quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mala branca.

Num momento como esse, em que muitos interesses estão em jogo, perguntado, respondi com muita segurança sôbre a existência da “mala branca” no futebol. O que seria isso e como funciona ? Desde que me conheço como jogador, lá em priscas eras, em final de competição times no desespero apareciam para a devida colaboração premiando jogadores para ganhar de tal agremiação. Na maioria das vezes,havia o recebimento cordato da maneira combinada, na qual iniciava-se através de amigos jogadores que se conheciam de outras agremiações. Sem nenhuma interferência de técnico ou dirigente, claro, que acompanhavam na base de não querer saber, a verdade é que para ganhar qualquer sacrifício valia a pena, pois, ajudava a engordar o numerário do natal. Portanto, sem demagogia, afirmo que neste momento da competição este ingrediente existe, dando como exemplo o Atlético Paranaense, que jogará domingo contra um América Mineiro já desclassificado, que poderá ter um incentivo por parte da direção do Cruzeiro ou mesmo do Ceará.

Um momento como esse, me faz lembrar de um grande companheiro, ex-goleiro Mão de Onça, sim, o mesmo que tomou aquele gol histórico do Pelé em plena Rua Javary. Jogando pelo Juventus de São Paulo, aliás onde iniciei minha carreira, quando chegava o final da temporada era uma festa, pois, a cada rodada aparecia uma premiação para ganhar desse ou daquele time. Então, o Mão de Onça, sempre me cobrava para que não fizesse ”gracinha” no jogo , pois, precisava pagar a parcela da sua casa.

A vitória do Rio Branco de Paranaguá, depois de muitos desdobramentos acontecidos no Tribunal de Justiça Desportiva e que teve a brilhante defesa do melhor jurídico esportivo do país, Dr.Domingos Moro, pôe por terra a cultura de que o mais fraco sempre perde causas por interesses excusos. Acima de tudo, além é claro, dos argumentos expostos, prevaleceu a importância da lei. Na verdade a jurisprudência está formada.

Depois deste desfecho,em que a torcida paranista não estava por esperar, a primeira providência é o elenco reunir forças do além para não perder este jogo do sábado contra o Bragantino. É de suma importância esse resultado para se agarrar na 2ª Divisão do Brasil, evitando com isso, um caos maior. Portanto, minha gente, com certeza esse 2012 , esportivamente falando, será um ano de muito amor para dar da galera paranista, pois, sem esforço e concentração tendo um calendário de jogos intercalados, haja vista, que o Campeonao da 2ª Divisão do Paranaense começara no mês de maio, a articulação de se promover dispensas e contratações é para profissionais a serem contratados.

Os desportistas já pararam para pensar como será jogado o ATLETIBA depois desta 37ª rodada do brasileirão, contando desde já com as vitórias do Atlético em cima do América Mineiro e do Coritiba frente ao Avaí. No final das contas o Furacão terá que ganhar do Coritiba para sair da degola e o Verdão a busca da Libertadores. Que baita coincidência!

Até a próxima.

Nenhum comentário: