sexta-feira, 21 de junho de 2013

Planilha de Custos é uma piada?

Se já não bastassem os vários protestos pelo país afora, agora, aparece um da Fifa pedindo as autoridades brasileiras para darem um jeito na questão de uma segurança a mais para as delegações presentes nesta Copa da Confederações. Fiquei sabendo pelas redes sociais, que alguns jogadores da Seleçao da Espanha foram roubados em Recife , assim como, baderneiros que estiveram à porta do hotel onde estavam vários dirigentes da Fifa. Outra reclamação dando conta das placas publicitárias dos anunciantes desta cobertura, que vândalos fizeram o favor de derrubarem. Com isso a grave consequência do cancelamento dos próximos jogos, inclusive, por baixo dos panos a direção da Itália é que está propondo retirada pela falta de estrutura de segurança. A verdade é que só estamos tendo notícias de contrariedades. É uma pena.

Está por acontecer na parte semi-final, desta Copa das Confederações, disputas entre o Brasil x Uruguai e Espanha x Itália, sendo que provavelmente, na parte final entre brasileiros e espanhóis. Ontem, na partida entre a Espanha e Taiti, chamou atenção o público presente no Maracanã, 80 mil espectadores, que ironicamene foram torcer para o time haitiano, incentivando-os do começo ao fim. Mas, o que mais valeu a pena não foi o resultado de 10 x 0 dos espanhois contra a fraca equipe do Haiti e sim o coro dos torcedores cantando o Hino Nacional Brasileiro. Se a moda pega, posso adiantar que estará salvo esta Copa das Confederações.

Sabia de antemão, mais por um pensamento extraído nesta grita do povo, que a bronca não ficaria só pelo aumento na tarifa. Como muitos prefeitos já aderiram, acho que o movimento dificílmente perderá seu contrôle até que outras sugestões sejam resolvidas. Qual será a próxima? Acompanhando a tV. Senado, ontem, ouvi daquele que considero um dos melhores políticos brasileiros, o Senador gaúcho, Pedro Simon, que o tom na volta da disciplina deste povo irado, terá que ser dado por ela, a Presidenta Dila Rousseff, a comandar o país e deixar de ouvir péssimos conselheiros. Será que o Simon esta se dirigindo ao ex-Luis Inácio Lula da Silva? Simon, ainda afirmou com dedo em riste, por ter sido a Dilma uma guerilheira no passado e que viveu as piores situações de vida, passa ser esta a grande oportunidade de dirigir o pais, verdadeiramente. Se não o fizer, estará perdida a sua sequência na política brasileira. Entendo que a concordância seja geral.

Confesso que ainda não entendi como se procede a tão propalada Planilha de Custos, fazendo alusão ao transporte público. Ouço falar há muitos anos, mas que no frigir dos ovos, a situação continua até que venha um outro reajuste. Só que desta vez entrou a voz do povo, vedadeiramente, pois, sempre se acomodou nas circunstâncias. Pois bem. Aqui, depois dos reclamos, o atual prefeito reduziu de 2,85 para 2,70, afirmando que o município terá um desgaste financeiro se baixar para 2,60, preco este estabelecido na temporada passada. Soma-se a isso, também, a tarifa domingueira que tinha um preço determinado por outra gestão em 1 real para 1,50. Portanto, não acredito que vai parar nisso, a gritaria, até que se amolde naquilo que o povo esta exercitando.

Tirando das palavras do Prefeito, Fruet, na reportagem do Jornal O Estado, disse estar fincando exigências no seu corpo de trabalho administrativo, em buscar números necessáros, não só pela devolução de 10 milhões do orçamento que será enviado pela Camara dos Vereadores, mais receitas no ISS das empresas de transportes e o dinheiro que seria colocado em propaganda para a Copa do Mundo. Porque não foi feito iso antes? Afirmou, que pediu ao Ministério Público que averigue os contratos de Licitações dos Transportes, já que há 4 meses funciona a Comissão de Avaliação da Tarifa. Trocando em míudos, o povo esta pleiteando que as empresas de transportes, diminua seu ganho, afinal, são pagos a eles 2,99 enquanto o recebimento da prefeitura será de 2,70 por tarifa. Para isso haverá um processo dos interessados, pois, se mexerem nos contratos estabelecidos em suas empresas, a demanda será demorada. Que parada indigesta?

Lembre-se: Que o melhor da vida ésua história.

Nenhum comentário: