segunda-feira, 25 de julho de 2011

O título é do Uruguai.

Está postado na coluna do dia 20 de Julho que seria a Seleção do Uruguai que levaria esta Copa América. A opinião a respeito foi sempre baseado no comprometimento de um trabalho que começou em 2006, onde o técnico Tabarez sem a insurgência de dirigentes e os componentes da imprensa vizinha, buscou de forma intensa a recuperaração do futebol uruguaio com a sua tradicional característica de técnica e garra tão conhecida. Com uma população em torno de 4 milhões de habitantes,sem contar com um território pequeno, o que impressiona é que em todo mundo tem uma figura uruguaia no esporte. Já em Johanesburgo, quando da Copa do Mundo/2010, a Celeste Olímpica dava mostras extraordinárias da paixão dos seus jogadores pelo futebol praticado e a defesa de cada um pela bandeira do seu país. A verdade é que o time uruguaio chegou bem perto das finais. Com sinceridade, gostaria de ver uma maior humildade das pessoas que conduzem o futebol brasileiro, pois, que sirva de lição este título (15º) conquistado pelos uruguaios de Lugano, Suarez e Fórlan.

Já o time paraguaio, que perdeu este jogo final por 3×0, fica também o exemplo que chegar como chegou na base de penalidades máximas, foi muito pouco por adotar uma característica mais defensiva e sempre esperando pelas atuações do seu goleiro Villar. Pelo que vi nesta Copa América, será difícil não termos aqui no Brasil para Mundial de 2014, as Seleções da Argentina, Uruguai, Paraguai e ficaria entre Perú e Venezuela a outra vaga, sempre lembrando que a equipe brasileira como país sede já está integrada no contexto.

No mercado futebolístico nacional e local, a rodada foi bem legal com os resultados de vitória do Paraná Clube em Criciuma(2×1) o empate do Coritiba em Salvador(0×0) e o primeiro grande resultado do Atlético neste Brasileirão/2011, quando ganhou no sábado do Botafogo carioca(2×1). Destaques para o goleiro Zé Carlos e o meia Cambará no Tricolor da Vila, Theco, Léo Gago, Edon Bastos no Verdão é Sebastian “El Morro” no Furacão com dois importantes gols.

A nota desagradável foi o comportamento do meia Marcos Aurélio que deitou falação ao técnico alviverde, Marcelo Oliveira, ao ser substituído no jogo de ontem no Pituaçu contra o time do Bahia. Aliás, a bem da verdade, este jogador deveria ser mais honesto e dizer, o que todos estão vendo , que não está bem fisicamente e técnicamente. A conclusão é que o atacante Anderson Aquino é que está sendo prejudicado. Outra coisa a ser dita é que a meia cancha de marcação hoje é do garoto William e fim de papo. Sem rodeios, o Coritiba quase perde um jogo que foi melhor, pela expulsão do Leandro Donizette, que voltou ao time jogando de forma atabalhoada.

Esperei por mais esta rodada para também enfiar como piores equipes deste certame, o Atlético Mineiro e o Bahia do técnico René Simões, já que anteriormente havia citado o América de Minas, Atlético Goianiense e Ceará, ao lado do “poderoso” time do Avaí. Portanto, é aguardar pelos bons resultados do Furacão para os próximos compromissos.

Até a próxima.

Nenhum comentário: