quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ninguém merece ser destratado.

O comportamento da figura humana é muito esquisito e em muitos momentos gera conflitos, que só lá na frente o cidadão vai saber onde se meteu e a quem prejudicou com sua inabilidade, utilizando-se de uma imposição com excessos por querer tal poder. Como no futebol o assunto é pródigo, pela descompostura de pessoas que atingem a condição de dirigentes, na verdade eles atropelam qualquer que seja a configuração da ética. Sem mais delongas coloco a situação neste retorno a presidencia do clube, Mário Celso Petráglia, que não satisfeito pela falta de um melhor diálogo com a pessoa que ajudou a colocar na agremiação, Marcos Malucelli, passou a viver dia e noite infernizando o indivíduo até seus extertores. É uma pena, acho até que a vida esportiva da pessoa não merece tanto desrespeito.

Quando o ex-presidente Giovanni Gionédis do Coritiba, deixou o poder entregando o clube na 1ª Divisão, depois de sofrer muito com uma política rasteira dentro da agremiação, teve nos 6 anos de direção maior do clube que se utilizar de uma obstinação de trabalho árduo, pois, muitos gostariam de estar em seu lugar. E olhem bem a soma enorme na prestação de serviços que colocou em prática ao lado de sua excelente diretoria, pois, é só verificarem ao longo desse tempo as realizações e conquistas. Mas, bastou cair a uma 2ª Divisão para ser sufocado por pessoas inábeis e cega pelo poder. Colocando o clube novamente na 1ª Divisão do Brasil, saindo do ar para cuidar dos seus afazeres, fica a lembrança de nunca ter feito uma oposição ferrenha contra outros que chegaram ao clube. Pensando bem, até que deram-lhe chances para isso, afinal, aqueles que o prejudicaram pegaram o time e devolveram a 2ª Divisão no ano seguinte.

Com isso, devemos admitir que o desespero de voltar ao Furacão deverá dar um trabalho imenso ao Petráglia, afinal, todos esperam dele um retorno rápido. São outros quinhentos, pois, a situação não é tão fácil como pensam. Acho que cada um tem seu tempo de validade e o prejudicado poderá ser ele mesmo, afinal, vivemos outros tempos. Só gostaria de deixar aqui um lembrete para que não esquecerem do Marcos Malucelli, pois, sua luta foi honesta, inglória é verdade, acreditando que faltou-lhe mais obstinação. É mais um que sai do cenário e vai para casa triste. É a dura realidade, afinal, como nunca foi um profissional desta área vai se ocupar novamente da sua especialidade que é a advocacia.

Cada dia que passa vai ficando mais polêmico a questão do mando de jogo do Atlético para ano de 2012. Como todos sabem, mas nunca demasiado em repetir, com a construção do seu estádio para a Copa do Mundo um campo terá que jogar e até agora não há nenhuma manifestação. Por falar em manifestação, o Conselho do Coritiba prepara sua alta defesa de argumentação para não emprestar o Estádio Couto Pereira para o adversário, tirando das costas do presidente Vilson Ribeiro de Andrade, a responsabilidade de dizer não. Política acima da média.

Estou curtindo, prazeirosamente, toda manifestação de carinho que venho recebendo por mais essa passagem natalina. Obrigado de coração a todos. Aproveito para dizer, claro sempre com a direção de Deus, que estarei retornado a esta coluna depois de minha viagem nacional e internacional, logo após a virada do ano. Saúde, Paz e Alegria a todos. Bom 2012.

Até lá.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Apoio no esporte. Agora vai.

Pode ser um espanto, afinal, falar em esporte amador ou mesmo olímpico em nossa Curitiba ou mesmo no Estado, nunca foi a cultura dos políticos que participaram nesses muitos anos sem deixar nenhum legado. Como sempre fiquei na espreita para que um movimento acontecesse, parece-me que o ano de 2012 está reservado para um verdadeiro “boom” nesta área, tão importante por qualquer ângulo que se coloque, prova evidente é ter um Estado preocupado em dar apoio aos jovens e promissores ganhadores de medalhas seja uma verdadeira proposta significativa de crescimento esportivo. Agora a coisa vai andar.

Finco aos senhores a certeza do que estou falando ou escrevendo, pois, estive há dias atrás conversando com o Diretor de Esportes da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Daher, passando-me um entusiasmo de quem conhece bem o esporte em geral somado, também, a importância de ter participado como atleta em muito dessas modalidades. É o que estavamos precisando, afinal, uma Olimpíada estará em 2016 no Brasil e por consequência o Estado do Paraná poderá ser um destaque nacional e internacional. Portanto, esta coluna que é na verdade esportiva, estará sempre aberta para informações a respeito. A Cidade de Curitiba dá o larga. Sorte.

Que o time atleticano terá que ter um campo para jogar, não sei se no Couto Pereira, Vila Capanema ou mesmo fora daqui, o custo do aluguel já está inserido no custo do ano. Forçado pelas obras da Arena para o Mundial/2014, ficará a cargo do seu presidente onde colocar um contingente em torno de 20 mil sócios. A FIFA já informou que não tem nenhuma obrigação a nada, afinal, foi o clube que dispôs a isso. Imaginem a CBF. Ano difícil para o Furacão. Se não bastassse os custos necessários para a vida clubísica, terá uma obra pela frente e pagar para jogar. Durma-se com um barulho desse.

De repente o futebol brasileiro foi jogado no fundo do poço pela desastrosa partida do Santos contra o time do Barcelona. Vamos devagar, minha gente, afinal em outros Mundiais de Clubes ganhamos com esse Santos por duas vezes, Flamengo, Gremio, São Paulo (Bi) e o com Internacional, como também, vices com o Vasco, Palmeiras e Cruzeiro. Nem por isso acabou nossa tradição. Isso me remete a 1974, quando a Alemanha chegou ao título da Copa do Mundo, o panorama mudou totalmente quando aqui a imprensa bateu forte e com isso o nosso futebol técnico começou a ser praticado mais com força utilizando-se de aparelhagem muscular.

Por muitos anos a briga por espaço no futebol brasileiro foi ficando menor e a conclusão que se chegou é que precisava voltar a ter alegria no jogar. Foi aí que o técnico Telé Santana, com sua filosofia implantar em 1982, a volta da qualidade escalando aquele baita time que encantou a todos na Espanha. O pecado foi não ter ganho o título mas, como time em campo, foi disparado o melhor. Portanto, vamos devagar com o andor que o santo é de barro.

Até a próxima.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Barcelona disparado.

O torcedor até achou que ficou de bom tamanho o time do Santos só perder de 4×0 para o Barcelona, quando na verdade a diferença de jogar do time catalão foi de um nível extraordinário. O próprio zagueiro, Edú Dracena, disse que foi bom porque poderia ser até de mais. É minha gente, ninguém estava esperando por essa, mais aconteceu, com instinto de crueldade, inclusive, vendo o time adversário ficar com a boa mais de 70% do jogo. Foi uma lavada inesquecível, afinal, chegar a uma final e perder da forma como perdeu, é só ficar imaginando o que foi a época do Pelé e Cia. que ganhou este Mundial de Clubes por duas vezes seguidas. A história vai continuar registrando.

Agora, os comentaristas de plantão, vão dizer que o técnico Muricy errou no esquema tático, que deveria fazer isso ou aquilo. Parem por favor. Não fiquem sonhando, pois, essa tal equipe do Barcelona como está ganha de todo mundo. Esqueçam e partam para uma outra, por que não, pois, até o técnico Muricy disse que quer voltar ao Japão no próximo ano. Agora, que muita coisa deve mudar no futebol brasileiro, isso com certeza é inquistionável, afinal, como estaremos realizando o Mundial/2014, o próximo vexame estará por acontecer.

Qual é na verdade o esquema de jogo do Barça, se não vimos um jogador com característica de centro avante ? Nunca vi um time se postar com 3 jogadores atrás e 7 rodando sem posicionamento fixo. Disse, inclusive, Muricy que se um técnico fizer isso no Brasil será preso. É uma constatação. Recordo a Laranja Mecanica em 1974, o famoso Carrosel Holandes do técnico Rinus Mitchel, que encantou o mundo com Cruyft, Neeskens e outros, abafando o adversário não lhe dando nenhum espaço. Não foi campeão nas Copas de 74 e 78 , mas foi o pais que melhor se apresentou mostrando uma nova maneira de jogar.

O Santos perdeu mas, é um time vice campeão do Mundo. Sabe o que é isso? O Palmeiras, o Vasco e o Cruzeiro, também,estiveram nesta mesma esteira e pouco foi comentado na época. É a vida que segue nos ensinando. Agora, para chegar novamente a este patamar, nem o Cruzeiro, Palmeiras e Vasco, tiveram na sequência oportunidade para tanto.

Comentando o futebol brasileiro, o mercado de contratações está muito aquecido, pois, as equipes em sua maioria estão correndo atrás de melhorarem seus elencos para a temporada de 2012.

Até a próxima.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O nome é Petraglia.

Mesmo que valessem todos os esforços dos conselheiros, Enio Fornea e Diego Brás, notava-se ao redor do Estádio da Arena, que a vitória seria eminente do Petráglia, mesmo que alguns integrantes da imprensa se colocassem contrários por picuínhas e que nada iria alterar o panorama. Na verdade, seria muito improvável que um barco à deriva não tivesse por parte dos sócios uma idéia de não querer contar com dúvidas para os próximos anos. Falem o que quiserem, mas quando se tem em uma eleição alguém vitorioso, no caso do Mário Celso, o histórico passa a ser favorável. Com a queda geral da agremiação, o sócio torcedor foi mais para o gramado, em que pese a soma de valores para a construção da Arena visando a Copa do Mundo/2014. Minha gente, queira ou não, o estrago da queda proporcionou a volta do Petráglia ao clube.

Na coluna passada, mostrei aos senhores que por mais que se tenha bons argumentos um candidato, exemplos nos casos do Lins de Souza em 1978 e Marcos Hauer 1984, conselheiros de muitos anos no Coritiba e de famílias tradicionais de nossa cidade, prevaleceu o Presidente Evangelino Costa Neves, por que na verdade nessa hora valem as conquistas. Imagine tivesse nesse momento algum maluco de querer disputar a presidência no Coritiba, depois da grande campanha do ano capitaneada pelo vice- Vilson Ribeiro de Andrade, se algúem ganharia. Portanto, não esqueçam para os próximos anos, pois, o que prevalece mesmo são os resultados no campo.

Está chegando a hora do jogo tão esperado, que estará valendo o título Mundial de Clubes, do Barcelona e Santos em Yokohama/Japão. Domingo às 8.30 da manhã o futebol brasileiro terá mais uma oportunidade de mostrar sua verdadeira vocação que é jogar futebol. Como muita coisa será comentada pós jogo, tenho certeza que o técnico Muricy, que malandramente joga o favoritismo ao adversário, sabe que sua carga de trabalho será maior com todos os cuidados com sua retaguarda defensiva. Minha aposta é que vigiará mais o meia Iniesta, o carimbador das jogadas do Barça.

De forma impulsiva o dirigente corinthiano, Andrés Sanches, continua soltando todo tipo de farpas contra os repórteres. Como não é a primeir vez que falo deste rapaz, é só procurar matérias quando da minha volta da Copa do Mundo na África, quando ouvi dele impróperios contra determinados elementos da comunicação esportiva. A vaidade do cara é muito grande. Portanto, se preparem que muita m…. ele fará na direção da CBF. Podem ter a certeza que voltarei a esse assunto futuramente.

Num bonito jantar oferecido pelo Grupo Massa, seu comandante maior, Carlos Roberto Massa- Ratinho, disse a todos os seus funcionários presentes, que de forma desonesta estavam criando factóides de que estaria negociando seu canal de televisão. O que eu ouvi dele é que no viés deste conversa, seria o grupo dele a comprar outros canais de televisão, um deles é de Ponta Grossa, como aumentar a capacidade de rede de emissoras de rádio em todo o território Paranaense.Para quem não sabe, a televisão que mais chega em todos os municípios do nosso Estado é da Rede Massa. Aplausos e Fim de papo.

O mercado esportivo está em polvorosa, pois, muitas contratações já aconteceram mostrando que muitos clubes já andam se planejando com muita antecedência. Isso é muito bom, afinal, foi o tempo de ficar esperando chupando pirulito.

Até a próxima.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Santos x Barcelona é a pedida certa.

Eleições como essa no Atlético Paranaense, de um lado Diogo Fadel e de outro Petráglia, onde os argumentos passaram da própria neutralidade, me faz lembrar quando em 1978, o conselheiro coxa -branca , José Luis Lins de Souza, disputou um concorrido pleito no Coritiba, enfrentando aquele que viria a se tornar o maior conquistador de títulos do clube, Evangelino Costa Neves. Mesmo que tivesse ao seu lado, grandes companheiros em sua chapa, Lins de Souza, perdeu por pouco, considerando que o “chinês”, vinha de 10 titulos conquistados. Já em outra etapa da vida alviverde, quem tentou em 1984 foi outro conselheiro, Marcos Hauer, essa sim uma eleição muito concorrida, afinal, naquele momento o clube não vinha bem e a proposta de renovação estava no ar. Mas, mesmo assim, o mito Evangelino ganhou mais essa. É dificil ganhar de quem ganhou muito coisa no clube. Portanto……

Conto isso, até porque o dia de hoje no Furacão, a briga será intensa em que pese o Ibope deste pleito dar uma vantagem excepcional ao opositor, Mário Celso Petráglia, pela diferença nos comportamentos das figuras centrais de uma época a esta parte. Havia no ar muito mais sentimentalismo e satisfação de chegar ao poder no clube, isto porque, dentro da sociedade curitibano o valor seria muito mais pela satisfação a uma proposta social. Vamos dizer, que fosse a vaidade do cargo, nada mais do que isso. Então, vendo de frente uma verdadeira campanha como fosse dar ao ganhador uma Prefeitura, a verdade que esta eleição do Altético extrapolou tanto que o interese é tão grande que deixa a todos com a pulga atrás da orelha. O que teria de bom esse cargo?

Mesmo mostrando alguma fragilidade defensiva, o Santos ganhou do time da casa, Kashiwa Reysol do técnico Nelsinho, por 3 gols a um, muito mais por ter em seu elenco excelente jogadores onde as condutas individuais pesaram muito na balança. É só verem os gols do Neymar, Borges e Danilo, todos com o carimbo da individualidade. Deixou, também, alguns reclamos da imprensa quanto a disposição da retaguarda , principalmente, com o Durval pela esquerda. Parece que a mudança nesse setor acontecerá para outra partida.

Foi a mesma coisa de tirar o pirulito da boca de criança. Com muita facilidade, o time do Barcelona ganhou por 4×0, numa especie de treinamento de luxo fente ao time do Al Sadd do Catar, onde seus jogadores sairam satisfeitos por terem jogado uma semifinal e aparecido para o mundo esportivo. Com a capacidade de retenção de bola, sempre acima de 70% ao longo da partida, o time do Barça agora enfrentará o que penso ser um jogo bem mais difícil que será contra o Santos no próximo domingo pela manhã.

O que todos imaginavam acontecer, aconteceu, sem nenhuma zebra no pedaço, tanto pela lado santista como dos catalões. Quanto a distribuição de tarefa em que o técnico Muricydeterminará aos seus jogadores, deu-me a impressão, acompanhando os dois jogos, que o Iniesta seja o grande carimbador da intermediária. Pelos seus pés as coisas andam como muita tranquilidade. Ao invés de se preocuparem só com o atacante Messi, entendo que dar espaço ao meia do Barça, sim, as coisas se complicarão.

Até a próxima.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estive com o Flamengo.

Lá se vão 30 anos deste grande título do time do Flamengo em cima do Liverpool. Na época o Mengão , seria hoje o tão badalado time do Barcelona, pois, jogava por música. Este time que foi “construído” pelo maior técnico teórico que o Brasil já teve, Cláudio Coutinho, que infelizmente veio a falecer meses antes, ganhou com apenas 45 minutos de um futebol praticado no coletivo e técnico, que surpreendeu a todos. Depois do fabuloso time do Santos, com Pelé e Cia., em ganhar o bi-mundial em 62 e 63, veio então o time da Gávea ganhar mais este título sempre muito valorizado. Mas para chegar ao Estádio Nacional de Tóquio, o Flamengo precisou passar por muitas barreiras, como aquele jogo no Chile contra o Cobreloa, pela Libertadores de América, que virou uma guerra esportiva.

Se me permitirem, digo que este jogo me remete a uma façanha que o rádio esportivo parananense participou, quando ao lado do saudoso locutor, Lombardi Júnior, nos mandamos para esta cobertura. Na época uma verdadeira loucura, afinal, sair para uma aventura dessa onde nunca em tempo algum, um profissional de comunicação esportiva do Estado tinha viajado para um trabalho radiofônico nesse distante país. Foi pela Rádio Clube, a famosa Bedois, que tristemente conseguiram destruí-la por falta de capacidade de gerenciamento, que saímos de Curitiba via Buenos Aires, passando por Lima, México e Los Angeles, sem antes passarmos por um problema de névoa tendo a aeronave que descer em Las Vegas, onde ficamos retidos por horas. Depois deste entrave, bastante nervosos, afinal, estava começando achatar o tempo par esta cobertura. Lembro-me bem quando perguntei a aeromoça da Japan Airlines quanto tempo duraria estre trecho, aí quase caí da cadeira, pois, teríamos mais 12 horas para chegar em Narita. Pensando que ao chegar estava resolvido, ledo engano, pois, o Aeroporto de Narita estava, como está, a quase 100 quilometros da capital japonesa Tóquio.

Só para somar as horas, recordo-me que saímos de Curitiba na tarde da 2ª feira desta semana do jogo, e com a soma do fuso horário de mais 12 horas, chegavamos na quinta feira bem a tardinha. O jogo foi no domingo às 12 horas no Estádio Nacional. Da chegada até o dia do jogo, o sono foi terrível para se ajustar. Como a emissora tinha um programa, A Turma do Bate Papo, e como não tive condições físicas de participar, quem tomou meu lugar foi o famoso jornalista e radialista, João Saldanha, com seu amplo conhecimento, antecipando coisas a respeito da partida. Que eu me lembre nesta cobertura estavam, Jorge Cury, Saldanha, Cleber Leite, Doalcey de Camargo, Galvão Bueno, Enio Rodrigues, Flavio Adauto e Ronaldo Castro. Quem esteve lá pode falar, não é verdade, ainda mais voltando como campeões do mundo na latinha.

Continua tomando dimensões nefastas esta eleição do Atlético Paranaense. Agora, aparecendo dôssies que incriminam o candidato na oposição, Mário Celso Petráglia, que teria levado algumas vantagens com o empresário, Juan Figger, em algumas negociações de jogadores com a utilização do Clube Renterias de propriedade do uruguaio. Na verdade até esta próxima 5ª feira, muitos lances ainda estarão por acontecer, pois, a briga é, desculpe, de cachorro grande. Só posso dizer que essa alternativa não é a melhor para acender a cadeira de presidente de um clube. Quanto a nós da imprensa, cabe reportarmos o assunto, mesmo que alguns se mostrem, indiretamente, com simpatia para este ou aquele candidato.

Enquanto isso, a atual diretoria do Paraná Clube luta como pode para tentar uma solução em antecipar o Campeonato da 2ª divisão do Paranaense, que a princípio está marcado para meados do mês de maio próximo, quando terá que jogar simultaneamente a Série B do Brasileirão. Dos 10 clubes, a informação é que 6 desses já aderiram, ficando então para a Federação Paranaense homologar, pois, não existe nada no regulamento que diz que este assunto seja definido por unânimidade. Portando, a maioria vence.

Até a próxima.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Quem vai ganhar?

Lendo o Estadão de São Paulo, jornal de grande tiragem na capital paulista, está escrito no caderno de esportes uma notícia que pega todos de surpresa, pois foi ventilado o nome do atacante Rafinha do Coritiba, que estaria indo para o Galo Mineiro. Pelo que até onde sei é que o passe do rapaz é do Alviverde, mesmo que não queira tirar o crédito desta notícia, afinal, o Estadão não é de jogar notícia fora. Na verdade nesta parte do ano, as notícias vão saindo por falta de assuntos, e sabemos, também, que onde tem fumaça há fogo. Quero acreditar que a diretoria do Coritiba não está nem aí por esse falatório.

O maior e mais rico empresário do Brasil, Eika Batista, poderá colaborar com o piloto Rubinho Barrichello, para que este não saia do automobilismo. Uma campanha do programa, Pânico na TV, saiu com essa de apoiar o brasileiro e já teve o sim do empresário como um dos participantes neste apoio. Como está difícil encontrar um jovem , nesta modalidade de automobilismo, pode ate acontecer como prova de sentimento patriótico.

A semana já começa pegando fogo na rivalidade que virou as chapas que estarão concorrendo a presidência do Atlético. A conversa deles é de espantar. Por isso é que a galera fica na contramão, até porque mesmo sabendo que a equipe foi parar na 2ª Divisão, o interesse é tão grande que chama atenção de todos. Onde é que está essa vantagem, minha gente. Quem vai ganhar?

Saiu uma lista dos 20 melhores jogadores da temporada e a insignificância como tratam o futebol paranense é de espantar. Claro, que tivesse o Coritiba ganho seu espaço a disputar uma Libertadores de América, dois nomes seriam citados, são os casos do Emerson e do Rafinha. Mas como perderam o jogo final, este chamamento ficará para depois. Como clube, entendo que o Coritiba ganhou muito espaço na mídia. Pena que os jogadores e a Comissão Técnica jogaram fora esta grande oportunidade.

A grade desta semana está muito reforçada com os vários compromissos que terei nesses encontros sociais esportivos. São os famosos jantares de confraternizações. Gosto muito e entendo como maravilhoso, pois, esta época é onde as pessoas se desarmam com sentimento brotando dos seus corações. Presença confirmada na Confraria do Mesa Real, com a equipe de esportes da Rádio Mix e também com todo grupo da Rede Massa de TV. Vem mais pela frente. Legal.

Até a próxima.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Theco vai continuar.

Muita gente esteve, ontem, acompanhando na quadra de esportes do Paraná Clube ( na Kennedy), o jogo considerado das estrêlas por uma finalidade de apoio solidário assistencial. Com bom ambiente esportivo, lá estavam jogadores que passaram pelo clube, principalmente nesta área de futebol de salão. Encontrei o Tcheco, Rodrigo Batata, Pimpão, Paulo Rink e o Ricardinho, que hoje joga no Bahia, participando como garotos correndo atrás da bola pequena. Ao final do espetáculo, muita gente na quadra fotografando os seus ídolos, não faltando os autográfos e abraços de confraternizações. Como esteve lotado o ginásio posso acreditar que a arrecadação de alimentos deva ter sido muito bacana.

Papo pontual não faltou, claro, aproveitei esta oportunidade, escalado que fui, para uma entrevista com o jogador Theco para o Programa Show de Bola da Rede Massa. Primeiro, dizendo da boa conversa com o Luis Carlos Casagrande (Casinha), há muitos anos na agremiação na parte social e que agora vai exercer um trabalho geral no clube, na condição de vice-presidente da pasta vencedora na última eleição. Em seguida com a simpatia do Rodrigo Batatinha, depois com Paulo Rink que anda aborrecido com o que viu no Atlético nesta temporada e Ricardinho, sempre um bom papo, ídolo da galera paranista. Encontrei-me também com o político do Estado, Luciano Pizzato, hoje investido na condição de Presidente da Compagás, que vem com uma grande idéia de apoio aos necessitados para o esporte olímpico.

Por último, a boa conversa com o jogador Theco, aliás, é bom que se diga que começou a jogar salão no Paraná Clube. Muito bem. De pronto a pergunta “ E aí, Theco, para ou continua”. Fazendo suas considerações a respeito, fui perguntando também sôbre esse Mundial de Clubes, onde participou em 2005 pelo futebol árabe, claro, fui desviando um pouco da resposta final, com os contos das equipes que jogou por muito tempo, no caso do Grêmio de Porto Alegre. Então, sentindo que poderia acontecer uma resposta afirmativa, joguei no ar que Theco continuaria jogando futebol, depois de pesar os prós e contras. Veio a risadinha de aprovação. Portanto, acho que a isca deu certo.

Como cheguei por volta das 17 horas na Kennedy, pude constatar o volume de sócios que o Paraná Clube conserva nessa sua base administrativa. Muita gente mesmo se utilizando da parte social, em suas muitas áreas de lazer e que alí por muitos anos anos o time do Água Verde mandava seus jogos, com a lembrança do lendário desportista , Presidente Orestes Thá.

Não poderia neste fecho, também, deixar de agradecer o carinho proporcionado por muitas pessoas quanto a minha pessoa. De verdade, foram horas batendo grandes papos com bons desportistas, que nos acompanham nesses alguns anos na área esportiva. Valeu gente.

Até a próxima.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A onda Neymar.

Como deve ser, também estou atento quanto ao destino que será dado aos times que estarão disputando a próxima 2ª Divisão do Futebol Paranaense. Isso tudo tem haver com a presença do Paraná Clube, pois, tendo um calendário maior que as equipes desta Série, a situação terá que andar de forma correta pelos dirigentes da Federação Paranaense, utilizando-se de forma ordeira e séria, deixando para os interessados que resolvam esta parada. Como todos sabem, o Tricolor da Vila terá no mês de maio próximo, presença garantida na 2ª Divisão do Brasileiro e ao mesmo tempo o ínicio da Segundona do Paraná. Acho relevante a inicativa dos dirigentes paranistas em argumentar sôbre o prejuízo que terão , afinal, com algumas iniciativas publicitárias facilitando a vida dos clubes e a inclusão de um canal de televisão, sim, o encaminhamento será bem melhor.

Os desentendimentos dos postulantes ao cargo maior do Atlético Paranaense, em relação a esta próxima eleição, salta aos olhos o porquê de tanta ansiedade à subirem em um trono que julgamos ser, de uma luta intensa de trabalho de recuperação nos anos seguintes. O que tem por trás de tudo isso para se contestarem? O torcedor mais distante a esta situação interna não tem o conhecimento do que seja uma conquista de poder de um clube de futebol. Se fosse de todo ruím, não estariam na praça se degladiando, não é isso. É para se pensar tal interesse.

A onda Neymar não tomou conta só no Brasil. O garoto está em todas. Depois do Rei Pelé, jamais se viu uma idolatria por um jogador de futebol tão grande, e olha, que já tivemos outros excelentes garotos. Mas, com ele tem sido diferente, pois, a soma de crédito conquistado é enorme, claro, a começar pelo seu futebol individualizado, sobretudo desconcertante que pratica. Outro detalhe que pode ser considerado de muita positividade, foi sua demonstração de carinho ao permanecer no Brasil. Podem achar que está ganhando tão ou mais se estivesse fora, coisa que não é real, contudo a nação esportiva brasileira viu neste seu gesto muito nacionalismo. Podem crer.

Logo mais, o mundo estará ligado neste Mundial de Clubes que estará sendo jogado em Tóquio. Por falar nisso, gostei de saber do retorno deste Torneio em terras japoneses, pois, nada tinha a ver com o mundo árabe. Desde aqueles fabulosos títulos conquistados por clubes brasileiros, Flamengo, Gremio, São Paulo e Internacional, ficou marcado pela exuberância na organização e no próprio crescimentos dos times do outro lado do mundo.

Portanto, com a presença do Kashiwa Reysol, treinado pelo brasileiro Nelsinho Batista, fica a nossa torcida neste jogo inaugural contra o Auckland City da Nova Zelãndia. Depois, os mexicanos do Monterrey e aí o Santos F.C. Do outro lado, o Barcelona, no aguardo do classificado até as semifinais para depois, quem sabe a final tão esperada contra o time peixeiro. Por falar nisso, a delegação santista já está em Nagoya/Japão, tentando se recuperar do fuso horário e definir metas dos treinos.

Até a próxima.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Balanço negativo.

Final de temporada chegando, nos proporciona fazer uma reflexão do acontecido ao longo deste ano, detalhando esportivamente, o que sobrou de uma temporada que chegou em alguns momenos dar alguns lampêjos. Claro, torna-se necessário, então, uma explicação contábel dos fatos resultando num balanco da realidade dos fatos. Confesso, sim, que esperava mais das equipes da capital , com o Coritiba voltando a 1ª Divisão, tendo o Atlético estabelecido uma continuidade dentro da melhor linha de disputa dentro do futebol brasileiro e uma perspectiva de retorno do Paraná Clube. Nada disso aconteceu.

Algum tempo a essa parte, comentei que falta ao dirigente do futebol paranaense mais aptidão para o cargo, pois, continua seguindo uma mesma esteira sem própósitos, com pensamentos muito mais localizados sem que tente melhorar o significado de foratlecimento clubístico fora do Estado. Com isso, meus amigos, a distancia que pensava, pudesse acontecer, pouca coisa ficou de crédito. Buscar objetivos na vida isso é uma constante na figura humana, e que tal poderia servir de exemplo na visibilidade esportiva, seria um bom tratado com os interessados.

Nesse momento, os clubes vem convivendo em sua parte interna na briga pelo poder. Ainda que Coritiba e Paraná Clube tenham suas situações resolvidas, faltando ao Atlético a definição, a verdade não é isso que se propôe à aqueles que devam continuar ou mesmos os que entarem . Buscar soluções, pois, esse ano ano foi de amargar quando vimos um Paraná Clube quase chegando a uma 3ª Divisao do Brasileirão, Atlético caindo para a 2ª Divisão do Brasil e o Coritiba desperdiçando em duas oportunidades chegar a um tormeio Internacional . Dentro dessa premissa , o que dizer do Tricolor da Vila, que passa a brigar pelo calendário da 2ª Divisão do Paranaense.

Individualizando os clubes, a direção do Coritiba entende que cresceu muito nesta temporada após o desastre de 2009, recuperando-se com seu retorno em 2010 e a conclusão dos bons resultados em 2011, mas que na verdade a torcida pleiteava, sim a Libertadores de América. Agora é esperar por algumas mudanças no elelnco e que a Comissão Técnica promova novamente valores para a temporada de 2012. Quanto ao Atlético, não se pode deixar de comentar seus problemas advindos de brigas políticas internas com a presunção de mando isolado do atual mandatário, como também, a resposanbilidade do clube quanto ao desfecho das obras da Arena para a Copa do Mundo, sem antes deixar de contar, qual estádio o time vai jogar. Que responsa, hein, minha gente.

Muitos jogadores dos atuais elencos da capital já foram desligados. Alguns, em sua maioria entregues aos empresários, outros sendo devolvidos aos seus clubes de origens, e assim caminha a humanidade. O experiente jogador Paulo Baier do Atlético disse da sua intenção em continuar no clube. No Coritiba, o atacante Bill, que teve lá seus bons momentos como goleador do time, se perdeu nos úlitmos meses por problemas disciplinares e seu futebol foi por água abaixo. Está sendo devolvido ao Cortinthians. Já se sabia de antemão, pois, o atacante Marcel está no clube há 90 dias com seu atestado liberatório resolvido.

Até a próxima.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Decepcionante.

De certa maneira foi decepcionante o clássico, ATLETIBA, considerado por muitos e de forma antecipada, o da história ou mesmo do século. A verdade é que nem o Coritiba chegou a Libertadores e muito menos o Atlético continuou na Série da Elite do Brasil. Claro, que para o Atlético, a situação seria bem mais difícil, afinal, teria que contar com as derrotas do Cruzeiro e do Ceará, como também, ganhar do Coritiba. Acontece que um ”imprevisto” no jogo da Arena do Jacaré, em 7 Lagoas, onde o resultado totalmente inesperado da goleada que sofria o Galo Mineiro ao tomar um monte de gols no 1º tempo já tirava o Furacão de qualquer que fosse seu objetivo. Sobrava, por uma questão de honra, vencer o Coritiba, eliminando-o da Libertadores do próximo ano. Foi o que aconteceu. Ganhou por 1×0, se aproveitando novamente do marasmo que teve o rival em não ganhar jogos fora. Com toda certeza vai demorar para o Coritiba ter uma nova oportunidade de dispuar uma Copa do Brasil com destaque e ganhar uma vaga em Libertadores.

Com a fragilidade demonstrada pelo Coritiba, quem levou vantagem mesmo no final foi o time do Internacional, que acostumado em decisões sobrou em cima do Gremio no Gigante da Beira Rio. Mesmo com o empate no Engenhão (1×1) , entre o Vasco da Gama e Flamengo, as duas equipes e mais o Fluminense reforçaram seus calendários para 2012.

O campeão brasileiro teria que ser Corinthians, afinal, com uma campanha que assinala 21 vitórias, muito justo sua premiação. Muito festejado o técnico Tite, a meu ver a peça importante neste resultado e que em alguns momentos foi duramente criticado, teve sempre a mão forte do presidente, Andrés Sanches, pessoa também bastante festejada. Na verdade esse rapaz, agora guindado a condição maior na Coordenação do futebol de Seleções da CBF, conseguiu muita coisa boa para seu clube em pouco tempo. Mesmo sendo considerado por alguns como antipático, diria aquele metido à besta, tem-se saído muito bem. Parabéns ao Timão.

Agradar a todos é muito complicado, e assim o técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, vai ter que se explicar para o ano, o porque de não ter conseguido ganhar nas duas chances que teve para chegar a competição internacional. Agora, é descansar e partir para a próxima, com novos jogadores que por certo chegarão ao Alto da Glória. Enquanto isso, nas bandas do Atlético, a movimentação maior ficará por conta da eleição presidencial. Será com toda certeza complicado para o Furacão se recuperar desse desastre e ainda mais que não poderá jogar em seu estádio devido as obras da Arena à Copa do Mundo.

Pelo barulho, acho até que pouca gente foi prestigiar o jogo, e de certa forma natural, pois, o que preocupava a galera era o falatório em relação a segurança. Pelo que foi dado a saber, pouca coisa a acrescentar, pois a conduta da Policia Militar foi bstante rigorosa.

Até a próxima.

sábado, 3 de dezembro de 2011

A estátua do Alex na Turquia.

Lí no Blog do excelente locutor esportivo, Edemar Annuseck, que o jogador paranaense Alex terá como reconhecimento dos desportistas turcos, em especial do seu time o Fenerbahçe, uma estátua na praça que está em frente ao Estádio Sokru Saraçoglu. Está homenagem significativa é a prova do carinho e respeito ao jogador que desde 2004 , vem marcando de forma histórica no território turco, suas dezenas de gols feitos e conquistas maravilhosas. Posso assegurar-lhes, amigos leitores, por ter visto o Alex começar sua carreira dentro do Coritiba, que sem nenhuma dúvida é êle o melhor jogador de todos os tempos, técnicamente , criado na base de um clube em nosso Estado.

Não posso deixar de comentar um fato, em se tratando do Alex, quando em 1995 convocado que foi para atuar pela Seleção Brasileira de Futebol na disputa do tradicional Torneio de Juniores em Toulon, que estive pela extinta Rádio Cidade Am 670, transmitindo os jogos que deram o título ao Brasil, sendo êle o Alex, uma das suas grandes figuras. Também participaram deste excursão, ao meu lado o Marcelo Ortiz e Eduvaldo Brasil com Edemar Annuseck pela Bedois, que acreditaram neste evento. Um abraço aos companheiros.

O técnico Nelsinho Batista é mais um brasileiro que conquista um título no Japão. Claro, que a importância deste feito em ganhar o Campeo nato deste país, soma a uma outra maior ainda com a perspectiva de seu time, Kashiwa Reysol, em chegar a final do Mundial de Clubes em Tóquio. Iniciará neste torneio no dia 8 deDezembro, em disputa única, contra o Auckland City da Nova Zelândia, sendo que depois, vai-se encontrar contra o time Monterrey do México pelas 4ª de final. Se tiver toda esta competência, Nelsinho Batista, então se encontrará contra o time do Santos pela Semifinal.

Já o favorito desta competição, o decantado time do Barcelona, também ficará no aguardo do time a enfrentar, se Esperance Sportive da Tunisia ou Al Sadd do Catar. Pois bem. As apostas estão concentradas para a disputa final entre o Santos x Barcelona. Fora disso será uma baita zebra.

A Policia Militar de Curitiba, depois de muitos estudos, chega a conclusão de bloquear as ruas próximas do Estádio da Baixada (Arena) , na firme missão de dar o máximo de segurança aos torcedores que irão para o ATLETIBA. Acredito que será na saída do jogo a maior preocupação dos policiais, afinal, com o resultado da partida estabelecida é que os nervos estarão aflorados. Torço pelo sucesso desta estratégia.

Até a próxima.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pelé continua com seu reinado.

Agora virou moda em todos os cantos, o comentário de que tal clássico é o do século, ou mesmo, o mais histórico na rivalidade dos clássicos regionais. Antes, é bom que se diga, foi uma excelente idéia do comando técnico da CBF, deixar para a última rodada do certame brasileiro, jogos que por si só definem como obrigação com a necessidade de vitória e também com o próposito de “conspirar” contra a equipe da mesma cidade. Com a ampla rivalidade em disputa, tornando-se necessária a intervenção de um contingente maior da Polícia Militar do Estado, a idéia de uma segurança maior é proveniente do aspecto passional que torcedores mais exaltados possam prejudicar não só o andamento da partida como a atenção voltada aos arredores do estádio. Esse assunto não é só discutido por aqui, pois, também teremos clássicos extraordinários, com a mesma dimensão da necessidade de vitórias, afinal, uma rodada decisiva envolvendo Corinthians x Palmeiras, Cruzeiro x Galo Mineiro, Avaí x Figueirense, Flamengo x Vasco da Gama e o que dizer do ATLETIBA, não tenho a menor dúvida do interesse das Secretárias de Seguranças dos Estados brasileiros em estarem atentos para evitarem desordens anunciadas.

A derrota do Vasco da Gama no Chile ( 2×0) , perdendo para o Universidade, de certa forma mexeu com o elenco que agora não tendo outro caminho , terá que mostar sua recuperação no clássico contra o Flamengo. Com uma excelente campanha na temporada, chegando no quase na Sulamericana, a equipe da Colina agora ao enfrentar o seu grande rival, Flamengo, sabe que só a vitória lhe interessará, pois, para chegar ao título do brasileiro, além deste jogo terá que torcer por um tropeço do Corinthians, que jogará apenas por um empate contra o Verdão do Parque Antartica.

A nova diretoria do Paraná Clube vem a público manifestar seu desejo de jogar esta 2ª Divisão do Paranaense já neste começo do ano. Para isso, portanto, terá a dura missão de argumentar com outros participantes da série uma aprovação, coisa que difícilmente conseguirá, pelas dificuldades dos clubes por não terem ainda nenhuma condição financeira para um ínicio de temporada. Com tudo, acredito para o mês de Maio/2012, terá que jogar, simultaneamente, a Série B do Brasileirão. Por outro lado a Federação Paranaense de Futebol não colocou nenhum obstáculo, claro, deixando a situação para os clubes resolveram de forma unânime. Na verdade o ano de 2012 será muito puxado para o clube.

De forma inteligente, o presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, continua aglutinando forças com este convite ao Rei Pelé, para ser o Embaixador do Clube na passagem do Centenário do Clube, como também, ter ao lado o mais famoso jogador do Mundo de todos os tempos, nesta presença do time peixeiro em Tóquio para a disputa do Mundial de Clubes, onde fará é claro, as honras da casa como cidadão do mundo.

Será que este pronunciamento do candicadato de oposição, Mário Celso Petráglia, ao afirmar que para o Atlético o melhor mesmo é cair para a 2ª Divisão, não lhe trará efeitos negativos à sua volta ao clube ? Para não deixar batido nessa conversa, pelo menos adianto a minha parte, não há ainda a segurança total de sua vitória na proxima eleição do dia 15 de Dezembro, hava visto, que até liminar para a mudança de data seu grupo conseguiu em defesa de alguma coisa administrativa.

Até a próxima.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Abatiá e seu jeito caipira.

Atendo o telefone e do outro lado da linha, Tião Abatiá, dizendo que gostaria de me ver. Respondi “só se for agora” rindo. Lá fui para a Boca Maldita, dando de cara com Claúdio Marques, outra fera da década de 70, perguntando saber por andaria o “caipira” . Está do outro lado da Praça Osório, respondendo, e para avisar que logo estaria de volta. Legal. Com a quele sorriso e uma modéstia de dar dó, jeitão de sempre do Abatiá, iniciamos uma conversa de outros tempos, e o detalhe é que pessoas que passavam foram se juntando, ínclusive, outro contemporâneo, o argentino Dreyer, também presente, com fotos de transeuntes registrando esse momento. Para completar, não poderia estar faltando o “velho” companheiro de rádio, Roberto Caetano, avisando que o jornalista Carneiro Neto e o advogado Domingos Moro estavam a caminho, como também, Miguel e Marcelo, filhos do saudoso Munir Calluf. Foi na verdade uma conversa com muito sentimento com todos sentados num banco da praça. Não faltaram lembranças das arrancadas do “Super Abatiá” que também foi consagrado em revista de quadrinhos. Seu personagem era o “Super Abaterá”. Que beleza.

Ao lado de alguns companheiros da imprensa, a convite , estarei indo a Paranaguá e pelo que foi dado a entender será realizada uma solenidade dos políticos e desportistas da cidade, em agradecimento ao Dr.Domingos Moro, por sua amizade e performance no caso do Rio Branco, onde conseguiu quebrar com brilhante argumento de defesa, uma escrita sôbre a verdadeira força do interior ao ganhar a causa com a permanência do time do litoral na 1ªDivisão Paranaense. O jantar será no Restaurante Danúbio Azul, o mais tradicional da terra, a partir das 19.30 horas. Amanhã contarei detalhes à respeito.

Grande proteção da Polícia Militar está sendo montada para o clássico histórico do próximo domingo, no Estádio Arena, jogo este considerado de alto risco, pelo momento que vive o Atético com a necessidade de vencer o jogo para não cair em outra divisão.. A nossa sugestão ou pedido, é que o torcedor seja “maneiro”, afinal, a vida continuará, sem ter a necessidade de extrapolar de forma negativa com seu time em campo. Que fique por aí, afinal, o resultado de jogo ficará registrado por todo sempre e que todos devem voltar para suas casas pensando em novos tempos.

Para alguns, causa espécie o falatório que vem lá de cima do nosso continente que o Nordeste tem que estar protegido, afinal, por muitos anos os principais clubes estiveram fora do melhor futebol brasileiro. Agora, contando com a continuidade do Bahia, as voltas do Sport e Naútico, tendo um Santa Cruz chegando também, entendem os desportists de que o Ceará não pode cair, configurando com isso um afrouxamento do time baiano na permanenceia do time cearense. Contudo, a moçada por aqui, se assustou por não conhecer o sistema de corporativismo que acontece no Nordeste brasileiro. Como o lado de cá reage de forma diferente, imagine lá nas Minas Gerais, o Galo Mineiro facilitar a vida do Cruzeiro, da mesma maneira aqui entre o Furacão e o Alviverde. Só por sonho.

Sábado estive numa decisão fantástica envolvendo equipes de masters só de advogados. A decisão foi bastante difícil com 4 equipes jogando esta parte final da competição. Depois, um belo churrasco, oportunidade que tive com muito privilégio entregar a taça ao time campeão. Darei mais detalhes a respeito. De antemão, agradeço a receptividade, como também, conhecer figuras maravilhosas. Obrigado pelo carinho.

Até a próxima.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um passo à Libertadores.

Aos 20 minutos do 1º tempo, comentando o jogo pela Rádio MIX no Prefixo 91 FM, dizia aos ouvintes que estravanhava ver o time do Coritiba todo embolado e complicado na partida. Fui sustentando esta conversa até o final do do 1º tempo do jogo, esperando, sim, pelo técnico Marcelo Oliveira, a providência divina de modificar sua meia cancha que declaradamente se ressentia dos jogadores, William na marcação e a criatividade do meia Marcos Aurélio. Se a coisa não andava bem, afinal, a ineficiência técnica era total que até o fraco time do Avaí passou a acreditar no milagre. Pois bem. Veio o 2º tempo, e que me perdoe o Marcelo Oliveira, conseguiu errar mais ainda com as substituiçoes deixando o elenco em campo todo embaralhado. O tempo foi passando e aí sim apareceu o aspecto moral do jogo, quando de forma inteligente o ingrediante para colocar as coisas nos seus devidos lugares foi da própria torcida alviverde, que deu seu incentivo até a chegada do gol de cabeça do zagueiro, Jéci, dando a oportunidade de chegada à Libertadores. Como disse acima, nada mais do que a providência divina, pois, falar do esquema tática e outros coisas mais é pura perda de tempo.

Na coluna passada, escrevi o que poderia ser o domingo com a penúltima rodada deste brasileirão. Não deu outra, pois, aconteceram momentos em que o Corinthians seria o campeão, depois não mais, com a vitória do Vascão em cima do Fluzão. Na parte de baixo da tabela o Cruzeiro estava saindo da zona do agrião mas permitiu o empate do Ceará, como também em Uberlandia, o Atletico Paranaense por alguns momentos esteve rebaixado, e o empate do Vozão em cima do Cruzeiro, deu sobrevida ao time da baixada. Contudo, mesmo que venha ganhar do Coritiba no último jogo do campeonato na Arena, vai depender da derrota do Cruzeiro e um empate do Ceará contra o Bahia. Durma-se com esssa indefiniçoes.

Os dirigentes tem mais é que voltar aos tempos antigos onde o técnico da equipe ficava muito mais tempo no clube. Hoje, tendo muitos exemplos, posso afirmar que excesso de modificações nas coordenações dos clubes não está levando a lugar nenhum. Que digam os torcedores do Sao Paulo com a chegada do tecnico Leão e o Botafogo do Rio que mandou embora o técnico Caio Jr. O que de bom aconteceu? Nada. só decepçoes. O que dizer do Atlético Paranaense que simplesmene mudou 5 técnicos nesta temporada. Brincadeira tem “o clock”.

Totalmente indefinido o comando do Furacão, politicamente falando, para o próximo biênio. Está dando a impressão que o candidato da oposição, Mario Celso Petráglia, aguarda o desfecho da queda do clube a 2ª divisão para ganhar esta eleição. Por outro lado, o Ênio Fôrnea, tentando fugir do questionamento de que não tem nada com ninguem que é somente clube, claro com a nítida intensão de desvincular sua imagem com atual situação.

Poderia ter sido no jogo contra o Figueirense, mas o gol convertido pelo time do Vasco da Gama no final do jogo contra o Fluzão, deixou como o diabo gosta a definição do título corinthiano que terá ao seu lado a galera e um Pacaembu lotado, palco este dos grandes acontecimentos do Timão.

Até a próxima.

domingo, 27 de novembro de 2011

Rodada de muitas emoções.

Dos males o menor, depois de muitas dúvidas, teremos então a continuidade do Paraná Clube na 2ª Divisão da próxima temporada de 2012, ao conseguir ganhar, na tarde de ontem, do time do Bragantino(1×0) jogando em Vila Capanema. Mesmo assim não faltaram aqueles torcedores que não satisfeitos, levaram faixas desaprovando a continuidade de alguns dirigentes. O trabalho de reconstrução que este clube terá a partir de 2012, minha gente, é de usar a palavra hérculeo. Paciência então, nem imaginar pessoas que vieram a trabalhar na agremiação sem esta finalidade no conjunto. Em todo caso, alguma coisa presente o clube teve com um calendário nacional a frente. Agora, como conseguiur o númerário é que serão outros quinhentos.

Com gol chorado do Bruno Mineiro, o Sport venceu o jogo em Goiania da equipe rebaixada do Vila Nova, tendo ao seu lado muitos torcedores que se deslocaram do nordeste. Na verdade, mesmo que a chuva intensa que caiu no Estádio Serra Dourada tenha atrapalhado considerávelmente o espetáculo, foi mesmo na base da raça que o Leão da Vila voltou a 1ª Divisão. Outra consideração a ser feita, e a respeito da Portuguesa de Desportos, já como campeã da Série B, entrou em campo com todos os seus titulares a pedido de políticos e dirigentes do ASA da cidade de Arapiraca/Alagoas, que ofereceram um premio extra (mala branca) para que o time da lusa ganhasse do Icasa (2×0) .

Penúltima rodada do Brasileirão (37ª), que com certeza proporcionará uma emoção a cada jogo, poderá marcar com antecedência o título ao Corinthians na cidade de Florianópolis, deixando em aberto as classificações das equipes que jogarão a Libertadores de América em 2012. Portanto, rodada plena (10 partidas), incluindo entre elas, a equipe do Atlético Paranaense com a necessidade de vitória na cidade de Uberlandia contra a equipe do América de Minas e o Coritiba com muita tranquilidade no Estádio Couto Pereira enfrentando ao time que já caiu, o Avaí.

O falatório dos dirigentes do América Mineiro, de que o técnico Antonio Lopes é que atrapalhou os planos com sua péssima passagem no clube, acredito seja mais para incentivar seus jogadores ( sabe-se que tem mala branca na parada), pois, não havendo nenhum interesse a respeito deste jogo, não querem prejudicar o time do Cruzeiro, que tem uma missão importante lá em Fortaleza contra um Ceará desesperado. Como poucos vem comentando, acho que está na hora de creditar todo esse mal momento, inclui-se também o Galo e o Cruzeiro, que sem o Estádio do Mineirão nesta temporada o prejuízo foi muito grande ao futebol mineiro.

Vivendo este momento de expectativa, o torcedor atleticano passou a ser um apostador e sua crença é de que o melhor será um empate entre o Ceará x Cruzeiro, pois, conta com a vitória do rubro negro em Uberlandia. Estou nessa. Depois, bem depois, o ATLETIBA.

Até a próxima.

sábado, 26 de novembro de 2011

Fórmula 1 no Brasil já era?

A tão decantada Fórmula 1, que chega neste final de semana no Brasil, já não tem sido muito relevante aos desportistas, afinal, sem nenhum piloto brasileiro na briga pelo título desta temporada, ficará mais restrito aos aficcionados. Já disse em outros momentos, que o desportista brasileiro gosta muito do esporte que o torna vencedor, só para citar os grandes momentos de Emerson, Piquet e Senna. Não é de hoje que a distancia da motivação por esta modalidade está a quilometros ou mesmo léguas. A verdade é que nos acostumamos com nossos campeões, e que até poderia ser o Felipe Massa, pois, até chegou a ter seu bom momento. Acredito, desde o incidente na Prova de Budapest/Húngria, quando uma peça se soltou do um carro a frente (Barrichello),projetando em seu rosto, esse rapaz não tem sido o mesmo. Infelizmente é uma pena, mas, nem por isso deixarei de ver esta prova final de Interlagos.

