segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Lei da Mordaça.

Cercear trabalho da imprensa, aliás isso já aconteceu na época da Resolução AI 5, quando estabeleceu-se regras a diminuir comunicação para um povo sem notícias críticas, feitas por emissoras de rádio, televisão e jornais, que lutavam por uma democracia. Foi um momento difícil de trabalhar com essas regras impostas pela exigência do poder militar. Havia um acompanhamento geral, através do Dentel, Dops e SNI, e nada podia fugir do contrôle. Como a autorização dos veículos licitados partia do próprio Ministério das Comunicações, que tinha no comando o General Geisel, ninguém se atrevia a uma cassação.

Com esse breve relato, afinal, muito tempo se passou e veio por sorte a consagrada Lei da Imprensa. Tudo foi se ajustando e cada qual com sua capacidade de persuasão. A tal da democracia comunicativa, na verdade, libertou os mais contundentes analistas em todas as suas áreas. Hoje, inclusive, com as redes sociais passando informações, abertamente, jamais poderia se imaginar que impunimente um cidadão ficasse no país. Exilio total.

Podem estar achando que mudei meu discurso, ao sair de comentário esportivo que faço, diariamente, para entrar num outro tipo de conversa. Quero, sim, passar como registro, afinal, vivemos uma outra etapa da nossa vida sem aceitar certas retaliações e ainda mais sendo essas determinações abusivas de pessoas ligadas ao esporte. O caso específico é o comportamento, mais uma vez, do Atlético, que não permite que seus profissionais deêm entrevistas durante a semana e nos jogos, colocando seu elenco num mundo exterior aos fatos corriqueiros. Que pena seja essa uma tentativa de Lei da Mordaça. Agora, minha gente, existe uma que não vai se calar. É a da torcida.

Vamos aguardar a primeira partida do Furacão, jogando fora, sem televisão e emissoras de rádio, que costumeiramente transmitem os jogos, a divulgarem a leitura da partida e os entrevistados. Ontem, no Janguitão, deu dó dos jogadores e da comissão técnica, saindo do gramado sem dar um pio. Isso não vai certo. É só uma questão de tempo. Enquanto isso, o Atletico pede para seus torcedores acompanharem pela Rádo WEB/Furacão, criada para essa estágio de litígio, ouvirem só as notícias boas como um release da diretoria.

A 1ª rodada do Paranaense aconteceu e como se esperava péssimos jogos foram apresentados. A dupla Atlétiba com o papo de dar um condicionamento melhor aos seus titulares, colocou em campo seus resevas e o que se viu foi um fraco desempenho. O que é pior, faltou técnica e qualidade. Sobrou o Paraná Clube que pôs em campo o que havia de melhor e sapecou uma goleada( 4×0) no Nacional de Rolândia.



Fiquem com Deus.

Nenhum comentário: