta de isonomia, afinal, não tendo equilibrio financeiro as equipes que disputam por disputar, na verdade sabem que não vão a lugar algum. Como o pontapé inicial foi dado pelo Atlético Paranaense, através da rígida atuação do seu Presidente, Mário Celso Petráglia, que colocou em campo um time de garotos na base(sub-23), outros com certeza virão à frente. Com a provação da Copa do Nordeste, que viveu dias de glorias com estádios lotados, já se sabe que algumas principais equipes brasileiras estão se mexendo junto as federações para iniciarem um ano esportivo com melhores competições e liberdade de participarem em torneios internacionais.

O único certame que é melhor disputado é o de São Paulo, e que mesmo assim, sofre imensa dificuldade de público em estádio. Como está se encerrando a fase classificatória, que conta com 20 equipes e sómente 8 seguem em regime de mata-mata, é que poderá proporcionar um interesse maior ao torcedor. Na verdade muita coisa precisa melhorar no país do futebol, sem esconder de início, o péssimismo que é a participação de dirigentes. Vejam só. Estamos às portas de um Mundial de Futebol e ainda o público das cidades sedes não tem a devida certeza que os mesmos estarão prontos até Dezembro/2013. Os primeiros que foram lançados (Mineirão e o Castelão de Fortaleza) já apresentaram falhas.

Por aqui, em nossas bandas, claro que não poderia estar de fora, o fracasso técnico das equipes e estádios totalmente sem público. Estou acompanhando um dos piores estaduais do estado paranaense. Só para exemplificar, ainda na semana passada, onde corri o trecho com transmissões esportivas, tenho como provar o déscrito da bola pelo interior. As reclamações são muitas. Portando, esse assunto é para quem tem peito para brigar na área. Antigamente, os clubes interioranos esperavam pelas equipes da capital, Coritiba, Atlético e Paraná Clube, para auferirem alguns trocados a mais. Nem isso mais acontece. Portanto, minha gente, está totalmente fragilizado o nosso futebol, a ponto do desconforto do Alex do Verdão, que nos deixou anos atrás e que agora voltou, aborrecido com pouca gente nos estádios.

Sugestões! Por que não? Primeiro analisar acordos com empresários que nada tem haver com as comunidades. Está fácil hoje qualquer um chegar as cidades e implantar sua fisolofia aproveitando-se das deficiências e se tornar dono de um clube tradicional. Acho que a participação da Federação Paranaense seria importante onde poderia ouvir pessoas interessados em colaborar. A situação de penúria que está passando o interior é de chorar. Fazer um campeonato entre os times das cidades que já fazem parte do campeonato melhorando a competição com dinheiro de patrocinadores e empresários do comércio, como também premiar os vencedores com grana e presença em torneios nacionais, seria um bom início. O clubes da capital, teriam com isso, campo enorme de jogarem uma Copa Sul Minas e outros torneios. É só uma questão de colocar à mesa idéias.

Vai começar nesta semana a Copa do Brasil. Serão muitas equipes a participarem deste torneio que se inicia com o famoso mata-mata, e que na verdade dá ao clube que for ganhando uma maior empolgação e dinheiro. Enquanto isso, ainda faltando algumas rodadas para o fecho do returno paranaense, acredito que com as derrotas do Jotinha e Paraná Clube, a competência para a classificação ficou para o Atlético(sub-23) e Londrina, e aí encerrar contra o Coritiba que levou o 1º turno.

Lembre-se : Que a melhor coisa da vida é sua hisória.