quinta-feira, 26 de julho de 2012

Coritiba se recupera do emocional?

Há de se considerar que a vitória, ontem do Coritiba em Recife frente ao time do Náutico, como uma recuperação do emocional do elenco. Fazer 4 gols em pleno Estádo dos Aflitos é para acomodar uma situação de desgaste que já vinha acontecendo com notícias de desavenças no clube e da própria intranquilidade pelos últimos maus resultados. Não bastasse, também, causou espécie a saída do dirigente, Ernesto Pedroso, por não aceitar alguma troca de roteiro. Acredito que seja assim ou seria um problema de soberba do comando geral. Muito bem. Falando específicamente do jogo, onde várias situações da partida poderia estar comentando, digo que o principal foi aparecer uma figura como referência no ataque.

A verdade é que o atacante Leonardo, que andou sumido no futebol da China, voltou em bom momento para melhorar o rendimento ofensivo da agremiação. Já, em Salvador, domingo passado, ao entrar no 2º tempo melhorou sensívelmente o time que perdia por dois gols a zero ao colaborar no empate. Ontem, foi muito boa sua participação em segurar zagueiros no interior da área, vindo a facilitar o trabalho dos jogadores do meio campo e fazer um gol importantíssimo no início da parte complementar. Essa vitória de 4×3, estabelece um rendimento favorável para os próximos compromissos, mas, sempre tem um porém, tendo que melhorar o setor defensivo. Outro jogador que o técnico, Marcelo Oliveira, demorou à posicioná-lo é o Everton Costa, pois, jogando na sua real posição vindo de trás e com velocidade sobrou no jogo.

Acompanhei a partida inicial da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, ontem em Cardiff, onde venceu por 5xo a equipe de Camarões. Claro, resultado esse que dará consistência nas próximas partidas. Depois de um mal começo, a partir dos dois primeiros gols, a equipe na verdade só veio a deslanchar com a entrada de Cristiane, que passou a ser a maior artilheira em Olímpíadas, com o o gol que fez. A boa técnica da Maurine, Erika, Marta, Formiga e Cristiane, é que fizeram a diferença. Hoje, nesse mesmo estádio, a equipe masculina jogará contra o time do Egito, iniciando, também, sua caminhada para o ouro olímpico. Ganhar é o que vale.

Coincidência ou não, bastou o comando de futebol do Internacional trocar de técnico e a equipe já ganhou 6 pontos com duas vitórias. Com o ídolo Fernandão, a coisa se arrumou, pois, com sua condição de líder no campo como jogador que conquistou vários títulos, tem falado mais alto sua personalidade perante os jogadores atuais. Na verdade é isso, pois, quando um técnico perde o comando pela falta de coerência nas suas atitudes, foi o caso do Dorival Júnior, o bastão tem que se mudado de mãos.

Quem ainda não se encaixou, infelizmente, tem sido o técnico Ney Franco. Ao chegar no time do São Paulo iniciando com maus resultados, foi mexer no plano tático da equipe e, ontem em Goiania, perdeu para o lanterna do campeonato, Atlético Goianiense por 4×3, sendo que o time da casa chegou a estabelecder uma goleada no 1º tempo em 4×1. Mesmo que viesse a se recuperar no placar, a equipe sãopaulina anda mal.

Seja feliz.

Nenhum comentário: