quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sócio-torcedor é o canal.

Como não há nenhuma dúvida sôbre a interferência mercantilista da televisão, no futebol brasileiro, cabe aos dirigentes mais inteligentes procurarem meios para ativar receitas aos seus clubes, para que num futuro não fiquem nesta total dependência da televisão credenciada, claro, por seus direitos conquistados. E para isso está aparecendo na praça, uma propaganda com a idéia de incentivar aumento de sócios, nas agremiações. Por não ter um conhecimento total do que seja isso, pelo que ouvi de alguns dirigentes, seria uma iniciativa de dar ao sócio-torcedor que paga um valor ao clube para as entradas nos jogos, uma amplitude em descontos de produtos vendidos em supermercados. A marca que mais aparece na mídia é da Cerveja Brahma.

Tomando por base as equipes tradicionais na Europa, cuja cultura ao esporte é totalmente diferente da nossa brasileira, é que se aproveitam do apêgo dos seus torcedores por suas agremiações, em comprar um pacote anual para o devido preechendo da necessidade do clube. São desportistas que tem como distração ou lazer, acompanharem seus clubes por todos os cantos. Como exempo, tenho lembrança de um fato acontecido na cidade de Barcelona, em um amistoso da Seleção Brasileira em 1999, quando um sócio torcedor catalão mostrou-me, orgulhosamente, sua carteira com um número de sócio acima de 100 mil. Como tudo é definido no começo da temporada, acho que só abrem as bilheterias para os torcedores visitantes.

Aqui o reflexo é bem diferente, porque os sócios exigem vitórias, e se não acontecem, deixam de pagar suas mensalidades. Com isso, torna-se difícil para uma administração clubística viver do seu “povo” torcedor, sobretudo porque alterna muito seu bom humor com os resultados. Portanto, cabe aos diretores de plantão dos clubes, olharem com muito carinho suas necessidades em que mais uma vez quero destacar que titulos poderão vir no futuro, desde que se fortaleça patrimonialmente.No futuro viver só da televisão será pouco, ainda mais, que a isonomia no futebol não passa de uma brincadeira.

Quero afirmar que nada tenho contra os direitos da televisão licitada, afinal, o futebol brasileiro está em pé pela eficiência deste projeto inteligente que colocaram no mercado. O engraçado de tudo é que a mentira existe na bola, pois, como admitir que um clube sem receita possa brigar por algum título. Nenhuma chance. O duro mesmo é que alguns gênios sonham que sem dinheiro os clubes vão chegar a algum lugar, inclusive, fazendo críticas deste lado comportamental de diretores. Do lado do torcedor até entendo, afinal, seriam os mais indicados a se associarem. Mandar contratar é muito fácil, agora, dinheiro para tanto é que são elas.

Sôbre os 3 gols do Brasil contra a França, e que somente aparecerem no 2º tempo, teve como origem, uma falta não assinalada no critério do árbitro peruano, resultando na boa jogada do Fred ao servir na entrada da área ao jogador Oscar. No 2º gol, a bola veio do lado direito, passando por toda zaga francesa encontrando Neymar que com um leve toque deixou o Hernanes na cara do gol. No 3º , foi na verdade uma jogada pessoal do ala Marcelo, que foi atropelado dentro da área do adversário, redundando num penalti bem batido pelo ponta Lucas.

Lembre-se : Que o melhor da vida é sua história.

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