terça-feira, 30 de agosto de 2011

Solenidade Coxa Branca.

Convidado, fui até a Sociedade Garibaldi que fica situado no Largo da Ordem, quando aconteceu ontem a noite a solenidade em que alguns Conselheiros do Coritiba receberam posse de Vitalícios. Mais de 150 pessoas ligadas na história do Verdão se confraternizaram, claro, não faltando as boas lembranças das grandes conquistas da agremiação. Num clima de muita harmonia e satisfação pelo bom momento do clube, os assuntos foram vários, inclusive, sobre o terreno do Pinheirão. Aproveito para demonstrar minha satisfação por ter estado nesta reunião importante do clube e dizer aos grandes amigos, agora Vitalícios, Dr.André Ribeiro, Dante Millarch, Dr. Hipólito Xavier e Luis Barbosa (Espeto), a demonstração do rigor que este cargo exige. Esteve presente também o ex-presidente Giovani Gionédis.

Continua rendendo a falha do goleiro do Coxa, Edson Bastos, no gol que deu origem ao empate no Atletiba. Na verdade tem torcedor que gosta de esquecer as coisas boas que esse rapaz realizou pelo clube. Minha gente, deêm mais apoio. Vamos lembrar que a dias atrás defendeu um penalti no jogo contra o Santos proporcionando uma reviravolta no placar. O que dizer das suas atuações em 2007, colaborador e personagem incansável daquele time que voltou à 1ª Divisão do Brasil. Mesmo que o técnico Marcelo Oliveira saiba deste atual momento do profissional, que tem se mostrado tranquilo, o serviço que Bastos já fez ao clube merece considerações.

Essa 1ª rodada de returno do Campeonato Brasileiro/2011 já deixou muitos estragos pelos resultados acontecidos. Modificações importantes na tábua de classificação, felizmente para os torcedores do Tricolor da Vila, a vitória em cima do time mineiro do Boa (1×0) assegurou uma boa situação ao somar mais 3 pontos. Mesmo que tenha sofrido um tempo inteiro com a expulsão do Serginho, o time lutou com 10 jogadores e acabou vencendo por dois gols a zero. Empenho não faltou.

Parece que não , mas a cultura do povo londrinense de torcer para os paulistas, tenho comigo que a distância que o próprio povo dá a capital de certa forma prejudica a imagem do Tubarão. Conhecendo uma boa parte da imprensa da cidade de Londrina, claro, não os culpo pelo que se respira na comunidade, notamos que esta subida do time do norte em nada mudou o conceito do torcedor aqui de Curitiba. Em outros tempos, o time do Londrina que sempre foi dirigido por ilustres dirigentes da comunidade, precisou agora de um empresário do futebol, Sergio Malucelli, que colocou todo seu conhecimento neste retorno a 1ª Divisão do Paraná.

Logo após o jogo do Paraná Clube frente ao Boa, no vestiário o técnico Roberto Fonseca teve a oportunidade de mostrar sua idéia de continuidade no clube. Claro, muito aborrecido pelas críticas nas últimas semanas, e como é experiente nesta área, sabe que não pode esperar muita coisa da diretoria se vier a perder a frente.

Até a próxima.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Desgaste emocional

Não foi essa a primeira vez que Ricardo Gomes, hoje treinador do Vasco da Gama, tem um problema de tamanha monta, pois, teve uma esquemia (AVC). O primeiro contato de que alguma coisa não vinha andando bem no quadro da figura humana foi quanto treinando o time São Paulo. Vendo a imagem de angústia deste profissional no jogo de ontem em que jogavam Vasco x Flamengo, foi preocupante. Prontamente atendido, levado ao hospital, foi detectado um coágulo no cerébro em que os médicos disseram que a cirúrgia saiu a contento mas o importante seria aguardar pelas próximas 72 horas. Tomara que não venha a ter, Ricardo Gomes, sequelas, tão características num quadro de AVC como este. Torço que nada venha acontecer de prejuízo a figura humana do Ricardo Gomes, sujeito de bom caráter, mas da mesma forma que deixe esta atividade tão sofrida e de emoções.

Público até certo ponto razoável para um Atletiba mas, que em campo as coisas não andaram muito bem. O empate (1×1) não serviu nem para um e muito menos ao outro. Longe das suas ambições, pelos fracos rendimentos verificados nos resultados ruíns nos mandos de jogos, agora é aguardar por alguma coia melhor. No meu ponto de vista, o Coritiba sobrará uma vaga na Sulamericana e ao Atlético conseguir fugir da rabeira. Pelo menos o quadro se apresenta desta maneira.

E o que dizer do Paraná Clube. Quando comentamos as coisas , para alguns torcedores estamos criando ingerência ao clube, é porque a experiência nos mostra o caminho que está tomando esta ou aquela equipe de nossa capital. O técnico , Roberto Fonseca , a meu ver depois de tentar algumas mudanças se perdeu na avaliação e hoje não sabe qual time colocar em campo, pois, um dia joga de um jeito e no outro muda tudo. Não sei não, mesmo que venham os senhores dirigentes dizerem que o tecnico está prestigiado,formo um opinião do cuidado com o erro neste critério.

Brigar com árbitro sempre foi uma fria. Ao menor descuido ele arregaça as mangas e põe todo mundo para correr. As vezes me dá a impressão que os que agridem, verbamente, não sabem que o profissional lê e vê tudo para se situar. Nao deu outra. O árbitro, Heber Roberto Lopes, sempe contestado pela torcida atleticana, não esperou para mandar para o chuveiro o técnico Renato Gaúcho que na decorrência do seu protesto, atravessou o campo lentamente , claro demonstrando com clareza sua revolta . Sempre foi assim e será. Árbitro não pipoca.

No meu entendimento valeram os jogos considerados clássicos deixados para a a ultíma rodada do Brasileirão. Excelentes partidas foram vistas e maior parte deles chegaram ao resultado final de empate. O que acontecerá na última rodade do 2º turno é que serão elas.

Até a próxima.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mais um ATLETIBA.

Todas as precauções devem ser tomadas quanto ao evento que se chama Atletiba. Tivemos nos últimos jogos, envolvendo as duas tradições equipes do Estado, poucas ocorrências diminuindo, consideravelmente, os estragos pela cidade. Contudo, nem por isso é que a Polícia Militar vai deixar de traçar seu plano de segurança. As pessoas devem tomar ciência do asunto, e informações já estão sendo passadas para os torcedores que se deslocarão ao estádio Couto Pereira, até porque, uma distancia será dada aos torcedores que forem chegando pela rua Mauá e adjacências. Quando comento que esse clássico na década de 70 era muito mais acirrado no plano técnico, com uma platéia cheia de alegorias, nem todos acreditam. A verdade é que as torcidas ficavam divididas por uma corda e de alguns policiais. Que tempo bom.

A CONAF agiu rapidamene quanto a tentativa da diretoria do Atlético querer mudar o árbitro do jogo de amanhã. Além disso causou um mal estar danado e a escala, como não poderia ser diferente, foi confirmada e mais uma vez o árbitro Héber Roberto Lopes vai mostrar sua competência considerado um melhores do país.Vai ganhar quem jogar melhor e fim de papo.

Quando chega uma partida como o ATLETIBA, o assunto é resolvido pelo formato do Estádio Couto Pereira, que dá total segurança a todos para verem o espetáculo. Falando nisso, sem sabermos quando será o término da construção da Arena, vem a lembrança de onde será o próximo clássico com o mando de jogo pertencente ao Furacão. Ontem, ouvindo um dirigente do Coritiba, dizia que não havia sido consultado por nenhum dirigene do Atlético a respeito do empréstimo do Estádio Couto Pereira.Seria bom que a verdade viesse a púlico, pois, já ouvi, também, muita baboseira de outros tempos em que o Coritiba não emprestara o seu estádio com intuito de prejudicar seu maior adversário. Experimentem pedir?

Perguntado pelos companheiros do Programa Show de Bola da Rede Massa, quanto aos jogos que havia participado deste clássico, não lembrava de quantos, mas disse ter ganho a maior parte deles. Agora a que não esqueço foi a derrota dos 4×3 de março de 1971. Em termos de espetáculo foi maravilhosso. O público nos últimos 5 minutos ficou de pé esperando que acontecesse o empate.

A população da Carolina do Norte/Estados Unidos, sabendo da chegada do Furacão Irene , a pedido de segurança do país estão deixando suas habitações e estão se mandando para um lado mais alto da redondeza. Até os novaiorquinos preocupados com as notícias e que vivem ao lado do Rio Hudson, foram ”convidados” a deixarem o local carregando as preces que não svenham ter uma problemão por esta intempérie. Na verdade o mundo está sendo mexido, pois, a mãe natureza vem sacudindo forte nesses tempos atuais.

Até a próxima.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Atlético diz não ao Héber.

Considero um desperdício perder uma grande oportunidade em alferir mais dinheiro com sequências de jogos dentro de um torneio como da Sulamericana. O time atleticano foi a campo num misto de reservas e titulares na noite de, ontem, em que muita gente esteve presente pelo grau importante d partida e ainda mais sendo o Mengão de Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho. Com isso, o técnico Renato Gaúcho, que já havia com antecedência desclassificado a continuidade do seu clube neste torneio, conseguiu o que queria colocando para baixo a condiçao de seguir , ao tirar a responsabilidade de qualquer objetivo do seu elenco. É sempre assim. Se os senhores fizerem uma pesquisa por alguns anos é que o futebol paranaense faz desdém com este torneio Sulamericano e sempre com a ladaínha de estar mais preocupado com o certame nacional.

Com a diferença de comportamento é que vemos o time do Internacional de Porto Alegre jogar todas para ganhar. Isso chama-se seriedade. Ontem a noite ganhou mais um título dentro do Estádio Gigante da Beira Rio, quando venceu ao time do Independiente da Argentina por 3 gols a 1. Como havia perdido a primeira partida para os platinos(2×1) esse jogo de volta o consagrou com mais uma conquista, sendo esse o Bi Campeonato da Recopa, um torneio bem disputado com campeoes da América Latina. Com isso lá vai garbosamente o Colorado dos Pampas papando todos os títulos com a impressionante marca da melhor equipe brasileira dos últimos tempos em jornadas inernacionais.

Sai o time do Fernerbahçe para entrar o Trabzospor na Liga dos Campeões. Na verdade o futebol turco vem convivendo com muita discórida, que indúbitavelmente lhe prejudica no cenário futebolístico internacional. Foi retirado o time do curitibano Alex deste campeonato importante tudo em função dos resultados tidos como forjados pela diretoria do Fernerbahçe. Péssimo exemplo.

Bastou a indicação do árbitro paranaense, Héber Roberto Lopes, para que a diretoria atleticana enviasse uma carta para a CBF/CONAF, pedindo da possibilidade de se mudar o nome do referré neste próximo ATLETIBA de sábado, alegando que o Atlético nunca teve segurança na arbitragem do mesmo. Que papo furado. De repente dá até a impressão que os próprios integrantes do clube não sabem avaliar a grandeza do seu clube colocando aos torcedores uma forma de se apequenar. Enquanto tivermos dirigentes desse naipe, não acredito em redenção do futebol paranaense. Quanta mediocridade.

O time do Santos voltou a jogar bem e ganhar neste Campeonato Brasileiro. Foi ontem jogando em Vila Belmiro vencendo ao time do Fluzão (jogo atrazado) por 2×1 com direito a chapéu e tudo do Neymar. Já no Morumbi, desta feita o time do Ceará não conseguiu superar o São Paulo e tomou 3×0 com bonitos gols do Cícero, Lucas e Dagoberto. Falando no Triclor do Morumbi, foi renovado o cantrato do atacante Henrique, que voltou cheio de pose depois da conquista do mundal sub-2o na Colombia. A informação que tenho é que esse garoto saiu do Atético Paranaense. Será verdade?

Até a próxima.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Agilize Paraná Clube.

Comentei, ontem, no Programa Show de Bola da Rede Massa, que se Paraná Clube não ganhar o próximo compromisso, sábado em Bragança Paulista, fatalmente viria cair para um 6ª ou 7ª posição. Com as vitórias do Sport e Goiás, na noite passada, neste momento, então, o Tricolor já está em 6º lugar. A verdade é que as derrotas em casa prejudicaram demais o curso da equipe neste campeonato.

Parece incrível mais é verdade, afinal, todos nos falamos a respeito da importância de estar jogando uma Sulamericana. Acontece que estou para lembrar um momento lúcido de uma das nossas equipes, pois, é só chegar à disputa que praticamente jogam para fora qualquer espectativa positiva. Hoje a noite o Atlético se encontra com o Mengão na Arena. Qual o próposito? Jogar com quadro reserva sendo a preocupação maior o Campeonato Brasileiro onde o time está concentrado na Zona de Rebaixamento

Impressiona a muita gente, o tanto de construções que estão sendo realizadas na capital curitibana, onde oferecem ao novo comprador várias vertentes para se adquirir um imóvel. Fugindo bastante do que escrevo, diariamente, mais do esporte em geral, não posso ficar inerte a comentar conclusões de pessoas chegadas que também se preocupam com o fato da proporção dos altos preços do metro quadrado lançado no mercado criando-se uma grande dúvida que tudo isso vire um Estados Unidos no aspecto imobiliário. Por outro lado, conhecendo muita gente com problemas de pagamentos à Caixa Econômica, fico a imaginar como levantar financiamento, se milhares de compradores estão a beira de perder seu bem maior. Façam voces uma pesquisa e saibam quantos processos enviados a leilão foram colocados em nossa praça. O duro mesmo é que existe uma cultura de dedos duros que avisam os interessados compradores que ficam de plantão pagando bem menos no pregão. E olha que os abutres estão atentos mesmo sem que a questão esteja resolvida.

A dois dias atrás, acompanhando o Programa da Sonia Abrão pela Rede Tv, uma artista deu uma entrevista dizendo que teve seu imóvel leiloado. A choradeira foi grande, inclusive, colocando sua filhinha de 4 anos no meio da conversa, e que seu patrimônio no valor de mercado de 700 mil reais foi resgatado por 200 mil reais. Pois bem. Um advogado amigo da apresentadora ofereceu sua colaboração ao propor uma defesa, Usucapião, pelos 13 anos que foram pagos. Se a moda pega,minha gente, o que será dos bancos imobiliários. A coisa está tão preocupante que tem construtoras se preparando a baixar preços. Tem mais oferta do que procura.

Nesta próxima 2ª feira acontecerá na Sociedade Garibaldi, solenidade da aprovação de 21 Conselheiros que estarão sendo encaminhados para a categoria de Vitalícios, regido pelo novo Estatuto do Coritiba F.C. Grandes amigos estarão presentes nesta confraternização clubística, oportunidade que terei de abraça-los, pelo convite recebido São êles: Dr. André Ribeiro, Luis Barbosa Jorge, Dante Millarch, Dr.Hipólito Xavier, como também o ex-Presidente Giovani Gionédis.

Até a próxima.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A direção é do Ney Franco.

Olhando para a tabela da Série B do Brasileirão, que será completada neste final de semna com a 19ª rodada, me preocupa a situação do Paraná Clube pelos seus últimos resultados. Com este compromisso de jogar e ter que ganhar do Bragantino, em Bragança Paulista , se não o fizer fatalmente sairá da classificação das 4 melhores equipes do certame. Tudo isso por ter perdido os 3 últimos jogos em casa, reduto esse que jamais poderiamos imaginar que viesee a perder. Como a orientação é do técnico, Roberto Fonseca, cabe a nos sem querer conflitar com tipo de ingerência ou pegação de pé, abrir um leque de opções. A maior malandragem que ele deve operar é, simplesmente, colocar os melhores da sua esquadra, sem nenhuma invenção imprópria para o momento. Se ele perguntar para algum torcedor paranista, podem ter certeza os senhores, que o cidadão lhe dará o time com acerto.

Sem pode contar com os alas, Jonas e Maranhão, para o ATLETIBA de domingo, quero ver como técnico Marcelo Oliveira vai dispor sua equipe. Qualquer que venha ser sua indicação para o setor , tenho a plena certeza que será de forma improvisada. Contudo, as voltas do Léo Gago, Rafinha e Bill, que tanta falta fizeram em Florianópolis, o recheio da qualidade será bom e importante. Resta saber se o técnico do Atlético, Ranto Gaucho, saberá explorar o lado falho que possa ter o alviverde em sua zaga pela direita. São coisas circunstanciais.

O que posso comentar desse imbróglio entre o Rio Branco e Paraná Clube, afinal esse assunto é para um excelente advogado esportivo, é o que aprendi na escola do futebol. O que seria? Desde garoto ouvia dizer, que o time que não aparecesse para o jogo, ou mesmo, sair de uma partida sem o apito final e mais ainda, entrar em campo com jogador irregular, a pena seria abrangente. Como o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná enviou o processo para analise do Superior no Rio de Janeiro e este devolveu esclarecendo que o assunto deva ser resolvido por aqui, fica no ar a indagação: ” Quem errou”?

Depois de conquistar o Sulamericano e Mundial sub-20, o técnico Ney Franco receberá hoje a incumbência de continuar com seu excelente trabalho de levar o nosso futebol para o Panamericano em Guadalajara. Ganhando mais esse, não haverá nenhuma contestação, pois, a direção da CBF dará a ele, também, a incumbência de participar nas Olimpíadas de Londres. Será de forma merecida.

Como sempre diz o Dadá Maravilha, que até de bico o gol é bonito, mesmo assim há de se fazer referências dos gols nesse final de semana do Dagoberto, Ronaldinho Gaúcho e Leandro Damião. Um de lençol, outro com bola parada e outro de bicicleta. Gol bonito é gol bendito.

Até a próxima.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jogo sonolento.

As vezes uma partida bem diputada, onde aparecem boas jogadas e goleiros salvando a pátria que terminam em 0×0, é comentada pelo sistema tático e atividades dos jogadores em campo. Pois bem. Afirmo que não foi assim que vi o jogo em Florianópolis em que o Coritiba e Avaí desperdiçaram uma grande chance de mostrarem mais futebol. Faltou a meu ver mais ambição ao alviverde, que jogou de forma burocrática, aceitando ficar atrás o tempo todo para conseguir uma única jogada com Anderson Aquino, que chutou uma bola na trave. Jogo sonso, demonstrando tambem que o time catarinense anda muito mal, precisando urgentemente de uma injeção de qualidade no seu time.

Na Arena, então, nem se fala, afinal, o Atlético perdeu uma gande oportunidade de se livrar um pouco mais da Zona do Rebaixamento. Não conseguindo jogar bem, se embolando novamente na classificação, empatou com o lanterna da competição, América Mineiro, em 2×2 repetindo erros passados. Esse exemplo do Furacão em lutar todas as partidas para fugir da rabeira é que provoca o lado emocional. Lembro sempre que o time que não conseguir chegar aos 23 pontos neste 1º turrno, terá que se recuperar fazendo uma campanha bem melhor no 2º turno. Ó número mágico para sair do tormento é de 46 pontos. Portanto, cabe ao Furacão ter que ganhar o clássico de domingo contra o Coritiba no Couto Pereira e somar pontos importantíssimos para recuperar desse resultado de ontem jogando em casa. Ainda bem que vendo um Avaí , Galo Mineiro e o próprio América Mineiro, dá um pouco mais de esperança aos atleticanos mais alento. Definitivamene a campanha do Furacão áté o final do ano é somente para permanecer na 1ª Divisão. E olha lá.

