domingo, 29 de janeiro de 2012

Sair da mesmice.

Parece que a filosofia do técnico santista, Muricy Ramalho, deva mudar para esta temporada de 2012, após o mal resultado acontecido na última partida do ano passado quando perdeu de goleada para o Barcelona. Constato que nessas partidas iniciais do Campeonato Paulista a equipe que está jogando nas mãos do seu auxiliar, Tata, é de formação do atual elenco, sem antes dizer que os considerados titulares estão de férias regulamentares. Alguma coisa me diz, e torço que viesse acontecer, que Muricy deva fugir da mesmice tomando por base o que viu e ouviu a respeito do time catalão nesta sua passagem pelo Japão.

Para aqueles que se interessam pelo futebol do “estrangeiro” e que sabem considerar a cultura natural da maneira como os grandes clubes participam dos vários torneios, a verdade é da necessidade de se ter um bom elenco de jogadores como questão primordial Como está impossível participar de um calendário esportivo brasileiro com muitos jogos, sem muito tempo de preparação, o exemplo é nos dado pelos técnicos europeus quando se vê um Messi em algumas partidas no banco de reservas. Aqui seria um Deus nos acuda colocar, estrategicamente, um Neymar no banco pensando em outras partidas.

Claro que para mudar esta caracterização de se colocar em campo somente os titulares, volto a dizer da nossa cultura esportiva, afinal é necessário muito investimento para se ter um grupo de excelentes jogadores, torço para que Muricy Ramalho ao lado do bom dirigente Luís Álvaro, venham a interpretar a última derrota na falta e sequência de melhores jogadores. Alguém tem que começar.

Por aqui, o único que tem condições para tanto é o técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, que mesmo não tendo jogadores de alto quilate, tem procurado usar de bom senso rodando sua equipe em campo e no banco de reservas. Podem notar que em todas as partidas tem se utilizado dos componentes “bancários”, mesmo que o time esteja ganhando, pois, só assim dará continuidade em seu trabalho na busca do melhor rendimento. Quer dizer, no frigir dos ovos, mantém todos com interesse de jogar dentro do elenco.

Para finalizar, não quero fugir da mentalidade do melhor seria a continuidade de um time em campo para se fortalecer coletivamente, onde sabemos de cor e salteado, mas a equipe de melhor porte técnico com condição de se utilizar de um bom elenco, que o faça para chegar nos torneios como Pre-Libertadores, Copa do Brasil, Campeonatos do Estado e Brasileiro, Sulamericana e até a busca por um título mundial, com mais força de time de futebol. O Santos terminou sua temporada com Léo, Edú Dracena e Durval na zaga. É mole?

Seja Feliz.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Vivendo outro roteiro.

Nesses tempos de férias, passei a ter um hobby por filmes do passado, sim, aqueles que deixaram o público extasiado pela 7ª arte, o cinema americano. Lembro que economizava moedas em minha infância para poder ir nas tardes de domingos ver filmes de faroestes, bíblicos e mesmo os românticos nos cines, Aliança, Ícarai e Imperial. No meio da sessão não faltava o momento da pipoca e muitas outras atrações como trailler ou mesmo a sequência de seriados. Pois bem. Depois de muitos anos, hoje com a maior facilidade, baixam-se filmes pela internet com a comodidade de escolher o que mais lhe prover. Cada qual com seu tempo, na verdade se for falar aos mais jovens, a vaia será grande, pois, o chamarão de quadradão.

Para lembrar os cinéfilos, será esse o nome, como foi bom rever grandes filmes como Música e Lágrimas com James Stewart e June Allyson na história do saxofonista, trombetista e maestro, Glenn Miller, músicas que são tocadas e lembradas pelos mais “antigos”; Quando Setembro Vier com as estrelas importantes de um Rock Hudson e de Gina Lollobrigida. Querem mais, por que não buscar outro extraordinário filme , Julgamento de Nuremberg, com Spencer Tracy na figura de um magistrado americano definindo as pessoas que erraram quando do comando do Hitller. Você nessa altura do campeonato deve estar pensando o que deva ter acontecido com o “Capitão” no que facilmente responderia , simplesmente, saudades de um tempo gostoso e de mais harmonia. Se quiserem outros mais para passar o fim de semana, vai lá; Depois do vendaval, 20 Mil Léguas Submarinas, Um anjo que veio do céu, Adivinhe quem vem para o jantar e Quanto mais quente melhor. Para finalizar não poderia esquecer-me do Dançando na chuva com Gene Kelly.

Como desviei do meu roteiro que é falar de futebol, achando que de vez em quando seja necessário, pelo menos encontraram um meio de facilitar a vida do Atlético em ter um campo de jogo para seus mandos. Será no Estádio Janguito Malucelli, área do Joel Malucelli, que entendendo a dificuldade do co-irmão e em respeito a amizade com o empresário e dirigente atleticano, Mário Celso Petráglia, por ora resolvendo o assunto sem se falar em cifras astronômicas. Bom senso é isso.

Fiquei muito triste com o passamento do grande amigo e radialista carioca, Orlando Batista (83 anos), pessoa da mais alta estima com seu vozeirão tradicional que transmitiu futebol por muitas décadas, principalmente pela Rádio Mauá, oportunidade que tive de conviver ao seu lado em viagens internacionais nos muitos jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Como amigo pessoal do grande desportista, João Havelange, tive conhecimentos de muitas histórias de outros tempos. Futebol e a vida. Saudades, Orlando.

A 3ª rodada do paranaense terá seu ínicio neste sábado, com o Coritiba que jogará no Estádio Couto Pereira contra o fraco Irati, time esse que anda muito enfraquecido pela debandada dos principais jogadores que hoje estão servindo o Londrina E.C, e outro de interesse o Furacão, amanhã em Paranaguá no Estádio do Carenguejão, tendo pela frente o time do Rio Branco.

Seja Feliz.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Qual time jogará a Olimpíada?

O sempre polêmico dirigente, Andrés Sanchez, hoje investido na condição de maioral do Departamento Técnico das Seleções, se enrolou todo quando disse que a idéia principal é ver logo o técnico Mano Menezes acertar o elenco para o Mundial/2014. Com isso esqueceu de um pormenor que é do gosto brasileiro ganhar uma medalha de ouro olímpica no futebol. A conversa girava em torno dos amistosos do final do mês de Maio e começo de Junho/2012, com qual time jogar se com a principal ou a que vai à Olimpíada de Londres. Numa forma de se retrarar, claro depois de pensar, afirmou que muitos dos jogadores do time do Mano tem idade para os jogos amistosos programados e disputarem este torneio importante.

Para o bem natural da nação futebolística do Estado do Paraná, a dupla ATLETIBA ganhou nesta 2ª rodada paranaense, sem que me envolva em comentar técnicamente as equipes. Diria ser muito melhor ganhar para depois alimentarmos alguma perspectiva positiva à frente e para isso a importância de estar ganhando nesse começo de temporada, pois, as exigências virão nessa Copa do Brasil para o próximo mês. Estar disputando paralelamente, o estadual e um torneio nacional, com certeza dará as comissões técnicas o caminho ideal para novas e necessárias contratações.

Como observador do noticiário esportivo diário não tenho notada aquela insistência do entra muros no Paraná Clube, que de certa forma tem lhe prejudicado por não estar neste Campeonato Paranaense da Divisao Especial. Diria aos seus dirigentes que seu departamento de Marketing ou mesmo de Comunicação, deveria encontrar um caminho para levar os reporteres à Vila Capanema e contar qualquer abobrinha. Não deixe a bola murchar. Acho que para um bom entendedor meia palavra basta.

Participando de um almoço com alguns amigos, sempre a “bola” toma lugar no primeiro instante, foi dito e bem compreensível, salientar quantos jogadores da dupla ATLETIBA que participaram e bem desta Copinha em São Paulo, tomará corpo no elenco principal! Sei que alguns apareceram mostrando boas qualidades. Futebol, minha gente, a idade não conta muito quando o “cara” sabe jogar.

Continua o entrave de saber onde o Atlético mandará seus jogos. A Federação Paranaense de Futebol, entendendo seus atributos, tentou e não conseguiu derrubar a liminar que o Coritiba pleiteou com seus argumentos, para não emprestar seu campo de jogo. A condução dos julgadores deu ganho de causa ao Coritiba por 4 votos a tres. Agora, o assunto como sempre em nosso futebol vai parar no S.T.J.D. E o tempo vai passando.

Seja Feliz.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A exposição do Neymar Júnior.