Está dando muito o que falar esta indicação do Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ao convidar o atual mandatário do Corinthians, Andrés Sanches, para ser o novo Diretor de Seleções à partir de 2012. A gritaria dos cariocas, principalmente, foi grande e muito mais pela consequência do momento, pois, como todos que acompanham o Brasileirão sabem que Corinthias de Vasco estão na luta por essa conquista . Diria com razão, até porque não vejo tanta necessidade da indicação, de tal forma que poderia se aguardar para os próxmos dias esta confirmação. Na verdade, o Ricardo Teixeira desde a Copa do Mundo na África, estreitou uma boa amizade com o Sanchez a ponto deste ter colaborado e muito quando da briga das cotas de televisão a favor da Rede Globo.

Outra briga de cachorro grande, foi também a respeito da construção do Itaquerão, quando o Andrés foi contra o dirigente Juvenal Juvêncio do São Paulo, numa acirrada confusão aberta contra a CBF. Com tudo isso tem um preço, não poderia ser diferente ao deixar a agremiação corinthiana que o atual presidente não viesse a estar ao lado do Teixeira. Esse rapaz que destituiu o anterior, Dualib, atribuindo os erros do adversário na questão clubistica, deve ter gostado de ser um cartola.

Existe na praça um movimento para que o Paraná Clube peça licença e não dispute a 2ª Divisão do Paranaense, que no entender só prejuízos para a agremiação. Com isso, daria um fôlego a mais a nova diretoria em olhar com muito mais interesse à 2ª Divisão do Brasil, baseado no orçamento que terá para 2012. Nao há nenhum dúvida que o prejuízo em disputar esta divisão de acesso será enorme nesta competição estadual.

Ontem, foi ao ar uma nova programação na Rádio 91 FM, contando com o apoio de uma Rede de Comunicação estabelecida em São Paulo, que espalha o som para grande parte do território nacinal. É a famosa MIX, que hoje ostenta um dos primeiros lugares na capital paulistana, e que trará com certeza uma audiência extraordinária ao prefixo. Como a badalação tem sido grande, muitos estão a perguntar se a emissoa continuará com transmissões esportivas. É possível que sim, mesmo que se saiba que esta rede não tem no esporte uma grande tradicão. A expectativa dos profissionais que estão trabalhando na emissora é grande de permanência.

Até a próxima.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Emerson na lista dos melhores.

Desde suas primeiras partidas, jogando com a camisa do Coritiba, o zagueiro Emerson passava a certeza de estar ali um excepcional jogador, ao demonstrar muita autoridade e um conhecimento importante no setor defensivo ao esbanjar postura nas coberturas das bolas vindas tanto pela direita ou esquerda, como também a facilidade de antecipar o pensamento do adversário. Além desses predicados, foi Emerson que ao longo da temporada fez como quarto zagueiro 10 importantes gols para sua equipe. Chamado dias atrás a compor um elenco num amistoso da Seleção Brasileira pelo técnico Mano Menezes, foi na verdade um marco em sua trajetória por suas excelentes performances. Agora, em uma lista dos melhores da temporada, seu nome foi citado a ganhar o prêmio da regularidade.

A cabeça do técnico paranista, Guilherme Macuglia, deve estar um trevo. Acredito que sua linha de pensamento deva estar num emanharado de dar dó, afinal, dirigir uma equipe irregular ao extremo em que sempre conviveu com problemas, o que dizer então do nervosismo do elenco que joga esta partida de amanhã contra o Bragantino, que por sua vez luta pelo acesso a 1ª Divisão. Como últimamente ouviamos que tal partida será o jogo da vida, o duro mesmo é que os próprios jogadores paranistas sabem que dificilmente continuarão no clube para a temporada seguinte. Vamos dizer que em sua maioria. Que momento é esse!

A equipe atleticana ja está na cidade de Uberlândia na busca de adaptar-se para o jogo contra o América Mineiro. Claro, que está no preço acompanhar os búrburinhos da comunidade e a certeza de que a partida à ser jogada no Estádio Parque do Sabiá, sendo este um complexo bem melhor, seja de momento uma boa referência à prática do bom futebol. Como está melhor que o adversário, não se iludam, pois, existe um prenúncio de vitória.

A equipe santista que está se preparando para jogar contra o Barcelona neste Campeoanto Mundial de Clubes no Japão, acompanhou com o técnico Muricy, o jogo dos catalões frente ao time do Milan e como de costume vencendo o jogo . Num determinado momento, um dos jogadores que assistia a partida pela televisão, alardeou que a defesa do peixe não pode jogar em linha. Na verdade, como os times que o Ramalho trabalhou nunca atuou assim, a gozação foi grande com o distinto atleta.

Agradeço de forma antecipada, o convite do Professor Luis Carlos Ribeiro, a fazer um depoimento no Projeto a Memória do Futebol Paranaense, sendo esta uma iniciativa do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade do Programa Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Confesso estar lisonjeado por esta oportunidade. Será no dia 1º de Dezembro.

Até a próxima.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Angústia tricolor.

Se o nosso olhar for mais atento, chegaremos a conclusão da difícil situação que vive o Paraná Clube com esse golpe na queda à 2ª Divisão do Paraná,e que com certeza não será resolvido em pouco tempo e sim por vários anos à busca da recuperação clubística. De momento, como o estrago é grande, a possibilidade de pelo menos conseguir um empate neste próximo compromisso contra a equipe do Bragantino e fixar como um grande resultado a permanência à 2ª Divisão do Brasil para 2012, poderá ser considerado um triunfo sensacional. Imaginem. Se pelo menos conseguir isso, aí minha gente, o começo da retomada entrará por significativas etapas ao longo dos anos seguintes.

Ainda bem que o clube tem calendário, mas como será o desdobramento para jogar uma Copa do Brasil e simultaneamente a 2ª divisão paranaense e a o Brasileirão da temporada ? Tendo esses dois eventos a frente que serão iniciados no mês de maio e, como nao tendo a necessidade de jogar no começo da temporada, como será efetivamente criado um elenco para jogar a Copa do Brasil a partir de Março é que serão outros quinhentos. Como esse torneio é retalhado com dezenas de equipes espalhadas em nosso continente, jogos esses peneirados por etapas ganhas, a conclusão é que se não tiver bom elenco cai de cara, o investimento tem que ser bem elaborado. Outra coisa a ser pensada é disputar uma 2ª divisão paranaense e ao mesmo tempo uma Série B, tarefa das mais difíceis na obrigação de se ter uma quantidade de jogadores no elenco, onde chego a conclusao do árduo trabalho que terão os mais novos dirigentes. que estão chegando para cuidar do clube.

O empate do time vascaino, ontem em São Januário, que teve pela frente o bom time do Universidade do Chile(1×1), poderá trazer consequências desagradáveis a esta luta pelo título sulamericano . Não bastasse , já que a equipe da colina luta também a busca do título brasileiro desta temporada, mesmo assim não tenho como colocar dúvida de classificar 2011, um ano maravilhoso deste clube que é dirigido pelo ídolo maior, Roberto Dinamite, podendo ganhar ou mesmo perder. Mérito esportivo ao Dinamite.

Nesta ascendência atleticana em seus últimos compromissos da Série A, terá o técnico, Antonio Lopes, novamente a oportunidade de jogar com que há de melhor em seu elenco. De forma inversa acredito que o mesmo não acontecerá com o próximo adversário, o América Mineiro, onde alguns dos seus principais jogadores, no caso do Kempes seu goledor, que não jogara esta partida. O que está sobrando de motivação ao time mineiro e que alguns jogadores estão reclamando muito da passagem do Antonio Lopes por lá , e que o técnico em apenas 4 jogos brigou com todo mundo. Que motivação mais besta essa dos profissionais do América. O negocio é jogar bola.

Muita gente perguntando sôbre o próximo jantar da Confraria Amigos da Bola. Então, minha gente, será neste dia 5 de Dezembro, no local de sempre, Restaurane Cascatinha a partir das 19.30 horas. Parece-me que neste jantar da Confraria, teremos um recorde com a presença de pessoas das mais variadas profissões. É só chegar e entrar na conversa, sendo esse, o efeito maior para uma amizade. Custo por pessoa é por volta de 25,oo reais. Vale a pena.

Até a próxima.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mala branca.

Num momento como esse, em que muitos interesses estão em jogo, perguntado, respondi com muita segurança sôbre a existência da “mala branca” no futebol. O que seria isso e como funciona ? Desde que me conheço como jogador, lá em priscas eras, em final de competição times no desespero apareciam para a devida colaboração premiando jogadores para ganhar de tal agremiação. Na maioria das vezes,havia o recebimento cordato da maneira combinada, na qual iniciava-se através de amigos jogadores que se conheciam de outras agremiações. Sem nenhuma interferência de técnico ou dirigente, claro, que acompanhavam na base de não querer saber, a verdade é que para ganhar qualquer sacrifício valia a pena, pois, ajudava a engordar o numerário do natal. Portanto, sem demagogia, afirmo que neste momento da competição este ingrediente existe, dando como exemplo o Atlético Paranaense, que jogará domingo contra um América Mineiro já desclassificado, que poderá ter um incentivo por parte da direção do Cruzeiro ou mesmo do Ceará.

Um momento como esse, me faz lembrar de um grande companheiro, ex-goleiro Mão de Onça, sim, o mesmo que tomou aquele gol histórico do Pelé em plena Rua Javary. Jogando pelo Juventus de São Paulo, aliás onde iniciei minha carreira, quando chegava o final da temporada era uma festa, pois, a cada rodada aparecia uma premiação para ganhar desse ou daquele time. Então, o Mão de Onça, sempre me cobrava para que não fizesse ”gracinha” no jogo , pois, precisava pagar a parcela da sua casa.

A vitória do Rio Branco de Paranaguá, depois de muitos desdobramentos acontecidos no Tribunal de Justiça Desportiva e que teve a brilhante defesa do melhor jurídico esportivo do país, Dr.Domingos Moro, pôe por terra a cultura de que o mais fraco sempre perde causas por interesses excusos. Acima de tudo, além é claro, dos argumentos expostos, prevaleceu a importância da lei. Na verdade a jurisprudência está formada.

Depois deste desfecho,em que a torcida paranista não estava por esperar, a primeira providência é o elenco reunir forças do além para não perder este jogo do sábado contra o Bragantino. É de suma importância esse resultado para se agarrar na 2ª Divisão do Brasil, evitando com isso, um caos maior. Portanto, minha gente, com certeza esse 2012 , esportivamente falando, será um ano de muito amor para dar da galera paranista, pois, sem esforço e concentração tendo um calendário de jogos intercalados, haja vista, que o Campeonao da 2ª Divisão do Paranaense começara no mês de maio, a articulação de se promover dispensas e contratações é para profissionais a serem contratados.

Os desportistas já pararam para pensar como será jogado o ATLETIBA depois desta 37ª rodada do brasileirão, contando desde já com as vitórias do Atlético em cima do América Mineiro e do Coritiba frente ao Avaí. No final das contas o Furacão terá que ganhar do Coritiba para sair da degola e o Verdão a busca da Libertadores. Que baita coincidência!

Até a próxima.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Política palmeirense.

O Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Arnaldo Tirone, resolveu mostrar sua cara ao comentar a mídia esportiva, que mudanças radicais acontecerão na agremiação. Já está definido que o profissional que dirige a parte administrativa, aliás ja foi informado da sua demissão, assim como integrantes da comunicação do clube e outros que estão associados ao departamento de futebol. Limpa geral com a chegada do novo Coordenador, César Sampaio, estudando as permanências do Felipão e de alguns dos jogadores do atual elenco. Acho que estava na hora que isso viesse acontecer, afinal, um dos maiores problemas deste clube de colonia italiana, vem se arrrastando a alguns anos nos desacertos que envolvem a política do clube.

Neste momento de definição do brasileirão, as equipes do Fluminense e Internacional é que estão subindo a ladeira em seus objetivos. O Fluzão que já conseguiu a Libertadores, ainda corre por fora para a definição do título nacional, claro, também no agurdo de um tropeço do Corinthians que neste domingo poderá se consagrar com mais um titulo brasileiro. Ao time do Internacional cairá bem a Libertadores, afinal, dirai ser uma boa conquista para quem viveu problemas ao longo desta jornada.

Mais uma vez vem a público o presidente atleticano, Marcos Malucelli, demonstrar sua insatisfação quanto ao investimetno do clube quanto a Copa de 2014. Aliás, sempre que pode, Malucelli expôe com veêmencia sua convicação que esta obra destruirá o lado financeiro do clube que hoje está bem estável. Não deixa de estar certo, mas, deixou para os conselheiros que quiseram “bancar” o projeto, e deu no que deu. Ainda veremos muitos desdobramentos e incertezas naquilo que venha acontecer mais a frente.

Muita especulação envovlendo o nome o técnico alviverde, Marcelo Oliveira, sendo pretendido pelo Botafogo carioca. Na verdade todo cuidado será pouco nesta possivel pretensão do profissional, até porque já alardeu sua continuidade assinando contrato de perrmanência. Claro, como bom mineiro, Oliveira, bem que pensou na proposta, afinal, ir ao Rio de Janeiro sendo mais prestigiado pela mídia da cidade seria um plus no seu curriculum, só que a questão de estar num clube como o Coritiba, que lhe vem dando total respaldo de segurança é bem melhor, pois, hoje a agremiação é considerada uma das melhores por sua proposta de crescimento.

O técnico Leão, que deveria estar muito mais preocupado em colocar sua equipe na próxima Libertadores, correndo o risco de ficar de fora, aos poucos vai mostrando aquele “humor negro” na ativa. Perguntado sôbre a Seleção Brasileira de Futebol, foi logo dizendo que lá não é lugar para testes. Que responda o Mano Menezes.

Até a próxima.

domingo, 20 de novembro de 2011

Final dramático.

O gol do Adriano Imperador pelo Corinthians,da maneira como aconteceu contra o Galo Mineiro, já se pagou. Tivesse empatado, o Timão estaria amargando a perda do título na sequência, pois, é claro, ainda que faltando dois jogos, um contra o Figueirense em Floripa e outro contra o tradicinal Palmeiras no Pacaembú, precisará sim das vitórias. Acontece que o Vasco da Gama terá também pela frente dois clássicos, mas quem chegou e bem a uma vaga à Libertadres de América foi o Fluzão, ontem goleando o time do Figueira por 4×0 em pleno Orlando Scarpelli.

Ainda não foi desta vez que o Atléitco Paranaense jogou a toalha, pelo contrário, arrancou um bom empate(1×1) frente ao time do Cruzeiro lá em 7 Lagoas. O próximo compromisso será , também, nas Minas Gerais contra o América Mineiro. O jogo está programado para Uberlandia e será no Estadio Parque do Sabiá. Aí vem aquela conversa, o time atleticano jogará sua vida para ganhar do time mineiro, que já está rebaixado, tendo a sua última cartada contra o Coritiba na Arena. Vai sair faísca.

O Paraná Clube acabou se estrepando não só pela goleada que tomou do Sport, como também, acabou perdendo jogadores exuplsos para a última batalha de sobrevida a permanência na 2ª divisão. Quando estava tudo certo, mesmo com derrota, veio o baque nos resultados das equipes condenadas do Icasa e São Caetano, que acabaram vencendo seus jogos, jogando a bomba para a derradeira partida recebendo o Bragantino.

Jogando muito sossegado, ainda mais atuando no Estádio Couto Pereira, o Coritiba ganhou do time de resevas do Santos (1×0) e agora fica no aguardo da partida contra o Avaí, já desclassificado, para depois participar no clássico ATLETIBA. Na verdade o alviverde garantiu nesse vitória, de ontem, a sua classificação para a Sulamericana. Menos mal para quem queria chegar a Libertadores. Portanto, agora e que aparecem os maus resultados após a Copa do Brasil.

Partidaço fez Fluzão onde contou com atuações exuberantes dos jogadores, Fred, Sobis, Deco e Cia. Perder como o Figueiresnse perdeu, nao é nenhum demérito, pela partida exemplar do time carioca. Agora resta saber para o jogo seguinte, se o técnico Jorginho poderá contar com jogadores que não puderam jogar esta partida contra o Fluminense. Como vai receber o Corinthians que busca o título nacional, técnico terá que usar mais sua psicologia do que treinamentos.

Até a próxima.

sábado, 19 de novembro de 2011

O dia do milésimo gol

Esta data de 19 de novembro, no distante ano de 1969, foi a noite em que Pelé marcou seu milésimo gol. Foi, na verdade, um marco extraordinário alcançado pelo Rei do Futebol justamente no maior Estádio do Mundo, o Maracanã, em uma partida contra o Vasco da Gama. O gol foi de penalti. Parecia que tudo tinha sido preparado, pois, quis o destino que fôsse de bola parada, como se dissesse ao mundo que o Pelé iria comemorar seu milésimo gol. O goleiro do Vascão, o argentino Andrada que ficou na história e que até hoje não concebe ter tomado o gol, foi bem na bola em seu canto esquerdo mas não conseguindo agarrar. Claro, a comemoração foi geral e muito mais do povo brasileiro, dizendo fôsse hoje com essa comunicação relâmpago, o estardalhaço com certeza seria maior. Contudo, muitos resquícios continuam valorizando este feito, onde as gerações foram chegando ouvindo dos mais velhos a respeito deste momento.

Por coincidência, estava eu nesta época em treinamentos no Santos, aguardando pela liberação do passe junto ao XV de Novembro Piracicaba, notava que Pelé não estava a vontade, até porque a imprensa destacava, diariamente, quando chegaria este milésimo gol. O interessante é que nesses treinamentos, a defesa do time reserva brincava muito dizendo que alí ele não chegaria ao seu intento. Lembro bem, também, que o sério tinha virado uma brincadeira no elenco, pois, os últimos gols estavam sendo muito mais chorados. Nessa mesmo tempo, Pelé jogando pela Seleção Brasileira de Futebol nas Eliminatórias da Copa no México, fêz aquele gol no Paraguai com o Maracanã totalmente lotado. Retrato com muita fidelidade, aos senhores, por ter vivido esta época naquele elenco fabuloso do peixe.

A entrada do zagueiro do Internacional, Bolívar, em cima do ala Dodô do Bahia, teve uma consequência desastrosa com rompimento dos ligamentos na perna desta promessa do futebol brasileiro. Muito triste de se ver. Agora o rapaz vai ficar quase um ano parado, com a dúvida se vai voltar a jogar bem. Entendo que leis rigorosas para esse tipo de infração deveriam ser impostas com mais rigor, doa a quem doer.

Outra lei que teria que ser forte é quanto a descriminação aos jogadores negros. O infeliz pronunciamento do Presidente da Fifa, Joseph Blatter, dizendo que as rusgas devam terminar no gramado, levou os ingleses a loucura que estão a pedir, inclusive, seu afastamento do futebol. Acho que uma lei séria determinaria a eliminação do esporte desses ignorantes.

As 3 equipes da capital em campo, neste final de semana, para jogarem as últimas rodadas do Brasileirão/2011. Faltando o encaminhamento do Atlético, que ainda luta por permanência na Séria A, tanto o Coritiba já estabelecido na Sulamericana, como o Paraná Clube que continuará na 2ª Divisão, estão livres para suas novas programações.

Até a próxima.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Caricatura de time.

A batalha final na disputa de permanência no Brasileirão, tem sido o mais representativo no aspecto da demonstração de perseverança e amor à pátria clubística. No momento, melhor para os clubes que se distanciam deste martírio, mas o sofrimento de queda mexe muito com o lado emocional. Terminado o jogo de ontem, na cidade de 7 Lagoas, onde mais uma vez o Coritiba foi uma caricatura de time como visitante, vi estampado no rosto do Presidente do Galo Mineiro, Alexandre Kalill, o sofrimento que passa um dirigente ao representar um time de tradição com responsabilidade. Após o jogo, chorando copiosamente, foi o retrato mais do que fiel do descontrôle que atinge essas pessoas ao viver um momento tão crítico, independentemente, sejam jogadores ou mesmo uma comissão técnica. A verdade é que após o trilar do apito, a alegria de permanência do time mineiro foi estonteante.

Por outro lado, desfilando com a maior tranquilidade estava o time do Coritiba, dando até impressão de estar alheio a esse desespero jogando como se fosse um amistoso, sem buscar nada de um interesse a mais, mesmo que tivesse por trás um objetivo, afinal, em ganhando esta partida, onde perdeu por 2×1, ainda sim estaria sonhando pela decantada vaga à Libertadores. Mas não foi isso que vi , sentindo que o time do Marcelo foi bastante apático em aceitar toda a condução tática do técnico Cuca, que mais uma vez chamado a tirar um time do sufoco pode ser considerado um verdadeiro campeão. Quem poderia imaginar, pegando um time jogado as traças como pegou, pudesse ainda ter tempo de salvá-lo.

A briga pelo comando do Atlético continua, mesmo que as coisas no campo ainda estejam mal resolvidas, afinal minha gente, num momento crítico como esse, deveriam os maiorais “dirigentes” olhar e respeitar o momento clubístico emdar aos atletas mais segurança. A verdade é que o momento chegará para as discussões, imagino até que descarregada por ódio, na eleição do clube no próximo dia 15 de Dezembro. O engraçado é que não tenho ouvido nada sôbre a construção do Estádio Arena para a Copa do Mundo, o que seria um trampolim na volta do ex-presidente, Mário Celso Petráglia ,mas o que se nota é que em perdendo esta eleição terá ele tudo para tirar seu time de campo. E fácil chegar a essa conclusão, afinal, perdendo na votação qual o interesse em terminar esta obra, pois, um conflito de interesse estrapolará qualquer objetivo estampado pela vaidade do cargo.

Pode parecer um absurdo, mas pouco se fala no Paraná Clube, principalmente, depois que saiu da alça de mira da Zona do Rebaixamento. No entedimento, até da imprensa, o Tricolor da Vila passou a ser um vitorioso, pasmem amigos, por nao ter caído a 3ª Divisão. Ficar satisfeito com nada, desculpem, é muito pouco, afinal, o Paraná Clube está indo para o 5º ano consecutivo na Série B. Jogando hoje em Recife, pegando pela proa um time como o Sport, que deverá levar mais de 25 mil torcedores ao Estádio do Arruda, antecipo que ainda bem que está fora deste abacaxi. Poderá se constituir um mero visiante. Será isso:

E a imprensa paulista continua no debate, Felipão x Kleber, colocando pilha no assunto, em que já enceu o saco de muitos. Defender o atleta, conhecendo seu histórico, confesso não entender alguns cronistas, que o certo seria mesmo é explicar como um dirigente dentro do futebol se posta de forma irresponsável em pagar 500 mil reais por jogador de futebol. Na verdade ao querer tapar o sol com a peneira, esses pseudos saem a busca de um álibi, esquecendo o lado do clube, deixando a conta para outros quitarem.

Até a próxma.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A continuidade do projeto.

A boa notícia para os torcedores do Coritiba é sôbre a renovação de contrato do técnico, Marcelo Oliveira, podendo com antecedência preparar seu relatório de continuidade e ao mesmo tempo estudar os jogadores que permanecerão com possibilidades de novas contratações para a próxima temporada. Não há como não dizer que tudo isso é refletido por uma boa organização clubística e que de algum tempo está dando exemplo de como se administrar um clube de futebol. Sem necessidade de um bate chapa, claro que neste momento não haveria o porquê, a verdade quando as coisas não andam bem sempre aparecem os opositores de plantão. Sempre afirmei que uma unidade diretiva de uma agremiação tem o condão de democrácia nas suas realizações administrativas, tanto no patrimonial como em suas vitórias no gramado.

A valorização que está chegando ao técnico Marcelo Oliveira, com certeza também passará por outros profissionais dos vários departamentos, que tão bem vem realizando uma boa coalizão de atitudes e idéias. Com a engrenagem bem feita, Diretoria e Departamentos, claro cada um na sua, a garantia de sucesso a frente é animadora e o processo de crescimento vai ao natural. Penso que seja assim. Excelente momento vive o Coritiba F.C. Tem mais que aproveitar.

O time atleticano tirou lá de dentro essa vitória em cima do São Paulo (1×0) deixando muito animada sua torcida. A luta mesmo que seja desigual nesta altura do campeonato continua viva e com esperança. Sim, os jogadores sabem que é sempre o próximo jogo que define, contudo, depende sempre deles o que pode até ser confortante. Depois deste jogo contra o Tricolor do Morumbi, a cartada mais uma vez sempre decisiva será desta vez em 7 Lagoas, contra o seu maior adversário de permanência a 1ª Divisao, o Cruzeiro das Alterosas, que conseguiu um empate em Florianópolis em que enfrentou o Avaí, uma equipe totalmente rebaixada.

Parece que o técnico paranaense, Caio Júnior, depois de mais uma derrota nesta parte final do Brasileirão, não deva continuar no Botafogo, pelo menos notícias vndas do Rio de Janeiro. Pode ser até uma coincidência de fatos, mas tem acontecido, permanentemente, com o treinador que sempre faz um bom trabalho e ao chegar a parte final desmorona com sua teoria nas escalações. Foi o que notei nesta derrota frente ao time do América Mineiro (2×1), com conclusões erradas que o levam a esta situação, contudo, com a esperança de uma classificação a uma Libertadores.

A empatia que tem o atacante Fred, perante a torcida do Fluzão tem razão de ser, pois, ontem de forma magistral, simplesmente fez 4 gols em cima do Gremio em que por alguns momentos a derrota do seu time era eminente. Incrível mesmo é o que tem sido este Fluminense à passar demonstrações de força e recuperação em determinados momentos. Não é de hoje que a torcida, ao presenciar os piores momentos da equipe fica sempre na espera da reação. Os 5×4 em cima do Gremio, como sempe diz o amigo locutor, Luis Roberto de Múcio, foi impressionante.

Até a próxima.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sampaio e o abacaxi palmeirense.

Em uma oportunidade, fui convidado pelo excelente narrador Cleber Machado , à participar do Programa Arena Sportv em São Paulo, onde tive a oportunidade de conhecer o ex-jogador, César Sampaio, naquele bate papo descontraído. Por muitas vezes comentando jogos do Santos F.C, época em que trabalhei pela Rádio Tupi(1989 a 1992) ao lado do brilhante locutor Edemar Annuseck, dizia que via nele, Sampaio, um brilhante meia cancha e que depois fora um sucesso por onde passou, Palmeiras, Japão e Seleçao Brasileira. Terminando sua carreira de jogador, bem que César andou participando de coordenações em alguns times do interior de São Paulo, mas nunca viu seu trabalho ser bem representativo. Com uma marca de atleta exemplar, foi convidado e agora atenderá o Departamento de Futebol do Palmeiras, cuja instituição vive problemas crónicos já algum tempo.

Quando ele aparece, minha gente, é uma metralhadora na mão de macaco. Podem ter certeza disso. Falo do ex-dirigente vascaíno, Eurico Miranda, tecendo críticas a construção do Itaquerão onde intitula como uma grande “mutreta” financeira. Até o ex-Presidente Lula entrou na dança, dizendo que êle em tempos outros de Garanhuns do Pernambuco fora um vascaíno e agora por interesses políticos, virou um torcedor do Corinthians pelo tamanho de gente do nordeste brasileiro que vive na paulicéia.

O desespero dos torcedores, que estão vendo seus times numa draga danada, leva-o a imaginar coisa extra terrestre, onde tudo pode acontecer nestas últimas rodadas. Ledo engano, minha gente. Vamos pelo caminho mais prático em que se deva analisar de forma mais coerente, a conduta de sua agremiação ao longo do certame. Não será uma varinha mágica que salvará a equipe da degola neste momento, e só ficar esperando pelo sonho diria ser pouco neste momento abstrato, pois, quem pode salvar essa situação é o próprio jogador do clube. Se tivesse competência o elenco jamais estaria nesta corrente negativa . Portanto, parem para pensar no caso do Atlético, que hoje pegará o Tricolor do Morumbi em casa e depois jogará nas Minas Gerais tendo que enfrentar o Cruzeiro e o América com os mesmos precedentes.

Problemas políticos internos estão sacudindo os considerados tradicionais clubes do Brasil, o Corinthians e o São Paulo. Quanto ao Tricolor do Morumbi, a pressão é contra a continuidade do Juvenal Juvencio que ganhou as últimas eleições, mas para que isso acontecesse houve na trajetória (2008) mudança no estatuto. O mesmo está se tentando fazer no Timão, quando o atual presidente, Andrés Sanches, provoca uma verdadeira guerra no Conselho Deliberativo, na tentativa de mexer nos estatutos do clube antes das eleições corintianas. A verdade é que o homem do Deliberativo, Carlos Senger, diz que esse rapaz está estrapolando já algum tempo. A verdade minha gente, eu ouvi e ninguém me contou, Sanchez disse em Johanesburgo numa rodinha, que não queria saber de mais nada do futebol e dando-se ao luxo de criticar a imprensa. Com essa sua atitude, não me parece que tenha bom senso, demonstrando ser um baita mentiroso.

Quem não anda bem em sua carreira como técnico é o René Simões. Depois da campanha de retorno do Coritiba, onde até livro escreveu sôbre a epopéia coxa branca de 2007, por onde andou não se deu bem. Por conhecer seu trabalho onde institui um melhor contato com o atleta, que é o emocional, penso que a prática também é um santo remédio. O “boleiro” que na sua maioria é bem astuto, sabe quando o “professor” perde tempo em falatório e se coloca na posição de dúvida se o” tal” colocou algum dia um calção. Aqui em dois períodos, primeiro foi bem na administração do Gionédis, até porque as coisas eram resolvidas com redeas curtas e quando retornou na administração do Jair Cirino foi um fracasso. Novamente Simões foi demitido, agora pelo time do Barueri, dando amplos motivos a se reciclar, afinal, trabalhar em pouco tempo no Atlético Goainiense, Bahia e Barueri e o ano nem terminou, vou usar a expressão do paranaense , ” é prá acabar”.

Até a próxima

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Luxemburgo falou a verdade.

Aguardei pelo pronunciamento do técnico, Wanderley Luxemburgo, para que pudesse desenvolver o retorno de meu comentário da última semana, quando afirmei que mesmo entendendo seja ele o melhor de todos nas quatro linhas, a maneira como chegava a informação a nos aqui em Curitiba de que jogaria com 3 atacantes e mais um vindo de tras para encurralar o o Verdão Coxa Branca, não seria esta a melhor prática e com isso seu time não ganharia do Coritiba. Claro que expus várias razões, sendo uma delas de que o Coritiba com sua rapidez em trocas de passes e a velocidade, principalmente do Rafinha. estariam a prejudicá-lo neste seu esquema tatico. Deu no que deu. Tomou um passeio. Vivendo e aprendendo.

Ontem, acompanhando o Bem Amigos, Luxemburgo como convidado enalteceu o Coritiba tecendo loas a conduta coletiva do time e ao mesmo tempo se dizendo errado quando substimou o time do Paraná. Ação bonita que me traz novamente a este assunto, por entendê-lo como um grande estrategista, falando a verdade do que aconteceu durante o jogo , explanando com boa leitura. É assimque o futebol deve se comentado. Quanto a discussão do penalti, razões dou a ele, pois, foi sim quando derrubaram o Ronaldinho na área, mas que nen por isso tirou o mérito da vitória do Alviverde Paranaense.

Terminado mais um amistoso caça níquel da Seleção Brasileira de Futebol, em Doha no Catar, justamente no palco da Copa de 2022, como sendo este o último jogo com a vitória do time brasileiro por 2×0 em cima do Egito, acho que é chegado o momento de falarmos um pouco mais a respeito dos acontecimentos com esses primeiros passos do Selecionado Nacional, que neste ano de aprendizado do técnico Mano Menezes, se perdeu muito tempo, pois, se fizermos neste instante uma enquete com a imprensa barasileira, acredito de forma unânime, todos dirão que foi um ano perdido. Pagando alto preço em ter que jogar, mesmo que em contrapartida receba muitos doláres, na condução prática não vimos coisa alguma visando o Mundial em 2014.

Os próximos compromissos com a marca do futebol brasileiro serão as Olímpiadas em Londres, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, penso que é chegado o momento do técnico Mano Menezes, manter acessa esperanças de que não sofreremos uma tragédia como aconteceu em 1950, perdendo um Mundial nas mãos para os uruguaios em pleno Maracanã. Nada melhor é conseguir bons amistosos onde o rendimento de exigência seria provado com melhor qualidade. Sei de um, que acontecerá em Junho/2012 na Suécia, justamente no Estadio Rasunda em Solna, comunidade próxima a bonita cidade de Estocolmo, como encerramento das atividades esportivas deste estádio onde o país Brasil foi conhecido pelo mundo através daquela grande conquista esportiva em 1958.

Na rodada de amanhã pela Séria A, poderemos ter o desfecho das equipes que cairão e as que estarão disputando a próxima Libertadores de América. Quanto ao título escancarou para o Corinthians e Vasco da Gama. Por aqui virá o São Paulo, longe do titulo mais próximo a Libertadores, precisando deste resultado vindo com toda força para derrotar o Atletico. Por outro lado, quem nao tem outro caminho é o Furacão, pois, a palavra ganhar é a determinação para fugir da 2ª Divisão. Claro, que outros resultados de derrotas, do Cruzeiro e Ceará, serão bem recebidos.

Até a próxima.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Flamengo tomou um passeio.

De fato, minha gente, jogar contra o atual time do Coritiba no Couto Pereira, passa a ser um desafio enorme mesmo em se tratando de um Flamengo dirigido pelo técnco Luxemburgo, que alías, vendo seu time tomar um passeio passou a cobrar da arbitragem. Claro, que na vida desse profissional tem sido uma tônica jogar derrotas contra terceiros. Portanto, os 2×0 na vitória do Verdão, ficou barato na concepção de quem viu o jogo pela rapidez , deslocamentos do Rafinha, mais uma vez um grande nome na partida e que premiou outros jogadores, como Léo Gago, William, Davi, Jéci e o garoto Lucas Mendes. Tivesse ganho alguns pontos a mais em sua campanha de visitante, diria que o Coritiba estaria próximo ao título brasileiro. Agora, fica a certeza de que o elenco é muito bom e dar sequência a outra temporada é um caminho certo pelos bons resultados. Quanto ao Mengão, a sua luta agora e conseguir uma vaga na Libertadores, por que aqui não ganhou nada.

Começar o jogo tomando em menos de 5 minutos dois gols, essa foi a façança que o Atlético conseguiu no jogo de ontem contra o Coritinthians no Pacaembú. É para desnortear qualquer objetivo vindo dos vestiários, ainda mais, com a necessidade de somar pontos como é o caso do Furacão. Tendo melhorado seu rendimento no 2º tempo, chegando a ponto de chutar duas bolas no travessão do goleiro alvinegro, não foi o suficiente para trazer pelo menos um pontinho que somaria e muito nesta luta inglória de não cair para uma 2ª Divisão. Agora na 4ª feira, outro jogo difícl contra o Tricolor do Morumbi, que vem disposto a jogar em nossa cidade para somar pontos a chegar também a uma das vagas a Libertadores de América, já que o titulo brasileiro ficou distante também para o time do São Paulo.

Continua impressionante a campanha do Vasco da Gama, dando mostras de sua competência também administrativa, pois, em nenhum momento jogou fora suas pretensões nas disputas deste Brasileirão como também a Sulamericana. Trabalho para ser reconhecido pela direção que tem no comando o ídolo maior, Roberto Dinamite, que presta louváveis serviços ao seu time de coração. De forma diferente em comandar essa agremiação, que na verdade ficou por algum tempo alijada pela imprensa pelos eternos problemas com o antigo, Eurico Miranda, a verdade é que Dinamite prova que ser honesto e simpático tambem é uma maneira de se ganhar títulos. Ontem, em ganhando do Botafogo, além de deixar o concorrente fora do páreo ao título brasileiro, juntou-se mais uma vez ao lado do Corinthians, estando agora com 5 pontos a frente do tercerio colocado. Portanto, faltando 4 rodadas. fica o prejuizo para quem tropeçar, como nos casos do Fluminense e Botafogo.

Muita agitação no rádio esportivo da cidade de Curitiba, com mexidas que estarão acontecendo par 2012. Uma delas será uma nova programação do prefixo 91 FM, que deixará de ser uma emissora voltada ao rock, para uma nova programação que será da Rádio MIX, Grupo de Comunicação de São Paulo. Para aqueles ouvintes com dúvidas, uma das orientações do grupo local é da continuidade de sua equipe esportiva . Lendo a coluna Bastidores do Rádio, eminentemente com notícas do rádio, esse grupo detém uma posição de destaque que o coloca em 1º lugar em sua programação dentro paulicéia. Com certeza a 91FM, em 2012, chegará na briga pelos primeiros lugares. Legal.

Os casais cariocas que fui apresentado no último sábado, numa coincidencia de encontro em um dos restaurantes, devam estar agora pensando no que havia dito a eles, que o Mengão não ganharia o jogo do Coritiba. Claro, imaginem voces, um torcedor do Flamengo antes de uma partida, ouvir que não tinha para ninguem jogar no Couto Pereira. Deram aquela risada amarela naquele instane, mas agora em seus retornos ao Rio de Janeiro, devam estar se lembrando do cara que afirmou antecipadamente. Coisas do futebol.

Até a próxima.

domingo, 13 de novembro de 2011

Petráglia vai pipocar?

No duro mesmo, como pôde o Fluminense perder um jogo, como o de ontem lá no Engenhão, para um time que está virtualmente rebaixado, o América Mineiro, depois de ter conquistado uma expressiva vitória contra o Internacional semana passada no Gigante da Beira Rio. Baita prejuízo, afinal, ainda tendo vários clássicos locais penso até que tenha o time das Laranjeiras saído da conquista do título nacional da temporada, ficando mais na premissa de que ganhar um espaço na Libertadores, menos mal que não deixa de ser um bom negócio.

Acompanhando o treinamento dá penúltima etapa da Fórmula 1 desta temporada, ví a expressão de tristeza do piloto brasileiro, Rubens Barrichello, com problemas em seu carro quando nem conseguiu entrar em pista para ter um melhor espaço de largada desta Corrida de Abu-Dhabi. Na verdade já algum tempo Barrichello está fora de conquistar qualquer prova, pois, além de não estar num bom carro, o tempo foi desgastando sua imagem. Depois da sua luta com Schumaker na Ferrari, isso já algum tempo, a impressão que me passa o Rubinho é que está vivendo seus extertores numa profissão que sempre gostou. É triste terminar assim, só mesmo com nervos de aço. Vamos ver logo mais em Abu-Dhabi qual será sua classificação.

Por acaso, encontrei-me com uma das boas figuras da vida atleticana, e que por lógica também está envolvido neste processo da próxima eleição, que acontecerá na primeira quinzena de Dezembro/2011. Fui logo perguntando e respondendo ao mesmo tempo, que após o sim do Ênio Fôrnea, em fazer parte da chapa contrária a do ex-presidente Petráglia, outros contornos significativos devam estabelecer uma briga de cachorro grande. A pessoa com quem estabeleci esse papo, longe de dizer quem, chega a pensar que Mário Celso pode até sair da parada. Até aí Inês é morta. Com isso bombardiei o amigo com outras dúvidas, no caso da construção da Arena, como ficaria Petráglia com essa responsabilidade. Será que só com a condição de ganhar a eleição ele continuaria com esse objetivo? Vamos aguardar.

A campanha que realiza o time do Figueirense, da bela cidade de Florianópolis, é digna de todos os elogios. Não tivesse o técnico Jorginho, uma indiposição antipática com a imprensa brasileira em Johanesburgo como auxiliar do técnico Dunga, estaria sendo muito mais valorizado. A mágoa foi tamanha da galera que cobria o selecionado nacional que não vê nenhum interesse em valorizá-lo. Por outro lado, não se pode deixar de enaltecer seu trabalho que poderá chegar mais longe ainda nessa competição. Se o time não for atropelado pela arbitragem, fatalmente uma das vagas à Libertadores de America estará garantida. E o seu concorrente, Avaí, voltando a 2ª Divisão. Isso é futebol, como dira Neymar, quando perde um jogo.

Almoçando em um dos restaurantes da cidade, pessoas ao lado identificando-me perguntavam a respeito do jogo do Coritiba esta tarde contra o time do Flamengo, que vem tentar buscar uma vitória e sonhar com melhores coisas a frente. Sem pensar muito, já fui dizendo que no Couto Pereira não tem para ninguém. Aconteceu que em uma das mesas, fui apresentado a casais cariocas que ouviram minha resposta, eles que vieram exclusivamente para ver esse jogo, dizendo porque tinha toda essa certeza. Respondi, em tom de brincadeira aos anfitriões que atendiam também aos casais, que o fizessem com muita gentileza em dar aquela “velha” atenção a quem nos vem visitar, pois, depois do jogo eles vão estar aborrecidos.

Até a próxima.

sábado, 12 de novembro de 2011

Briga tática no Couto Pereira.

Já se tinha idéia do momento que o time santista conseguisse seu intento de somar alguns pontinhos a mais, saindo com isso totalmente de um problema que viesse acontecer quanto a Zona do Rebaixamento, passa agora a olhar de forma acentuada sua presença no Mundial de Clubes que acontecerá no Japão. Portanto, o técnico Muricy colocará em campo contra o time do Ceará, lá na bonita cidade de Fortleza, o que se pode dizer de um time de reservas. Clao, que vendo por outro ângulo, o prejuízo será grande para equipes que estão ali na cola do time cearense e que agora terão um missão mais espinhosa, pois, terão que ganhar seus jogos. São os casos do Furacão, Cruzeiro, Bahia e Galo Mineiro.

No interesse de saber do resultado das meninas do volei, jogando este Mundial no Japão que colocará as 3 melhores seleções, infelizmente a derrota por 3 sets a zero para as italianas começa a complicar este objetivo. A verdade é que se tornou estafante a campanha delas com a necessidade de resolver os últimos resultados de vitórias sempre no tie brake. Em todo caso, acreditando muito no técnico José Roberto, vamos aguardar pelos dois próximos compromissos. Não parei para pensar estar o volei feminino fora da Olímpiadade Londres.

Sempre inteligente na condução do seu programa, Jô Soares recebeu o Pelé e foi tirando muitas coisas do “crioulo” , tornando a entrevista muito legal. Discorrendo desde seus primeiros chutes lá na cidade de Baurú, sem nunca deixar de falar de Tres Corações onde nasceu, Pelé teve pela produção do programa, uma mostra no telão de algumas imagens de seus gols que proporcionaram as pessoas de outras gerações presentes a oportunidade de verem a autoridade maior do futebol no campo de jogo. Até cantou, claro, aí é uma outra história.

O técnico Luxemburgo, continuo acreditando que seja o melhor de todos, estando amanhã no Estádio Couto Pereira com seu Flamengo, verá um time forte pela frente ( Coritiba ) que sempre joga bem em casa. Pela conversa da imprensa carioca, o Luxa sabe trabalhar bem isso, disse que vai se atirar para cima do Verdão porque precisa do resultado. Aí é que mora o perigo. Contudo, o técnico Marcelo Oliveira do Coxa, ainda tem suas dúvidas para a escalação do seu time, pois não contará com o ala Jonas e pensa muito na formação do seu meio campo. Quanto ao seu ataque, deve premiar o atacante Leonardo, pois, o Bill dificílmente ficará para o próximo ano. Acredito que veremos uma boa partida técnica e tática.

Atenção redobrada terá que ter o Furacão neste jogo contra o Corinthians. Já foi comentada de forma ampla a dificuldade de se ter um árbitro sem experiência ao longo da semana. O que não pode é o Antonio Lopes recuar demais eu time e oferecer constantes descidas do adversário. É como o ditado ” agua bate tanto na pedra que uma hora fura”. Esse jogo é não soltar a linha de quatro zagueiros na linha intermediária, somando-se a isso o trabalho dos homens da meia cancha, como também, pedir aos 3 atacantes que voltem até a intermediária para seguar a zaga adversária. Tudo isso é claro na teoria, pois, na prática a conversa é outra. Pelo menos é um caminho. Quanto ao Paraná Clube, que jogará contra um time ( Guarani)que vive a mesma proporção de dificuldades nesta Série B, o fator casa e torcida devem ser prevalecidos. É o que espero, afinal, serão esses tres pontos que o tirará de qualquer dúvida quanto a permanência na 2ª Divisão.

Até a próxima.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os presidentes do Coritiba.

De maneira modesta posso afirmar aos senhores, que conhecendo muita coisa do Coritiba F.C, posso classificar em seu histórico político, seja esse um dos seus melhores momentos para a realização de uma eleição. Desde quando aqui cheguei, isso em Janeiro de 1970, contratado para conseguir um título almejado do clube que seria o Tri Campeonato Estadual, e que depois virou um Penta e Hexa Campeão, foi na verdade um época de grandes conquistas na gestão do sempre lembrado, Presidente Evangelino Costa Neves. A contínua presença do “Chinês” na agremiação, deu-lhe a grande oportunidade de realizar um excepcional trabalho, mesmo que em alguns momentos tivesse uma oposição ferrenha. Claro, são outros tempos em que um orçamento passava irrestritamente pela presença do torcedor na geral e arquibancada. Com isso o Evangelino sabedor que deveria sempre ter um bom time em campo, fazia o possível e impossivel para não perder seus melhores jogadores. Que época bonita aquela onde o jogador ficava mais ou menos uns 5 anos no clube.

Não tivesse o saudoso ex-presidente, Bayard Osna, delegado poderes em sua gestão à pessoas despreparadas, como a não ida do time jogar em 1989 uma partida contra o Santos em Juiz de Fora, deixou o clube penalizado por 6 anos relegado a uma situação quase de insolvência. Outra história marcante que recordo e que deve ser valorizada, foi a gestão do Giovanni Gionédis, que pegou o clube também em um momento insuportável, financeiramente dizendo, pois, ao chegar foi logo obrigado a pagar atrasos de 5 folhas de pagamentos. Em anos no comando geral do clube, ganhou titulos estaduais, levou a equipe a uma Libertadores de América, Sulamericana, construiu um excelente CT fortalecendo as categorais de base. Não se discute que em sua administração é que surgiram as maiores revelações co clube onde as negociações ao exterior fortaleceram o caixa do clube. Teve um percalço ao cair à 2ª Divisão, mais com muita obstinação levou o clube novamente em 2007 a 1ª Divisão.

De lá para cá, o clube voltou a cair para uma 2ª Divisão em 2009, nas atuações de péssimos dirigentes que dificultaram sobremaneira o andamento desta agremiação, somando um outro prejuízo no histórico time centenário. A partir de 2010 veio a recuperação do clube com a volta a elite do futebol brasileiro, incluindo-se aí os novos dirigentes, onde sobressaiu-se um personagem importante, como contei de outros acima , Vilson Ribeiro de Andrade. Grata surpresa administrativa e conhecedor profundo nos campos de planejamento e marketing, de aspecto afável expressando-se com fala mansa, foi aos poucos adquirindo confiança à aqueles que representam o maior patrimônio de uma gremiação, seus torcedores.

Portanto, contando esses pormenores chegamos ao atual momento de mais um eleição do clube, e que será na verdade uma aclamação. Difícil de se acreditar neste estágio que convivemos com o futebol brasileiro que um clube não tenha oposição e um bate chapa. Na verdade é uma prova evidente do cheque em branco que os sócios e conselheiros estão dando como crédito a sequência de um trabalho que se iniciou como promissor.

Como em 1971, quando o Evangelino aclamado pelos conselheiros, ao fazeram questão de ficarem em pé, ao lhe pedirem sua continuidade e que na verdade varou a década de 70, está acontecendo depois de 40 anos na agremiação com Vilson Ribeiro de Andrade, sendo a única chapa programada para o próximo triênio. Contudo, deverá saber Vilson, que agora a cobrança será até bem maior. Faz parte.

Até a próxima.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O sentimento do Neymar.

O Presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, Laor para os mais íntimos, tem dado uma prova de como uma soberania correta leva um clube ao píncaros da glória. De formação catedrática, apaixonado pelo clube, sem sombra de dúvidas é hoje o grande personagem na condução de uma agremiação esportiva. Tenho notado, inclusive já escrevi em outras oportunidades, seu despreendimento administrativo e conhecedor de planejamento e marketing, produtos inerentes que bem colocados alavancam qualquer objetivo traçado. Esta demonstração de afeto ao clube e ao jogador Neymar, falando de coração o que sente sem ter receio algum em super valorizar este profssional, nos dá a convicção que este dirigente é uma mostra honesta como se deve fazer futebol no Brasil. Dono de excelente eloquência, falando com muita propriedade dos assuntos que domina, e seu amor ao time santista, mexeu muito com o garoto Neymar que vê nele uma figura mujita séria.

Gostaria de me aprofundar mais nesta matéria, pois, acredito que este exemplo que o Neymar passa a outros jogadores que surgirão na terra do futebol, é que aqui é o melhor. Exemplos de atletas que ficaram esquecidos ao sairem muito cedo não tiveram sem a devida convicência com o mundo exterior, sobraram no tempo. Portanto, diria que Neymar passa a ser a cópia do Pelé, que jamais deixou o seu time de coração, dando mostras da boa cabeça que tem aceitando os conselhos dos pais. O maior vitorioso é ele mesmo sabendo que por anda é ovacionado pelo seu futebol e sua alegria de garoto sério. O mundo esportivo não está acreditando que êle tenha rechaçado propostas de grandes clubes, nos casos do Real Madrid e Barcelona, mas que o estará aplaudindo por sua iniciativa.

Depois de muita falação a venda do terreno do Pinheirão parece que estagnou completamente. O que será que está acontecendo por baixo dos panos, pois, desde o pagamento que fêz o Presidente da Federação, Hélio Cury, dos quase 3 milhões de reais para quebrar o processo de leilão, ficou liberado a outros interessados, afinal, se sabia que o Coritiba era um dos interessados. Parece que a coisa se esvasiou com a muita sede ao pote. A única coisa de conhecimento público é que as Federações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é que levantaram o dinheiro .

Será que o Paraná Clube resolveu seu problema com a condução ao seu comando do Rubens Bohler, que ontem venceu a eleição para o biênio 2012 e 2013. Este conselheiro que já fazia parte da situação, tendo apoio incondicional da maioria, falou que o clube precisa urgentemente de um choque de gestão, principalmente, contratar profissional do futebol. Falar é muito fácil. E o orçamento?

Concordo com o técnico atleticano, Antonio Lopes, em reclamar com antecedência nesta escala de se trazer um árbitro despreparado do nordeste para atuar no jogo do Corinthians. Prenúncio de bobagens do “assoprador” de apito que pipocará em pleno Pacaembú, principalmente, se o Atlético jogar muito bem. É duro ficar contra o laboratório.

Até a próxima.