domingo, 31 de julho de 2011

Tom Jobin e Frank Sinatra.

Um dos pontos marcantes da solenidade acontecida, ontem na Marina da Glória, quando do sorteio dos países que estarão disputando Eliminatórias da Copa/2014, ficou por conta de um vídeo tape de 1967, apresentando os excelentes Tom Jobim e Frank Sinatra. Foi na verdade emocionante ouvir Sinatra cantando a mais famosa musica brasileira “Garota de Ipanema”. Enquanto chamava atenção, também, a presença do neto do músico, Daniel Jobim, tocando ao piano a melodia consagradora, fiquei a imaginar como o Tom Jobim se mandou para os Estados Unidos, nesta década de 60 na busca de espaço para mostrar seu grande talento, onde conseguiu chegar perto do fabuloso Frank Sinatra. É só no imaginário.

Ganhando na casa do adversário( 3xo em cima da Ponte Preta) , a Portuguesa de Desportos começa a deslanchar na série B, deixando para trás seus mais diretos concorrentes. Um deles, o Paraná Clube, ao não vencer o fraco time do São Caetano que chegou a jogar por alguns minutos com 10 jogadores, ficando somente no empate de um a um. A classificação então mostra a Lusa do Canindé com 30 , a Ponte com 26 e o Tricolor da Vila 24 pontos. O técnico do Paraná Clube, Roberto Fonseca, tem que tomar cuidado com improvisações.

O Atlético não terá um jogador de ofício para jogar na quarta zaga, parece-me que estará sendo escalado de forma improvisada o volante Robston, para esse jogo difícil contra o Santos de Neymar e Ganso. Especula-se bem esta partida pela presença dos garotos da Vila à ponto dos ingressos terem se esgotado com muita antecedencia. Como sócios do clube não pagam, a espectativa de casa cheia é total. Com certeza não faltará incentivo dos torcedores atleticanos ao time.

Está certo o zagueiro do Coritiba, Emerson, quando diz que a necessidade de somar pontos é premente. A convivção deste rapaz, por sua experiência, é a prova exata que se os pontos não chegarem o clube passará a ser sòmente um participante deste campeonato. Tivesse ganho a Copa do Brasil o caminho seria mais natural pela conquista do espaço internacional. Como vice não valeu para nada, pernas para correr e ganhar do América Mineiro, para melhorar na tábua classificatória.

Em alta o Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Contudo, times como o Galo Mineiro, Gremio, Avaí e Atlético Paranaense estão na deriva. Como equipes irregulares, hoje colocaria os times do Coritiba, Cruzeiro, Fluminense e Botafogo.

Até a próxima.

sábado, 30 de julho de 2011

Congraçamento esportivo.

Particularmente torço para que o evento de logo mais, será a partir das 15 horas na Marina da Glória/Rio de Janeiro, seja um sucesso e que o mundo esportivo veja a capacidade dos brasileiros em organizar grandes eventos. Em que pese muitos não acreditarem, pois, este momento nao é para ser cético a ponto de se torcer contra por questiúnculas políticas , imagens serão distribuidas a 200 países a cargo do Grupo da TV Globo, o sorteio dos Grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo será o pontapé inical do grande espetáculo que acontecerá por aqui em 2014. O comitê Organizador Local, com a verba da Prefeitura Municipal e do Estado do Rio no valor de 30 milhões de reais, irá promover este congraçamento esportivo com as presenças de vários artistas e jogadores conhecidos internacionalmente.

Quando afirmei acima de que questiúnculas políticas deveriam ficar de fora é o fato de que o Pelé não estava escalado para estar neste evento. Bastou a inteligência da Presidenta da República, Dilma Rossef, convidar o Rei do Futebol ao cargo de Embaixador da Copa no Brasil para cada um ficar na sua onda. Para evitar retaliações, ou mesmo vaias, o Ricardo Teixeira da CBF não se pronunciará, afinal, para não tumultuar o ambiente festivo deve-se tomar todos os cuidados. Por falar nisso, o ”baixinho” Romário , agora Deputado Federal, parece que ficará de fora pelas críticas que fez a entidade maior do nosso futebol. Que coisa!

Dizer que o jogo desta tarde será fácil para o Paraná Clube, minha gente é fria. Só porque a equipe do São Caetano, que jogará na Vila Belmiro do Santos por ter perdido o mando de jogo no Estádio Anacleto Campanella, deva-se acreditar em vitória sem esforço coletivo, diria ao torcedor, ledo engano.O que vejo mesmo é que o time paranista estará muito mexido pelos cartões que alguns jogadores andaram levando.

Que tal a partida de domingo na Arena onde o Atlético enfrentará o time do Peixe que virá com todos os seus titulares. Como espetáculo será legal, agora, como jogo está aí uma grande oportunidade do time atleticano se motivar para uma grande vitória. O problema desta fase ruím do Furacão é que alguns jogadores estão jogando abaixo da média. Para amanhã terá o técnico Renato Gaúcho que encarar o time do Neymar com algumas improvisações em sua defesa. O que vocês acham?

Depois de tanta falação a respeito do nadador brasileiro, César Cielo, lá está ele garbosamente desfilando sua competência com mais medalhas de ouro no peito. Digno de respeito por sua conduta, enfrentando esta parada errada de laboratório, teve a personalidade de vir a público falar com convicção de sua seriedade provando mais uma vez que suas conquistas em Xangai devam ser valorizados por sua capacidade técnica. Valeu garoto.

Até a próxima.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Assistam aos gols de Neymar e Gaúcho.

Com a expulsão do zagueiro Gustavo, isso aos 35 minutos do 2º tempo, o Atlético que vinha ganhando o jogo do Ceará(1×0), ruiu nas bolas alçadas contra sua meta. Os gols da virada do time de Fortaleza aconteceram logo após essa expulsão e o time atleticano ficou sem sua referência, inclusive, pela impulsão e estatura do jogador. Com isso, o técnico Mancini do Ceará colocou, até por desespero, o atacante Nicácio que foi o autor dos dois gols na virada do placar. Como o futebol cobra um preço doido, com chances de aumentar o placar o próprio Atlético desperdiçou boas chances, onde até poderia ter ganho o jogo. Com mais um revés, tendo agora pela frente o time do Santos na Arena, ficamos a imaginar a luta pelos pontos, onde, inclusive, o time do Peixe também vem necessitado.

Lendo matérias a respeito do Estádio Estadual do Pinheirão, a informação vem pelo noticiário de que o Coritiba tem interesse, acho uma boa iniciativa de se construir algo moderno em uma área extraordinária. Claro, que os pormenores são gigantescos pelas dívidas que a entidade tem por desmazelos de administrações passadas. Não deixa de ser um fato novo.

Esta última rodada das equipes da capital não foi nada boa onde os tres clubes perderam seus jogos. Neste instante, o Atlético luta desesperadamente para sair da incômoda situação de lanterna, o Paraná Clube pensando até na 4ª posição sabendo que não pode perder jogos em casa e o Coritiba ganhar o mais rápido possível jogos fora do seu reduto. Na verdade todos estão complicados neste preciso momento. Próximos compromissos serão: Tricolor x São Caetano; América Mineiro x Coritiba e Atlético x Santos. Todos difíceis.

O jogo do Santos e Flamengo, acontecido neste meio de semana, está sendo comentado com muita ênfase pela mídia nacional e internacional. Pudera, em campo com os dois dos melhores jogadores (Neymar e Ronaldinho Gaúcho) nascidos na terra do futebol realizando verdadeiras proezas com a bola, a coisa teria mesmo é de se alastrar. Fico com a imagem de dois lances. O primeiro com quando o garoto Neymar, vindo com bola dominada lá de trás em velocidade foi passando por meia equipe flamenguista e ao chegar a frente do último zagueiro deu-lhe um drible fantástico, tipo da vaca em pouco metros e segundos, para estabelecer um gol antológico merecedor de uma placa no Estádio Urbano Caldeira.

O outro grande momento foi quando o Ronaldinho Gaúcho driblou a zaga do time peixeiro recebendo falta. De frente para a baliza do goleiro Rafel do Santos, com a barreira devidamente colocada à dificultar o tiro de fora da área, Ronaldinho fez menção de colocar a bola no alto da meta do adversário, mas nada disso aconteceu. O que ele fez? Foi esperar a composição da zaga peixeira pular para jogar por baixo dela e fazer o gol. Que maravilha. Como não encontro uma figura superlativa para decifrar tudo isso, convido-os para verem essas imagens.

Até a próxima.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Emoções a granel.

Na rodada de ontem deste Campeonato Brasileiro com toda certeza dois jogos serão lembrados por muito tempo. Quais? Coritiba x São Paulo no Estádio Couto Pereira e Santos x Flamengo na Vila Belmiro. Algumas coincidências provam a verdade, até no mando desses jogos, pois, as duas equipes que jogaram em casa (Coritiba e SAntos, perderam para seus adversários numa avalanche de gols. Aqui em Curitiba, o Tricolor do Morumbi, que chegou a estar ganhando por 4 gols a zero, tendo ainda a seu favor um jogador a mais com a expulsão do meia alviverde Davi, foi se perdendo em campo a ponto do Coritiba chegar a 3 gols na etapa complementar com direito ao 4º gol não fosse o árbitro da partida ter deixado de dar um penalti clamoroso na área do time do Morumbi. Emocionante. Coisa difícil de acontecer de forma constante.

O que dizer, então, dos 5×4 a favor do Flamengo em pleno Urbano Caldeira, quando o Santos abriu com muita facilidade 3 gols, um sendo obra prima do garoto Neymar com sua arrancada sensacional, digna de abertura de programas esportivos por um bom tempo. Mas, do outro lado da moeda estavam o técnico Luxemburgo e o consagrado Ronaldindo Fenômeno. Com a recuperação do Mengão na partida ainda conseguindo empatar neste 1º tempo em 3×3, o 2º tempo do jogo ficou sensacional com mais um gol de Neymar e mais dois do Ronaldinho. Nada mais do que 16 gols em dois jogos.

Claro, fazendo uma leitura da partida do Cori e o Tricolor, erros aconteceram para que um resultado estrambólito tivesse acontecido. De lembrança, diria que as bolas atravessadas dos jogadores Eltinho e Leo Gago e a péssima orientação do técnico do Saõ Paulo, Adilson Batista, quando tirou do meio campo o Carlinhos Paraíba colocando-o na ala esquerda proporcionado o crescimento do atacante Rafinha a ponto de quase chegar ao empateu num jogo totalmente ganho. Vale dizer, também, que o ato de intranquilidade do meia Davi do Coritiba sendo expulso no começo do 2º tempo prejudicou a equipe, que teve que atuar com 10 jogadores, além da atuação do árbitro deste jogo que não deu por baixo duas penalidades máximas a favor do Verdão. Foi na verdade um jogo teste para cardíaco.

Analisando os resultados, tanto para o Flamengo como para o time do Morumbi, claro, foram ótimos por continuarem na caça ao time do Cortinthuians ,subindo na tábua de classificação. Como o Santos está garantido até o final do ano pela conquista da Libertadoes de América, fica o Coritiba numa situação totalmente diferente por ter perdido o titulo nacional para o Vasco da Gama. Agora, bem distante dos primeiros colocados, devendo 6 pontos perrdidos em casa, a recuperação tem que vir o mais rápido possível. Para isso terá que tirar o pijama e ganhar fora de casa.

Hoje será a vez do Atlético jogar lá no Ceará , uma missão que considero complicado pelo fator do time de Fortaleza jogar bem em casa. A situação do Furacão é além de tudo fugir das últimas colocações. Para tanto também terá a necessidade de ganhar fora de casa. Será que conseguirá?

Até a próxima.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Teria que ser o Rei Pelé.

Quem melhor do que o Rei Pelé para ser o Embaixador do Brasil neste Mundial de Futebol de 2014. Com amplo significado pela própria imagem constituida pelo ex-jogador, a verdade é que continua Pelé a desfrutar do seu grande prestígio conquistado desde aquela vitóira primeira na Suécia em 1958. Com isso resgata, através da inteligência da Presidenta Dilma Rossef e do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, que o pontapé foi correto nas incertezas que o evento vinha traduzindo. O próprio Pelé, em entrevista logo sua posse, fez loas ao país que sem sombra de dúvidas irá realizar uma grande competição. Já no sábado, na cidade do Rio de Janeiro fará a cerimônia das chaves para este Mundial numa festa gigantesca com gosto de competência dos organizadores.

A primeira grande oportunidade de se fixar na dianteira,o Paraná Clube desperdiçou ao perder em casa(1×0) para seu mais direto adversário à classificação entre os quatro, do time da Ponte Preta, que vinha de um mal resultado quando perdeu para o Bragantino em pleno Estádio Móises Lucarellli. Como ganhou pontos fora de casa, com esta derrota em casa o Tricolor agora tem 5 pontos a favor para mais alguns tropeços. Acontece que a sua tranquilidade é vista por alguns bons momentos jogando fora.Agora, minha gente, para perder em casa é necessário vencer fora. A pena maior é do público que foi ontem as dependências do Estádio Durival de Brito, chegando com toda certeza a mais de 10 mil espectadores. Para voltar a ter esse público, o time terá que garimpar novamente a confiança do seu torcedor.

De certa forma, a diretoria do Coritiba abafou a crise que poderia se estender com as declarações do “baixinho” Marcos Aurélio, por sua maneira intempestiva quando soltou os cachorros para cima do tecnico Marcelo Oliveira no jogo na Bahia. Vamos dizer que sim, mas no elenco podem ter certeza que rusgas ficaram, principalmente, entre os jgadores. Na partida desta noite, contra o time do São Paulo, adianto a escalação do atacante e mesmo que venha jogar mal ficará no gramado, afinal, dependerá dele para que a galera não venha apupá-lo se voltar a não jogar bem. Quem cobra é cobrado.

Notei que em todas suas participaçoes com a imprensa, o Presidente do Atlético Marcos Malucelli, tentou mostrar que a responsabilidade sobre a conclusão da Arena para a Copa do Mundo, foi alcançada democráticamente pelos Conselheiros do Clube. Contudo, todos sabem que esse foi o primeiro round da volta do Petráglia ao comando do clube a partir do próximo ano. Portanto, com essa missão, Petráglia vai estar neste sábado na Cidade Maravilhosa por conta do Sorteio das Chaves do Mundial, para explicar suas idéias ao Ricardo Teixeira da CBF.

O nadador brasileiro, César Cielo, que se envolveu numa baita confusão com explicações plausíveis, está ganhando tudo que vem pela frente lá em Xangai. Bastante emocionado, tem mostrado em todas as suas participações, uma raiva das aqueles que o julgaram mostrando que nada tem a ver suas vitórias com doping. Aliás, Cielo quando veio a público se defender, já dava mostras da sua integridade e sinceridade.

Até a próxima.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Foi uma boa para o Atlético?

Enfim foi dado ao ex-presidente atleticano, Mário Celso Petráglia, uma espécie de cheque branco para que se resolva de vez esse imbróglio da construção final do Estádio Joaquim Américo/Arena. Mesmo que de forma atrazada, motivado por questiúnculas políticas dentro do clube, no fim não teve o Conselho Deliberativo outro caminho a não ser aquiescer a essa proposta contra a das Construtoras Triufo e OAS. Agora, mãos a obra , e como disse o Petráglia, acelerar o “boeing” para conseguir trazer alguns jogos da Copa das Confederações em 2013.

O Coordenador de Futebol do Coritiba, Felipe Ximenes, tratou logo de esfriar a cabeça do atacante Marcos Aurélio , que criticou o técnico Marcelo Oliveria por suas constantes saídas ao longo das partidas. Se o jogador entendesse, claro, seria até melhor, mas como só que ver o seu lado, esquece que tem um mundarél de gente que está lhe vendo jogar, e muito mal por sinal, prejudicado inclusive por sua péssima condição física.

Grande jogo está sendo esperado, hoje a noite em Vila Capanaema, quando o Paraná Clube estará recepcionando a boa equipe da Ponte Preta de Campinas. Ambos com 23 pontos, somente a Portuguesa que está a frente com 26 conquistados, sendo esta a primeira vez que o Tricolor poderá chegar a liderança deste certame da Série B. Vale destacar que nesse atual momento que é positivo, o clube poderá bater recorde de público no Durival de Brito.

Saiu a nova convocação do técnico da Seleção Brsileira de Futebol, Mano Manezes, para o jogo amistoso contra o time da Alemanha, programado para o dia 10 de agosto na bonita cidade de Stuttgart. Diria que de forma alguma o “manager” brasileiro me contrariou, até porque por experiência eu vinha comentando que ele iria mudar , na tentativa de mudar o foco como tentando apaziguar a questão da desclassificação antecipada da equipe brasileira na Copa América. Esse negócio de dizer que o grupo está fechado, é conversa para boi dormir, afinal, a queima de arquivos continuará a cada derrota. Confesso que não me recordo, depois do João Saldanha , que tenha algum técnico escalado com antecedência 22 jogadores, na época classificados como as “Feras do Saldanha”. Foi na verdade uma demonstração de convicção e critério.

Falando em critério e convicção, a diretoria da Rádio 91 Fm Rock (leia-se Carlinhos e Aldo Malucelli), deu aula de cordialidade para sua Equipe de Esportes, ao oferecer um excelente momento de confraternização, claro, não faltando aquela boa mesa e a resenha que tanto aprecio. Com a presença de todos a conversa foi de A a Z. A pedido outras acontecerão. Valeu gente.

Até a próxima.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O título é do Uruguai.

Está postado na coluna do dia 20 de Julho que seria a Seleção do Uruguai que levaria esta Copa América. A opinião a respeito foi sempre baseado no comprometimento de um trabalho que começou em 2006, onde o técnico Tabarez sem a insurgência de dirigentes e os componentes da imprensa vizinha, buscou de forma intensa a recuperaração do futebol uruguaio com a sua tradicional característica de técnica e garra tão conhecida. Com uma população em torno de 4 milhões de habitantes,sem contar com um território pequeno, o que impressiona é que em todo mundo tem uma figura uruguaia no esporte. Já em Johanesburgo, quando da Copa do Mundo/2010, a Celeste Olímpica dava mostras extraordinárias da paixão dos seus jogadores pelo futebol praticado e a defesa de cada um pela bandeira do seu país. A verdade é que o time uruguaio chegou bem perto das finais. Com sinceridade, gostaria de ver uma maior humildade das pessoas que conduzem o futebol brasileiro, pois, que sirva de lição este título (15º) conquistado pelos uruguaios de Lugano, Suarez e Fórlan.

Já o time paraguaio, que perdeu este jogo final por 3×0, fica também o exemplo que chegar como chegou na base de penalidades máximas, foi muito pouco por adotar uma característica mais defensiva e sempre esperando pelas atuações do seu goleiro Villar. Pelo que vi nesta Copa América, será difícil não termos aqui no Brasil para Mundial de 2014, as Seleções da Argentina, Uruguai, Paraguai e ficaria entre Perú e Venezuela a outra vaga, sempre lembrando que a equipe brasileira como país sede já está integrada no contexto.

No mercado futebolístico nacional e local, a rodada foi bem legal com os resultados de vitória do Paraná Clube em Criciuma(2×1) o empate do Coritiba em Salvador(0×0) e o primeiro grande resultado do Atlético neste Brasileirão/2011, quando ganhou no sábado do Botafogo carioca(2×1). Destaques para o goleiro Zé Carlos e o meia Cambará no Tricolor da Vila, Theco, Léo Gago, Edon Bastos no Verdão é Sebastian “El Morro” no Furacão com dois importantes gols.

A nota desagradável foi o comportamento do meia Marcos Aurélio que deitou falação ao técnico alviverde, Marcelo Oliveira, ao ser substituído no jogo de ontem no Pituaçu contra o time do Bahia. Aliás, a bem da verdade, este jogador deveria ser mais honesto e dizer, o que todos estão vendo , que não está bem fisicamente e técnicamente. A conclusão é que o atacante Anderson Aquino é que está sendo prejudicado. Outra coisa a ser dita é que a meia cancha de marcação hoje é do garoto William e fim de papo. Sem rodeios, o Coritiba quase perde um jogo que foi melhor, pela expulsão do Leandro Donizette, que voltou ao time jogando de forma atabalhoada.

Esperei por mais esta rodada para também enfiar como piores equipes deste certame, o Atlético Mineiro e o Bahia do técnico René Simões, já que anteriormente havia citado o América de Minas, Atlético Goianiense e Ceará, ao lado do “poderoso” time do Avaí. Portanto, é aguardar pelos bons resultados do Furacão para os próximos compromissos.

Até a próxima.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

William é prata da casa.

Enquanto acontecia uma reunião no intuito da destituição do atual mandatário atleticano, Marcos Malucelli, a turma do Petráglia com direito a adesivo e tudo, procurando um meio para tanto. Contudo, como continuo batendo na tecla, que não há estatuto clubístico que tira um presidente do seu cargo por resultados negativos em campo, agurdarei a forma que está sendo exposta esta situação, pois, somente com problema na malversação financeiro.

Estando numa roda de amigos, convidado que fui para um jantar comemorativo familiar, naquela de jogar conversa fora, uma pesquisa sobre recuperação do atual momento do Furacão não faltou nessa prosa, e cada um foi encontrando subsídios para tirar o Atlético desse encaminhamento à uma 2ª Divisão. Primeiramente, é de relatar que ninguém adotou discurso favorável a essa maneira do Petráglia voltar ao comando. Claro, que isso fique bem claro, uma coisa nada tem a ver com outra, até porque o ano esportivo está perdido. Mas, o que importava na pesquisa era saber quais os “fregueses” a cair em lugar do Furacão. Chegou-se a conclusão, forçada ou não, ainda mais vendo o Avaí tropeçando em casa contra o Internacional(3×1), considerando- o primeiro da lista, vindo atrás Atlético Goianiense, Ceará e América de Minas. Cada um guardou sua aposta. A que ponto chegamos nesse sufoco atleticano.

Dia desses foi comentado o problema do ex-atacante, Mueller, admitido por ele os muitos erros cometidos que o fizeram ficar sem dinheiro. Outro foi, Robinho, mesmo rico contou também dos seus problemas particulares. Ontem, mais um ex-jogador passando um drama danado, Zé Elias, deixando de pagar pensão alimentícia de alguns anos a ex-esposa num valor estrambótico de mais de 1 milhão de reais, inclusive, fazendo-o a ir a polícia se entregando dizendo que não tinha como cumprir esse compromisso por estar desempregado. Na verdade isso tudo é corriqueiro na vida das pessoas, mas, como personagens da mídia esportiva ficam expostas.

Ínicio de conversa não estou aqui escrevendo todos os dias para criar polêmicas. Asssim é a maneira que me comporto perante os fatos. A crítica faz parte do contexto, sei disso, agora o que mais me importo é analisar os fatos relevantes. Nesse caso do jogador criado na base alviverde, William, jogando o melhor do futebol em sua posição, ser sacado da maneira como está sendo preparado, diria que o técnico,Marcelo Oliveira, não deve ser merecedor da sua confiança. O motivo é simples. O considerado titular, Leandro Donizette, afastado por contusão algum tempo, poderá voltar ao time neste jogo na Boa Terra contra o Bahia, num momento em que o próprio clube tenta valorizar seus pratas da casa. Que argumento é esse?

A tendência de que não iria bem nesta sua chegada ao time atleticano estava mais do que na cara. Falo, específicamente, do atacante uruguaio Sebastian Garcia, “El Morro”. Vindo muito valorizado, seu passe custou em torno de 10 milhões de reais, lançado de forma precipitada em um time que não conseguiu ter um conjunto nesse ano, a crítica seria grande ao seu futebol. Seria bom aguardar, afinal, esse rapaz já virou um patrimônio do clube pela grana investida nele.

Até a próxima.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Inferno de vaidades.

Gostei muito da conotação dos dirigentes do Coritiba, quanto a recuperação do espaço interno do Estádio Couto Pereira, com as melhorias significativas no serviço de moradia e alimentação aos futuros jogadores do clube. Não só isso. Com muita perspicácia, em cada alojamento foi colocado uma foto dos garotos revelados pela agremiação, Rafinha, Miranda, Adriano, Marlos, Henrique , Keirrison e outros tantos. Certo? Não diria que tudo, afinal, tendo um grande exemplo da base como o jogador William, entendo que nesse momento a diretoria poderia olhar com mais atenção, pois, jogando como está não poderia deixar a equipe com a volta do Leandro Donizette , afastado por algum tempo por contusão. Dizer que esse jogador sempre foi o titular é uma coisa passada, pois, o tempo deu a oportunidade ao jogador, William, nascido no clube para confirmar o exemplo e seu bom futebol. Vamos falar a verdade, afinal, tem coisas certas e erradas que devam ser analisados ao mesmo tempo.

De vento em pôpa está o Corinthians. Com a vitória de ontem, lá no Rio contra o Botafogo, dispara na classificação, deixando para trás o São Paulo com a diferença de 7 pontos. Muito bom o trabalho do técnico Tite, que mesmo perdendo bons jogadores, soube como acertar a equipe e com isso pontuando permanentemente. O que poderia ser uma tragédia com a saída do Ronaldo Fenômeno, a torcida passou a aplaudir o atacante Liedson por suas boas atuações . Voltando de Portugal, esse rapaz que chegou a jogar no Prudentópolis e Coritiba, vem fazendo gols à granel.

Mais uma vez o goleiro da Seleção Paraguaia de Futebol fêz a diferença. Seu nome já é conhecido, Villar, com a sorte que Deus lhe deu e seu posicionamento, está levando seu país a disputa final contra o Uruguai nesta Copa América. No jogo de ontem em Mendoza contra a Venezuela, vi também um cansaço no time paraguaio, pois, jogando como o faz, mais pela força física, foi perdendo terreno a ponto de quase perder a partida. Levando mais uma vez as penalidades máximas, e sempre contando com seu goleiro Villar, agora é pensar no Uruguai, que a meu ver chega numa situação melhor´pelo condicionamento físico.

Cada vez pior o andamento político no Atlético, que sem sombra de dúvida vem prejudicando a desenvoltura da agremiação em todos os seus setores. Parece que esta novela não tem fim com o falatório da construção do Estádio Arena e o time em campo. Agora, novamente no ar impeachement contra o Malucelli, sendo preparado por parte dos conselheiros e apoiados por torcedores. As vezes penso que se esquecem que no sábado o Atletico terá um jogo de vida ou morte contra o Botafogo. Onde será que vai desembocar isso?

A verdade é que a pira está acessa. Considerado um triturador de profissionais, não vejo nenhuma surprêsa no Atlético se acontecer a saída do meio campo Paulo Baier. É bem possivel que vá jogar novamente no Goiás. Assim com o técnico, Adilson Batista, sairá também desse inferno de vaidades.

Até a próxima.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aposto no Uruguai.

Como não poderia deixar de ser, a imprensa argentina foi buscar o pronunciamento do seu maior ídolo, Armando Maradona, hoje treinando um time no mundo árabe, para saber como tinha encarado o papelão do time platino. Quem o conhece, sabe muito bem que nunca teve papas na lingua, detonou o Presidente da AFA, Júlio Grandona, que fosse ele o técnico perdedor seria mandado embora. Com toda razão diria, mas poucos sabem que o pibe argentino sempre foi um problema político para os dirigentes do futebol da terra. Acredito que atrás de toda essa desconfiança, possa estar a vontade do Dieguito chegar a Presidencia da Associação da Argentina.

De certa maneira foi salva a final desta Copa América. com a vitória do time uruguaio na noite de ontem quando venceu o Perú por 2×0 ,gols assinalados pelo atacante Suarez. De forma justa, diria, está chegando a Celeste Olímpica, afinal, já havia mostrado na última Copa do Mundo na África seu crescimento quando chegou entre as 4 melhores seleções.

Conversando com alguns companheiros de imprensa de São Paulo, pude saber do lado frustante de alguns dirigentes de emissoras, não só quanto ao pagamento de direitos em torno de 60 mil reais para a cobertura desta Copa América como as somas das locomoções, hoteis e refeições. Foi na verdade uma grande derrota do futebol brasileiro em campo e dos empresários que jogaram uma grana sem retorno. A coisa começa a ficar difícil até para a área de atuação da publicidade. Um mal resultado gera este problema. A coisa pega muito porque acredito que somente uns 20% de funcionários de comunicação ficaram para a última partida.

Muito triste a saída do técnico Paulo Roberto Falcão do Internacional. É coisa para não se acreditar, que um ídolo deste clube, seja tratado como o foi nesta administração com um tal de Luigi, famoso quem do futebol. É uma barbaridade que “pseudos” dirigentes que entram no clube não demonstram grandeza e respeito a uma figura importante na história do clube. Sem querer interferir nos resultados, sei que o futebol necessita disso, a impressão é que pessoas do âmbito colorado não queriam a presença do Falcão. Agora fica a dúvida o que fará o profissional da bola.

Mais um que não aguentou a soberba. Esse é o jogador Robinho, envolvido com as notícias de sua separação. É uma pena esse despreparo, afinal, ex- filhos não existem e ficam para sempre. O que o dinheiro não faz. É uma pena.

Até a próxima.

terça-feira, 19 de julho de 2011

O dia em que conheci Mestre Didi.

Foi na excursão do time do Coritiba na Europa e Ásia(1972) que conheci o Didi, meia extraordinário que encantou a todos nos Mundiais de Futebol de 1958 e 1962. Apelidado por “Folha Sêca” pelos lançamentos que fazia com precisão utilizando o lado de pé (trivela), Didi foi com certeza um profissional categorizado desde sua época de Botafogo, indo depois jogar no famoso escrete do Real Madrid, chegando inclusive a dar ciúmes ao craque deste time , Di Stefano, outra marca do futebol internacional. Na carreira de técnico, um dos seus bons momentos quando levou classificada a seleção peruana em 1970 ao México , inclusive, jogando em uma das fases contra a Seleção Brasileira do Pelé, perdendo esta partida por 4×2.

Enfim, lado a lado com está figura, as lembranças foram sendo contadas a ele dizendo como moleque que ouvia as transmissões emocionantes por rádio dos jogos na Suécia e do Chile. Na verdade esse papo aconteceu em Istambul, onde a delegação alviverde se encontrava e que por coincidência no mesmo hotel que ele. Didi, se instalava no Estreito de Bósforo. Essa conversa iniciou-se depois de um jogo em que enfrentamos Fernerbahçe, jogo esse que aconteceu na cidade de Esmirna/Turquia , com vitória alviverde em 2xo. Como não sabíamos nada do adversário, imaginem, saber algo de times turcos, como Besikas, Galatasaray e o próprio Fernerbahçe (time atual do jogador Alex), onde só fui saber que o técnico adversário era o Didi, isso na hora do toss, bem perto da mesa do representante. Pela primeira vez vi de perto aquela pessoa esguia, andando com certa dificuldade, vindo a saber depois do seu problema de coluna.

Em uma das manhãs , naquela hora do café, já de retorno à cidade de Istambul, esperando pelo próximo compromisso que teríamos contra a Seleção Turca, é então que houve essa conversa, ele valorizando sobremaneira o time Coxa, por sua aplicação tática e a maneira sóbria de jogar. Claro, aproveitando o especial momento perguntei-lhe muitas coisas, como o bom time do Perú que ele tinha montado (Périco Leon,Galhardo, Cubillas), as formações dos elencos da seleção brasileira do Bi Mundial, a bola que trouxe as mãos quando o Brasil tomou o gol da Suécia, e o porque de estar tão distante do seu país.

Me impressionando com sua educação, falando mansamente que não queria se estressar com nada, pudera, jogar o que jogou e ganhar o que ganhou, ensinar os turcos na época a jogar bola só mesmo sendo muito obstinado. O convite para treinar este clube popular na Turquia, foi feito pelo brasileiro, João Havelange, que estava em campanha pela Europa, Asia e Africa, com o empresário Elias Zaccour. Daí que vim descobrir, depois, que o Havelange se dispunha dos times brasileiros para angariar votos necessários para chegar a Fifa, tal fato acontecendo em 1974.

Acredito, até que tenha sido pelo mal momento do time brasileiro que foi desclassificado da Copa América de maneira absurda, que devo ter tido essa lembrança do mestre Didi. Ao deixá-lo, desejando muita saúde, fui surprendido por suas palavras de carinho valorizando minhas qualidades como jogador de meio campo. Agradeci emocionado. Quem diria ter ouvido do extraordinário Didi essas palavras. Meus amigos, acabo de lhes contar uma história vivida há quase 40 anos atrás.

Até a próxima.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Futebol é uma benção.

É natural que o torcedor brasileiro não está acostumado a ver certas coisas no futebol, ainda mais, sair de um evento de maneira antecipada. Me reporto a comentários que fiz, anteriormente, de que não existia mais galinha morta no futebol e fosse qualquer mal resultado há 30 anos atrás seria uma coisa impensada. Fico a imaginar essa Copa América que está sendo realizada na Argentina, sem o time da casa e o selecionado brasileiro, com as classificações às semifinais de Perú x Uruguai e Venezuela x Paraguai, uma imprensa incrédula e perdida a desfilar opinião sobre atual momento no futebol sulamericano.

Para evitar uma sequência de críticas ao técnico Mano Menezes, será ele o único errado, a alta cúpula da CBF já colocou a público que o trabalho continua. Diria coerente, afinal, se precipitarem, agora, com uma onda de negativismo perderá o nosso futebol. Números já alcançados quando das perdas em 1993 e 2001, neste mesmo torneio internacional, com os títulos mundiais nos Estados Unidos!1994) e Coréia/Japão(2002), podem dar neste instante uma reseva de tranquilidade. Se for considerada uma derrota de percurso, entendo até que o Mano Menezes deva encarar de maneira totalmente diferente seu procedimento no relacinamento de futuras convocações.

Considerada a melhor partida em que disputou, ontem em La Plata, a equipe brasileira deixou de assinalar um gol contra o Paraguai, por baixo, umas cinco grandes oportunidades com atuação exuberante do goleiro Villar do adversário. Além dos 90 minutos, havendo a prorrogação de mais 30, a coisa foi decidida nas penalidades máximas. Ai veio a coisa inédita, que será comentada nos próximos 50 anos com o Brasil desperdiçando todos os tiros diretos. Que barbaridade.

E essa contratação do técnico Adilson Batista para dirigir o São Paulo, claro, fazendo ninguém entender mais nada. Depois de péssimas passagens pelo Corinthians, Santos e Atlético Paranaense, ganha um presente de Papai Noel antecipado. E o que dizer do atacante Ariel, aquele mesmo do Coritiba que foi ser reserva num time de segunda Divisão da da Espanha,podendo assinar contrato com o Flamengo do técnico Luxemburgo. Para o mundo que eu quero descer. Sem exagerar é para se dizer que o futebol é uma benção.

Depois do jogo entre o Coritiba e Fluminense, ainda nas dependências do Couto Pereira, bati um bom papo com o jornalista e comentarista, Lédio Carmona do Sportv. Logo após, para um carro e dentro dele está o excelente Rafinha, dizendo que a parada de quase 20 dias tirou um pouco da sua condição física. Repiquei, imagine se estivesse bom. A verdade é que a incontestável vitória do Coxa em cima do Fluzão(3×1), deu novo ânimo para se ganhar um jogo fora.

Até a próxima.

sábado, 16 de julho de 2011

Quem tem medalha de ouro?

Os números que o time do Paraná Clube vem acumulando, nesta etapa que pode ser considerada como embrionária, dão mostras do melhor mesmo é acompanhar o raciocínio matemático e se enfiar, constantemente, entre as melhores 4 equipes da Série B. Para evitar qualquer dissabor de uma derrota, no caso do último jogo contra o Asa de Arapicara, a própria galera sabendo da força do elenco em Vila Capanema , se postou como deve ser um torcedor inteligente na vitoria, ontem, em cima do time do Vila Nova de Goiás. Com isso, diria que não tem coisa melhor que estar em paz com a torcida. Fico um adendo no seguinte aspecto em caso da perda de pontos, ou seja, se é para perder que perca fora, pois, ao perder pontos em casa, terá que ganhá-los em campos adversários.

Volta a campo o jogador Rafinha, ele que é a estrela do Coritiba, neste compromisso contra o Fluzão logo mais a noite no Estádio Couto Pereira. Contudo, sem poder contar com Jonas, Leandro Donizetti e Everton Costa, todos contundidos, mesmo assim o técnico Marcelo Oliveira poderá escalar um bom time para cima do time carioca. Ainda que muitos não queiram lembrar o fato da tragédia de 6 de Dezembro de 2009, quando além do alviverde cair par a segundona uma batalha campal aconteceu no gramado, esta é a 1ª vez que voltam a atuar numa espécie de uma distante revanche. Nada como um dia após o outro, pois, agora os dois estão jogando na Série A do Brasileirão/2011. Tudo é fruto de uma época.

Muita bronca de diversos profissionais da imprensa brasileira, ontem em Campaña, quando da coletiva com os integrantes da comissão técnica do time canarinho. A verdade é que por nada o repórter, Wellington Campos, contratado pela Rádio Itatiaia no serviço de correspondente já alguns anos e que também atende a outros veículos, achou de valorizar a CBF e os organizadores do evento Copa América, se aproveitando de uma coletiva. Claro, que esse repórter, conhecido por aqueles que viajam no acompanhamento da Seleção, tem muito privilégio com a comunicação da CBF (leia-se Rodrigo Paiva), à serviço do Ricardo Teixeira. Como o canal ESPN BRASIL, não tem nenhum contato amistoso com a alta direção da Confederação, aproveitou-se um dos seus integrantes para arrebentar em críticas tal profissional.

Quem apareceu também por lá, com cabelo todo pintado foi o ex-Coordenador de Futebol do Coritiba, Jamelli. Recordam. O mesmo que ajudou a derrocada aliviverde se encaminhar à 2ª Divisão, com aquelas contratações absurdas aceitas pelo “atual” Presidente Jair Cirino e sua diretoria. Esse mesmo rapaz, a pedido do Dorival Júnior foi para o Santos, e assim como o técnico também foi mandado embora. Coisas do passado que continuam refletindo e muito no déficit financeiro do clube.

Nunca em tempo algum, tivemos um Governador do Estado do Paraná, que olhasse com carinho o esporte em geral da terra. Como é a cultura dos políticos onde o esporte e lazer não dão votos, estranhei quando lançaram dias atrás um Movimento Pró-Olímpico na busca de atrair jovens atletas. Fico pensando que será um fogo de palha. Afirmo, até porque tenho um filho, Cleber Hidalgo, que é medalhista de ouro na Olimpíada de Pequim e nunca foi convidado para colaborar com sua experiência. Deixo no ar a pergunta ” Quantos medalhistas de ouro tem o Estado do Paraná” ?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Questão de reflexão.

A tônica de crescimento da Seleção Brasileira de Futebol, quando em disputa de torneios importantes, é a permanência constante do grupo em treinamentos e concentrações. É um processo histórico onde o time vai se desenvolvendo a cada partida, pois, acima de tudo, entendemos que a qualidade na formação técnica do jogador brasileira é inerente neste fator. Nesta Copa América na Argentina, não fugimos deste limite de aceitação com os empates frente ao time da Venezuela e depois com o Paraguai. Se os senhores notaram, as coisas melhoraram na última partida contra o Equador, onde o time desenvolveu um melhor futebol. Acontece, que mesmo assim, este grupo formado pelo técnico Mano Menezes ainda não deu o aspecto positivo para um crédito final. Portanto, amanhã em La Plata, teremos a frente mais uma vez o Paraguai, com o significado que se voltar a jogar mal poderá retornar com antecedência.

Submeter a uma situação desfavorável nesta etapa de sua vida esportiva, lá vai o Atlético para mais uma contenda neste Campeonato Brasileiro, com a necessidade extrema de começar a ganhar seus próximos jogos. O jogo de amanhã no Estádio São Januário contra o Vasco da Gama reflete este atual momento onde seus jogadores precisarão impor alma e dedicação para cima do adversário. O Furacão precisa dar a volta por cima.

Volta a equipe do Tricolor da Vila a jogar em casa nesta 6ª feira contra a boa equipe do Vila Nova de Goiás. Na verdade este time melhorou bastante com a chegada do técnico Hélio dos Anjos, profissional muito conhecido dos goianos, que buscará pelo menos um empate e seguir ao lado do Paraná Clube. Quanto ao time do Coritiba, dizer da possibilidade de enfrentar o Fluminense em seu estádio como favorito, sem antes deixar de esquecer que depois do problema em Dezembro de 2009, seja esta a primeira vez que voltam a se enfrentar.

Aceitando a um convite, ontem, da produção do Programa Show de Bola da Rede Massa, esteve o atacante Leonardo do Coxa. Bem falante, falou da tristeza do grupo com perda do título da Copa do Brasil, e que agora as coisas começam a tomar corpo novamente. Disse ainda que o maior desejo dos jogadores do clube é buscar com toda dedicação, por outro caminho é claro, chegar a Libertadores de América. Ganhando em casa, meio caminho está garantido, afinal, a equipe precisará de 4 pontos fora de casa para se equilibrar na tábua de classficação.

Mesmo com a passeata da torcida atleticana, pedindo a saida do mandatário Marcos Malucelli, este continua entocado sem fazer nenhum pronunciamento, acreditando que tudo possa melhorar. O difícil é que somente seu diretor, Gláucio Geara, sobrou para o diálogo. É só uma questão de reflexão.

Até a próxima.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pés no chão com o Brasil.

Será que dá para acreditar na equipe brasileira do técnico Mano Menezes? Tenho minhas dúvidas, e não é por acaso, pois senti de muitos integrantes da imprensa esportiva, que a cada gol do adversário (Equador) na noite de ontem em Córdoba, o desespero de estar voltando para casa antes do tempo era visível, pois, era um tal de falar em que chave ficaria o Brasil que até largaram o jogo. Só isso bastaria para colocar dúvidas. Mas, como tenho muitos anos de estrada no acompanhamento dos vários técnicos e selecionados escolhidos, não vou fincar meus pés pela sequência de vitórias do time brasileira. É vísivel sua falta de equilibrio.

Escrevo com antecedência, não é uma questão de apostar, pois, mesmo com a vitória de 4×2 contra a equipe equatoriana, o time deixou a desejar. Diria que a força que alguns jogadores fizeram para chegar a este resultado foi louvável , interpreto dessa maneira, mais dizer que o meio campo com Lucas Leiva, Ramires e Ganso, serão maravilhosos a frente é muito coisa.

Na questão de leitura de jogo até a equipe da Venezuela está jogando bem, afinal, estar perdendo para o Paraguai por 3×1 e buscar o empate , não é de se jogar fora. E olha que o próximo adversário do Brasil será o Paraguai, motivado por entender que a equipe brasileira não é esse portento. Outras seleções, como Chile e Colombia, também estão jogando muito bem. Claro que os adversários nesta Copa América estão comentando as falhas do goleiro Júlio César, lentida da meia cancha, sobrando um pouco mais a frente com Pato e Neymar. Pouca coisa. Ainda bem que o Maicon resolveu o problema, ontem, jogando de forma brilhante pela lateral do campo.

Como havia dito na matéria de onem, a passeata da torcida do Atlético aconteceu, sainda da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita. Sem nenhuma demonstração de vandalismo, a coisa foi bem tranquila, só que o clamor foi muito forte para a saída do atual Presidente Marcos Malucelli. Reafirmo que Malucelli só sairá se quiser, pois, não será por maus resultados esportivos que lhe sobrará um impeachament. Na verdade querem que saia logo. Será pela motivação na construção do Estádio Arena?

De repente vem o comunicado que o jogador Davi não está mais na pretensão do Coritiba, isso é claro, após o Campeonato Brasileiro quando findará seu conttrato com o clube. Soa de forma esquisíta, afinal, esse jogador foi um dos melhores no 1º semestre. Entendemos que houve, sim, uma baixa técnica nos seus últimos jogos e por isso a diretoria alviverde não quer fazer um investimento na compra do seu atestado liberatório. A lembrança vem do tempo em que o Marcelinho Paraíba enganou a todos. Sobrou para o Davi Só diria que o comportamento pessoal do Paraíba não chega aos pés do Davi. Coisas do futebol.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Passeata.

Poderá existir no dia de hoje uma passeata de torcedores atleticanos, começará pela Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, manifestação esta para saída do atual mandatário, Marcos Malucelli, do comando do Furacão. Estava mais na cara do que o próprio nariz que a situação chegaria a tanto, afinal, com os muitos erros na condução do futebol do clube, não poderia a torcida aguentar mais esse despróposito A verdade é que quando não acontecem as vitórias em campo, é fatal que a situação vá se agravando trazendo muitos obstáculos a quem dirige, por mais que se tente encontrar argumentos. Agora, é bom registrar, que não existe em nenhum estatuto de clube, que a retirada de um presidente, a não ser por renúnica, venha acontecer por maus resultados esportivos. Como acredito que não houve malversação de valores, fica exposta uma situação mais de humildade do atual presidente de encarar esse desejo da torcida.

Muita gente acha que estar presidente de um clube é uma coisa maravilhosa. Ledo engano. O futebol, inquestionavelmente, é uma bola nas costas permanentemente, afinal, o poder se restringe a poucos bons momentos em campo. Tenho mais do que certeza que a familia do Marcos Malucelli deva ter pedido muitas vezes para se retirar desta situação, que vem logicamente atrapalhando sua vida, inclusive, como profissional de advocacia que exerce. Como só depende dele, a constatação é inevitável por mais problemas que terá pela frente. Conheço muitos dirigentes que entraram na intensão de colaboradores e que ao sairem nunca mais passararam pelos portões do clube.

Quando não existe certeza de vitória, ainda mais em se tratando de Seleção Brasileira de Futebol, é sinal que as coisas não andam bem para o técnico Mano Menezes. Por mais que muitos entendam que é muito cedo para exigerem excelentes resultados, a torcida é muita inteligente quando admite que com esse grupo de jogadores o entrosamenteo demorará, dizendo ainda mais, que esta seleção não tendo necessidade de participar da próxima Eliminatórias da Copa, terá que jogar outros bons torneios. Se perder esta parada na Argentina o que terá pela frente será a Copa das Confederações em 2013. Só amistosos contra times sem qualidade é que o se pode dizer de um engana trouxa.

Comentários da semana em nossa capital dando conta que as equipes do Coritiba, Paraná e Atlético devam retomar as vitórias. Descobriram a pólvora. Coisas rotineiras como o Madson batendo mais vez seu carro ( etá sujeito de “azar”) , o técnico Fonseca do Tricolor explicando o inexplicável vendo seu time tomar de 4 em Arapiraca, o Renato Gaúcho dizendo que o time vai melhorar e o Coritiba as voltas com contusões e saídas de alguns jogadores. Semana para baixo.

Com 70 anos de idade, lá vai o interminável técnico Antonio Lopes para mais uma aventura esportiva, agora, contratado pelo América de Minas. Será que estão faltando técnicos de futebol no Brasil. Deixa para lá.

Até a próxima.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Messi mostrou sua qualidade.

Se fizermos a leitura do jogo lá do Olímpico, podem ter certeza que o Coritiba, técnicamente, foi melhor do que o time do Gremio. Assim como o técnico Abel do Fluzão, depois de perder para o Flamengo dizendo que a vitória do adversário tinha sido uma mentira, fico no mesmo diapasão. Claro, tem aqueles que só comentam resultados, não é o meu caso, afinal foi o goleiro Marcelo Goi que pegou tudo. Como era de se esperar, os alas, Gabriel e Neuton, iriam afundar o time alviverde pelos lados. Não foi isso que aconteceu, pois, Theco mais aberto esperando pelo Neuton e Everton Costa olhando para o Gabriel , dificultaram qualquer tipo de cruzamento para o André Lima. Em compensação por 3 vezes, uma inclusive com o Marcus Aurélio, que escancarado na frente do goleiro disperdiçou por falta de um melhor condicionamento físico.

Este final de semana, esportivamente falando, nao foi legal com resultados não alcançados nos eventos em que o desporto brasileiro participou, inclusive, com o voley campeoníssimo que é praticado no comando do brilhante Bernardinho. Sim foi lá na Polônia, perdendo no Tie Brack, ficando com o vice mundial dessa vez. No futebol masculino aquela coisa que não anda, só empatando nesta Copa América, e no feminino no ocaso do jogo as meninas tomaram um gol de empate e na disputa de penalidades máximas deixaram de ir a final. Na Fórmula 1 a situação não é boa com Barrichello e Massa, deixando para o fim as derrotas do Coritiba, Paraná Clube e o empate do Atlético.

Finalmente o torcedor argentino pode vibrar com sua seleção ao ganhar, na cidade de Córdoba do time da Costa Rica (3×0), com direito ao bom futebol do astro Messi, que acabou encantando a galera. É bom frisar que o time costariquenho veio, assim como o México, com seus times de base. Com isso fica-se no aguardo da equipe brasileira se recuperar com bom futebol, pois, com apenas um empate estará seguindo nesta Copa América. Quem vem deixando boa impressão tem sido o time da Colombia, muito bem preparada às Eliminatórias da Copa do Mundo, que será disputada no Brasil em 2014.

O Departamento Médico do Coritiba vem a público, deveria ter feito isso já algum tempo, preocupado com as lesões dos jogadores pela estafa dos muitos jogos disputados neste 1º semestre. Nas críticas aos preparadores físicos fica a obsevação aos profissionais da área pelo excesso de trabalho em treinamentos, viagens e jogos. Com a certeza de ter um bom elenco, nivelado pela regularidade dos atuais jogadores, o técnico Marcelo Oliveira vai tocando o barco, afinal, ficou sem Leandro Donizete, Rafinha, William, Everton Costa para os próximos compromissos.

O zagueiro Lúcio, na condição de experiente capitão do selecionado brasileiro, acabou dando uma entrevista que mexeu com o ambiente na concentração da equipe do técnico Mano Menezes. A surpresa foi que com 11 anos atuando como titular absoluto do selecionado, Lúcio que nunca se pronunciou desta maneira ao público, dizendo uma verdade do valor maior que é o símbolo à frente da camisa penta campeão do Mundo.

Até a próxima.

domingo, 10 de julho de 2011

Caiu do céu o gol do Fred.

Por não ter a devida paciência, falo dos diretores de futebol que trafegam em clube profissionais, a cada dia aqueles mais interessados em pesquisar as ações dessas pessoas, notam que entravam qualquer objeto de segurança. Não é um fato isolado não, minha gente, ao assistir aos jogos constantemente chegarão ao curso desta análise. Acompanhando a partida de ontem do São Paulo F.C que venceu ao time do Cruzeiro (2×1), que obtivera um ínicio maravilhoso neste Brasileirão com 5 vitórias seguidas, fica-se a perguntar o porque da não continuidade do Carpegiani. Vão dizer que com o fracasso nos jogos contra o Corinthians, Botafogo e Flamengo, não havia mais ambiente para o preparador técnico é brincar com a sorte. Fizeram uma tempestade em copo d´agua e, agora, com o resultado em cima do Cruzeiro está, simplesmente, em segundo lugar. Ao invés de fortalecer o profissional no comando terão que buscar um outro que está difícil de achar no mercado. A verdade é que gastam mais do que o devido em rescisões.

Tem casos e casos. No Atlético Paranaense os técnicos contratados não deram conta do recado. Como nenhum deles conseguiu estabilizar o time em campo, Antonio Lopes, Sergio Soares, Geninho, Adilson Batista e Leandro Niehuls, o argumento da falta de vitórias fez com que a atual diretoria contratasse mais um, Renato Gaúcho, que fez sua estréia ontem no empate (0×0) contra o Avaí jogando em casa.

Salvo pelo gongo com um gol do atacante Fred no apaguar das luzes, a verdade é que equipe brasileira continua jogando mal na Argentina nesta Copa América. A sensação que tenho é que o técnico Mano Menezes começa a sentir o desgaste natural de um profissional da sua área quando as vitórias não acontecem. O adversário lá em Córdoba foi o Paraguai que mostrou um bom futebol coletivo. Os 2×2 foi para o selecionado brasileiro acabou sendo um resultado que caiu do céu, pois, o técnico Mano Menezes colocou o Fred aos 36 minutos do segundo tempo. Muito descontrolado no meio campo, falhas incriveis na zaga, sem as inspirações do Ganso e Neymar, esta é a fotografia do time brasileiro. Agora, na próxima 4ª feira, jogará contra a equipe do Equador, precisando vencer, pois com a vitória da Venezuela no jogo de ontem em cima dos equatorianos, se empatar correrá o risco de voltar com antecêdencia.

Jogando na cidade de Arapiraca nas Alagoas, o Paraná Clube perdeu para o time do Asa que continua invicto jogando em casa. O resultado de 4×2, espelha bem as dificuldades que teve o time do técnico Roberto Fonseca, com a falta de qualidade do atacante Giancarlo que desperdiçou um penalti e a expulsão do zagueiro Cris. Como venho afirmando, o grande trunfo do time paranista é continuar ganhando em casa, pois, é em Vila Capanema que não pode tropeçar.

Deu para notar o desespero do pessoal da imprensa brasileira quando o jogo caminhava para o final e o placar continuava favorável ao time paraguaio. Com o alto investimento nessas coberturas, voltar com antecedência é um prejuízo na certa, afinal, tudo se concentra com a sequência do selecionado no evento. Alguns até contas faziam. Que beleza?

Até´a próxima.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vitória valorizada.

Antes de mais nada, até para valorizar a vitória alviverde ontem no Estádio Couto Pereira, deixou o time do Figueirense uma excelente impressão. Resultado de 3×0 a favor do Coritiba, não espelha a dificuldade que teve o time do técnico, Marcelo Oliveira, pois, até os 30 minutos do segundo tempo o resultado estava em 0×0. Numa bola alçada na área do goleiro Wilson é que saiu o gol. Foi do zaguerio Emerson, que de cabeça colocou a bola no ângulo. Os dois outros gols aconteceram já na prorrogação, um maravilhoso do Léo Gago de sem pulo e do Aquino que se aproveitou do rebote da zaga. Para isso teve o técnico do Coritiba a lúcidez de mudar algumas peças ao longo do jogo. Tirou, primeiramente, o meia Tcheco, que realizou uma boa partida, entrando em seu lugar o novato Gil. Agora o que agitou mesmo foram as entradas do Bill e Anderson Aquino, pois, deixaram em polvorosa a zaga catarinense.

Um dos personagens da partida foi na verdade o árbitro carioca Péricles, muito criticado pelo imprensa e torcida presente com o critério que adotou no jogo. Pois bem. Saindo do Couto Pereira, fui jantar com os amigos Roberto Caetano e Célio Silva, no famoso Restaurante Palácio da André de Barros. Por coincidência ao chegar fui apresentado ao “juiz” do jogo. Claro que procurei fugir de qualquer análise da partida ao comentar outros aspectos da arbitragem brasileira. Bem jovem e falante no final fiquei sabendo que é formado em Odontológia.

Cercado de muitas dúvidas, chegou à cidade o novo técnico do Atlético, tratá-se do Renato Gaúcho, aplicando de cara um discurso correto para o momento do clube. Como disse na coletiva, pior que está não fica, terá naturalmente que promover posição de solidariedade aos jogadores que últimamente vivem um tempo arrasado. Cmo ninguém tem varinha mágina, a situação terá que ir sendo resolvido por etapas, como exemplo na noite de amanhã na possibilidade de conseguir um bom resultado frente ao time do Avaí que também anda muito mal na competição.

Com a vitória da Costa Rica em cima da Bolívia (2×0), quem diria por usar uma molecada, deixa com isso o problema para o time da Argentina que terá que vencer seu próximo compromisso nesta Copa América, já que a Colombia mostrou sua boa condição coletiva. As Seleções do Uruguai e Brasil não podem dormir no ponto. A verdade é que a equipe brasileira precisará emoldurar com suas cores esse nosso país varonil. Desculpe, de repente aparecem essas coisas na cabeça.

Ontem, estando no Couto Pereira, recebi algumas visitas na cabine da Rádio 91 Fm, principalmente de torcedores do Coritiba. Um deles, conselheiro já algum tempo, aborrecido com o Presidente do Conselho Deliberativo, Omar Akel, por não dar atenção ao dispositivo que abrange a entrada de mais 20 pessoas ao Conselho Vitalício do Clube. O Estatuto do Clube dá essa segurança, afinal, porque esperar por Dezembro? O certo é colocar em ação o que está escrito no Novo Estatuto.

Até a próxima.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

E a galinha morta?

De forma incrível o atacante colombiano, Dario Moreno, perdeu aos 26′ de jogo a grande chance de despachar a equipe argentina da Copa América , ontem , em Santa Fé/Argentina. Na verdade não tinha ninguém, nem mesmo o goleiro Romero, chutando a bola para fora. Com a mesma impressão anterior, dizendo que não tem mais galinha morta na bola, mais uma vez vimos que não se ganha mais no blá-blá-blá. Dizer que a Argentina jogou mal não é verdade, afinal, o outro time é que jogou muito, nos deixando a impressão que poderá ir mais longe. Em toda caso, agora dependerá do time bolíviano ganhar da Costa Rica e brigar no saldo de gols com time platino.Imaginem só o favorito sair da tabela de jogos.

A mesma coisa deve-se dizer da equipe do técnico Mano Menezes se não ganhar o jogo de sábado contra o Paraguai em Córdoba. As marcações firmes dessas equipes tidas como menores no plano técnico individual, preenchendo a meia cancha com mais jogadores, tem sido o álibi perfeito em diminuir espaços para os que são considerados os mais talentosos. Aconteceu com o Messi e poderá acontecer com Neymar, se não houver uma interferência do técncio em não querer afogar o adversário, perdendo com isso o metro quadrado necessário para quem tem mais qualidade. Então, para não mudar alguns jogadores, é fixar a meia cancha dando mais liberdade para os jogadores a frente rodarem sem posição estável no gramado.

O drama atleticano é tão grande que não há de momento nenhuma sugestão a oferecer, e com isso vai perdendo as oportunidades de somar pontos, que passa a ser agora o maior objetivo, entendendo que a temporada já está perdida.A degola é tão grande que está faltando o Presidente, Marcos Malucelli, pedir às contar e ir embora, deixando para quem ache a melhor solução. A derrota de ontem, aliás mais uma, contra o Internacional dos Pampas(1×0), só aumenta o desespero, pois, matemáticamente terá que ganhar 8 jogos em 11 a serem disputados ainda neste primeiro turno.

A atual diretoria do Coritiba não perdeu a oportunidade de valorizar a grande conquista do clube, quando conseguiu históricamente no futebol brasileiro, a façanha de ter ganho 24 jogos consecutivos. Foram distribuidos a todos que participaram deste fato marcante um diploma de reconhecimento pelo inusitado. Já que o assunto veio à tona, que tal lembrarem do 1º grande título nacional conquistado em 1973 com o Torneio do Povo. As vitórias são do clube e não somente de dirigentes.

Neste balanço que é o futebol, quem poderia dizer que o time do São Paulo, ao sair à frente de todos neste Brasilierão, poderá terminar nesta rodada numa 5ª ou 6ª posição na tabela de classificação. É só o Palmeiras, Botafogo ou mesmo o Figueirense ganharem seus jogos na noite de hoje. Bem, de todos o jogos, parece que o do Figueirense contra o Coritiba no Couto Pereira não será fácil para o time catarinense.

Até a próxima.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mais problemas para Malucelli.

Além desta temperatura baixa que teima em não melhorar, fico a imaginar mais ao sul na cidade de Porto Alegre, local da partida do Atlético neste Brasileirão/2011. O adversário será o Internacional dos Pampas, que tem a frente como técnico o Paulo Roberto Falcão, que por alguns momentos esteve por acertar com o Furacão. A verdade é que pela atual situação do Atlético, deve estar pensando o Falcão, que fez o certo de não ter vindo, até pelo mal momento que vive este clube em campo. Mesmo que tenha também vivenciado alguma discórdia com a imprensa gaúcha, o ídolo da história do Colorado, passou a ser mais respeitado com seus últimos resultados. Seria até muita coincidência encontrar-se na beira do campo com o técnico Renato Gaúcho que até bem pouco foi seu adeversário nas brigas dos Grenais. Como todos sabem, Renato que foi contratado há alguns dias pelo Atlético, entendeu que não deveria estrear neste jogo pelas circunstâncias.

Acompanhando a Série B, afinal, o Paraná Clube que anda em bom momento neste certame, tenho notado muita fragilidade em muitas equipes participantes. Fica muito fácil evidenciar , pois, as saídas constantes de técnicos tem sido uma grandeza. O jogo em que o time do Criciuma ganhou do Goiás(2×0), demonstrou bem o que estamos escrevendo. Ontem, durante o jogo a imprensa já especulava que o técnico Marcio Goiano estava saindo do São Caetano para dirigir o time do Brasil Central. Em decorrência, o time de São Caetano do Sul foi na busca do técnico Vadão, afastado do meio já algum tempo. Isso sem falar das outras equipes. E o planejamento?

Interessado pelas notícias que vem da Argentina, quanto algumas mexidas da equipe brasileira que atuará neste sábado em Córdoba, o técnico Mano Menezes está pretendendo consevar a mesma equipe, somente mudando a concepção de jogar. Quer dizer que Robinho continuará na equipe, mesmo que tenha reclamado de suas substituições, fato esse que a imprensa nacional vem especulando o caso. Agora, partindo para a concepção de jogar, não é fechando os espaços dos alas, André Santos e Daniel Alves, ficando Neymar e Robinho pelas pontas, é que a situação melhorará ainda mais esperando pela forma defensiva que o Paraguai venha adotar. Se fizer isso, mais uma vez o Pato vai ficar espremido.

Acompanhando o programa Bem Amigos, o convidado foi o técnico, Muricy Ramalho, que sobrou na conversa explicando, principalmente, as performances baixas do Ganso e Neymar neste jogo contra a Venezuela. É o que discorremos acima. Disse Muricy que esses dois jogadores do Santos, tem que ter espaços para jogar, saindo dos seus setores para conflitar as marcações individuais do time adversário. Com toda razão, está o Ramalho, mas pelo seu temperamento não quis escalar o Elano por força da sua ética.

A fase do Atlético é mesmo atrapalhada, meus amigos, com mais essa notícia das saídas de grandes colaboradores, Enio Fornea e Yara Eisenback, alegando assuntos profissionais. Acredito que a gota d´agua foi esta contratação do técnico Renato Gaúcho, não tanto por sua capacidade e sim pela alta soma a pagá-lo. Mas um problema na gestão do Presidente Marcos Malucelli. Onde vai para isso ?

Até a próxima.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Time foi o de 1958.

Em tempos de Seleção Brasileira de Futebol, já disse que carrego maravilhosas lembranças com aquela equipe formada em 1958, para uma disputa de Copa do Mundo. Com todo carinho, sabendo repeitar as de 1970 e 1982 que também maravilharam a nos brasileiros, foi na verdade com aquela meia cancha formada de Zito e Didi, que chegamos também ao Bi-Mundial no Chile. Me posicionando de forma antecipada, afirmo que neste espaço de terreno importante onde tudo se converge, tanto para a defesa como para o ataque, ao ver este atual meio campo brasileiro sem harmonia nesta Copa América, dificilmente agradarará a gregos e troianos. Para os amigos, posso estar sendo muito exigente, mas sou do tempo que a organização de um time de futebol, rigorosamente, passava pela meia cancha com a combinação exata até nos olhares. Exemplos como Dudu e Ademir da Guia, Piazza e Dirceu Lopes, Gonçalves e Bazaninho, Pampolini e Gerson, Tião Macalé e Américo Murolo, Zito e Mengálvio, Dino Sani e Rivelino, Falcão e Carpegiani, Jadir e Gaspar e por aí afora. Aproveito para fazer referências a companheiros com quem aprendi jogar alí na “meiúca”, os antigos vão se recordar de um Luizinho (Pequeno Polegar), Rafael Chicarella, Jair Francisco, Abib, Lopes, Joaquinzinho, Bidon, Negreiros. Esses jogaram muito.

A diretoria do Atlético Paranaense contratou Renato Gaúcho, recém técnico do Gremio dos Pampas, para ver se melhoram as coisas no campo, pois, até agora tem sido pífia sua presença neste Campeonato Brasileiro/2011 onde realizou 7 jogos conquistando apenas 1 ponto. Vai valer esta aposta ? Quem faz essa indagação é a própria torcida do Furacão, pois, na verdade qualquer que seja uma manifestação de crítica ou aprovação diria ser precipitada.

Pelos resultados dos jogos até aqui dentro da Copa América, não consegui ver algum time qualificado para o título, afinal, nem Brasil, Argentina e Uruguai, que teoricamene são os mais fortes, não jogaram bem estas suas primeiras partidas. Contudo, ao deixaram para a próxima partida o melhor resultado, todo cuidado será pouco, pois, se tropeçarem o prejuízo de avaliação será complicado na aceitação dos seus torcedores. As seleções colombianas e chilenas levaram vantagem contra os adversários, Costa Rica e México, pois, essas vieram com elencos com formação na base.

Notícias provenientes do Coritiba dão conta d assédio de clubes interessados em jogadores do atual elenco. Um deles é o lateral, Jonas, que está sendo pretendido pelo Santos, hava vista que o time peixiero poderá estar perdendo o Jonatas para o futebo europeu. Mais dúvidas existem quanto a outros jogadores que ainda não jogaram 7 jogos, nos casos do Rafinha, Davi, Aquino e Leandro Donizete. Se fala também do Coordenador de Futebol, Felipe Ximenes, que estaria no interesse do Gremio.

Quem deitou falação em cima da Fifa foi o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, afirmando que esta entidade não tem moral de fazer exigência ao Governo Federal, quanto as obras dos estádios para a Copa do Mundo/2014. A verdade é que a Fifa deveria saber como as coisas funcionam aqui em nosso país.

Até a próxima.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Atuação preocupante do Brasil.

Claro que nenhum torcedor gostou da produção da equipe brasileira neste empate contra a Venezuela(0×0) em La Plata. Motivos? Poderia dizer alguns, mas a verdade é que não tem mais galinha morta na bola. Pensar num resultado desses em outros tempos, desabaria o mundo, com direito a saída de técnico. Só para não passar batido, foi num empate no Estádio El Campin da cidade de Bogotá, jogo valendo Eliminatórias da Copa de 1977 , que o técnico Osvaldo Brandão caiu da direção técnica.

A imprensa e o torcedor argentino, acredito, ficarão mais calmos depois do absurdo de não terem entendido o empate(1×1) com a equipe boliviana, pois, com este resultado da Seleção Brasileira do técnico Mano Menezes, vão imaginar também na mesma balança, que as críticas serão fortes nesta conduta brasileira, ainda mais com a demora do próximo compromisso que será no próximo sábado em Córdoba contra o Paraguai. Para mim, o time brasileiro não passou no vestibular, e olha mesmo que contasse com vários atacantes neste jogo, não foi capaz de fazer pelo menos um gol. O técnico, Mano Menezes, agora terá que ouvir tanta coisa, mesmo que não goste, porque terá que resolver um punhado de dúvidas.

Estou bem a vontade, aliás é só lembrarem de algumas colunas atrás, quando escrevi que a tarefa do técnico Mano Menezes não seria tão fácil como ele poderia estar pensando , pois, algumas peças convocadas não lhe darão alegrias lá bem a frente. Terminar a partida com esse meio campo de Lucas Leiva e Ramires, a lentidão de um Fred na frente, de um lateral esquerdo que não chega no fundo (André Santos), diria mesmo sendo uma Venezuela, vi uma equipe toda embananada. Por conhecer bem nossa cultura esportiva, uma semana toda só treinando, a conversa será no pé do ouvido. Posso adiantar que a polêmica de quem deva joga no proximo jogo será a pauta dos comentaristas.

Também houve empate(0×0) entre o Paraguai e o Equador, seleções essas que fazem parte do Grupo do Brasil e Venezuela. Com isso passa ser de suma importância a equipe brasileira ganhar o compromisso contra o Paraguai, pois, poderá ficar numa situação dramática, tomando por base que o time paraguaio tem mais time do que a Venezuela. Na verdade esse começo de Copa América não está agradando, afinal, tivemos poucos gols.

Nesse momento faço uma lembrança de que essas equipes que estão jogando esta Copa América, tem na medida certa uma análise de aproveitamento com a próxima disputa das Eliminatórias da Copa que acontecerá no Brasil. Com toda certeza as comissões técnicas das equipes terão como paradigma suas atuações neste evento que está acontecendo na Argentina.

Até aproxima.

domingo, 3 de julho de 2011

Copa América é o destaque.

Alô minha gente, só para não esquecer, é hoje que o time do Mano Menezes entrará em campo para enfrentar o time da Venezuela, pois, será o ínicio da presença do futebol brasileiro em campos argentinos nesta Copa América. Considerando que este jogo seja uma boa oportunidade para mostrar que o time esteja bem escalado, a verdade é que o Mano Menezes sabe que para se ter certeza das coisas, a boa visibilidade em campo da equipe é que lhe dará progresso de simpatia da imprensa. Para os mais afoitos, aqueles que analisam resultado do jogo, qualquer deslize o vislumbre de uma polêmica passa ser claro. Portanto, a idéia que se pode antecipar, é que jogando para cima da Venezuela com 3 atacantes o sucesso já está descrito. Contudo, é de se esperar, também, que o adversário não dará muito espaço a meia cancha brasileira. Amanhã comentaremos aspectos desse jogo.

O Paraná Clube continua dando alegria a sua torcida. Claro, não é para menos com mais uma expressiva vitória, aumentando esse crédito por estar bem endereçado nas 4 melhores equipes classificadas neste Brasileirão/2011 Série B. Enfrentando a equipe do Duque de Caxias, ontem em Vila Capanema, a equipe se tranquilizou com os gols do 1ª tempo chegando ao placar final por 3×1, resultado esse que dá ânimo ao elenco em acreditar no retorno à Serie A. O que parece estar acontecendo é que este elenco deu liga no convencimento esportivo.

Em que pese ter ganho a partida frente ao time do América de Belo Horizonte(1xo), o técnico Muricy do Santos, não está bem a vontade, pois, entende que sua equipe está muito mudada com os desfalques na super valorização do seu elenco. Com jogadores servindo o selecionado nesta Copa América, ainda mais contando com o prejuizo de que alguns estejam contundidos, vai oportunizando o momento colocando jogadores da base. Como disse a imprensa, ontem nos vestiários do Pacaembú, seu maior receio é queimar etapas.

Não foi de estranhar, que vi na missa dominical que é comandado pelo Padre Marcelo Rossi e do Bispo Don Fernando, o técnico Tim do Corinthians Paulista, que ao lado de sua esposa esteve orando, penso que em agradecimento pelo momento que vive em seu trabalho, afinal, está dirigindo um time que está na primeira colocação. Valeu por sua espiritualidade.

Muito mais magro, aliás vem convivendo com essa diabete algum tempo, esteve em nossa cidade o radialista Jorge Kajuru, para fazer uma entrevista com o técnico paranaense Cuca. Isso aconteceu nesta 5ª feira passada nos estúdios da Rede Massa, liberado que foi pelo Ratinho, amigos de outros carnavais. Por não ter tido a oportunidade de abraçá-lo, vai daqui meu carinho ao companheiro com quem trabalhei na mesma rede de emissoras na Copa do Mundo da Itália/1990.

Até a próxima.

sábado, 2 de julho de 2011

Seleção brasileira em campo.

Começou, ontem, no Estádio Único de La Plata a Copa América/2011, na boa aceitação do público presente com a Festa de Abertura, inclusive com horário determinado de forma britanica, 20h29, onde os argentinos trouxeram às novas gerações, alguns fatos interessantes de um torneio que teve seu ínicio em temos idos. Os maiores ganhadores desta Copa Sulamericana são Argentina e Uruguai com 14 conquistas cada, deixando o Brasil mais atrás com apenas 8 títulos. Na verdade nos últimos anos vimos o interesse e crescimento do futebol brasileiro neste torneio com conquistas, como de lembrança as 1989 (Brasil) , 1999 (Paraguai), 2005 (Perú) e 2007 (Venezuela).

A partida que deu o pontapé inicial foi do Grupo A , com o jogo envolvendo as Seleções de Futebol da Argentina e Bolivia, com resultado de empate deixando a imprensa em geral boquiaberta , pois, ninguém poderia imaginar este resultado. Como vi o jogo para ter a certeza das coisas, a impressão que passou a Bolivia é que foi um time determinado em jogar com duas linhas de quatro jogadores ficando na espera da movimentação dos argentinos. Mesmo o Messi, considerado hoje o melhor de todos, teve amplas dificuldades,pois seu espaço no meio do campo estava bastante congestionado. Como o time boliviano saiu a frente do resultado, vimos a luta intensa dos jogadores argentinos até chegarem ao empate num belo gol do Aguero, que entrara minutos antes do 2ª tempo. Meus amigos, a verdade é que acabou a era da galinha morta, com as facilidades que tinham as seleções dos melhores jogadores. Portanto, fiquem atentos, pois só estamos no começo.

Quem antes não gostaria de treinar o Atlético Paranaense, visto como uma das melhores organizações clubísticas do Brasil, tendo um estádio que é considerado como um dos mais modernos e um CT de dar inveja. Contudo, vivendo uma das piores fases dentro de campo, demonstrado pela insegurança nas demissões de 4 técnicos somente neste ano, a verdade é que está difícil de trazer alguém para este posto. É de se perguntar quem está errado neste preciso instante, afinal, o que deveria ser consultado para trabalhar com este atual elenco de repente não será avaliado. E o tempo passa, como diria o saudoso locutor esportivo, Fiori Gigliotti.

Com a vitória da Ponte Preta em cima do Goiás, ontem em Campinas, elevando para 20 pontos ganhos, o time paranista que jogará logo mais a tarde contra a fraca equipe do Duque de Caxias, precisará ganhar para somar mais 3 pontos e continuar no bolo das quatro melhores equipes deste Brasileirão/2011 Série B. Com Cris e Castan na retaguarda, contando com Wellington , Leo e Jeferson mais a frente a possibilidade de vitória será bem mais acentuada. Vamos conferir.

Chegado o momento então da equipe brasileira de futebol entrar em cena. O técnico Mano Menezes, falou ao longo deste período de treinamentos no município de Cardales na Argentina, que em sua visão sua equipe terá que ser ofensiva. Não tenho nenhuma dúvida, que se assim o fizer, o problema dos venezuelas será bem maior. Defender, deve se o cfitério da equipe adversária, afinal, verá pela frente Robinho, Neymar e Pato e Ganso municiando. Torcemos que venha dar certo.

Até a próxima.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Furacão de mal a pior.

Pense, meus amigos, em coisa feia. É o Atlético quando entra em campo para jogar. Eu disse jogar, situação essa que se alonga a cada mes sem encontrar seu desinto. Ontem, mais uma lástima ao perder do time carioca do Fluzão (3×1), sem esboçar nenhuma reação. E o zagueiro Rafael Santos, acostumado a fazer gol contra, desta vez foi diferente em dar assistência ao atacante adversário, Ciro, escancarado para fazer gol. Quando o novo diretor de futebol chegou ao clube, Ibiapina, dizendo que o time atleticano iria disputar o título nacional, pensei com meus botões, coitado desse rapaz que não sabe o que está falando. O drama a cada dia fica maior, afinal, pois, os técnicos consultados não aceitaram a idéia, pois, sabem através de comunicados que a coisa não anda bem. Para ser técnico hoje do Altético terá que ser alguém que esteja buscando um lugar ao sol.

Depois de alguns tropeços, a equipe alviverde voltou a vencer (3×1) o Ceará (seria um freguês de caderno), na noite fria de ontem no Estádio Couto Pereira, contando com um bom público até pelo aspecto da baixa temperatura em quase 12 mil espectadores. Até os primeiros 20 minutos a coisa estava morna, mas mesmo assim a equipe sempre esteve mais compactada.A partir do gol de Leonardo, que deixou no banco o Bill, seguindo o gol do Everton Costa, outra boa peça, a situação ficou a caráter. Diria como comparativo, pois, há dias atrás este mesmo Ceará veio jogar aqui pela Copa do Brasil, a impressão que me passou o time cearense é que veio sem aquela pegada. Outra boa presença foi a do Léo Gago.

Começa hoje a Copa América, evento esse que será realizado na Argentina, com o pontapé inicial do time da casa. Do lado brasileiro que jogará neste domingo contra a Venezuela em La Plata, muito tem se falado a respeito da forma ofensiva que o técnico, Mano Menezes, adotará contando com o Robinho, Pato e Neymar a frente, vindo na assistência o meia Paulo Henrique Ganso. Nas demais posições, o mesmo que já vem atuando desde o ínicio de trabalho desta nova comissão técnica.

A Camara Municipal da Cidade de São Paulo, através de seus vereadores, assinou a liberação de verba para a construção do Estádio Itaquerão de propriedade do Timão. Nã seria de imaginar uma cidade com o porte da paulicéia ficar sem a Copa do Mundo/2014, depois dos embates políticos da CBF (Ricardo Teixiera) com o pessoal do Tricolor da Vila. O que dizer quando não existe entedimento, pois, jogar mais de 400 milhões para uma obra , tendo um Estádio como o Morumbi, que com alguns retoques estaria a proporcionar uma melhor localização.

Deu dó do Galo Mineiro ao perder por 4xo, mesmo que jogando em Sete Lagoas, contra o Internacional do técnico Falcão. Enquanto a galera do colorado vibra, o mesmo não se diz do torcedor do Gremio que não aceitou a saída do Renato Gaúcho, após o empate contra o Avaí. O detalhe é que o diretor de futebol gremista dias atrás fez críticas ao Renato que vinha reclamando por melhores jogadores e deve ter sido o estopim para a crise.

Até a próxima.