Vários clássicos terminaram em empates. Casos do Vasco e Fluminense, Palmeiras e São Paulo e Internacional versus Flamengo. Gols bonitos aconteceram como os do Dagoberto pelo Tricolor do Mrumbi e também do Leandro Damião do Colorado dos Pampas que fez um de bicicleta contra o Mengão, com mais uma mais boa jornada do Ronaldinho Gaúcho .

Tanto teimar com a imprensa, agora o técnico Roberto Fonseca do Paraná Clube, mudará seu ataque. No futebol que não se inventa mais nada, dizia o Don Filpo Nuñes há 40 anos atrás, pois, o legal é fazer o simples. Hoje temos técnicos no país que trabalham inventando as coisas e no final se embananam e ficam com cara de cachorro no final.. Como não tem critério, martela bastante até o momneto que vê a casa cair. Como pode um time jogando 4 partidas em casa, perdendo simplesmente tres delas, querer ter sorte a frente. Querem ver, aposto que nesta próxima partida se o time vier a perder sairá com toda certeza da Zona de Classificação. Será em Bragança Paulista. Olho vivo, Fonseca.

Coisas inusitadas acontecem .O jogo estava tão morno, que o tecnico do Coritiba, Marcelo Oliveira , pelo cartão amarelo que tomou o ala Jonas, entendeu mudar aquele setor ,pois, o mesmo estado fora do próximo compromisso contra o Atlético, fez entar outro ala, Maranhão, que num erro cometido pelo 4º árbitro, sem o pode do árbitro titular do jogo, liberou naquele momento sua entrada e com isso aplicou-lhe cartão amarelo. Se já não poderia, Oliveira, contar com o estabanado Leandro Donizete, que mais uma vez estará força do cartão, agora, também, não terá seus alas de ofício, pois, tanto Jonas e Maranhão, estão “amarelados”.

Até a próxima..

domingo, 21 de agosto de 2011

Assim não Paraná Clube.

Que baita prejuízo o resultado do Paraná Clube na tarde de ontem, aqui em Curitiba, quando perdeu para o Sport de Recife ( 2×1), somando-se com isso que das 4 últimas partidas jogadas em casa perdeu 3 delas de forma absurda. Com isso, a coisa começara a ser encarada de forma diferente, e que poderá encurtar o caminho do técnico, Roberto Fonseca, na esquadra parfanista. De vez por todas, ele querer mostrar que manda mais do que deveria é errar no conceito de escalação. Todos os torcedores sabem que colocar o atacante Giancarlo é total perda de tempo. O mesmo é ser teimoso com o meia Cambará. Porque esse rapaz não joga? Ainda que a sorte esteja bafejando o Tricolor, pois, mesmo com essas derrotas continua entre os 4 times bem classificados, diria que desse jeito vai chegar um momento que não segurará mais essa posição e aí vai ser um Deus nos acuda.

A Seleção Brasileira de Futebol sub-20, ganhou o Penta Campeonato nesta modalidade, ontem em Bogotá/Colombia, quando na prorrogação o jogador Oscar fez um gol espírita chegando ao resultado de vitória em tres gols a dois, contra a boa equipe de Portugal. Tudo caminhava para as penalidades máximas, mas aí veio este gol lá da lateral do campo e tudo se consumou. Mais uma vez o futbol brasileiro encanta por suas revelações, mostrando que esse elenco terá muita condição, dentro de sua individualidade, um futuro promissor. Parabéns ao técnico Ney Franco por mais esse sucesso.

Depois de iniciar de forma arrazadora este Campeonato Brasileiro, o Corinthians começa a perder terreno com tropeços inimagináveis. Ontem, no Pacaembú, perdeu para o Figueirense por dois gols a zero, se valendo agora da gordura adquirida no princípio d certame. Assim a distancia, vejo ser o Tite, um bom técnico, mas que em alguns momentos se estrepa todo, tambem diria com certeza. Parece que as coisas para o “gaúcho” tem que ser bem difícil. Como o elenco do Timão é bom, com toda certeza e esperteza , aos resultados virão novamente.

Os jogos que ficarei atento nesta tarde serão do Coritiba em Florianópolis contra o Avaí e o Atletico em casa contra a equipe do América de Minas. Como as duas equipes estão vindo de bons resultados, a vitória do Atlético irá com certeza consagrar essa recuperação após a chegada do ténico Renato Gaúcho, que de forma surpreendente tirou o time da Zona do Rebaixamento. Quanto ao Coritiba, meio que quebrado pela lambança do árbitro do último jogo em que distribuiu 10 cartões, alijou conjsideravelmente a equipe, que terá, agora, de suportar esse compromisso com inteligência para na rodada seguinte enfrentar o Atlético. Não será fácil.

Dois dos mairoes goleiros das história do futebol basileiro, Marcos e Rogerio Ceni, estarão novamente cara a cara nesta partida do Palmeiras e São Paulo. Com passagens brilhantes pelos campos de futebol, estiveram juntos no Mundial da Coréia e Japão, com certeza seus feitos serão contados em livros quando encerrarem suas carreiras. Até como exemplos, gostaria que continuassem no futebol e que a futura comunicação esportiva seja para as novas gerações.

Aé a próxima.

sábado, 20 de agosto de 2011

A venda do Pinheirão.

A idéia do Presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, é muito boa em tentar desmanchar 0 emaranhado que virou o Estádio Estadual do Pinheirão. Com vísiveis problemas financeiros na falta de pagamentos variados, um deles a dívida de impostos ao município, enrolado com muitas ações contrárias, enfim, uma verdadeira torre da babel, passou o Pinheirão a ser um assunto da comunidade pelo desperdício de uma ampla área que destinou ser um marco na conjuntura esportiva da cidade de Curitiba. Pois bem. Com uma Assembléia Geral marcada para esta semana, acontecerá no Triste Clube em Santa Felicidade, onde os interessados como os Clubes e Ligas amadoras terão suas oportunidade de estenderam suas opiniões. O que se sabe é que existe um investidor e que de vez por todas poderá resolver essas pendências, como também, erguer um conjunto de negócios. Gostaria que a Prefeitura aproveitasse um pedaço deste terreno ,também, parfa levantar um Ginásio de Esportes. A cidade de Curitiba atradeceria.

Bem interessados no assunto, os dirigentes do Coritiba F.C, nesta semana andaram comentado o assunto com o próposito de melhorarem o patrimônio clubístico para um futuro próximo expondo todas as suas pretensões. Claro, que este é um assunto que cria polêmica bem antes de qualquer fator de proposta que venha acontecer. Afinal, por ser um assunto amplo a ser discutido, não vão faltar de forma antecipada aqueles que serão contrários por entenderam que a área do Estádio Couto Pereira e um local “santificado” pela Igreja Perpétuo Socorro. Será fácil convencer?

Falar em polêmica, a luta é intensa para que o povo brasileiro venha acreditar de vez por todas que o Brasil como Estado, conseguirá realizar de forma, extraordinária, esta Copa do Mundo de 2014. Enquanto isso, neste preciso momento, muitas obras estão paradas com greves determinadas pelas exigências dos trabalhadores inseridos como prestadores de serviços. Por outro lado, o Presidente Joseph Blatter diz para todo mundo que acredita na seriedade do povo brasileiro.

Com a Portuguesa de Desportos e Ponte Preta tropeçando na rodada de ontem, resta agora esperar pela vitória do Paraná Clube em cima do Sport de Recife, que nesta altura do campeonato vem com novo técnico (Paulo César Gusmão), estampando um sinal evidente que as coisas não andam bem para o time pernambucano. Com isso, espero do técnico do Tricolor, Roberto Fonseca,que não venha inventar Brinner na ala, colocar no meio campo o Cambará e na frente escalar o Hernane. Só isso basta.

O comentarista da Globo, Renato Maurício Prado, passou dos limites de um profissional de imprensa ao criticar o técnico, Mano Menezes, quando este convocou o Ronaldinho Gaúcho para este amistoso contra o Ghana, se exagerando em dizer que o Mano tirou o Ronaldo para a partida contra o Corinthians. De forma leviana, inclusive, chegou a apregoar que esta convocação foi mais para desestruturar o Mengão. Torcer para um time é direito de todos, mas não dessa maneira injuriando pessoas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dupla ATLETIBA em destaque.

A atuação do Coritiba F.C, ao vencer em plena Vila Belmiro o time do Santos (3×2), deve ser registrada de forma espetacular pela maneira como foi a partida. Valeu, sim, muito pelo feeling do técnico Marcelo Oliveira, que foi para o jogo com a idéia de diminuir o espaço santista e mesmo que tenha tomando um gol do atacante Borges, não se destruturou e continuou se utilizando dos mesmos jogadores, pedindo que adiantasse a marcação de toda a retaguarda. O time alviverde conseguiu chegar ao empate numa bola aérea com aproveitamento do zagueiro Jéci que andava pela zaga santista. Na verdade se recuperou neste lance, pois, o gol santista aconteceu com sua desatenção. Com a volta ao 2º tempo do jogo, as trocas do Bill e Anderson Aquino pelos jogadores Marcos Aurélio e Leonardo, foram essenciais na devolução a tranquilidade a equipe e mesmo que viesse tomar o gol , o time estava montado para a recuperação no placar e foi o que se viu. O empate em 2×2 através do Marcos Aurélio, a defesa do Edson Bastos na penalidade duvidosa chutada pelo atacante Borges e o gol de Léo Gago no final do jogo foi a demonstração da marca do bom trabalho do técnico, Marcelo Oliveira, que trabalhou no jogo melhor que o consagrado Muricy.

Com o Atlético a coisa andou da mesma maneira. Com a expulsão de um jogador do Cruzeiro, o técnico atleticano, Renato Gaúcho, abriu sua equipe para os cantos fazendo algums trocas e no final quando o empate sinalizava para o final do jogo, eis que, o volante Cleber Santana num chute cruzado fez o gol da vitória. Esta partida tem um significado extraordinário pois, a soma dos 3 pontos fez tirar o Furacão da Zona do Rebaixamento.

Outra partida de relevo foi a vitória ( 2×0) do técnico do Ney Franco com a Seleção Brasileira sub-20, ao vencer a equipe mexicana, levando o time brasileiro a final contra os portugueses, que na partida inicial venceram aos franceses por dois gols a zero. A final desta Copa do Mundo de Juniores será no sábado.

O jogador mais desafinado da partida de ontem na Vila Belmiro foi Paulo Henrique Ganso. Parece que desaprendeu. Não sei se pelas contusões que teve, mas sua tentativa de recuperação técnica, está demorando demais para chegar. Como todos os brasileiros levam muita fé nele para a Copa do Mundo/2014, acredito que até os dirigentes do Santos devam estar muito preocupados. Parece um jogador sem alma.

Depois dessas vitórias do Furacão e Verdão, já dá para antever um grande ATLETIBA para o dia 27 deste mês. Vai bombar o Estádio Couto Pereira. Lembrando aos amigos que nos dois classícos realizados neste ano o Coritiba ganhou as duas por 3 gols a zero. Agora são outros quinhentos.

Até a próxima.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Oliveira vai mudar o time?

Com a boa apresentação do Coritiba no último domingo, quando ganhou bem (3×0) e com toda facilidade do Galo Mineiro, o que o torcedor mais gostaria de ver neste jogo contra o Santos, uma sequência de bons resultados criando-se com isso uma personalidade na forma de jogar, principalmente, fora de casa. Mas, não será desta feita, pois, a cabeça do técnico Marcelo Oliveira, está muito mais voltada para marcações extras aos jogadores adversarios, como Ganso e Neymar, nesta partida de logo mais a noite em Vila Belmiro.

Seguindo o raciocínio, se for desta maneira, então bye bye minha gente, pois, jamais o Coritiba terá seu estilo de jogar fora com personalidade definida. Jogar em fiunção do adversário é pensar pequeno. Olhando com atenção, por mais que seja um Santos, ainda mais estando mal nesse momento do campeoanto, diria o que poderia estar perdendo o Verdão Coxa se entrasse com a mesmoa equipe que ganhou no domingo. Não tenho receio em dizer que se a proposta do técnico Marcelo Oliveira seja de postar 3 volantes, seu time perderá toda frente ofensiva e com isso poucas chances de ganhar o jogo. Será isso?

Piano piano se vá lontano. Frase italiana que cai bem ao Paraná Clube com esse empate (1×1) na cidade de Araraquara, partida essa jogada contra o Guarani porque esta equipe perdeu seu mando de jogo. Mesmo assim , a situação é ainda perigosa e muito embolada nesta Série B, ainda mais contando com resultados malucos, como a vitória do Vila Nova em cima da Portuguesa no Caninde. Embora a Lusa esteja na frente com 36 pontos, começa a entrar na alça de mira da Ponte Preta. Com as vitórias do Cricuima, Naútico e Goiás , a briga começa ficar boa na frente e na intermédiaria.

Alegando problemas de seugrança, o governo do Egito fez por bem cancelar amistoso que teria contra a equipe brasileira de futebol, jogo este que fora marcado para o dia 6 de Setembro. Agora, vamos ver até onde chega o desespero do Ricardo Teixeira em arrumar outra amistoso caça níquel com a necessidade que tem de colocar em campo o time canarinho por acertos antecipados com empresários.

Fico a imaginar a torcida do Colorado dos Pampas, que ao perder seu maior ídolo no campo, Falcão, afastado que foi por problemas politicos do clube, agora ter que enfrentar o técnico Dorival Júnior, que depois da sua briga com o atacante Neymar andou caindo em descrédito, inclusive, sendo mandando embora do Galo Mineiro por maus resultados. Vamos ver até onde a paciência do torcedor do Internacional aguentará. Não só o Dorival Júnior é que anda mal, então o que dizer do Cuca como também o Abel Braga que já anda irritando os torcedores do Fluzão. Cresce os nomes do Felipao, Muricy e Luxemburgo, claro, muito mais por suas experiencias dentro do futebol nesses úlitmos anos.

Até a próxima.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Foi só mudar a equipe.

Dizia-se na semana ao senhor técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, que para sacudir o elenco era só uma questão de mexer no time. Legal. Não, pois se fez por reclamos, pior, afinal, isso é o que determina feeling de um manager que trabalha no campo. O que se viu, ontem, foi um time mais atuante e rápido contra a equipe do Galo Mineiro, principalmente, enquanto tiveram gás os jogadores Everton Costa e Anderson Aquino, que deixaram o campo somente por estarem fora de algumas partidas. Pois bem, na troca do primeiro para o segundo tempo, outra coerência, pois com Marcos Aurélio, Geraldo e depois Leonardo, descansados acabaram por liquidar o jogo. Esse resultado de vitória por 3×0 poderá reerguer a equipe para outras partidas. O próximo será na Vila Belmiro contra a equipe do Santos.

Quem diria., minha gente, que até o Grupo de Comunicação da Globo entrou na parada colocando algumas questíunculas contra o Ricardo Teixeira da CBF. Ao dar uma entrevista a uma Revista de nome Piauí , o mandatário mor do futebol deitou falação contra a imprensa esportiva alegando de forma gentil que não estava nem aí para as críticas e que só iria se preocupar se o Jornal Nacional desse alguma versão aos fatos. Em sinuca de bico, para fugir de algumas interpretações errôneas,o jornalismo da Rede Globo entrou em cena e por 3 minutos colocou coisas absurdas contra a entidade. Como disse ontem é só um começo.

Vendo o Avaí, Galo Mineiro, América Mineiro jogando, não há como ficar preocupado com o Atlético Paranaense, que já vem dando mostras de recuperação neste Brasileirão/2011 e que no meu entendimento, muito mais no acerto da chegada do técnico Renato Gaúcho. Tudo seria uma questão de tempo. Enquanto o futebol atleticano tenta encontrar seu eixo, agora o problema passa ser outro, com as exigências políticas na construção da Arena. Podem aguardar sentados.

Havia uma dúvida no comportamento do time do Vasco da Gama, depois do sucesso na Copa do Brasil, em que poderia baixar de produçaõ. Aqui como lá, o técnico Ricardo Gomes deu uma sacudida no elenco, tirando os titulares Felipe, Alecxsandro e Diego Souza, se aproveitando de alguns jovens como Bernardo autor do gol contra o Palmeiras no jogo de ontem em São Januário. Disse o técnico, tudo isso mais por uma questão física. Faz de conta.

O árbitro paranaense, Heber Roberto Lopes, distribuiu cartões à granel na partida do Figueirense contra o Flamengo. Parece-me que foram seis contra o Mengão e nenhum para o time da casa. Bastou para a imprensa carioca deitar falação, inclusive, o técnico Jorginho, demonstrando mágoa contra seu ex-clube ao dizer que conhece bem estas artimanhas dos homens da Gávea, pois viveu lá por muitos anos. Que coisa!

Atéa próxima.

domingo, 14 de agosto de 2011

O começo das passeatas.

Mesmo que apertada (1×0), deve o torcedor paranista ficar satisfeito com esse resultado contra o time do ABC , que veio jogar retrancado, aliás, custando caro ao técnico Leandro Machado, demitido que foi logo após a partida. Com gol do zagueiro Brinner, isso por volta dos 40 minutos do 2º tempo, deu ao time Tricolor da Vila um suspiro a mais ao seu fortalecimento na tábua de classificação, haja visto, as performances da Portuguesa Desportos e Ponte Preta ,que obtiveram excelentes resultados neste última rodada. Outro que vem buscando bons resultados na Série B, tem sido o time pernambucano do Náutico, com empate em zero jogando fora de casa contra a equipe do Barueri. Faltando tres rodadas para o término da 1ª etapa, diria que preocupações serão necessárias para conter as chegadas de outros times que poderão reagir em outra etapa do certame.

Quais os times? Bem, acredito que com investimentos pródigos que receberão o Sport, Criciuma, Goías, Barueri e também do Vitória, ficaria por aí a briga maior ao retorno a série principal do Brasil. Portanto, prevalecendo uma força de resultados em casa, casos da Portuguesa e Ponte Preta , ficará para o Tricolor da Vila e também ao Náutico a condição de ganharem mais pontos fora de suas trincheiras. A melhor maneira é estabelecer objetivo permanente de somas de pontos, afinal, com a Portuguesa ostentando 36 pontos e a Ponte Preta 32, a diferença não pode se alastrar, nem para cima e muito menos para baixo.

Claro que o resultado de vitória do Atlético, ontem a noite no Morumbi frente ao São Paulo, teria sido o melhor dentro das circunstâncias de momento. Pelo ângulo do placar em 2×2, aliás, o time do Morumbi achou esse resultado nos minutos finais com o gol do Rivaldo, a impressão que ficou é que o time atleticano está pegando seu jeito de jogar nas mãos do técnico Renato Gaúcho. Com toda sorte , entendo que esta por vier em poucas rodadas a saída do Furacão deste zona de descrédito, que lhe tem afetado, significamente, no seu processo de recuperação.

Passeata em São Paulo contra o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é a mostra de que as coisas não serão daqui para frente muito tranquilas a serem resolvidas. Uma delas é a briga desnecessária em braço de força política contra o time do Morumbi no apoio a abertura da Copa/2014, estabelecendo com isso a exigência aos Governos Municipal e Estadual da cidade de São Paulo, em arrumarem a quantia de 420 milhões de reais na tentativa de construção do Itaquerão. Uma outra declarada é a falta de confiança da Presidenta da República , Dilma Rossef, que há dias no Rio de Janeiro, quando da solenidade das fixações dos jogos eliminatórios da Copa, em nenhum momento fez alusão ao seu nome.

Se já não bastasse, o time vem muito mal das pernas nesses compromissos da Copa América e amistosos, numa prova evidente que encurtará a presença do técnico, Mano Menezes, no comando da Seleção Brasileira de Futebol, pois não terá apoio irrestrito do torcedor brasileiro. Essa de “arrumar” jogos contra Gabão, Costa Rica, Egito e Suiça, é a prova inconsteste de tentativa de apaziguar o seu mundo esportivo.

Até a próxima.

sábado, 13 de agosto de 2011

Gabão, Egito e Costa Rica?

Vejo como brincadeira de mal gosto da diretoria da CBF, quando insere em sua programação, jogos amistosos contra seleções de futebol como de Gabão, Suíça, Egito, Costa Rica. Acredito que seja muito mais para dar guarida ao técnico Mano Menezes que até agora tem demonstrado muitos erros com seu critério de convocações. A imprensa brasileira começa dar o grito de desespero, afinal das contas, como a Copa do Mundo/2014 será em nosso país, não pode haver nenhuma dúvida quanto a boa presença da equipe brasileira neste evento.

Estou bem a vontade para falar nesta contínua dança de técnicos. Em colunas anteriores, comentei o fato do que exerce esta figura, sendo mais um valioso álibi aos péssimos dirigentes. Amanhã, aqui estará o "poderoso técnico Cuca", que em 2005 fez um trabalho horroroso no Coritiba , onde considero até hoje como um dos responsáveis pela queda à 2ª Divisão, foi mandado embora do Cruzeiro e em poucos dias conseguiu se localizar no rival Atlético Mineiro. Outro que perdeu a bússola depois de se achar o máximo na briga com o Neymar, Dorival Júnior, ao ser demitido pelo Atlético Mineiro, achou um lugar no Internacional de Porto Alegre. Onde está o bom senso disso?

Quem me conhece sabe que gosto muito de uma resenha. Isso vem desde os tempos de jogador de futebol quando das concentrações e viagens com companheiros, pois, ali saia muita coisa boa. Falava-se de tudo, mas menos do jogo seguinte. Ou mesmo no trabalho nas transmissões esportivas com viagens de carro por este mundão de Deus. Tudo isso para dizer que minha agenda para resenha está lotada até a próxima 4ª feira (17). Começou na 5ª feira com aniversário do meu querido neto, Kadu, completando 21 anos. Ontem, com atendimento 5 estrelas dos irmãos Marcos e Sérgio do Restaurante Imperial coadjuvado pelo maitre Ramiro, o privilégio de estar jantando uma Paella Valenciana com amigos da Rede Massa de Televisão. Tem mais, minha gente, ainda não parei. Hoje, após o Programa Show de Bola do SBT, irei com o Dionísio, Mauro Mueller e Lott no Restaurante Maggiori do Parque Barigui com a tradicional feijoada dos sábados. A noite em comemoração ao aniversário de 90 anos de idade, Dona Nazareth, estarei com outro pedaço da família no Country Club. Não poderia estar também fora do almoço do Dia dos Pais, na residência do Rubens Thá, como também correr para o Estádio Couto Pereira para comentar o jogo pela Rádio 91 Rock FM, Coritiba e Galo Mineiro.

Exausto com tanta comilança e conversa, desculpe a modéstia, passo agora para o começo da semana. Na 2ª feira, com o jantar tradicional do Mesa Real, neste mês com atendimento do anfitrião Sílvio Ronald, um dos grandes profissionais da comunicação esportiva paranaense das décadas de 60 e 70. Lá, com certeza, encontrarei vários amigos e companheiros da profissão. Finalizando, na 3ª feira será ao lado dos integrantes da Equipe de Esportes da Rádio 91 Rock FM. Desculpe, amigos, não escrevi isso para dar inveja, é na verdade muito mais para dizer da minha satisfação. Acho que tudo isso é vivenciar um tempo em nossa idade.

Ficando muito mais na expectativa de bons resultados, nesta rodada do Campeonato Brasileiro/2011, com as presenças dos jogos do Atlético, Coritiba e Paraná Clube, do que a querer antecipar fatos, afinal, como diria o atacante Neymar, estamos falamos de futebol, é que vou dar uma trégua para comentar depois esses jogos. Independentemente, continua afirmando que nossas equipes estarão somente inseridas como participantes neste temporada, afinal, pelo atual momento que estão na tabela de classificação, não espero por milagres.

Até a próxima.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sulamericano é uma piada.

Como escrevi a dias atrás que a tranquilidade política estava voltando no Atlético Paranaense, acho que não, pois, parece que a marola vai começar novamente com a finalidade da exposição pedida pelo atual mandatário, Marcos Malucelli, de que alguns ítens sejam respondidos pelo Conselho do Clube responsável pela vitória quanto ao caso da viabilidade da construção da Arena visando a Copa do Mundo. Por outro lado, é o Petraglia que pede super poderes para tanto. Agora, confesso qua não entendo mais nada, afinal, tudo estava a príncipio resolvido, mas a impressão que passa Malucelli da raiva na condição de perdedor vejo que a tendência é de piorar. Imaginem se o Petráglia, que mexeu intensamente para ter ganho sua proposta, não querer mais?

Considerado um torneio por ser um mata-mata, o Sulamericano, que dá ao vencedor uma vaga à Libertadores deAmérica, parece que tem uma tendência a um fracasso pelos brasileiros. Ao longo do ano, sendo esta uma fatia de sobra para equipes que não tem uma boa campanha no Brasileirão, com obrigação correta de participar bem deste evento nunca levado a sério. Os próprios dirigentes dos clubes desmoralizam este projeto, meus amigos, pois é só notarem esses primeiros jogos do torneio para aquilitar o conteúdo das equipes que entram em campo participando na maioria das vezes com os reserva e a categoria de base. Agora, quem procura levar a sério são sempre os clubes classificados no nordeste brasileiro.

Respondendo aos companheiros da imprensa esportiva, a um questionamento sobre a continuidadade do técnico Marcelo Oliveira no comando do Coritiba, um dos perrsonagens do Grupo Gestor, Ernesto Pedroso, não só confirmou que está satisfeito com o trabalho do atual técnico como aproveitou, também, para espizinhar o rival Atlético ao dizer que esta pratica de troca de técnicos é do vizinho. Ao fazer comparações, no intuito de querer tirar o foco dos últimos maus resultados, bastou , para receber uma saraivada de críticas de torcedores atleticanos. Pois bem, quem está na bola sabe quando o técnico está prestigiado.

Depois dos péssimos resultados da Seleção Brasileira que tem no comando o técnico Mano Menezes, tira do calendário os amistosos contra a Itália e Espanha para ” promover” jogos contra o Gabão, Egito,Suiça e outras coisas feias. Se não ganhar desses times, adeus tia Chica.

Desconcertante foi a atitude da diretoria, que comanda a Rádio Record de São Paulo, ao demitir em torno de 150 funcionários com argumento da necessária mudança no curso artístico da emissora. Na verdade, depois de realizar por muitos anos um extraordinário trabalho de comunicação, chegando a ser considerada a maior emissora do Brasil, a Família Paulo Machado de Carvalho acabou negociando em 1988 a emissora para o Grupo do Bispo Edir Macedo, que buscava na época formar uma rede nacional para o cumprimento de mensagens evangélicas.

Até a próxima.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Derrota e mais derrota

Mais um amistoso “caça níquel” realizou a Seleção Brasileira de Futebol e com consequência desastrosa, pois, perdeu mais uma (3×2) contra os alemães na cidade de Suttgard. Se ligue meu caro amigo torcedor, afinal, a Copa de 2014 será em nosso país e o atual técnico brasileiro vem mostrando que suas conjecturas estão muito distantes de uma realidade. Para aqueles que tem boa memória, diria que exemplos passados como de 1966 e 1978 , quando o país do futebol vivia um novo ciclo de jogadores, os dirigentes tiveram dificuldades em estabelecer uma sequência de objetivos esportivos.

Depois dos sucessos conseguidos na Suécia/58 e Chile/62, uma grande confusão transformou a cabeça do técnico daquela época , Aimoré Moreira, que não soube mesclar as campanhas maravilhosas com as chegadas de novos astros para a campnha na Inglaterra em 1966. Tanto foi sua dúvida, que chegou a convocar 48 jogadores para não querer desagradar os veteranos bi-campeões mundiais e o fiasco foi enorme, pois, a equipe brasileira na história jamais saira de uma competição na 1ª fase classificatória. Na verdade, o que havia naquele momento era muito mais um sentimento de apoio aos renomados jogadores, diferentemente, do que acontece com os atuais interesses políticos e financeiros dos dirigentes da CBF.

Quanto a competição na Argentina/1978, haviam brigas constantes na busca de poder da imprensa que se dividia entre cariocas e paulistas. Na fase das Eliminatórias da Copa do Mundo, quem iniciou os trabalhos foi o técnico Osvaldo Brandão, que ao empatar na Colombia perdeu seu cargo, tamanha a pressão dos cariocas na indicação do Cláudio Coutinho. Bem, quanto a história muitos jornalistas hoje registram os detalhes da perda deste título, alguns admitindo o noviciado do treinador indicado naquele momento por ingerência dos cariocas, afinal, a entidade maior sempre fora no Rio. Quando da Copa de 74 na Alemanha, depois do sucesso no México/70, a mesma coisa pode ser admitida, quando o técnico Zagallo, teve a indecisão de mudar alguns personagens, inclusive, ao querer trazer Pelé que já estava se aposentando. Deu no que deu ao perder para a Seleção da Holanda considerada a melhor de 74 em Dortmund.

Portanto, quem é veterano em acompanhamento de Copas do Mundo, deve estar refletindo a tudo e chegar a conclusão que as coisas não estão saindo a contento com o atual técnico, Mano Menezes, que terá que ter a paciência do mundo para não se perder mais no contexto. Como a comunicação se espalhou nesses últimos anos, não é só a força de imprensa deste ou daquele estado, que mudará o encaminhamento distorcido deste planejamento. Como muitos ingredientes estão no contexto, diria que nem o Presidente da CBF terá a força possível de segurar a atual comissão técnica, pois, outros interesses(financeiros e políticos) que se sentirem prejudicados a bronca vai cair no colo do Ricardo Teixeira.

É fundamental, minha gente, que toda a sociedade reaja aos desmandos de uma única pessoa que só pensa em negociar jogos, antecipadamente, para ganhar muitos euros a sua ”entidade” e colocar em xeque dúvida de mais uma perda de título em casa. Lembrem-se do “Maracanazzo de 1950″. Será lamentável.

Até a próxima.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Parabéns Zagallo por tudo.

Muito comemorado o aniversário do ex-jogador e técnico, Zagallo, que está chegando aos 80 anos com muita felicidade por tudo que fez no cenário do futebol brasileiro e internacional. Com certeza é o profissional com mais títulos em Copas do Mundo, sendo no Mundial de 58 na Suécia e Chile em 1962 como jogador , depois na condição de técnico no México em 70 e em 1994 como Coordenador, ao ganhar o Tetra Campeonato nos Estados Unidos. Bom que lembremos, também, do vice-mundial de 1998 na França.

Este personagem , Mario Jorge Zagallo, formou em sua época de jogador de futebol em ataques memoráveis. No Botafogo de Garrincha, Didi, Quarentinha, Gerson e Zagallo como do Flamengo de Joel, Rubens, Índio ou Henrique Frade, Dida e Zagallo. Contudo, foi com a equipe brasileira que ganhou na Suécia/58 que alinhou num ataque sensacional com Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e ele Zagallo. A partir da Copa do México/70, Zagallo esteve por muitas vezes com a canarinho do Brasil viajando por todo esse mundo em vários amistosos e torneios.

Amigo inseparado do técnico Carlos Alberto Parreira, onde a meu ver formou a melhor dobradinda técnica, foi o profissional que mais valorizou a camisa da Seleção Brasileira, chegando a ponto de se rebelar com críticas de pessoas que o viam antipático ao seu trabalho. Com isso criou aquele bordão famoso ” Voces vão ter que me engolir”, após uma conquista internacional. Superticioso, sempre achou que o número treze foi tudo em sua vida, Zagallo reafirmou isso ontem ao dizer ter 4 filhos, 6 netos e treze bisnetos.

Por diversas vezes, quando das viagens ao lado da Seleção Brasileira de Futebol, tive a oportunidade de conversar com o “Lobo” Zagallo que sempre demonstrou atenção e respeito a minha pessoa, afinal, nos esgrimamos esportivamente, eu como jogador de futebol e ele na condição de técnico. Aliás, por conta do destino, foi no mês de Maio de 1974, que o enfrentei também na condição de técnico, onde eu servia o Coritiba como interino e que muito me orgulhou com a vitória alviverde. Uma outra ocasião foi seu aniversário em 1997, isso na cidade japonesa de Osaka, quando ao lado do mano Sergio Hidalgo e o amigo e locutor, Edemar Annuseck, na oportunidade que cantamos o parabéns a você.

Na minha opinião, Zagallo é o profissional que mais simbolizou a camisa verde amarela no investimento ao trabalho e sentimento com conquistas extraordinárias. Afirmaria ainda mais, que suas respostas ao mundo esportivo sempre foram calcadas em nacionalismo, claro e absoluto, como fazia o mito Airton Senna, aos domingos nas corridas de Fórmula 1 onde agitava em seu cockpit uma bandeira brasileira.

Até a próxima.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A galera com os pés no chão.

Contando com a colaboração dos ouvintes da Rádio 91 Rock Fm, por sugestão de uma enquete a saber qual 0 caminho que as equipes da Capital estão se dirigindo, diria que o resultado foi praticamente de forma unânime de que ninguém está acreditando em um final feliz. O torcedor atleticano, sabendo que o ano já esteja perdido, respondeu que espera com muita sorte a equipe ficar na 1ª Divisão. Quanto aos torcedores do Coritiba , além das manifestações contrárias ao técnico Marcelo Oliveira e do goleiro Edson Bastos, aliás, foi uma grandeza os pareceres, também não estão acreditando em Libertadores de América. Já a torcida do Paraná Clube acha que dificilmente o time chegará entre as 4 equipes classificadas à 1ª Divisão. Parece que o pessimismo tomou conta.

Já foi o tempo em que o país parava para acompanhar uma partida da Seleção Brasileira de Futebol. Com este jogo amistoso de amanhã na Alemanha, diria ser mais para tirar o sono do técnico Mano Menezes, afinal , com o mal comportamento na Copa América terá que ter sorte para um bom resultado em campo. Se acontecer um mal futebol, a batata dele poderá assar bem antes do tempo. A verdade é que o time do Mano ainda não convenceu nenhum desportista.

Durma-se com um barulho deste. O técnico paranaense, Cuca, que a bem pouco dirigia o time do Cruzeiro, assina com o Atletico Mineiro para tentar dar uma sequência de vitórias ao Galo. O que não se entende é que tendo sido mandado embora a dias atrás pela alta direção cruzeirense, não sei se por birra do concorrente, acabou dando subsídio ao Presidente Alexandre Kalill, entendendo que o profissional fora maltratado pelo inimigo. Tudo isso na mesma cidade que é Belo Horizonte.

A imprensa brasileira perdeu um grande personagem com o falecimento do radialista, jornalista e vereador Walter Abraão. Pessoa de boa convivência, Walter foi um excelente profissional na época da TV Tupy , oportunidade que promoveu muitos bordões sendo um dos pioneiros nas transmissões por televisão. Simpático, longe de qualquer manifestação polêmica, conduzia uma Mesa Redonda com outros baluartes da comunicação paulistana, na linhagem de um Milton Camargo, Geraldo Bretas, Flavio Iazetti, Mario Morais, Gerdy Gomes, Ely Coimbra, Alfredo Orlando e Haroldo Fernandes.

Não poderia me furtar neste momento de dizer e agradecer das boas lembranças nas transmissões do Bi-Centenário dos Estados Unidos(1976), onde tive a oportunidade de uma boa convivência . Uma outra, também, aconteceu em 1977 na despedida do Rei Pelé em New Jersey, quando assinou, de minha responabilidade, como avalista uma promissória para pagamento dos direitos deste evento. Boa praça . Que Deus o tenha.

Até a próxima.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Resultados forjados?

A cada rodada vão aumentando as espectativas em torno das saídas de técnicos empregados por questões de resultados. É muito complicado o profissional aguentar pressão de torcida, imprensa e que fatalmente sempre estoura na fragilidade de convicção dos dirigentes. É de dar pena que essas pessoas (técnicos) com muito tempo na bola, ouvir desaforo de gente que não sabe nada do riscado e ser mandado embora sumariamente. Portanto, quando são contratados pedem o fumo e o cachimbo, pois, sabem que estarão na faca de dois gumes permanentemente. Ideologia, planejamento e critério, minha gente, tudo isso vai para o brejo com derrotas. A coisa vira um samba do crioulo doído. É um tal de interino pegar o time que é uma doideira.

O que chama atenção neste resultado do Atlético frente o Timão(1×1), é que começa aparecer o trabalho do Renato Gaúcho, pois, em nove pontos disputados ganhou 7 , todos determinados por atitudes dos jogadores. Por falar em atitude, este jogo que irá ter contra o Flamengo valendo a Sulamericana, o time será diferente, até porque o que mais importa no momento é sair da rabeira no Brasileirão.

Imaginem a alegria dos comentaristas de plantão ao analisarem os 4×0 do Botafogo contra o Vasco da Gama e o América de Minas ganhando de 3xo do Fluzão. A coisa está tão difícil de entender, que se perguntarem ao Neymar o que estaria acontecendo ele responderia “ isso é futebol”. Falando no garoto, o Santos ganhou do Ceará, agora saindo da Zona de Rebaixamento, mas convivendo com ambiente de discórdia envolvendo o jogador Ganso, empresários e diretores da Vila. Ouvindo o Presidente alvinegro, Luis Álvaro, quanto a isso, falou cobras e lagartos daqueles que estão atrapalhando a carreira do Paulo Ganso.

Recebi uma ligação do amigo de infância, Vicente Romano Neto, o juventino Bitú da Moóca, pedindo desculpas antecipadas por ter usado meu nome para o Vereador de São Paulo, Adilson Amadeu, para que intercedesse a um pedido da colocação de um portão de entrada num conjunto de casas no bairro. O duro mesmo foi que o Adilson não distinguiu a voz por estar assorbebado em seu Gabinete. Agora, como a galera do bairro da Móoca acompanha este comentário diário, com certeza a gozação será grande. Fico envaidecido , pois, não sabia que estava com esta bola toda. O pedido foi aquiecido.

Noticiário vindo da Turquia dando conta de resultados forjados em campo por sugestões dos próprios dirigentes. Com isso muitas pessoas estão sendo citadas, inclusive, falam até do nome do meia Alex, que de pronto colocou em seu Blog sua indignação. Acho que o Alex deveria rescindir seu contrato dando provas de sua reputação.

Até a próxima.

domingo, 7 de agosto de 2011

Erro na intuição.

Com toda certeza o jogo de ontem, lá no Engenhão, não foi uma Brastemp, pois tanto o Flamengo como o Coritiba não jogaram um bom futebol. Foi uma partida arrastada de começo ao fim, e que só veio a prevalecer o resultado a favor do Mengão, muito mais pela iniciativa do técnico Luxamburgo quando fez o certo em mudar sua linha de frente, com as entradas dos jogadores, Diogo Maurício e Jael. A diferença foi que enquanto o Luxa olhou para seu ataque o mesmo não fez o técnico Marcelo Oliveira, que em vez de tirar de campo Marcos Aurélio e Bill para as entradas dos atacantes, Leonardo e Anderson Aquino, colocou errôneamente os alas Eltinho e Maranhão, no intuito de trazer pelo menos o empate. Errou na sua intuição defensiva.

Nada se inventa no futebol, afinal, está tudo inventado, como diria o saudoso técnico, Don Filpo Nuñes, em suas preleções. Também é velho buscar ou rebuscar argumentos quando as coisas nao andam bem. Como tudo na vida é passageiro, o futebol é pródigo em mudar de rumo, este é o caso de momento do Coritiba, que depois de um excelente primeiro semestre começa a dar mostras de queda e consequentemente ficar fora de qualquer que seja um objetivo mais positivo. É hora da diretoria entrar em campo, assim como o Coordenador de Futebol, o “laureado” Felipe Ximenes, que anda sumido com esses péssimos resultados.

Será que ganha, esse tem sido o papo mais frequente nas rodinhas, quanto ao jogo deste tarde entre o Atlético e Corinthians no Estádio Arena. Quem sabe! Os últimos resultados do Furacão deram um ar de otimismo na galera atleticana a ponto de se pensar em ganhar um jogo contra uma das melhores equipes do atual campeonato. Do lado corinthiano, o técnico Tite colocará o terceiro goleiro da campanha, pois, com a contusão do goleiro titular, Júlio César e das fracas atuações do Renan, este contratado junto ao Avaí, vai dar uma chance a um garoto da base.

Quem vai de mal a pior é o time do Galo Mineiro. Não sei não se o técnico Dorival Júnior não será convidado a se retirar pelo Presidente Alexandre Kalill. A torcida não aguenta mais os resultados assim como a própria imprensa mineira. Agora, nunca é demais dizer, que o grande erro desse rapaz foi quando quis bater de frente com o atacante Neymar do Santos. Fez com toda certeza a maior loucura da sua vida. Para retomar as coisas no lado esportivo terá que ter um bom elenco à sua frente. Não será com time de segunda que será valorizado. Seu tempo de estrelismo passou rapidinho.

Depois de elucidado o assunto político no Atlético, bem que gostaria de ouvir e saber mais do dirigente, Mário Celso Petráglia, quando será o ínicio das obras da Arena. De repente a coisa ficou parada com ninguém comentando mais o assunto. A responsabilidade deste assunto já não esta mais nas mãos do Malucelli.

Até a próxima.

sábado, 6 de agosto de 2011

Derrota preocupante.

O futebol mal jogado é um registro que não se pode brincar com péssimos resultados. O exemplo é muito fácil de dizer, no caso do Paraná Clube, que ao perder duas partidas seguidas em seu estádio ( Ponte Preta 1×0 e Barueri 3×1), poderá alijá-lo hoje no complemento da rodada do grupo das 4 equipes melhores colocadas à subirem a 1ª Divisão. Não se pode fazer desaforo com erros cometidos pelos jogadores e principalmente do técnico da equipe. Na derrota de ontem em Vila Capanema, na verdade ao pegar um time ( Barueri) que vinha cambaleante no campeonato onde aparecia como estreia, o técnico Estevam Soares, entendeu a comissão técnica que poderia exercer uma pressão inicial e logo escancarar uma vantagem deste o 1º tempo da partida, vendo-se obrigada a tomar outro rumo no jogo, após, o gol do ala Pimentel da equipe adversária. Daí para frente, Roberto Fonseca, técnico paranista não encontrou o melhor caminho, pois, passou a sofrer o terrível contragolpe.

Só para que as pessoas entendam como reage um time adversário quando vem jogar por aqui, tive ontem a experiência de estar ao lado de grandes companheiros da Rádio Terra 1330 de São Paulo, que vieram para o relato deste jogo contra o Tricolor da Vila. São profissionais do rádio esportivo, alías a única emissora que acompanha o time do Gremio de Barueri, que vibraram com o resultado, a ponto do Prefeito do Município de Barueri, permanentemente estar em contato com os integrantes da emissora. A vibração foi geral.

Uma ampla reportagem da Revista Isto É, praticamente colocou a prumo a vida pessoal e profissional do atual Presidente do Corinthians , Andrés Sanches, com revelaçoes bombásticas mostrando e registrando em papeís, os negócios deste dirigente que no entedimento dos jornalistas da revista, o fez crescer financeiramente e de forma assustadora. Prato cheio para aqueles que desaprovavam sua conduta ao lado do Ricardo Teixeira e dos políticos. Para quem vivenciou o clube como Wadh Helu e mesmo Vicente Mateus, vai aí a diferença de comportamento.

Como a equipe do Corinthians continua na liderança do Brasileirão/2011, amanhã com certeza a imprensa nacional estará presente na Arena para ver esse jogo do Atlético Paranaense que vive um momento de recuperação. Após os bons resultados das duas equipes, valerá a pena acompanhar este tira-teima de perrmanência do Timão e a melhoria acentuado do Furacão. Uma outra informação a ser passada é que em poucos dias teremos a disputa da Sulamericana onde o técnico, Renato Gaúcho, muito mais preocupado em tirar o seu time da Zona de Rebaixamento, irá providenciar uma escalação de jogadores resevas e da base própria base.

Ao sair ontem da Vila Capanema, após a derrota do Paraná Clube, me deparei com alguns torcedores tricolores preocupados a respeito da futura classificação. De lembrança fui logo dizendo, quando estava Coordenador de Futebol no Coritiba em 2006, de que virei Campeão do 1ª turno com 35 pontos e com a equipe sucumbindo por problemas no 2º turno não entrou por diferença de 1 ponto. É só uma questão de imaginar, falei a eles.

Até a próxima.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Furacão esquenta a galera.

Sem nenhum questionamento a vitória do Atlético Paranaense, ontem em Goiania, ao vencer seu homônimo Goianiense por 3 gols a zero, dando a nítida impressão que começa aparecer o trabalho do técnico Renato Gaúcho, que chegou ao clube a uns dias atrás num momento de muita dificuldade. Claro, por estar ainda abaixo de muitos times na tábua de classificação, a busca total desta recuperação ainda terá um tempo de trabalho. Como tudo na vida tem seus altos e baixos, só para não deixar passar em branco, a verdade é que com a acomodação do aspecto político dentro do clube a maré da discórdia deu uma trégua.

Mesmo tendo ganho a partida em cima do Internacional, o ambiente no Fluminense após o jogo no Engenhão, era de total revolta com o atacante Fred que achou não estar psicológicamente apto para entrar em campo. O que queria o Fred ao reclamar de ter sido perseguido por alguns membros de uma facção Young Flu se foi visto em um bar bebericando com algumas jovens. Até aí poderia achar que estava no seu direito, mas como a mesa estava cheia de capilés a galera apelou verbalmente. Quem estava fulo da vida era o técnico, Abel Braga, que hoje vai ” tentar ” resolver o problema.

Tendo os dois próximos jogos escalados para a Vila Capanema, hoje contra o Barueri e depos o ABC de Natal, vejo no Tricolor da Vila a grande oportunidade de se mandar a frente na classificação deixando outras equipes mais atrás e virar este 1º turno bem posicionado, lembrando sempre que vindo o 2º turno todos adversários melhoram seus rendimentos técnicos. Não podendo ainda contar com o meia Wellington, sua boa expressão individual, o técnico Fonseca terá de encontrar uma situação favorável. Quanto ao time do Barueri, que vem com modificação no seu comando técnico, agora é a vez do Estevam Soares, pelo menos uma exigência a mais deverá acontecer. A verdade é que o time de Barueri depois de suas boas performances de anos anteriores, caiu bastante por motivos extra campo nas discussões de seus dirigentes.

O caminho que está o Coritiba, já que não está tendo boas performances jogando em casa, é que está mais para a vaga de uma Sulamericana do que qualquer outra coisa. Diria muito cedo, depois do bom momento no 1º semestre onde a equipe teve grandes partidas, nesse momento parece que o destino está virado para outro lado. Em todo caso, com tempo a se recuperar, que tal esse jogo de amanhã no Engenhão contra o time invicto da competição, o Flamengo, tendo a frente o excelente técnico Luxemburgo.

Assuntos que podem esquentar o nosso cotidiano, em vista da baixa temperatura que estamos vivendo, são as notícias envolvendo a Camara Municipal de Curitiba com a cassação do atual presidente, João Cláudio Derosso, a demissão do Ministro da Defesa Nelson Jobim e a conversa do Deputado Federal Ratinho Júnior com o governador Beto Richa.

Até a próxima.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O time do Muricy está mal.

As avaliações erradas no time do Gremio de Porto Alegre, vem com certeza deixando seus torcedores bem apreensivos. Ainda bem que trouxeram dias atrás o bom dirigente, Paulo Pelaipa, que já trabalhara em outros tempos no clube e um dos grandes personagens no retorno da equipe a 1ª Divisão. Quando da contratação do técnico que era auxiliar do Falcão no Internacional, Juninho Camargo, pensei com os meus botões onde é que estariam com a cabeça os atuais dirigentes da agremiação. Desculpe, pode até ser um entusiasta para dirigir times de futebol, agora para comandar uma das glórias do futebol brasileiro, Gremio, diria ser muita areia para seu caminhão.

O Santos que se mexa, pois, até agora é um vexame atrás do outro. Ontem, mais uma derrota, desta feita contra o Vasco da Gama(2×0), fazendo com que alguma coisa tenha que ser feita pelo técnico Muricy, pois, os jogadores só ficarem pensando na disputa do Título Mundial de Clubes é muito cedo de momento. Todo cuidado é pouco, afinal, o tempo está passando para a necessário recuperação no Campeonato Brasileiro.

Ainda falando do Santos, o Pelé já avisou que não tem nenhum interesse que o clube inscreva-o para este torneio no Japão. O negócio mesmo é parar de brincar. A verdade é que os principais jogadores do elenco não vem rendendo o esperado.

No jogo de ontem no Estádio Couto Pereira, diferentemente da outra partida dos 6×0, o Coritiba não jogou bem e consequentemente não ganhou do Palmeiras. Claro que foi visível o mal comportamente na sua individualidade. haja visto que o meio campo Coxa andou bem disperso. Quanto ao time do Felipão, que desta vez veio jogando de forma a respeitar o adversário, saiu satisfeito com o empate de um gol. Se considerar os melhores do jogo, diria que fico devendo um nome pelo que vi na partida.

Hoje em Goiania será a vez do Atlético. Com a vitória do Avaí, será que melhorou esta equipe que ganhou do Corinthians em casa e ontem lá em Fortaleza do Ceará por 3×0, terá a equipe do Furacão a necessária e precípua recuperação dos pontos perdidos, principalmente, os de casa. O time do Atlético Goianiense também esta nessa situação. Portanto, cabe ao time do Renato Gaúcho esta proeza de ganhar fora.

Até a próxima.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Reeleição do Dinamite.

Como cada jogo tem sua história, e deve ser respeitado o momento, não há como esquecer os 6×0 que o time do Palmeiras levou meses atrás ainda quando disputava a Copa do Brasil. Diria que o técnico Scolari, que jamais poderia imaginar aquela avalanche de gols, tenha seu time entrado em campo com aquela postura de tradição e outras cositas mas. A dor deve ter sido tão grande, não há como esconder isso dos próprios atletas que estiveram aqui passando aquela papelão, que logo mais a noite no Couto Pereira vão encarar a situação como revanche e final de competição. O mais prestigiado jogador do Palmeiras, o sempre simpático goleiro Marcos, já pediu ao Felipão que quer partcipar deste jogo. Será que não é admitir que a coisa está engasgada.

Mesmo que a distancia, fiquei aguardando pela eleição no Vasco da Gama, pois, a tentativa do grupo do Eurico Miranda de voltar ao clube era imensa. Mas não foi isso que aconteceu. A reeleição do Roberto Dinamite foi a mostra do cheque em branco dos conselheiros por sua performance política na agremiãção. Da maneira como pegou o clube, por baixo em todos os sentidos, financeiramente nem dizer, pois a insolvência era o tormento. Pegando praticamente o time na 2ª divisão, fez colocar o time na divisão maior do Brasil, delegando com astúcia poderes a companheiros em sua gestão com muito acerto. Ao conseguir por seu prestígio grandes patrocinadores, foi na verdade tocando o barco pensando nas dívidas, no momento e a projeção de futuro. Acho que o futuro está já está bem próximo, afinal, com a bela campanha que vem tendo sua equipe no gramado neste Brasileirão/2011 e o título da Copa do Brasil conquistado, não poderia perder por justiça esta eleição. Portanto, como ele mesmo disse um dia, é possível ser campeão com honestidade. Valeu dinamite.

Acho que a diretoria do Coritiba não esperava por essa com o ganho de causa na justiça do ex-atacante Ariel. Não bastasse isso, até dinheiro deverá entrar na parada. No fundo mesmo, desde que esse rapaz aqui chegou, sempre foi um assunto constante na mídia., e diria não tanto por seu futebol, mas muito mais por iingerências que aconteceram em sua carreira. Até advogados perderam grana nesta parada.

É tanto futebol na telinha que dá até a impressão que pouca gente sabe que a equipe brasileira de junior, hoje comandado pelo técnico Ney Franco, esteja chamando atenção nas partidas que estão sendo realizados na Colombia. Como resultaodos, empatou a primeira contra o Egito e no segundo jogo ganhou da incipiente equipe da Áustria por 3×0. A verdade é que sem o atacante Neymar, Lucas e Ganso o evento se esvaziou.

Mesmo com a projeção atmosférica de 1º grau a noite, podemos esperar muita gente neste jogo do Coritiba e Palmeiras, lembrando que a equipe esmeraldina do Parque Antartica está melhor situado na tábua de classificação. Passou o jogo a ser muito difícil. Em todo caso, tomando-se por base que a equipe Coxa joga sempre bem em casa, um bom jogo é que se espera.

Até a próxima.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ganso vai. Neymar fica.

Agora, de forma definitiva, o jogador Neymar não mais será negociado para o futebol europeu. A afirmação vem do presidente santista, Luis Álvaro, que cuida com muito carinho a carreira deste atleta. No caso do Ganso, outra grande promessa brasileira, a situação é diferente, pois, o mentor peixeiro sabe que está muito difícil a permanência do jogador em decorrência da exigência dos seus empresários. No fundo, aqui com meus botões, independente da diferença ou não da conduta extra campo, Luis Álvaro já deu a entender que não fará nenhuma objeção a saida do Paulo Ganso, que na verdade não vem jogando um bom futebol. A clareza em torno da simpatia e o prestígio que Neymar conquistou dentro do futebol brasileiro, a tendência é que venha ter o mesmo encaminhamento que teve Pelé em nunca ter deixado o time praiano.

Enganam-se aqueles que o time do Palmeiras que jogará nesta 4ª feira no Couto Pereira será galinha morta. Longe disso, pois, analisando de forma inversa quem está melhor na tábua de classificação neste momento é o time da paulicéia. Com toda certeza, ficou engasgado aquela goleada a meses atrás ao técnico Felipão, embora saibamos que o time palmeirense jogará de forma diferente, mais consistente no meio campo e protegendo mais sua zaga. Minha opinião é que o Verdão do Parque Antartica joga grosso a busca de resultados. Quando jogador, o Felipe Scolari dava chutão para qualquer lado.

Será verdade que o Atlético Paranaense, que não poderá jogar na Arena devida a construção da Arena visando Copa do Mundo, irá mandar seus jogos neste período no Estádio Couto Pereira? Seria de duvidar, mas acontece que existe no regulamento a necessidade de se jogar na mesma praça que tenha um estádio com mais acomodações. Já se comenta que a cada jogo, um valor em torno de 100 mil reais deverão ser pagos ao clube que venha a ceder seu estádio. Neste caso o crédito será para o Coritiba. Vamos aguardar.

É só passar na Boca Maldita que assuntos não faltarão para o fechamento do dia. Nos cafés, principalmente, com a roda aumentando a cada momento em que cada um entende seu direito de registrar comentários de futebol e política. O ibope de hoje foi a respeito da Camara Municipal de Curitiba quanto a legalidade na licitação de verba publicitária de uma determinada agência de publicidade com ligações diretas ao Presidente da Casa, João Cláudio Derosso. Assunto para o Conselho de Ética.

Como os integrantes da Boca Maldita não perdem tempo, foi na verdade a pauta para jornalistas de plantão. Era só passar pela Visconde de Guarapuava para ver o rebú envolvendo seguranças com o povão, interessados em acompanhar o primeiro dia do semestre na volta dos vereadores. Atitudes como essa é não considerar a inteligência das pessoas, afinal, vive-se hoje de forma diferente.

Até a próxima.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Chuva bendita.

Enfim, o time do Coritiba quebrou aquela série de jogos sem ganhar fora dos seus redutos. Isso aconteceu, ontem, na cidade de Sete Lagoas ao vencer por 3×1 o time do América de Minas. A vantagem técnica do Coxa já dava mostras desde os primeiros 45 minutos, quando já estabelecia o placar em 2 gols a zero assinalados por Marcos Aurélio e Bill, que na verdade estaria eu a qualificar como um treino de luxo tamanha a disparidade nos elencos. Com isso agora estão faltando 3 pontos a ganhar fora de casa para o devido equilibrio na tábua de classificação.

Debaixo de muita chuva o que se viu mesmo no jogo entre Atlético e Santos foi a ampla dificuldade da mostragem técnica dos jogadores. Seria impossível exigir outra coisa, a não ser disposição fora do comum num campo totalmente enlameado, para refletir a luta intensa de se chegar a uma vitória de superação. Foi o que aconteceu com o time doAtlético Paranaense ao vencer o time do Santos por 3 gols a dois, sendo o gol da vitória do atacante Marcinho, bem no final da partida. Aqueles que foram ver Neymar e Ganso sairam de certa forma conformados pelo estado do gramado, pois, sendo jogadores refinados técnicamente a condução da bola foi o problema maior. Ao Furacão, fica o registro que daqui para frente não poderá mais recuar, tomando-se por base que com essa luta e disposição de ontem as coisas podem ser melhoradas. Quanto ao técnico atleticano, Renato Gaúcho, seu valor maior tem sido a condução de apoio moral aos seus jogadores.

Como no futebol ninguém é imbatível, o Corinthians Paulista nos dá o exemplo, com a derrota que teve contra uma das equipes condenadas ao descenso, o Avaí, que conta, atualmente, com uma penca de jogadores que jogaram no Coritiba. A dois jogos que o líder da competição, Timão, não vem somando pontos, vivendo agora dos bons resultados iniciais. Outro que poderia dar um salto seria o time do São Paulo que acabou perdendo em pleno Morumbi para a equipe do Vasco da Gama. A fase do técnico, Adilson Batista, é de chorar.

Muita demagogia de gente interessada a prejudicar o encaminhamento da Copa do Mundo em nosso país. A verdade é que tem pessoas que nunca estiveram num evento de repercussão como esse, afinal, o Brasil aconteceu justamente na conquista que foi a de 1958 na Suécia. Quanta baboseira ouvia a respeito do comportamento do povo africano quanto a Copa do Mundo de Futebol. Ao me despedir de Johanesbusrgo, depois de quase 40 dias, sai impressionado com tudo que havia constatado nesse país. Como problemas todos os países tem, quem diria que até os Estados Unidos, cujo país é capitalista, vem andando num processo de moratória. Como exemplo, recordo também no Mundial da Espanha em 1982, o desemprego era o assunto dominante onde dizia-se que 700 mil trabalhadores estavam sem emprego. Nem por isso deixou de existir esse belo pais.

Como não me considero um ignorante, deixaria para os senhores analisarem, tivessem os componentes políticos do Brasil em não apoiarem essa Copa do Mundo de 2014, se todos os problemas seriam ou serão resolvidos na parte da educação, saúde e segurança. Pura balela, pois, esse sim é um processo difícil de solução.

Até a próxima.