Os times brasileiros, Internacional e Flamengo, iniciam suas obrigações desta temporada jogando contra as equipes do Real Potosi e Once Caldas, buscando espaços, ainda abertos, nos grupos desta Libertadores de América. Sim, os jogos estão a princípio valendo como pré-requisito a disputa verdadeira, pois, as equipes do Colorado e Mengão, ganharam esta oportunidade por suas classificações na “bacia das almas”. No caso do Internacional,então nem se fale, pois, a vaga estava aberta ao Coritiba que de forma inpressionante não soube ganhar do Atlético na última rodada do Brasileirão/2011.

Falando em rodada, teremos hoje a abertura da 2ª do paranaense, chamando atenção os jogos do Estádio Couto Pereira entre o Coritiba e Corinthians Paranaense e do Operário e Atlético no Germano Kruger em Ponta Grossa. Outras equipes também estarão participando, mas sem aquela esperança de algum brilho técnico.

A confusão continua sôbre a notícia veiculada no site do Paraná Clube. Agora é o próprio clube que tenta mostrar outro lado da moeda, afirmando que o mandatário do Furacão, Petráglia, é que não tem palavra. Tudo isso minha gente do Brasil, porque os clubes não souberam sair da situação criada pela falta de campo para jogar do time atleticano. Como não tem nenhum santo nesta conversa, o melhor mesmo é deixar o tempo passar para que as coisas se ajeitem. O recado é para os dirigentes.

Nunca em tempo algum, um jogador de futebol teve exposto sua imagem como tem sido do garoto Neymar Júnior do Santos, com presença constante em todos os noticiarios explicando por onde anda. É impressionante. O Presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, um expert em publicidade, também aproveitou para realizar mais um marketing clubístico quando da inauguração de um espaço no museu do clube dando a êle o prestigiamento pelo gol considerado mais bonito da temporada passada.

Dando sequência a Copa Sulamericana de Futebol Feminino sub-20, mais uma excelente vitória da equipe brasileira onde as meninas golearam as peruanas em 6 gols a zero, jogo realizado no Estádio Germano Kruger em Ponta Grossa. Amanhã esta seleção jogará em Vila Capanema. Do jeito como está o Brasil chegará a final com o pé nas costas. Lembrando que em outra fase, as duas melhores de cada grupo jogarão para definir as duas seleções que irão ao Mundial no Ubesquistão. A nota destoante da partida de ontem foi a contusão da boa jogadora, Thaisinha, que precisou sair de campo na maca.

Seja Feliz.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Site paranista deu a notícia.

Tomei conhecimento que a nova direção do Atlético mandou muita gente embora do clube. Vou mais adiante, nomes que muito colaboraram com o Furacão nestes últimos anos. Na verdade, quando uma eleição se define com vitória oposicionista, a revoada é grande, pois, o entendimento de quem chega e querer trabalhar com pessoas de sua confiança. Ontem, o rapaz dos projetos e orçamentos, Flávio Vaz, entrou em discussão com o Petráglia e foi convidado a sair. Imaginem, foi o moço que estava entretido com as obras da Arena. Outros como a Maria Aparecida do Financeiro, Renato Requião Rocha na Superintendência, Patrícia Baher na Comunicação, também foram convidados a sairem. O que me causa espanto, é que o Luís Fernando Cordeiro que exerceu excelente trabalho na Coordenação de Futebol no clube, deixou a agremiação depois de muitos anos. Quanto ao Dr. Edilson Thiele, figura das mais conceituadas na medicina esportiva, o problema é de longo tempo e se recordarem o caso do jogador Dagoberto, na época a gota d'água para toda essa antipatia.

De repente as figurinhas vão aparecendo no cenário. Lembram-se de Paulo Jamelli, ex-jogador do São Paulo e Santos, que esteve por alguns meses na Coordenação de Futebol do Coritiba, e que muito colaborou com a queda do time à 2ª Divisão, agora está investido na condição de técnico de futebol do Marcílio Dias. Não deu outra. Foi jogar domingo contra o Figueirense e tomou uma sapecada de 3×0. Lembrar que um dia foi contratado pelo Presidente Jair Cirino. Futebol é uma benção.

Como sempre estou correndo o trecho, questionamento quanto a essa 1ª rodada já surgiram, independentemente é claro, dos resultados . Vai ou não vai? A galera quer saber, afinal estamos nisso há muitos anos, mas diria esperar com ”aquela” paciência de sempre. Mas no olho clínico, não sei não, concordo com muitos de que o Coritiba perdeu em qualidade técnica. Quanto ao Atlético, bem esse é outro assunto, primeiro tem que ter time para depois conversarmos., afinal, ficar com jogadores que rebaixaram o clube é piada.

O futebol paranaense é pródigo em notícias que não se ajustam na proporção de melhoras, pois, é difícil um bom entendimento de dirigentes. Agora, descobrir através de fofoca clubística, é fator que mais deixa o torcedor entendiado. Não é que uma notícia saiu do Paraná Clube dando conta que o Atlético jogará no Estádio Couto Pereira no Campeonato Brasileiro/2012! Naquela conversa formal, sem que saia a público, deva o Presidente do Atlético, Mário Petráglia, dito alguma coisa a respeito. Até aí nada de errado. Agora, o site do Tricolor levar isso aos desportistas, claro, atingiu os dirigentes do Coritiba que precisaram informar que tudo não passa de mentira. Falar de bola é que está difícil.

Mais uma rodada da Copa Sulamericana de Futebol Feminino sub-20 nesta 3ª feira, onde mais uma vez a equipe brasileira estará participando. Jogará em Ponta Grossa no Estádio Germano Kruger conta a equipe peruana. Lembro a todos que na 1ª partida o time brasileiro ganhou das paraguaias por 2×0, gols da Thaisinha.

Seja Feliz.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resultados incontestáveis.

Correndo os olhos nesta rodada inicial por campos brasileiros, penso que sómente no futebol gaúcho é que notamos a frustração do torcedor da dupla grenal. Quem diria o Gremio, principalmente, com uma folha salarial de dar inveja ao Barcelona, perder em casa para o Lajeadense. No mais os estaduais mais requintados com as presenças de várias grandes equipes do futebol nacional, nenhuma zebra, com as vitórias do Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo. No futebol paulista, Corinthians, São Paulo, Palmeiras sairam vencedores, enquanto o Santos foi jogar com uma equipe de reservas empatando em Piracicaba, mas foi a Portuguesa que deu o vexame ao perder em casa para o time do Paulista de Jundiaí.

Em nossa aldeia diria, também, que nenhum resultado deva ser considerado fora de próposito. A vitória da dupla ATLETIBA e a goleada impiedosa do Corinthians Paranaense em cima do Rio Branco de Paranaguá, podem ser considerados como bons, em que pese muitas reclamações contra os maiorais do futebol paranaense, Coritiba e Atlético, por suas performances coletivas. Como diz o italiano que “piano, piano se vá lontano”, as diretorias técnicas dos clubes saberão dar o toque de requinte para a temporada.

Ainda falando sôbre a Copinha de São Paulo, de fato foi surpreendente os resultados nas derrotas com goleadas, afinal, Coritiba e Atlético disputaram um bom torneio. O Furacão perdeu de 6xo para o Corinthians, time esse que sempre apregoei como o melhor e o Coritiba para o Fluminense em 4xo. Como classificação não é de jogar fora, agora quanto aos resultados, eles machucaram.

As equipes do Flamengo e Internacional jogarao neste meio de semana partidas valendo a classificaçao definitiva à Libertdores de América. É a chamada Pré-Libertadores com jogos fora e em casa. Aí vem a pergunta se o Coritiba tivesse passad pelo jogo contra o Atlético, ainda no certame nacional, se jogaria com este time que vi ontem em Toledo. Seria bucha na certa.

Tenho feito um tour nos finais de semana pelo nosso litoral, oportunidade que fico a imaginar o que muito poderá ser feito até a visitação daqueles que virão ao Estado do Parana na época da Copa do Mundo/2014. Como sempre imperdivel “aquele” almoço no Restaurante Danúbio Azul, em Paranaguá, fique sabendo que a população local aguarda com muita ansiedade os investimentos necessários que se estenderiam, também, as cidades de Morretes e Antonina, locais tradicionais da nossa cultura.

Seja Feliz.

sábado, 21 de janeiro de 2012

"É nóis nêgo".

Todo mundo correndo atrás da bola, diria um locutor esportivo das antigas, com mais este início de temporada em todos os estados brasileiros. Por aqui nem a bola rolou e já estão dizendo que o Coritiba é o franco favorito para ganhar esta competição. Bem, também não está tão difícil de preconizar, afinal, foi o melhor time paranaense da temporada passada e não fossem os descuidos, aliás por duas vezes, de chegar a disputar uma Libertadores formaria o conceito de ter sido um ano consagrador. De momento, está difícil admitir que o Atlético será forte neste começo, contudo é de se esperar com uma nova diretoria e comando técnico que venha a surpreender em pouco tempo. Pelo interior, Cianorte que tem apoio da comunidade, principalmente da indústria têxtil onde sempre disputa com time razoável; o conceito histórico do Londrina que agora tem uma excelente estrutura do Grupo SMS; um Arapongas que teve o peito de contratar um Dario Pereira e o Corinthians Paranaense por sua boa estrutura física. No mais, minha gente, apenas muitos figurantes.

Apenas 4 equipes sobraram para esta parte final da Copinha de São Paulo, onde faço questão de prestigiar, diariamente, as performances de Coritiba e Atlético que enfrentarão Fluminense e Corinthians. Em outros tempos diria estar satisfeito com essas colocações, só que agora a situação é bem diferente, pois, acreditando no trabalho que é feito nas categorias de base dos nossos clubes, penso estar chegando o momento do título. Continuo apostando numa final entre os nossos representantes e só coloco um empecilho que é o time do Corinthians. No mais "é nois nêgo".

O melhor de aproveitamento que possa acontecer com as equipes do interior é sua preparação física, mesmo que saíbamos que o Atlético, Coritiba e Corinthians Paranaense, times da capital, estejam treinando algum tempo, as do interior estão no mínimo com 60 dias de vantagem. Portanto, se tiver zebra no placar, considero o estágio da preparação física a diferença como o melhor momento das equipes interioranas.

Até poderia hoje, a convite dos amigos piracicabanos, estar presente no Estádio Barão de Serra Negra no larga do Campeonato Paulista entre o XV de Novembro e Santos de Neymar e Ganso. Com toda certeza o estádio estará lotado com a galera comemorando a volta do tradicional time quinzista. Depois de alguns anos ausentes na 1ª Divisão de São Paulo, a equipe que ganhou o galardão de campeão neste retorno, viverá mais um dia especial em sua história. Lembrar com saudades os anos de 1967/68, é um filme que passa constantemente pela minha cabeça. Estarei na torcida.


Boa a estréia do time feminino sub 20 de futebol da Seleção Brasileira que venceu ontem ao time do Paraguai com dois gols de Thaisinha, jogo realizado no Estádio de Vila Capanema. Na preliminar jogaram as seleções do Uruguai e Peru com vitória dos uruguaios por 2x1. O próximo compromisso da equipe brasileira será nesta terça-feira, contra o Peru, no Estádio Germano Kruger em Ponta Grossa.


Seja Feliz.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lambanças constantes.

Como o futebol paranaense é pródigo em notícias ruíns, sai do standby os dirigentes que sobraram do Irati, sim, porque a outra leva está em Londrina, enviando um “protocolo de intenção” à Federação Paranaense de não querer disputar o certame, cujo início está marcado para o próximo domingo. Que fase está passando a direção desta Federação com tantos entraves, numa prova evidente de que a entidade virou uma casa de Maria Joana. Se já não bastasse a falta na definição de onde jogar o Atlético, agora mais essa, com a afirmação dos diretores do Irati que a exigência na colocação de cameras de seguranças vão ter um custo muito alto para um público que com certeza será diminuto, até pela retirada dos principais que foram a cidade de Londrina para melhorar o futebol por lá. Se não for com o Irati será com o Metropolitano de Maringá. Não sabia que existia esse time no norte paranaense. A coisa está feia.

Volto a repetir que a dupla ATLETIBA nesta Copinha de São Paulo está barbarizando. Só para confirmar meu desejo de ver na final as duas equipes, não tendo mais o São Paulo, Flamengo, Grêmio, Internacional, que ontem perdeu para o time Coxa, só o Corinthians poderá atrapalhar com seu bom time. Vai que numa dessa a casa pode cair, como diria o locutor Edemar Annuseck.

Bastou a diretoria do Paraná Clube informar da contratação do ex- jogador, Ricardinho, um dos seus maiores ídolos à técnico de futebol do clube, para que um monte de besteiras fossem veiculadas. Sim, a sua maioria entendendo que pela necessidade do clube de ter uma pessoa mais experiente neste cargo seria o convencimento de uma melhor pedida. A verdade é que tem muita gente que comenta futebol por teoria, pois achar que um jogador como ele, que ganhou vários títulos dentro de campo, não ter a mínima chance de comandar esta área, é brincadeira. Acho bom mesmo seria dizer aos realistas, de forma irônica, que as voltas de um Paulo Comelli, Roberto Fonseca e Macuglia e tantas outras figurinhas fosse o melhor. O que o clube precisa na verdade é de amor a camisa e um pouco de dinheiro para contratar bem, afinal, quem ganha o jogo é o jogador em campo com a experiência de um técnico. A torcida tem que ajudar e não fazer o que fizeram com o Saulo, o maior artilheiro da história do clube.

Parabenizo o esforço do Grupo da TV Globo de Curitiba, mesmo com as lambanças que antecedem o Paranaense/2012, realizou o lançamento do mesmo em bom estilo contando com a presença do mundo esportivo da capital.

Quem conhece o técnico Luxemburgo sabe que ao entrar em alguma briga interna é porque está querendo sair da jogada. Lembro-me muito bem o caso do jogador Keirrisson, quando este jogador saiu do Palmeiras para jogar pelo Barcelona, aprontou o maior salseiro, inclusive com o presidente da época, Beluzzo, que o criticou naquilo que entendia como ingerência aos dítames do clube. Agora, vendo a situação financeira do Flamengo, onde jogadores reclamam abertamente da falta do dinheiro, começa a se jogar contra Ronaldinho Gaúcho por problemas disciplinares. A verdade é que a experiência do Luxa é tanta que não vê sequência neste atleta e nele próprio, querendo se aproveitar e mudar de ares.

Seja Feliz.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Necessidade sim, mendigar não.

Agora é a vez da diretoria do Paraná Clube que ainda não se convenceu a emprestar seu estádio para o time atleticano. É mole? Parece que o troco está sendo dado na mesma proporção do dia em que o dirigente, Mário Celso Petráglia, chegou a dizer que o Tricolor tinha seus dias contados. Isso já tem muitos anos, mas a mágoa é grande e pode ser também um entrave, pois, a falta de habilidade dos homens do nosso futebol é gritante. Poderá dizer você se o os dirigentes do Tricolor da Vila estão rasgando notas de 100 reais, no que penso seja até uma heresia pela condição atual financeira, mas esse comportamento contrário é que chama atenção. Portanto, amigos que lêem essa coluna neste Brasil de Deus, o Paraná Clube se aproveita de tal momento para exigir um contrato melhor do que os R$ 100 mil reais por jogo oferecido pelo Atlético. Soube, também, que entraria nesta negociação do empréstimo do estádio até um pacotão de jogadores atleticanos.




Será que a construção do Estádio Arena para a Copa do Mundo esta virando um mico? É tanta a confusão envolvendo projeto daqui ou dali mas, dinheiro que é bom, ainda não apareceu. Enfim, esse problema já havia sido comentado nesta coluna, afinal, sempre deu a entender os ex-dirigentes que não estavam olhando o calendário que mostrava a proximidade do clube ter que mudar de ares. A verdade é que a diretoria passada nunca deu demonstração efetiva de querer a construção da Arena onde por dezenas de vezes ouvíamos o pronuncimanto do ex-presidente Marcos Malucelli, que o tempo diria do orangotango que seria criado. Somaria a isso, também, a falta de humildade de resolver a questão.

O companheiro e sempre brilhante comunicador esportivo, Edemar Annuseck, mandando notícias do seu trabalho no Sport TV nesses primeiros dias de Janeiro, onde já participou de várias transmissões da emissora. Aliás, hoje mesmo, estará comentando a partida do Coritiba e Internacional, jogo importante nessas 4ª de final da Copinha de São Paulo. Também contou que estará na estréia da Portuguesa no Paulistão/2012. É aquele ditado que vale ” quem espera sempre alcança”. Sabe, Edemar, que sempre estarei na torcida.

Estava na hora de mostrarem um novo comportamento a respeito da Lei Rouanet no país. Bastou o TCU entrar na parada para notar várias irregularidades, afinal, muitos projetos passaram sem nunca terem sido revistos na sua veracidade. O valor que está sendo falado é em torno de 3,8 Bilhões que o Ministério da Cultura não sabe o destino, apontando também a respeito do estoque de 8 mil projetos artísticos, todos financiados por renúncia fiscal. Que país da cultura é esse, hein?

A situação do Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, não tem andado muito bem, independentemente, do seu problema de saúde onde muitas acusações contra sua gestão vem se arrastando sem lhe dar sossego. Por necessidade entendeu de fazer alguns ajustes dentro da sua diretoria, nos casos do Ronaldo Fenômeno e de Andrés Sanchez. Agora, a notícia vem do “amigo” Joseph Blatter da Fifa, dando a maior força ao Platini, investido hoje como Presidente da Uefa, afirmando que o francês tem todas as condições de comandar a entidade internacional. Durma-se com um barulho desse.

Seja Feliz.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Cori será Tri novamente?

Virou, mexeu e não deu outra. O Atlético, diga-se de passagem o Petráglia, finalmente acertou com o Paraná Clube os ponteiros quanto aos seus jogos. Não me preocupa quanto a valores, enfim, tranquiliza o ambiente para os torcedores e agora é caminhar para a frente. Parece-me que neste acordo, não tenho bem a certeza, que alguns jogadores (pacotão) estariam sendo emprestados pelo Furacão ao time Tricolor, incluíndo os devidos pagamentos mensais, para efeito contábil no empréstimo do campo de Vila Capanema.

Com um jantar dos mais concorridos foi dado, ontem à noite, o larga do calendário da Confraria do Mesa Real que aconteceu nas dependências da empresa Porto a Porto, do confrade Pedro Demeterco, que ao lado do Dr.Jurandir Marcondes e Marcos Hauer, recepcionaram os demais integrantes. Olha, só para dar água na boca, o filé mignon que foi apresentado e o melhor do vinho importado, foi uma noite inesquecível. Com a conversa girando em torno do futebol, afinal, com muitos radialistas que fazem parte desta confraria, a mistura dos assuntos foi bem longe. Entre os simpatizantes do Atlético e Coritiba, deu empate em 7 a 7.

Comentando, ontem, a respeito das boas possibilidades da dupla ATLETIBA em chegar bem longe nesta Copinha de São Paulo, faço um registro importante, bem lembrado pelo Dr. Domingos Moro, um leitor assiduo desta coluna, quando classifiquei como melhor campanha do Coritiba neste tipo de torneio, aquela de 2006 onde foram revelados grandes talentos como o Keirrisson, Henrique, Marlos, alertando-me quanto ao esquecimento do time de 2004, onde Verdão chegou em 3º lugar perdendo para o Corinthians nas penalidades máximas. Corregido na íntegra, na verdade não poderia ter me esquecido desta campanha em que outros talentosos garotos apareceram como o Miranda, Rafinha, Adriano, Danilo, Marcel e outros mais. Aliás, Moro fez parte da diretoria que fortaleceu a Categoria de Base do Clube.

A briga está feia entre as diretorias do Flamengo e Fluminense, tudo pelo fato do procurador do jogador Thiago Neves ter oferecido ao Fluzão o atleta, que em outros tempos jogou pelo clube. A verdade, minha gente, é que o Flamengo é um balaio de gatos, onde jogadores reclamam abertamente à imprensa de salários atrasados, como o próprio caso do Ronaldinho Gaúcho, que não recebe seu crédito por alguns meses. Outra notícia é que ozagueiro Alex Silva, não apareceu para o treino sendo dispensado pela Patrícia Amorim, presidenta do clube. O respingo poderá vir, também, para o técnico Vanderlei Luxemburgo que tem falado muitoooooo.

Destacando um fato interessante, o excelente jornalista Rodrigo Sell, que escreve diariamente no Tribuna Online, a respeito da possibilidade do Coritiba voltar a ganhar, depois de 39 anos, mais um Tri-Campeonato Estadual. Bem lembrado, onde aproveitou para entrevistar também os companheiros, Jairo, Cláudio Marques e Aladim. Valeu Rodrigo.

Seja Feliz.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mar desolado.

A dupla ATLETIBA vai se conduzindo muito bem nesta tradicional, Copinha de São Paulo, premiando suas boas performances com excelentes resultados. Neste meio de semana, o Furacão enfrentará o Olé Brasil e o Verdão a equipe do Internacional de Porto Alegre, valendo agora para as 8ª de final. Muitos destaques aparecendo nos dois times, inclusive, a maneira ofensiva de jogar do Coxa que em 4 partidas fez 20 gols. Nomes como José Rafael, Alex e Gustavo estão valorizados. Aliás, o futebol paranaense ainda não ganhou este torneio, conseguindo o Coritiba um 4º lugar em 2006 e o Atlético que perdeu o último jogo para o Corinthians em 2009, que chegou na boa classificação de vice-campeão.

Conheci dias atrás, nos estúdios da Rede Massa entrevistado que foi no programa Show de Bola, o novo coordendor de futebol do Paraná Clube, Alex Brasil, que contou algumas de suas passagens como jogador e “olheiro” do time italiano do Parma. Enquanto sabemos do abacaxi que vai pegar, a verdade é que ele está muito contente com esta oportunidade que o Tricolor da Vila está lhe proporcionando, e espera fazer um bom trabalho. Nada mais do que sorte estamos lhe desejando.

A condução de onde deverá jogar o Atlético está nos dando a oportunidade de acompanhar vários comentários, alguns por simpatia a este ou aquele clube e outros tentando de outras maneiras entender a causa desta celeuma. Pensando bem, quem está rindo é o lado atleticano onde o Petráglia conseguiu enervar muita gente. Cada um vê o que lhe interessa pelo que rege o estatuto ou a rivalidade que passou a tomar conta do assunto. Hoje, já leio que até o Governador e o Prefeito, estão entrando na lista dos mais criticados por suas omissões.

Só para não esquecer, teremos então nesta próxima 5ª feira (20 de Janeiro), o ínicio da Copa Sulamericana de Futebol Feminino/sub 20 que será jogada até 5 de Fevereiro. Portanto, é acompanhar, pois, a equipe brasileira que está treinando há vários dias no Trieste de Santa Felicidade, vem também realizando alguns jogos amistosos e goleando pela melhor capacidade de sua equipe. Mostrando interesse nesta modalidade esportiva, tanto que as Secretarias de Estado e do Município de Esportes, estão dando o maior apoio onde até transmissão via Tv será mostrado ao público.

Ainda no “dulce far niente”, estive neste final de semana no litoral paranaense, oportunidade que tive, de ver que ainda não está sendo levado a sério esta região turística. Chego a acreditar, me desculpem, que ninguém do poder público tem a mínima satisfação de notar esta falta de cuidado com nossas praias. Chegando por Garuva, passando por Itapoá e Coroados, pelo menos uma limpeza na orla de Guaratuba, faça o favor, onde vê-se um matagal em algumas ruas paralelas que são intransponíveis. O que eu ví foi um mar desolado. É brincadeira?

Seja Feliz.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Saber parar é a questão.

Bastou um comentário do ex-jogador Mueller, agora comentarista, dizendo o porquê do motivo que o meia Rivaldo, que teve seus grandes momentos com várias camisas por onde atuou, continuar jogando e aceitar uma proposta para jogar no futebol Angolano. Acredito que a mensagem do Mueller tenha sido muito mais para que o Rivaldo venha a terminar sua carreira de forma mais digna, sabendo-se de antemão, que o jogador já tenha uma condição financeira espetacular. A verdade é que Rivaldo ensaiou parar e fazer uma parceria com o time de Mogi-Mirim, onde começou sua carreira, e ao assinar contrato com o São Paulo ninguém entendeu mais nada. Agora, a resposta do Rivaldo foi muito grosseira, ao afirmar que o Mueller é um fracassado.

Entendo que a decisão de parar seja do jogador, sendo esta uma questão muita complicada que mexe com todos os sentidos da figura humana, mas entendo por outro lado,também, que exista a tal da intuição para o momento. Agora mesmo nesta semana, acompanhamos o procedimento do goleiro Marcos, da S.E.Palmeiras, tomando atitude e que foi respeitado nessa sua decisão ao se retirar dos campos de futebol. Machuca é claro, êle que está vivendo essa vida extressante de 20 anos, onde misturou glórias, derrotas e contusões. Fico na premissa que o jogador nao deva estragar tudo por um continuísmo, exemplo que passo, afinal passei por isso.

Depois de acirrar ânimos, é um procedimento que o Presidente Petráglia do Atlético sabe usar bem, é que saberemos nesta 4ª feira próxima onde jogará o Furacão. Até liminar entrou na parada, onde o Coritiba se valeu da defesa de não poder liberar o seu campo de jogo, a ponto de preocupar a liderança do mandatário do Verdão, Vilson Ribeiro de Andrade, pois, a galera alviverde jamais iria lhe perdoar. Outra coisa que mexeu muito com a opinião pública, foi o valor que a Federação Paranaense passou aos dirigentes do Coritiba pela cessão do seu estádio, claro, a pedido do Atlético. Querem saber? Só 30 mil reais. Brincadeira tem hora.

Como tudo tem seu pano de fundo, pelo menos é minha opinião, isso vem servindo para acomodar uma situação atleticana neste inicio de temporada, afinal, em contra partida é de se perguntar onde estariam as contratações, assunto este muito mais interessante e que está sendo desviado pela monaobra de onde ir jogar. Marola, minha gente, muita marola.´

A situação financeira do time da Gávea, Flamengo, continua deplorável tomando-se por base que é o clube que mais recebe no futebol brasileiro. É impressionante que as coisas não melhorem nas bandas de lá, não sei se por força da enorme dívida que possue ou mesmo entender que seja um clube que não é olhado para a organização clubística. Quando jogadores vem a público dizerem que não estão recebendo é a pura verdade da incompetência. Com isso, Thiago Neves está indo para o Fluminense e o Ronaldinho Gaúcho para o Corinthians.

Seja Feliz.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A ironia atleticana.

Continuo insistindo que a diretoria do Atlético, sem ter a devida humildade de procurar o co-irmão Coritiba, jogou a situação para a Federação Paranaense de Futebol resolver tal questão, alegando que um dos seus motivos de não poder jogar em seu estádo seja pelas obras para a Copa do Mundo e que acatou a determinação da CBF, FIFA e mesmo dos governantes do Estado do Paraná. Buscando com isso, Petraglia se reuniu com o Hélio Cury da entidade, deixando este encargo para a entidade resolver.

Nao me parece lógico, esse encaminhamento, pois, a propriedade sendo do Coritiba e, mesmo que haja uma brecha no Regulamento, a situação passaria por valores arbitrados pelo clube. A verdade é que o Atlético quer fazer marola, esperando o tempo passar e até jogar a 1ª partida na Arena. Seria isso? Não vejo por onde querer jogar no Couto Pereira por um valor caríssimo, pois, entendo ser uma estupidez ter que enfrentar um Arapongas, Irati ou mesmo o Paranavaí. Acho que o bom senso deva prevalecer, pois, estádios como o Caranguejão em Paranaguá e o de Vila Oficinas de Ponta Grossa, seriam os mais adequados nesta situação.

Os mentores que idealizaram a cor da bola que será rolada em campos gaúchos devam estar felizes pela repercussão. Nada mais que um dos gomos da “pelota” ter a cor rosa choque, bastou para a galera fazer comparações na peche dos nascidos na cidade de Pelotas. Nada a ver, brincadeiras a parte, a verdade e que a bola no sul não pode ter a cor azul e vermelha, devido a intensa rivalidade da dupla Grenal. Já que é assim, os “inventores” tascaram na bola uma cor que é um colírio aos olhos. Tem cada uma.

Como a Seleção Brasileira de Futebol, por ser sede do próximo Mundial não tem a necessidade de participar das Eliminatórias da América do Sul, vai ter que se contentar com vários amistosos bons ou maus. A verdade é que a necessidade das observações do técnico Mano Menezes, lhe proporcionará subsídios para criar um melhor elenco e, definitivamente, ter a intuição de escalar os melhores jogadores. Portanto, o Departamento Técnico da Seleção, passou a lista dos jogos amistosos que o time canarinho brasileiro vai ter neste 1º semestre. Vai lá: 28/2 contra Bósnia na Suiça; 26/5 em Hamburgo contra a Dinamarca; 30 ou 31/5 em Boston contra o time americano; 3/6 em Dallas frente ao México e 9/6 em New Jersey contra os argentinos.

A matéria de, ontem, a respeito do Tricolor da Vila, acredito deva ter servido aos dirigentes da Federação para convidar o Presidente do Clube a chegarem num bom termo, afinal, é impossível querer exigir do clube da Vila Capanema disputar, simultâneamente, seus compromissos a partir do mês de maio. Agora, sim, acredito no bom senso e a antecipação do Campeonato da 2ª Divisão do Paraná deva começar antes do previsto. Quem torce para que venha ser máteria jurídica esportiva é o Domingos Moro. Ganhará com pé nas costas.

Seja Feliz.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Serviço para Domingos Moro.

A diretoria do Atlético já enviou correspondência à Federação Paranaense de Futebol, indicando o estádio onde o clube estará jogando neste Campeonato Estadual/2012. A notícia sairá amanhã, a pedido da agremiação, mas acredito que não fugirá de uma Vila Capanema, Paranaguá ou mesmo da cidade de Ponta Grossa. Assim, não atrapalharia a forma política que envolveria o Coritiba, como também, fugir de um pagamento em torno de 150 mil reais por jogo. Na verdade, verdadeira, pagar esse valor para jogar, me desculpem os torcedores do Paranavaí ou mesmo do Arapongas, seria um suicídio. Contudo, fica mais uma vez demonstrado que jamais em tempo algum, o Atlético chegou a pedir “emprestado” o Estádio Couto Pereira. Portanto, não acredito neste hipótese do Furacão jogar no antigo Belfort Duarte.

Agora, será a vez do Paraná Clube contratar o melhor advogado esportivo do país, Dr. Domingos Moro, para defendê-lo nesta questão da antecipação do calendário esportivo da 2ª Divisão do Paraná. Como existe uma jurisprudência envolvendo o mesmo Tricolor da Vila, quando em anos atrás foi obrigado a se defender pela Lei das 66 horas de uma disputa a outra, preparem-se amigos que vem chumbo. Dias atrás, confirmei que dentro do Regulamento desta disputa, não havia a necessidade de uma unanimidade para que a Federação não se expusesse a tanto, dando inclusive, para alguns comentaristas a impressão de contrariedade contra o clube. Político ou não, a verdade é que o caldo vai entornar, pois, o assunto com certeza irá ao Superior Tribunal onde entrará a hierarquia da CBF neste caso. Acho molezinha para o Moro que manda e desmanda lá no Rio de Janeiro.

Sussurros de que a diretoria “velha” que chega ao Furacão venha novamente a dificultar as coisas para a imprensa. Será que o aprendizado não foi bom. Que tenha seu site como informativo aos seus associados, tudo bem, acho até necessário, mas isso não quer dizer que o grande público venha a saber das informações do clube sem ter a imprensa a informá-lo. Chega de idiotice em nosso futebol.

O caso do lateral direito do Coritiba, Jonas, estava mesmo muito estranho. Liberado pelo clube, viajou para a cidade de Santos para os exames médicos de praxe e a notícia é que estaria envolvido neste processo a continuidade por empréstimo do Maranhão no clube. Pois bem. Agora, a conversa é bem outra quando o médico santista afirmou que o atleta tem problemas de púbis e uma cirúrgia de joelho de alguns anos, mesmo que isso não dificultasse o rapaz de jogar seu futebol, mas, entendeu a diretoria do Santos que o melhor mesmo seria um empréstimo, cujo resposta dos mentores do Coritiba foi prontamente não, e com isso complicando mais ainda com a exigência de aumento de salário do Maranhão. Portanto, com toda essa negativa, o Jonas já se encontra em Foz do Iguaçú treinado com seus companheiros do Alviverde e o Maranhão volta ao time Peixeiro.

Bom público receberá hoje, o Estádio do Café, com a apresentação da partida amistosa do time do Londrina frente ao Flamengo, na repetição da temporada passada que fez muito bem para o time do Luxemburgo. Imagino a alegria do público do norte paranaense de ver nesta temporada o retorno do TUBARÃO à 1ª Divisão do Paranaense.

Seja Feliz.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Copa de Futebol Feminino em Curitiba.

A nossa Curitiba estará sediando, a partir do dia 20 de Janeiro/2012 e que se estenderá até 5 de Fevereiro, a Copa de Futebol Feminino sub-20. Ontem, inclusive, estive no Aeroporto Afonso Pena acompanhando a chegada da delegação brasileira que ficará concentrada no complexo esportivo do Trieste de Santa Felicidade. Muitas autoridades esportivas estiveram presentes, como o Presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury, o Secretário de Estado de Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014, Mario Celso Cunha e o Diretor da SMEL, Felipe Daher, força jovem se mostrando muito ágil e competente na área da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Este campeonato terá 10 seleções divididas em dois Grupos de cinco que jogarão entre si, sendo que as duas melhores de cada Grupo, passarão para o quadrangular. Será considerada a seleção campeã aquela que obtiver melhor campanha na 2ª fase desta competição. A equipe brasileira ficará no Grupo A, tendo ao seu lado o Paraguai, Uruguai, Bolívia e Perú. No Grupo B estarão, Argentina, Venezuela, Equador, Chile e Colômbia. As duas melhores da competição estarão com suas vagas garantidas ao mundial que será disputado no Uzbequistão no mês de Agosto/2012. Fico na torcida que as coisas corram muito bem.
Aguardando pela chegada da delegação feminina, aproveitei para um bate papo com o Hélio Cury da Federação e com o Mário Celso Cunha, hoje investido na condição de Secretário de Estado no assunto Copa do Mundo/2014. A respeito das negociações envolvendo o Estádio do Pinheirão, Cury disse existir muitas conversas paralelas, mas sem nenhuma definição. Agora, sem o problema de um futuro leilão, pois, a quantia de 3 milhões foi quitada, a operação para venda está livre por um valor real.
Procurei saber, também, do Presidente Hélio Cury, sobre a situação do Paraná Clube para este Campeonato da 2ª Divisão, se poderíamos ter uma antecipação. Categoricamente afirmou que não será possível, pois, o poder de barganha do Tricolor da Vila seria pela compra de espaço para transmissões das partidas de um determinado canal de televisão, que acabou não dando certo. Aí, sim, com dinheiro na frente, os clubes contrários a mudança do calendário poderiam dar o Ok.

Quem está convicto quanto às obras da Copa do Mundo, é o Mário Celso Cunha, que neste encontro me confirmou estar tudo correndo bem dentro do organograma estabelecido. O dinheiro já está garantido pela Agência de Fomento do Estado.
Seja Feliz.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Desmanche alviverde.

Mais passeando do que trabalhando. penso que muitos ainda estão aproveitando este começo de ano, os assuntos foram os mais variados em qualquer das rodas que participei. Ouvi sôbre os possíveis candidatos à Prefeitura de Curitiba, a chuva nos Estados do Rio e das Minas Gerais, a crise europeía, do Barcelona como melhor time do mundo e muitas reclamações do torcedor alviverde com o desmache acontecido no elenco que jogou a temporada passada.

De fato não está tão errado o torcedor do Coritiba, afinal, contando com um Coordenador, Felipe Ximenes, muito badalado pela diretoria e a renovação do técnico, Marcelo Oliveira, seria aceitável uma ou outra perda de jogador. Agora, a saída de montão dos melhores dá bem a mostra de que a diretoria não estava tão preparada pelo crescimento do clube ano passado. Como ouvi muitas vezes em entrevistas feitas com o Presidente, Vilson Ribeiro, de que o planejamento estava pronto para 2012, causa espécie e vejo isso de maneira diferente, pois, ao dizer que contratações aconteceram e que o nível será aceitável , a princípio é complicado fazer essas comparações pontuais.

Infelizmente, é uma dura realidade o nível de contratações do futebol paranaense, comparativamente, com outras plagas. Só como exemplo, ver um Gremio pagar um salário em torno de 500 mil reais ao atacante Kleber ou mesmo o Internacional, que tirou o Dagoberto do São Paulo e não foi por pouco dinheiro, o torcedor paranaense se frusta com a pequenez de seus investimentos Claro, não chegaria a tanto, mas pelo menos renovassem com o Leo Gago, Donizetti, Jonas e Marcos Aurélio, já conhecidos da galera.

Com toda franqueza, penso que a ordem do dia no clube seria negociar e renovar o elenco, ficando apenas com as estrelas, Rafinha e Emerson. Com as chegadas de novos elementos para o elenco, o torcedor que mais uma vez aguardará por suas performances, vai continuar na espera de boa temporada. Com tudo isso, fica mais do que visto, que a diretoria estará mais propensa a participar dos grandes torneios dentro de um orçamento menor e fixar o montante da dívida que ainda ronda o clube

Como tenho o costume de ler as colunas dos companheiros, e diga-se de passagem ser um aprendizado diário, vinha sentindo a falta da coluna, Augusto Mafuz, no Paraná Online. Pois bem. Soube a posteriori, que o colunista tinha tomado a iniciativa de deixar o Grupo do Paulo Pimentel, entendendo que a partir do momento da compra da Tribuna do Paraná pela direção da Gazeta do Povo, estaria deixando à vontade os novos proprietários. Na verdade foi só um período, até por que, os milhares de assiduos leitores pediram seu retorno. Sempre acreditei na astúcia do “turco”.

Seja Feliz.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Brasil,Suécia,Estádio Rasunda.Tudo a ver.

Um dos assuntos mais comentados na semana finda foi a declaração do ábitro, Gutemberg de Paula Fonseca, se atirando contra o Diretor da Conaf, Sergio Correa, afirmando em alto e bom tom que existe esquema de corrupção dentro da arbitragem brasileira. Mas, para que isso viesse a público, precisou que lhe tirassem a condição de sequência no atual quadro de “assopradores” do apito. Fica a pergunta “ porque não se interessou em falar antes desse acontecido ? Sabendo que seria escanteado, esperou pelo momento que entendeu adequado, soltar esta bomba com efeitos colaterais, pois, citou o time do Corinthians que teria sido “apoiado” pela arbitragem. Agora, terá que responder processo que já foi encomendado pelo homem da Conaf.

Não vou dizer que nunca houve interesse em manipulação de resultados. Desde muito jovem, sentia jogando que algumas diferenças de comportamentos dos homens de preto era visível por critérios que entendiam colocar em prática e, variavelmente, nunca pude entender. Aí de você exagerar na dose de reclamação, pois, o dedo em riste lhe mandando para o chuveiro era fatal. Para aqueles que viveram a época de 1973, onde o Coritiba disputava o título nacional do Torneio do Povo, o sofrimento de ter um árbitro preparado para tirar o doce da boca, me causou um transtorno federal de ter que ir ao Rio de Janeiro, na frente dos juízes na sede da CBF na Alfandêga, fazer uma alta defesa para não ser suspenso por 1 ano da atividade futebolística.

Na verdade, meus amigos, se a imprensa esportiva reagisse contra esses desmandos, com a necessária investigação constante, claro, que se chegaria a um consenso. Posso assugurar-lhes, que jamais passou na cabeça de um presidente da CBF , tirar do seu colo a arbitragem para que uma Associação de Árbitros viesse a tomar conta das escalas e relatórios. Deus o livre, poderá dizer hoje o atual Ricardo Teixeira, pois, uma ingerência política dentro do futebol estabeleceria um comando paralelo.

Está programado para o mês de Junho do corrente ano, um jogo amistoso da Seleção Brasileira de futebol contra o time da Suécia, que marcará a despedida desta praça esportiva, Estádio Rasunda, que na verdade fica em Solna, uma comunidade próxima a capital Estocolmo. Com toda certeza, muita coisa até lá ainda será comentada, pois, foi neste campo de futebol que o país Brasil passou a ser conhecido com o fabuloso título Mundial de 1958.

Em duas oportunidades, sempre em transmissões da Seleção, estive neste bonito país, lembrando o que ouvia dos importantes locutores esportivos, Pedro Luis e Edson Leite, quando dos seus relatos neste Mundial pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. Foi nos anos de 1983 e 1988. Como lado histórico, diria que jamais se poderá esquecer, ainda mais a soma emocional deixado pelos extraordinários jogadores daquele escrete, é que começo a desenhar novamente estar em Solna/Estocolmo. Quanto ao jogo, amistoso, o que não poderei pensar é querer comparar o de 1958 com o time de hoje do técnico Mano Menezes, pois, não estarão em campo Pelé, Vavá, Zito, Gilmar, Nilton Santos, Zagallo, Djalma Santos, Garrincha, Orlando Peçanha, mestre Didi e o grande capitão Bellini. Que saudades.

Seja Feliz.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Festa para Denisio Belotti.

Completa neste sábado mais um aniversário, Denisio Belotti, o mais “velho” conselheiro do Coritiba, com larga passagem pelo clube onde sempre exerceu um trabalho, simplesmente, de colaborador. A verdade é que apaixonado pela agremiação, conhecedor das entranhas do seu time de coração, em muitas vezes foi chamado para apoiar essa ou aquela chapa política nas eleições, e que variavelmente ganhava o da sua simpatia. Chegava dia de eleição no Coritiba, lá estava ele todo garboso com uma relação dos sócios aptos pedindo com veemência o necessário apoio de votarem em seu candidato. E isso aconteceu por muitos anos. Amizade estreita com Evangelino Neves nos tempos áureos, chegava inclusive a discutir assuntos pertinentes à presidência, sempre foi uma pessoa considerada e levado por sua ardorosa paixão pelo clube. Aproveito para expressar minha alegria por essa data, e convidado que fui a estar nesta jantar a noite, terei condições de abraçá-lo. Será 90 ou 91 anos de idade? O importante é que chega com saúde.Com certeza esse jantar será uma grande oportunidade de encontrar figuras ilustres do clube da” antiga e do hoje”, pois, o aniversariante somou muita gente ao seu lado e historias serão contadas. Não foram poucas as vezes que vi Belotti, nessa paixão desenfreada, chegar a discutir com seu irmão Medoro, figura simpática mais comedida, na Boca Maldita. Que eu saiba, Denisio trabalhou com gráfica e como um grande articulador de clubes sociais, esteve a testa de alguns deles.

Deveremos ter nesta próxima semana, conhecimento a respeito dos nomes do Coordenador e, consequentemente, do técnico do Paraná Clube, para esta temporada de 2012. O que essa nova diretoria deve entender é que todos os dias, alguém com capacidade para isso, passe informações no que entendo necessária para clube não fique à mingua do noticiário esportivo. Se a situação já é complicada, acredito que com muita simpatia dos veículos de comunicações, o espaço será aberto. Um pouco de inteligência não faz mal a ninguém.

Enquanto a bola não rolar, as conjecturas dos intelectuais do esporte vão flutuando a mercê do achismo, esperando o que virá pela frente. Entrando nesse direito de opinar, confesso que não vejo de início muito entusiasmo com o futebol local, mesmo que seja um ardoroso torcedor de campeonatos estaduais, pois, os clubes em sua maioria não tem nenhuma condição financeira para que se exija um estrondoso campeonato. Anteriormente, quando existia a participação de apoio das prefeituras locais, que se movimentavam em proporcionar alegria a sua população, afinal,uma cidade é sempre valorizada com a presença do clube local, via-se uma melhor disputa. Com a chegada da Responsabilidade Fiscal, os prefeitos tiraram o pé e a coisa ficou só para dirigente entusiasta.

Fazendo uma projeção dos times que entrarão em campo nesta 1ª Divisão, o Coritiba e o Atlético continuarão na busca de suas hegemonias. Com o Paraná Clube fora, fica restrito a um Londrina com o Grupo do Sérgio Malucelli e ao Grupo do Corinthians Paranaense que tem a força do empresário Joel Malucelli. Pouca coisa estará restando, não é verdade?

Seja Feliz.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Empresários ganasiosos.

Conversei no final do ano com o meia Ricardinho, oportunidade que tive de encontrá-lo na quadra de salão do Paraná Clube, lá na Kennedy, para um jogo festivo. Fui logo perguntando se já não estava na hora de voltar para casa, principalmente, apoiar seu time de coração em qualquer das circustâncias, até mesmo jogar. Disse-me que ainda teria mais uma temporada de contrato com o time do Bahia e com isso teria que ficar por terras baianas. Agora, tenho conhecimento que o time baiano o dispensou, e não vejo de momento com 36 anos onde que irá jogar. Se compararmos as carreira do Ricardo e Alex a diferença passou a ser grande a favor do Beiço.

Ricardinho, começou sua carreira como muitos, jogando na base de time (Paraná Clube) e logo foi chamando atenção por sua qualidade no domínio da bola e o passe certeiro. Foi crescendo e despertando interesses de vários clubes, onde desfilou sua performance técnica, chegando a ser um Campeão do Mundo em 2002 com a Seleção Brasileira. É mais um que se continuar jogando poderá deslustrar sua imagem de bom jogador, como aconteceu recentemente com o Rivaldo.

Recentemente saiu uma matéria que a apresentadora do Jornal da Rede TV, Rita Lisauskas, teria feito críticas ao dirigente maior, Amilcare Dalcave, por esta estar com salários atrasados. Estando a mais de 10 anos no telejornalismo da emissora, entendeu de comentar os problemas financeiros da casa. Não deu outra. Foi mandada embora sumariamente. Quem está com a razão? É dificil de achar quem esteja. O que salientou o presidente da casa é que estava juntando dinheiro para comprar a outra parte do seu sócio, Marcelo Carvalho. Aí a emenda ficou pior que o soneto.

Nunca é demais, e volto ao assunto, que jamais em tempo algum um dirigente atleticano pediu ao comando do Coritiba, o empréstimo do Estádio Couto Pereira, para cumprir seus jogos. O assunto quem discorre sempre é a imprensa. Acho que está na hora de buscarem a verdade sôbre o assunto, afinal, criticar por criticar não é coisa séria. Agora, vem a premissa de que se o Furacão não escolher o estádio para seus jogos, a Federação Paranaense de Futebol terá que fazê-lo. Por outro lado, o Presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, já disse que o Couto Pereira é propriedade particular e não aceitará determinações.

Que sirva como exemplos, aos mais afoitos empresários que destroem as carreiras promisssoras de atletas pela ganância financeira, as situações que se encontram Henrique, Keirrisson, Marlos e Pedro Ken, jovens revelados no futebol paranaense. O atacante do Santos, Neymar, está mostrando que o caminho pode ser outro.

Seja Feliz.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Goleiro Marcão sai de cena.

Podem ter certeza que o goleiro palmeirense, Marcos, vinha por algum tempo evidenciado o fato de como encerrar sua carreira de longos 20 anos. Foi consultando os seus mais próximos, acredito até para ouvir que continuasse seu trabalho, mas falou mais alto suas últimas contusões e agora de não quer abrir mão de estar com seus familiares. Posso assegurar aos senhores, que é uma tarefa muito difícil se retirar de um palco, que na maioria das vezes esteve iluminando sua presença marcante defendendo as cores do Palmeiras. O início é muito complicado, pois, vai ter que mudar seus costumes, pois, ao acordar sabendo que não precisará mais ir ao clube ou mesmo se preparar para ir a uma concentração, e o que dizer em não estar mais em vestiários trocando roupa para jogar. Que vai dar uma tristeza e melancólia é uma coisa bem natural.

Indiscutivelmente, sua marca de bom caráter e jogador responsável será eternizada, assim como foram outros jogadores do clube, Oberdan Catani e Ademir da Guia, só para citar alguns maravilhosos jogadores que o Palestra teve em suas cores. Outro bom motivo para não o esquecerem, foi sua excelente presença no Mundial da Coréia e Japão em 2002, onde praticou grandes intervenções, voltando Campeão do Mundo. Portanto, muita história ainda será contada pelo próprio jogador em outros momentos, pois, a possibilidade de continuar dentro do clube e 100%. Valeu pelo que fez, Marcos.

De fato, está acontecendo na Cidade da Lapa, uma grande revitalização do seu cartão postal que é a visitação à Gruta do Monge. Muitas histórias são contadas por lá, inclusive, milagres são considerados por muitos fiéis. Quanto a estátua, será levantada em alguns meses no procedimento que a Municipalidade vem preparando para os turistas. Aproveitei para entrar no Museu, assim como no Teatro São João e ir aIgreja Santo Antonio, lotada com sua novena tradicional. Quanto ao almoço, imperdível com sua tradicional comida tropeira. Aproveito para dizer aos senhores que vale a pena, também, ouvir um documentário de 12 minutos que coloca a par, os visitantes que relata tudo sôbre a época Imperalista com a Guerra dos Federalistas. É emocionante.

Momento de grande espectativa as chegadas dos novos valores que estarão vestindo as camisas do Verdão e Furacão nesta temporada de 2012. Já noto, inclusive, algumas pessoas ensaiando críticas quanto a êsse e aquele jogador. Acho tudo muito cedo, pois, a ciranda das trocas é que determina o mercado. Quem chegou foi o técnico, Juan Carrasco, que estará chefiando o departamento técnico do Atlético, dizendo a plenos pulmões que o atacante Sebastian Garcia vai fazer muitos gols. Ficaremos atentos.

A tal da Copinha de Juniores de São Paulo, que agrega times de todos os lados do Brasil, começou e goleadas já estão acontecendo devido a grande diferença dos melhores clubes. Tem equipe que viajou 60 horas par entrar em campo. É desumano. Enquanto isso, a dupla ATLETIBA já saiu na frente com boas vitórias.

Seja feliz.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Necessária liberdade aos clubes.

A cidade de Foz do Iguaçu está sendo considerada uma das duas mais visitadas do país, baseado em uma precisa informação turística, pois, ao lado do Rio de Janeiro com suas praias maravilhosas, dá bem a certeza pela grande visitação dos estrangeiros às Cataratas do Iguaçu, que é a alavanca do entusiasmo desse fenônemo da natureza. De fato é uma coisa maravilhosa, ainda mais quando se anda na ponte instalada bem próximo a uma das quedas, passando a todos uma sensação da força e quantidade de água que é despejada. Alguns meses atrás, estabelecido um plebescito geral, às Cataratas do Iguaçu passou a ser considerada uma das 7 Maravilhas da Natureza.

Pensando bem, minha gente, a cidade do Rio de Janeiro que encanta a todos com seus muitos atrativos,também pela força da mídia, é um fato diferente de uma análise, afinal, quem vai a cidade de Foz, que fica no interior do Paraná , a visita é específica às Cataratas. Como o Estado do Paraná estará recebendo a Copa do Mundo de 2014, nada melhor aproveitar tal momento em incentivar os estrangeiros com boa campanha publicitária para que venham conhecer o povo paranaense e suas etnias.

Mais uma vez cito o nome do Presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, que ao chegar de Yokohama/Japão, após, o que ele classificou com muita tristeza o vexame santista na partida contra o Barcelona, bem ponderado foi dando uma entrevista coletiva de todos assuntos atinentes ao seu clube. Correto em sua análise, gostei do momento em que criticou a postura da CBF que não permite nenhum clube participar de outros torneios, que na verdade sempre foi um calendário à parte dos clubes brasileiros em auferir mais dinheiro e, principalmente, o tal do intercâmbio. Com veêmencia comparou a distancia da atual realidade do futebol brasileiro em jogar contra um Once Caldas ou mesmo o Ceará como exemplos, enquanto equipes europeias jogam contra as melhores equipes do mundo.

Sigo no assunto, como já disse em colunas passadas, que a campanha que fez o João Havelange chegar a FIFA em 1974, foi na utilizaçao de times brasileiros que saiam para jogar no exterior. Só de passagem, recordo quando ainda jogador do Coritiba, estive na Europa, Ásia e África, disputando torneios elevando a imagem clubística como também o lado político do dirigente. Quem brecou isso foi o atual mandatário da CBF, Ricardo Teixeira. Portanto, os clubes deveriam entrar nesta esteira do inteligente dirigente do Peixe.

A convite, estarei hoje na cidade da Lapa, aproveitando o que mais gosto, que é a prosa geral com amigos desportistas. Claro, será uma oportunidade de ver algumas restaurações, e como não poderia deixar de ser, a visitação imperdivel onde fica localizado o Monge. Antes que me esqueça, imposssível deixar a cidade sem degustar aquele famoso almoço tropeiro.

Seja feliz.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Apoio ao Paraná Clube.

Já tive oportunidade de dizer em outras colunas, que o caminho que vinha trilhando o jogador do Santos, Paulo Henrique Ganso, não era o mais indicado com a certeza de um bom futuro. Se fizermos comparações com seu companheiro de equipe, Neymar, a coisa extrapolou de uma forma distante a um melhor acordo , envolvendo inclusive, dissabores com pessoas em seu torno. Mostrando intransigência, somado isso com a contribuição antipática dos seus empresários, Ganso passou a ser tratado como um jogador comum. Antes da partida contra o Barcelona, um jogo histórico para a carreira de qualquer atleta, o assunto foi ventilado em que só falava na questão financeira.

Deu no que deu, com uma atuação pífia, esse atleta deve ter sido muito criticado pelo dirigente mor do clube, Luis Álvaro Ribeiro, e a demonstração é que a oferta da compra de mais 10% do seu passe o time peixeiro “refugou” e a compra foi para o Grupo DIS. A história se for contada verdadeiramente é que os empresários vendo a queda de rendimento desse jogador, tratou logo de buscar mais 10% do mercado para não ficar futuramente com o mico. A verdade é que o Ganso tem que voltar a jogar mais futebol.

Volto a comentar a situação do Paraná Clube, que é nada fácil, ainda mais sem poder contar com a posição firme da Federação Paranaense de Futebol. Essa questão de de exigir unânimidade dos clubes que estarão disputando a 2ª Divisão do Paranaense, onde duas equipes estão contrárias ao ínicio antecipado deste certame, coloca em xeque uma situação muita complicada ao simpático time de Vila Capanema, que terá que disputar dois campeonatos de forma simultânea. Se está difícil montar uma equipe para um certame, imaginem, a luta inglória para uma 2ª Divisão Brasileira no mês de Maio/2012.

Mais uma vez o Mengão estará em Londrina iniciando seu período de pré-temporada, coisa que aconteceu na temporada passada, onde houve muita badalação na mídia esportiva ,valorizando em todos os sentidos esse grande empreemdimento do SMS, que pertence ao Sérgio Malucelli. A amizade , fortalecida por muitos negócios do Salada e Luxemburgo, deu muitos frutos a essa empresa e se já não bastasse, a cidade de Londrina terá agora o Tubarão na 1ª Divisão do Paraná, pelo grande apoio financeirodo Sérgio Malucelli. Enquanto isso, o outro sócio, estará comandando o time do Irati.

O mercado radiofônico da capital está muito agitado. Acredito que muitas modificações nos “elencos” estarão acontecendo neste ínicio de ano, muito salutar convenhamos, afinal com muitos bons profissionais na praça é só uma questão de determinar objetivos.

Seja feliz.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Que seja um bom ano.

Aos amigos e leitores desta coluna, inicio o ano mandando um grande abraço e o desejo de muita paz, sáude e sucesso do tamanho do Brasil. Ounvindo e lendo tudo que passa por perto, dizem os experts que será um período de nossas vidas em que teremos de acompanhar com muito interesse, pois, o mundo por aí afora está passando por dificuldades. Felizmente, o nosso país, vem aos poucos dando o passo certo olhando com mais carinho nossa economia e assim deveremos buscar nossos objetivos calcados com reservas. Portanto, vamos com harmonia e satisfação escrever um ano com empenho e reservas. Valeu?

Nesse período de férias, busquei nos momentos certos, colocar no papel a soma de experiência adquirida no esporte e comunicação esportiva, a ponto de olhar novamente com muita atenção, em especial o futebol paranaense, no projeto de recuperação que os clubes terão de planejar com total entusiasmo. As mudanças no lado administrativo aconteceram, principalmente nos clubes da capital, com as chegadas de nomes conhecidos e que terão muitas coisas a realizarem sem perderem muito tempo com seus objetivos traçados.

Como ano passado, nem só a vontade colaborou, afinal, vejam a atual situação do Paraná Clube que além da Série B Nacional, terá pela frente, imaginem, o fato novo de participar de um paranaense na 2ª Divisão. Por outro lado, o Atlético que mesmo contando com a experiência do Petráglia, terá nas costas a construção do Estádio Arena para a Copa do Mundo, como mudar também, todo conceito atrapalhado que foi movimentado em 2011, e lutar por um retorno a 1ª Divisão com novos integrantes.

Mesmo parecendo mais tranquilo, o atual momento do Coritiba vai dar aos seus diretores a certeza que alguma coisa faltou na temporada passada e terá que ter uma condução com um olhar mais atento a algumas conquistas. O torcedor começa a pensar o que será do time com as saídas de alguns jogadores que tiveram seus destaques a ponto de serem negociados. Acredito, que na ordem natural das coisas, sem poder acompanhar o raciocínio financeiro do futebol, que é praticado na atualidade, tudo aquilo que foi realizado na temproada passada terá que ser revisto com novos elementos.

O pontapé inical da temporada brasileira é a disputa da Copa de Juniores de São Paulo, que em outros tempos, levava o interesse dos clubes e que de um certo tempo a esta parte, virou um teatro aberto para os empresários. Bom ano a todos.

Seja feliz.