domingo, 29 de abril de 2012

Neymar o nome do jogo.

Foi impressionante como o jogador Neymar conseguiu ‘destruir” a defesa sãopaulina no jogo, ontem, sintetizando a maneira mais sensata de comentar uma partida de futebol. Esse jogo contra o São Paulo, em pleno Morumbi, foi a prova correta da diferença de qualidade individual que um jogador de futebol pode apresentar. Com apenas 20 anos, Neymar, vai conquistando a cada dia o espaço no coração do torcedor brasileiro, pois está ali o que se pode dizer, o exemplo do verdadeiro conceito e maneira prática de se jogar futebol. Não há mais dúvida que em campo sempre fará a diferença contra seus adversários, afinal, exercendo essa condição inata é esperar que nunca venha ter uma contusão. Simplesmente fez os 3 gols da vitória santista contra o Tricolor do Morumbi. Querem mais? Bem, é só esperar pelo próximo compromisso.

Nos jogos tradicionais em suas praças esportivas, diria os clássicos, se deram bem com os resultados as equipes do Internacional, Botafogo, Goiás, Guarani, Santos, Bahia e Vitória. Como esta semana o calendário marca rodada para a Copa do Brasil, será no próximo final de semna é que teremos as primeiras partidas das decisões. Aqui o mais comentado será o ATLETIBA.

Falando em Copa do Brasil, o Atlético recepcionará o Cruzeiro, time este que perdeu ontem para o América de Minas, ficando fora da competição estadual nas Minas Gerais. O galo Mineiro que venceu o time do Tupi tem tudo para levar o caneco. Em se tratando de Libertadores de América, o Santos terá a chance de ganhar do Bolivar, pois, foi muito prejudicado pela indisciplina que tomou conta dos jogadores e dos torcedores. A gana é grande na retribuição.

Nesta última rodada do paranaense, não teve nem graça, pois, mesmo jogando com times reservas, a dupla ATLETIBA ganhou e bem do Paranavaí e Roma de Apucarana. Na verdade este campeonato estadual paranaense foi um dos piores, técnicamente dizendo, trazendo muitos prejuízos aos clubes com a consequência de que o Irati, debilitado financeiramente está saindo do cenário, o Roma sem nenhuma graça neste certame e o Corinthians Paranaense que mudará novamente de nome. Virá o fabuloso time do Jotinha. É mole!

Com aquela simplicidade de um entusiasta do futebol, notei a alegria do técnico Osvaldo Alvarez, o popular Vadão, em chegar a mais uma final de campeonato. Anteriormente, desclassificando a equipe do Palmeiras, foi a frente no certame tendo pela frente no clássico da cidade de Campinas, a Ponte Preta, vencendo por 3 x 1. Agora que venha o Santos.

Seja Feliz.

sábado, 28 de abril de 2012

Considerações ao Dr. Youseff.

Um assunto que passou despercebido para muitos, e que agora veio a público, diz quanto a saida do brilhante Dr. William Youseff, do Departamento Médico do Coritiba. Como posso falar de cadeira, tendo a oportunidade de conhecê-lo quando estive Coordenador de Futebol do Verdão, em 2006, sempre o considerei e respeitei por sua qualidade de médico ortopedista e pessoa de clareza de fatos . Por outro lado, sempre soube que Youseff nunca teve uma boa sintonia com o Chefe do Departamento, Dr. Lúcio Erlund. Seria por antipatia? Diria não por ele, é bom que se diga, mas desgastá-lo a ponto de o colocarem para atendimento no Departamento de Base do Clube, depois de alguns anos cansou sua beleza.

Motivos, sim, podem ter acontecidos, mas um com certeza é que o Dr. William Youseff , o preferido do Dr. Runco, homem de estreita confiança da CBF no Departamento Médico Geral de Seleções, sempre o escalava para prestar serviços nos diversos compromissos internacionais. Recordo, em muitas ocasiões, a seu pedido o liberava para desempenhar suas funções à CBF, pois, entendia que tanto para ele profissional como para o clube, as coisas se encaixavam pela aproximação à entidade. Sem nunca ser político, muito mais polido, viu chegar sua hora em deixar o clube depois de 11 anos emprestando seus serviços. Agora, convenhamos, alguma coisa o aborreceu, não é verdade Felipe Ximenes.

Nesta última rodada do Campeonato Paranaense, as comissões técnicas do Coritiba e Atlético, farão um aproveitamento de jogadores que não participaram ativamente como titulares . Servirá, sim, a um descanso geral na busca de recuperarem suas forças para a disputa final do certame estadual, já que a cabeça estará nesta semana muito mais voltada para a Copa do Brasil. O próprio Atlético receberá o Cruzeiro, como 1ª partida, assim como Paraná Clube indo a paulicéia para cumprir seu jogo contra o Palmeiras. Da mesma maneira o Coritiba, que venceu bem seu compromisso contra o Paysandu, írá a Belém confirmar sua chegada às 4ª de final deste torneio.

Volta ao cenário da polêmica o Presidente do Furacão, Mário Celso Petráglia, a postar em seu twitter com aquele tom enérgico, que espera da CBF a orientação de onde seu time jogará no Campeonato Brasileiro/B, além é claro, do valor a ser estabelecido para o empréstimo . Pelo visto, Petráglia, tem a nítida certeza que esta bomba a entidade maior é que resolverá. Será?

E os estádios brasileiros que sediarão a Copa das Confederações? Boa pergunta, voces não acham! Dentro de 1 ano teremos esta competição e pelo jeito todos estão a meia bomba. A verdade é que a dúvida do povo brasileiro persiste. Enquanto isso, no lado esportivo, teremos nos próximos compromissos, mesmo que amistosos, uma pressão enorme quanto a sequência dos trabalhos do atual técnico Mano Menezes. Incrível, que é tanta, que precisará de bons resultados para se manter tranquilidade. Não sei como, pois, já estão escalando o Pep Guardiola. É mole.

Seja Feliz.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Coritiba adianta o serviço.

O time do Coritiba levou a risca seu mando de jogo ao vencer o Paysandu que chegou bastante motivado a nossa cidade. A vitória de 4×1 em cima do Papão da Curuçu dará ampla tranquilidade no jogo de retorno que acontecerá em breve na cidade de Belém. O alviverde já vencia no 1º tempo o jogo por 3×0 e só após tomar um gol, numa reação natural do time adversário, facabou fechando o resultado. Quem chamou atenção foi um garoto, Rafael Santos, que saíu da base, em poucos minutos conseguiu em velocidade dois penaltis a favor, sendo um desperdiçado(Roberto) e outro convertido pelo Theco. Com este resultado o Coritiba adianta uma situação favorável para chegar às 4ª de final desta Copa do Brasil.

Depois de muitos anos a notícia da saída do excelente locutor esportivo, José Carlos Araújo, da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Descrevendo um pouco de sua carreira, aproveito esta oportunidade até por que estive próximo em anos passados, a verdade é que o “Garotinho”, a uns 4 anos atrás poderia ter ido a Transamérica. Por outro lado, sem perda de tempo, a direção da Globo tira da Rádio Tupi outro grande personagem da locução esportiva, Luis Penido. Tanto um como o outro, que estiveram praticando na escola do mestre, Waldir Amaral, vão sacudir suas qualidades num enfrentamento de novos entusiasmos.

Descrevendo um pouco mais desta história, foi em 1977 em Cali na Colombia, por coincidência fiquei instalado no mesmo hotel , iniciei uma boa convivência com a equipe da Rádio Nacional, que agregava uma equipe de esportes espetacular, contando com José Carlos, Luis Mendes, Deni Menezes e Washington Rodrigues. A partir da Copa da Argentina (78) foi então que o “Garotinho” retornou a Rádio Globo permanecendo até os dias de hoje. Luis Penido, que agora volta, também participou por algum tempo na emissora global, retornando depois de 14 anos de Rádio Tupi. Podem ter certeza que o barulho vai ser grande.

Acontece que vem por aí uma emissora que se destacará com uma programação somente esportiva. Será a Rádio Bradesco Esportes. Como já havia uma acordo com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, em São Paulo, esta abrangência também terá um ponto forte na praça Rio de Janeiro. Preparem-se que grandes nomes serão contratados. O que se sabe é que José Carlos Araújo levará consigo o eclético Gilson Ricardo e o comentarista Gerson Oliveira, o canhotinha de ouro.

Que situação vive o time de maior torcida do Brasil, Flamengo, desclassificado dos campeonatos, Estadual e Libertadores, terá agora que ficar parado nos próximos 20 dias sem calendário para jogar. O incrível que é a agremiação que mais fatura é a que mais deve. A troca de treinadores. Com a saída do Luxemburgo e chegada do Joel Santana, foi na verdade um tiro no pé.

Seja Feliz.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sem desânimo. Bola para frente.

Não fosse o erro do lateral do Paraná Clube, quando poderia ter isolado a bola para fora das 4 linhas , bem que o resultado poderia ter ficado no empate. Sim, neste erro individual com a condução infantil desta jogada para dentro da área, veio o penalti em que o Palmeiras se aproveitou( 2×1), redundando na vitoria esmeraldina. Para o jogo na capital dos paulistas, o Tricolor terá maiores dificuldades, ate porque a equipe palmeirense não está tão bem com sua torcida, pois, a bem pouco foi desclassificado das finais do paulistão.

Acompanhei o jogo do Real Madridx Bayern e posso considerar que este foi bem melhor do que aquele que classificcou o Chelsea. O que se viu foi um Real Madrid jogando bem que o adversário onde ganhou no tempo regulamentar (2×1). Foi perder seu espaço na final desta Liga dos Campeões nas penalidades máximas ao perder tres tiros de rigor, principalmente, com os craques Cristiano e Káká, que levaram o técnico Mourinho ao desespero. Por falar em Kaká, também, notei que não anda bem. Quem jogou muito foi o ala brasileiro Marcelo, que com toda certeza, será convovado para a seleção principal brasileira.

Adiantar um resultado nesta noite contra a equipe do Paysandú, ainda vivendo o esquema mata-mata, acredito que deva ser a tônica da equipe do Coritiba pensando no jogo seguinte e ter uma situação mais favorável. Se por acaso o resultado for espremido, podem ter certeza, que a correria será maior lá no Mangueirão, pois vive o Papão da Curuçu, uma grande motivação. Lembrando que este time eliminou o Sport ganhando de goleada (4×1). Para aqueles que gostam de estatísticas, os dois últimos confrontos contra o Paysantú o Coritiba ganhou aqui e lá por 3×1. Isso foi em 2006 quando as duas equipes jogavam a Série B do Brasil.

O time santista perdeu ontem do Bolivar e da altitude. Não tenho a menor dúvida que no jogo de volta em Vila Belmiro, o time boliviano vai tomar um sapeca iaiá na bola e na porrada. Não é admissível aceitar o que fizeram com o garoto Neymar, pois, até a torcida chegou a agredi-lo com coisas arremessadas em sua direção. No campo uma selvageria. O técnico Muricy terá que tomar todos os cuidados com seus jogadroes com esse jogo de volta, pois, os santistas estão revoltados. Como sei que o pensamento do jogador de futebol e quanto a tratamento dado, a revolta nesse caso será total. Esperem para ver.

Como o Internacional de Porto Alegre não tem técnico, pois não acho bom o Dorival Júnior, o empate de ontem no no Gigante da Beira Rio contra o Fluminense poderá deixar de fora o time colorado para nova etapa da Libertadores. O técnico Abel com todas as dificuldades vem dando conta do recado muito mais por sua experiência nesses torneios internacionais.

Seja Feliz.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Torcida contra o Barcelona.

Não tenho conhecimento que em outros tempos, fosse tão valorizada esta Liga dos Campeões, torneio que agrega as melhores equipes da Europa, em se tratando dos despostistas e da própria imprensa brasileira. A importância que vem sendo dado ao time do Barcelona nesses últimos tempos, que na verdade tem sido o condutor aos muitos comentários por suas últimas conquistas, tem muito haver com o crescimento do futebol espanhol. Diria não ser por menos, afinal, além de ganharem o último Mundial na África também levaram o Mundial de Clubes. Com isso, coloca-os como paradigma em todas as discussões se melhor do mundo de todos os tempos.

Contudo não vamos exagerar, afinal, alguns vem afirmando em comparativo que seja melhor do que fora o Santos de Pelé em 60 e 70. São outros tempos e mesurar a qualidade de um e de outro a meu ver é uma heresia. Há de se ter cuidado com esse tipo de análise, pois, várias gerações se passaram e cada um a seu tempo. Mas, ontem, em pleno Camp Nou, o time do Pepe Guardiola não conseguiu furar o bloqueio do time do Chelsea que se postou numa retranca impressionante e que teve no final o reconhecimento do mundo por ter ficado desde o ínicio da partida com um jogador a menos, o zagueiro Therry foi expulso, segurando a marimba até o final. Foi na verdade uma massacre o tempo todo a favor do Barcelona que chegou a perder uma penalidade máxima com seu grande jogador Messi, mas que não foi o necessário. O empate de 2×2 coloca sim, o time inglês na partida final esperando agora por Real Madrid ou Bayer Munich.

A diretoria do Paraná Clube, bem que poderia se utilizar do Estádio Couto Pereira para esta partida de logo mais a noite contra o time do Palmeiras, jogo este que dá sequência a Copa do Brasil. Explico. Como o Coritiba precisou, e conseguiu em 2010, do empréstimo do Estádio Durival Brito e Silva, o Tricolor da Vila com isso firmou contrato na época de poder se utilizar de 3 jogos a serem no futuro determinados. Pois bem. Mesmo assim, entende sua diretoria que seja melhor neste momento trazer seu torcedor, que anda muito entusiasmado com atual campanha do clube, para seu estádio e com isso a idéia de aumentar, considerávelmente, a inscrição de mais sócios e ao mesmo tempo dificultando a vida do time paulista.

O agora consultor, Carlos Alberto Parreira, que já foi técnico em muitas seleções mundiais, aceitou e firmou um contrato de trabalho com o Estado das Minas Gerais, para atender algumas das exigências do Caderno de Intenções estabelecido pela Fifa. Seu trabalho será de oferecer para as seleções que virão disputar o próximo Mundial de 2014, indicar melhores acomodações e campos de treinamentos com o único intuito de valorizar as principais cidades mineiras. Trazendo pela memória, por várias vezes em outros tempos, o selecionado brasileiro se utilizou das cidades de Poços de Caldas e Araxá.

Como não poderia deixar de acontecer, o Ministério Público das Minas Gerais coloca dúvida quanto a esse contrato, pois admitem que a quantia de mais de 1 milhão e duzentos mil reais seja muito para os bolsos do Governo do Estado. O assunto deverá cair no colo dos políticos mineiros.

Seja Feliz.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vitória fácil do Coritiba.

A vitória do Coritiba acabou sendo mais fácil do que se imaginava. De cara fez um gol (Everton Ribeiro), ficando na espera do adversário que logo se desmanchou com a expulsão do Guerron aos 28 minutos da etapa inicial. O time atleticano até que chegou ao empate numa bola parada contando com a competência do Paulo Baier. O técnico Marcelo Oliveira, com muita coerência e precaução, dando novamente a camisa de titular ao Lucas Mendes e também pela necessidade de cobertura por aquele setor, passou a ficar muito mais tranquilo com a expulsão do equatoriano Guerron, que seria na verdade a única ponta de escape do Atlético. Com a chegada do 2º tempo, o técnico Carrasco com 10 jogadores em campo bem que tratou de mexer algumas peças, chegando a empatar novamente em 2×2. Mas foi pouco e o jogo terminou em 4×2 a favor do Coxa com a demonstração da melhor performance do time coritibano, que teve em Everton Ribeiro e Lucas Mendes seus destaques.

Quem diria, minha gente, que no futebol paulista teríamos as desclassificações do Corinthians e Palmeiras. Parece brincadeira. Com as vitórias da Ponte Preta e Guarani, o futebol campineiro demonstra sua pujança com aplicação dos técnicos, Gilson Kleina e Osvaldo Álvares. Na Vila Belmiro tivemos mais um show do Neymar, com o Santos ganhando do Mogi Mirim por 2×0, com gols do Maranhão e Neymar, este então uma obra prima, saindo lá do meio campo driblando uns seis jogadores para na cara do gol fuzilar. Espetáculo. No sábado o São Paulo passou fácil pelo Bragantino. Então, na final teremos, evidentemente, um time de Campinas brigando pelo título.

Com a vitória, ontem, no Estádio Couto Pereira, o Coritiba levou o 2º turno e consequentemente o paranaense será disputado em duas partidas para se conhecer o campeão do Estado. O clássico maior do Estado, ATLETIBA, chega a mais uma final. Enquanto isso, a Copa do Brasil que deve ser levada a sério, mostrará no meia de semana, os jogos do Coritiba recepcionado o Paysandú e o Paraná Clube enfrentando o Palmeiras desclassificado no paulistão.

Triste notícia para o povo de Irati com o fechamento do clube por falta de condição finaceira. Não poderia dar outra coisa, afinal, com a saída dos principais jogadores do time para a sede de Londrina, determinado pelo empresário Sérgio Malucelli, que teve a necessidade de fortalecer o Tubarão, ficou totalmente fragilizada a administração do simpático Irati.

De tanto encherem a paciência quanto as escalas nos ATLETIBAS, o árbitro Héber Lopes pediu para sair desta e foi atuar no jogo do Paranavaí e Roma. A torcida do Atlético que sempre desprezou esse árbitro, deve agora lembrar esse fato em que o Furacão perdeu o jogo com outro profissional. O importante é ter time bom jogando. Só isso.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O cerco contra Mano Menezes.

1ª etapa da Libertadores desta temporada terminou, ontem, com as presenças do Santos e Internacional. Mesmo perdendo o jogo desta noite passada para o Juan Aurich, o Colorado dos Pampas seguiu e agora pegará o Fluminense. O time peixeiro, que venceu o Strongest da Bolívia por 2×0, ficará no aguardo do seu adversário. Portanto, somado ao Corinthians que massacrou o Táchira, são as equipes brasileiras para nova etapa classificatória deste torneio sulamericano. No geral vemos que todos tem condições de irem a frente, a nao ser o mata-mata, que dará a definição entre o Flu e Internacional. Analisando os técnicos, vejo nos bancos das equipes as experiencias de um Abel, Tite, Dorival Júnior e Muricy.

Dos quatro, entendo que o Dorival Junior, o atual técnico do Internacional, que aliás ontem culpou a grama sintética ao perder do fraco time peruano, é que menos soma nesta parte final. Sei das condições do Colorado dos Pampas, mas o momento é para quem tem mais rodagem, pois, é só analisarem o perfil vencedor do técnico Abel Braga que em seu curriculumabiscoitou um título mundial ou mesmo o Muricy que levou a Libertadores ano passado e um vice campeão do mundo com o Santos . Deixo para analise final, o técnico Tite, que a meu ver vive um extraordinário momento em sua carreira, podendo levar o Timão ao título tão aguardado por sua grandiosa torcida.

A ordem já foi dada, e o que é pior, veio com a divulgação dada pela imprensa esportiva com a declaração do atual mandatário da CBF, José Maria Marin, que exigirá do técnico Mano Menezes, neste dia 11 de maio, o conhecimento antecipado de 48 horas, dos jogadores que serão convocados a irem nesta Olimpíadas de Londres. O cerco contra o Mano está decretado e nos mostra que ele precisará de muita paciência para aguentar esse desconforto.

A dramaticidade foi tão grande quando do gol de empate do Paraná Clube na partida contra o Ceará, que chegam a dizer da atuação dos torcedores que investiram em sinaladores e com isso uma fumaça se estendeu pelos ares de Vila Capanema e que tenha sido foi o motivo de esfriarem as cabeças dos jogadores para chegaram ao empate. Na verdade naquele momento de desespero, diria que não foi o melhor adequado, mas o que falar pela circunstância do gol. Passou a ser válido.

Quando escuto que os técnicos do Coritiba e Atlético estão fazendo mistérios quanto aos seus esquemas táticos, fico imaginando qual o jogador neste clássico poderá mudar o panorama por sua capacidade individual. Seriam eles o Rafinha e Tcheco ou Paulo Baier.

Seja Feliz.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Noite de gala. Tricolor classificado.

Com a esperada torcida, que esteve presente em torno de 12 mil pagantes, o Paraná Clube passa de forma dramática contra o bom time do Ceará, indo agora para a 3ª etapa classificatória da Copa do Brasil. Mesmo tendo conseguido aquele resultado de 2×2 em Fortaleza, sabiamos de antemão que o jogo seria totalmente diferente, até pelo excesso de responsbilidade que levaria a campo, ao ver contar com a presença de um sentimento muito forte de uma torcida ávida por recuperação. A partida corria para o seu final com o placar mostrando vitória do adversário, eis que o técnico paranista Ricardinho coloca em campo o Douglas Tanque, com base de um centroavante brigão para empatar aos 45 minutos, aliviando a todos que se aglomeraram em Vila Capanema. Com esse resultado, agora é pensar em mais uma confusão a frente, pois, pegará nada mais nada menos um time como o Palmeiras de Parque Antartica.

Na verdade seria uma pena não tivesse o Tricolor da Vila conseguido esse resultado no apagar das luzes na busca por nova identidade. Poderia-se imaginar, não tivesse um bom resultado de classificação, uma baixa de estima neste ínicio de temporada seria fatal as suas pretensões. Portanto, com a alegria presente, ontem, bastou para o torcedor mais cético acreditar que com esse elenco, o importante é que vencerá essa etapa de Divisão B do futebol paranaense. Depois de toda aquela tempestade anos passados, quem poderia acreditar que essa nova diretoria pudesse dar ao Tricolor da Vila um erguimento moral .Futebol é maravilhoso por essas questões,afinal, é só colocar um tempero que a galera leva a frente.

Não deu outra e a operação do clássico ATLETIBA ficará mesmo com a participação somente de uma torcida. Como afirmei, ontem, nessa coluna, enquanto existir seriedade no trato, o mundo passa ser bem melhor. Com isso o jogo de domingo no Couto Pereira, com possibilidade de recuperação na busca do título paranaense, pois, uma vitória atleticana colocará o rubro negro com a mão na taça, poderá dar ao Coritiba o respiro necessário na condução da torcida em apoia-lo neste jogo.

Pulando para os resultados na Libertadores de América, o Corinthians arrasou o time do Deportiva Táchira da Venezuela em 6×0 enquanto o Fluminense ganhou na Argentina do Nacional de Sarandi por 2×1. A impressão é que teremos um time brasileiro vencedor neste torneio sulamericano. Ainda estão faltando os jogos do Santos e Internacional. Quem deu adeus foi o Flamengo.

Falatório continua quanto a permanência do técnico Mano Menezes no comando da Seleção Brasileira de Futebol. Acho que deveria ser mais humilde e deixar a Olimpíada para o Ney Franco, já que os rumores dão conta de que se perder a medalha não ficará no cargo. Mudar enquanto é tempo seria o melhor. A verdade é que os diretores da CBF sabem dessa teimosia e o caminho da dispensa está pavimentado.

Seja feliz.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A importância pela vitória.

Um dos assuntos destacados no mundo esportivo, foi a declaração de amor por parte dos atuais dirigentes da CBF, que acompanhados pelos Presidentes de Federações, deram autorga ao “ex” Ricardo Teixeira que hoje mora na distante cidade de Miami, pelos bons seviços prestados. Sim, foi lhe dado o prêmio Patrono do Futebol Brasileiro. Para mim isso cheira a uma desconfiança total , afinal, que interesse agora para uma efetivação de valores conquistados num instante de instabilidade política dentro do cenário esportivo brasileiro. Tem angú de caroço nesta história.

Vejam bem, amigos, como está sendo fácil entender esse encaminhamento de José Maria Marin, que saiu da condição de vice da CBF e hoje está sentado na cadeira principal, em abrir uma vaga futura que é cobiçada por São Paulo. A força maior nesta questão é para o atual Presidente da Paulista, Marco Polo Del Nero, sabendo-se que o nome do Zagallo pelo lado dos cariocas tem seu nome vinculado por tudo que fêz em sua carreira e para o desporto nacional. Acontece, que se por problemas de saúde com Marin, que anda cansado a ponto de ter perdido 5 quilos em pouco tempo, sair de cena o nome de sequência caberia a Del Nero ou Zagallo. Imaginem.

O esperado retorno à Vila Capanema do time Tricolor está mexendo com seu torcedor. Como time que menos jogou nesta temporada brasileira, somente tres jogos em 110 dias, terá hoje a missão de despachar o time do Ceará nesta Copa do Brasil. Lembramos os senhores que jogando lá no Presidente Vargas, o empate em 2×2, poderá representar muito nesta partida a noite. A motivação é tão grande que a diretoria comprou vários aparelhos de amostragem efetiva para segurança e, consequentemente, abertura para um maior número de espectadores. Aposto que teremos no jogo de logo mais a noite um público de 10 a 12 mil torcedores. O time paranista não pode perder essa chance de permanência na Copa do Brasil.

Tudo que é tratado não é caro, essa é minha filosofia de vida, ou mesmo, o fio de bigode que vale pela assinatura, expressões antigas que deveriam compor o dia a dia do povo brasileiro. Vem o caso, esportivamente falando, sôbre esse clássico de domingo em que deveremos ter com uma torcida só, a do Coritiba, afinal, quando do 1º turno, o Atlético mandou o jogo em Vila Capanema a pedido da Segurança do Estado. Portanto, sem discussão, a partida só terá a galera alviverde. Agora, se me perguntarem quanto a um espetáculo de uma torcida só, tirando esse fato já estabelecido, sempre serei contra. A alegória dos torcedores é que emolduram o espetáculo.

O Felipe Scolari que andava afastado de entrevistas exclusivas, aceitou estar no programa Arena do Sportv, ontem, bem humorado foi falando coisas engraçadas. Bem diferente quando aqui chegou para dirigir novamente o Palmeiras, me deu a sensação que está vendo brecha no comando da Seleção Brasileira. Nada é feito sem algum propósito.

Seja Feliz.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Contusões estranhas.

Quando o time ganha, claro, tudo vai bem e as situações que aparecem são mais compreensíveis e se resolvem ao natural. Por outro lado, consequências fora do normal, não são tão fáceis de serem administradas. Tenho notado e agora vira uma preocupação no aspecto técnico, que do lado coritibano as coisas já não está sendo muito normais, principalmente, pelo excesso de contusões em seu elenco. Não estou criticando contusões, vamos dizer tipo do que sofreu o ala Jackson no último jogo em Ponta Grossa, que foi de uma infelicidade enorme num lance onde estourou seu ligamento da perna e ficará por uns 8 meses fora de atividade.

Na verdade excesso de trabalho físico virou moda no futebol brasileiro. São muitas as contusões de estiramentos, púbis e pancadas que acontecem dentro de uma partida de futebol. Essa barreira, onde os preparadores físicos querem mostrar seus trabalhos, nem sempre são vantajosos para o plano técnico. Se o técnico principal de um time não enxergar e não determinar uma mescla de condicionamento é engolido, pois, dentro de uma comissão técnica as coisas são vistas da maneira de que cada um faz o seu. Errado.

O estudo deve ser compensado, afinal, com viagens extenuantes num calendário maluco, dificilmente uma agremiação terá condição de se apresentar com sucesso. Na Europa, não se iludam, a pré-temporada é rígida e os jogadores são condicionados em todos os sentidos ao ficarem a disposição do clube por mais de 30 dias, treinando e respirando um ar das montanhas. Passado isso, minha gente, vem o condicionamento na base de treinos físicos mais leves e muito mais exercendo um trabalho com bola . Não vão pensar, mais lá como cá, existe o excesso de jogos e a planilha é levada a sério. Quem manda no processo é o técnico de campo e fim de papo.

Partindo do pressuposto das últimas contusões no Coritiba, porque não pensar neste rigor de treinamentos, deixando a mercê o plano técnico e tático para apertar os jogadores em treinos constantes. Parece-me que os dirigentes estão acordando e a prova é que o departamento poderá estar se modificando. Como o futebol vive de resultados, porque mexer quando se está ganhando. Certo. Agora, trazer dúvida no comportamento técnico de qualidade de alguns jogadores, aí a maionese desanda. Quando um jogador pede para não jogar, no mínimo é estranho, afinal, dizer que está cansado num começo de temporada é pedir para os dirigentes acordarem.

Conhecidos atleticanos estão achando que o campeonato vai terminar no domingo, entendendo eles que o Coxa anda muito disperso. Estão falando que o Furacão ganha o clássico no Couto Pereira e vão dar volta olímpica no Durival Brito e Silva, fazendo alusão de que nem precisarão do Estádio Arena. Se isso acontecer, com o Coritiba perdendo o tricampeonato, a certeza de que cabeças vão rolar. Por isso expliquei, detalhadamente acima, afinal, a própria torcida está ouriçada desde a derrota naquele último jogo em que o Coritiba perdeu e deixou de ir a Pré-Libertadores. Vamos esperar.

Seja Feliz.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prognóstico ou loteria.

Tivesse o time do Coritiba ganho a partida de, ontem em Ponta Grossa, poderia-se dizer que estaria liquidada a fatura, pois, nem com a possibilidade de uma vitória atleticana neste ATLETIBA, do próximo domingo, ainda assim ficaria o Verdão a frente para jogar contra o Roma de Apucarana à decisão do turno. Mas, como empatou, então, fica a hípótese de decisão a favor do Furacão, pois, uma vitória simples, passaria o Coritiba, contando com a vantagem de vitóriaa contra o fraco time do Paranavaí em Vila Capanema.

Para alguns integrantes da imprensa esportiva o jogo do Germano Krugger foi o melhor que viram. Estamos tão carentes de bons espetáculos que a miragem da partida jogada foi de uma maneira alucinada no 2ª tempo, aquela sem razão mas, com o coração, pelo menos o que se viu foi uma correria, afinal, as duas equipes foram a frente para buscarem a vitória. A meu ver, o time princesino deixou de ganhar o jogo, pois, por duas vezes a frente do goleiro Vanderlei, do Coxa, os atacantes deixaram de fazer pelo menos mais um gol. Por outro lado, algumas considerações de um penalti mal marcado pelo árbitro contra o Coritiba, pois, o fraco meia cancha do Coxa, Junior Urso, disputou simplesmente a bola e uma outra em que o Operário teve um gol mal anulado. Enfim, o resultado de 2×2 foi prejuízo para os dois times.

Enquanto alguns se preocupam em dizer o que Atlético poderá realizar no Campeonato Brasileiro, o técnico Carrasco vai ganhando sempre com aquela sua filosofia de que cada jogo seja um jogo. As suas mudanças, ontem, mais uma vez surtiram efeito necessário e com isso salva o clássico para domingo. Seria bom pensar, minha gente, que o Atlético terá esse jogo para definir a situação, mas mesmo que não o consiga, terá pela frente mais outros dois jogos decisivos contra o mesmo Coritiba. Portanto, as chances do Atlético neste momento são maiores.

O baixo rendimento do Coritiba, sim, é o que vem preocupando a diretoria, pois, acredito que nenhum dirigente deva estar contente com atual momento. O sufoco que sofreu neste jogo do Operário é alarmante. Uma defesa desprotegida, meio campo sem criatividade e um ataque que tem sido inoperante onde está sempre na dependência do jogador Rafinha. Acho pouco.

No futebol paulista, o jogo onde mais fiquei atento, foi lá em Mogi Mirim. O XV de Novembro de Piracicaba não poderia perder o jogo., pois, acarretaria sua queda a 2ª divisão. Com resultado final de 2×2, fez a equipe permanecer na divisão de elite do próximo paulistão. Quem caiu foi a Portuguesa de Desportos. que coisa, heim? O tal do Barcelusa que encantou ano passado com a subida a 1ª Divisão do Brasil, sofre agora esse revés caindo par a 2ª Divisão de São Paulo.

Seja Feliz.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fora teoria. A prática foi melhor.

O time atleticano com a vitória de goleada, ontem em Vila Capanema, ganhando do Criciuma por 5×1, mostra que a teoria nem sempe supera a prática. Quando os repórteres deram a informação que o técnico, Juan Carrasco, entraria no jogo sem um jogador de característica de marcação, a crítica foi geral. Antes que alguém se árvore em dizer que ele, Carrasco, estava certo, vou dizer que é mentira, pois, não ouvi antes desta partida algum profissional da imprensa confirmar. Portanto, que chamou atenção o técnico uruguaio colocar em campo jogadores de formação com saída de bola de maior qualidade, e fugir de ter “brucutus” só marcando, isto sim é uma verdade. Quem poderia afirmar que com Paulo Baier, Liguera e Zezinho, específicos jogadores de maior habilidade em toques de bola na meia cancha, poderiam desmanchar o adversário com uma sonora goleada.

Se já não bastasse a dúvida do time sem um cabeça de área específico, imaginem os senhores quando o time tomou o gol logo aos 3 minutos de partida. Foi um Deus nos acuda, ainda mais os comentaristas de plantão, dizendo que o “homem” é mesmo um inventor por natureza. Aos poucos, o time foi se ajustando chegando a goleada histórica em 5×1 , tendo como goleador o ponta Guerrón que afirmou nunca ter feito tantos gols na vida. Com isso, quem é que estava errado, a teoria de muitos ou a prática do Carrasco. Futebol é uma caixinha de surpresa, aliás esta frase ninguém disse no futebol.

Até por que não sei onde poderá chegar o futebol paranaense nesta Copa do Brasil, o certo é que as equipes da capital estão subindo no ranking com suas vítórias, com os já definidos, Atlético e Coritiba, faltando o jogo de volta entre o Paraná Clube x Ceará, para que as 3 equipes disputem a 3ª etapa classificatória. Isso é muio bom, afinal, tem grana na parada.

A besteira da diretoria do Flamengo dar guarida ao Ronaldinho Gaúcho, que colocou em cheque o emprego do técnico Luxemburgo, começa a custar caro com esta desclassificação do time na Libertadores de América. Tomado de impulso, afinal, nem sempre a situação melhora em sacrificar um profissional quando o envolvido sempre carregou consigo problemas disciplinares, fica a pergunta : “Quem será o próximo a cair no Mengão entre o Ronaldinho ou o técnico Joel Santana? Vai estourar no técnico. É o fim da picada.

Para comentar um histórico de tantas conquistas, neste caso do Santos que comemorará seu Centenário, amanhã dia 14 de Abril, deveriam os diretores dos canais de televisão, buscarem experientes profissionais esportivos que viveram a época, para interpretarem às gerações que só ouviram dizer, o que sempre representou o time santista no mundo da bola. Começaria com o destacado radialista e jornalista, Orlando Duarte, que teve o privilégio de viajar em muitas oportunidades ao lado daquele famoso esquadrão do Peixe.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Paraná Clube jogou com alma.

Digno de uma nota alta é o que se pode dizer da luta dos jogadores do Paraná Clube, que de forma hérculea conseguiram sair do Estádio Presidente Vargas com o empate por 2 gols. Pela falta de ritmo, pudera, um time que desde o começo do ano tinha jogado somente duas partidas, seus jogadores sentiram por demais a temperatura e o ritmo do jogo. No final da partida, vi pelo menos uns 4 jogadores aos frangalhos caídos no gramado, com o cansaço natural pela falta de jogos. Portanto, ao conseguir este resultado contra um time que vinha invicto na temporada, o Ceará, tenho certeza que serão valorizados e olhados de forma honrosa pela galera no próximo compromisso em Vila Capanema.

O que poderia ser um jogo estilo a “bomba relógio”, ou seja, o adversário com a vantagem da vitória nas Alagoas, bem que poderia estragar a festa do Coritiba, tivesse um time com melhor qualidade, Soube o técnico do Verdão, Marcelo Oliveira, dar a importância devida a este jogo escalando bem forte o seu ataque. A defesa do time , Asa de Arapiraca, tentou marcar pressão, mas acabou se perdendo ao tomar o 1º gol através de penalidade máxima muito bem convertida pelo meia Theco. O resultado foi sendo levado para o 2º tempo com o gol do Anderson Aquino. O problema maior é que com este placar, qualquer que fosse o descuido e viesse a tomar um gol, aí sim seria detonada a bomba relógio. O gol tranquilizador veio com o meia Everton Ribeiro, que ao entrar no lugar do irregular Lincoln, resolveu a parada .

Com esse resultado de 3×0, o Coritiba vai embalado para mais uma etapa nesta Copa do Brasil, e pelo andar da carruagem pegará o time da cidade de Belém/Pará , o Paysandú, que surpreendentemente goleou o Sport(4×1) em plena Ilha do Retiro. Como este torneio, além da importância de levar o time vencedor a Libertadores de América, é bom ressaltar que a grana é boa. Ontem, por sinal, o Coritiba resgatou para os cofre a importância de 300 mil reais.

Cada vez mais é ressaltado o trabalho do técnico, Tim, dentro do Corinthians Paulista. Brigando pelo 1º lugar contra o São Paulo no certame paulista, vem também colhendo excelentes resultados nesta atual Libertadores de America. Ontem, com uma vitória convincente na Ciudad de Leste, onde seu Timão ganhou por 3×1 do Nacional do Paraguai, já está comemorando nova etapa deste certame. Quem não andou bem no Engenhão foi o Fluminense das Laranjeiras, perdendo por 2×0 para o Boca Júnior da Bombonera.

A expectativa do time que o técnico do Furacão, Juan Carrasco, colocará em campo esta noite em Vila Capanema contra o Criciuma , no jogo de ida conseguiu a vantagem de vitória por 2×1, é o que mais chama atenção. Claro, depois de toda bronca da torcida e imprensa por sua atuação bipolar no último domingo, com toda certeza o Manoel voltará atuar no seu lugar de ofício. Não sei não, mas o Carrasco alguma coisa irá aprontar, não tenho a menor dúvida, esse comportamento é dele. O importante é que passe para outra fase.

Seja Feliz.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tricolor da Vila em Fortaleza.

Será mais uma noite de sofrimento? Da minha parte vou me pronunciar, claro, tomando por base a postura de momento do time do Coritiba. Então vamos lá? Não há um torcedor do Alviverde que você converse e nao coloque dúvida neste ínicio de ano, muito mais pela fragilidade técnica que vem desenvolvendo para ganhar os seus jogos neste Campeonato Paranaense. Sim, isso é uma verdade, e os números mesmo com certa vantagem não tem deixado o torcedor a vontade pela qualidade individual que o time tem colocado em campo. A minha posição inicial, claro , tem que passar pelo estadual para chegar na preocupação dentro da Copa do Brasil. Os primeiros resultados contra o time do Nacional de Manaus, tanto lá como cá, na ordem técnica foi no mínimo sofrível. Depois deste preâmbulo, chegamos ao adversário desta noite, o Asa de Arapiraca, jogo este marcado para o Estádio Couto Pereira logo mais as 19,30hrs. Na partida lá no interior das Alagoas, a vitória foi do time nordestino por 1×0, que poderá trazer um prejuízo se o time do Coritiba e a torcida não falarem a mesma lingua.

Pode o mais frio torcedor dizer que o jogo de hoje seja uma barbada, vamos dizer por jogar em casa, mas outros com certeza tem a pulga atrás da orelha. Na busca acelerada de ganhar a partida, minha gente, e a dúvida é essa, os cuidado para que a equipe não venha tomar um gol em contra ataque é onde mora o perigo. Imaginaram essa roleta russa, pois, na tentativa de sair em debandada e tomar um gol, o trabalho será maior em ter que fazer 3 para a classificação.

Agora, quanto ao Tricolor da Vila, uma equipe que só treina e tendo a obrigação de jogar bem contra um time que está tinindo, Ceará, que nos últimos jogos tem 16 vitórias, 3 empates e somente 2 derrotas, fico a pensar que trabalhão danado terá o técnico Ricardinho de tranquilizar a equipe com a gritaria do Vovózão que acontecerá no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza. Dificuldade à vista.

A notícia da não renovação do contrato do Gustavo, zagueiro atleticano, pode estar colocando dúvida quanto ao procedimento da diretoria em não aumentar salário ou do próprio jogador estar em desacordo com o técnico da agremiação. Qual impressão, então, devo passar, afinal de contas, este jogador foi o que mais atuou na equipe nesta temporada. Portanto, do Atlético podemos esperar tudo, se já não bastasse o problema quanto ao desenvolvimento financeiro da obra da Arena. Com tudo isso, continua a sua diretoria a estudar onde jogar os seus próximos compromissos, além deste, claro, contra o Criciuma valendo a Copa do Brasil já determinado em Vila Capanema.

Mais uma prova do conceito que os desportistas estão dando ao jogador Neymar, que ontem, foi muito badalado na Camara Federal nas ações de marketing do Santos, no que se refere aos festejos de seu centenário. É impressionante o carinho de todos para com esse garoto. Ainda querem que ele vá jogar na Europa. Pelé é o maior exemplo.

Seja Feliz.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Carrasco, o técnico bipolar.

Já começa haver uma manifestação quanto a permanencia ou não do técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Mano Menezes, com as últimas manifestações do mandatário da CBF, José Maria Marin, a integrantes da imprensa esportiva. Se vocês lembrarem em colunas atrás, comentei este fato pela insistência do atual profissional em querer dirigir a equipe de futebol nas Olimpíadas de Londres. Recordem, amigos, quando lhes disse do sinal de gato que lhe haviam proposto para que deixasse a outro profissional, Ney Franco, esta incumbência para não sofrer desgastes desnecessários. Como não aceitou de pronto, diria, então, estar aberto seu caminho de saída, logicamente se perder esta medalha de ouro.

Outra afirmação prestada é quanto ao nome do técnico, Felipe Scolari, na qual vem sendo mencionada aos desportistas. Na verdade quando o Felipão retornou ao Brasil, um dos seus sonhos seria voltar a dirigir o selecionado canarinho, mas foi preterido naquele momento político do atual diretor de seleções, Andrés Sanchez, que ao estar mais próximo ao ex-Ricardo Teixeira indicou após a queda do ex-técnico Dunga, o sucessor Mano Menezes por sua boa campanha no Corinthians. Quer dizer que a batata do Mano já está sendo assada. Façam suas apostas, pois, indicaria o técnico Luxemburgo nesta sugestão. O tempo dirá.

Noticiário que rolou, ontem, nas redes sociais deram conta sôbre a contusão do jogador Wesley ( rompeu ligamento do seu joelho esquerdo) na partida do último domingo em Campinas, ele que a bem pouco foi contratado pelo Palmeiras. Outro noticía veiculada dando conta que o meia do Coritiba, Theco, confirmou que no próximo mês de Junho pendurará suas chuteiras. Para fechar, não poderia estar faltando o nome do técnico Juan Carrasco, onde o estão chamando de bipolar, por sua “convicção” de colocar o bom zagueiro Manoel de centroavante na última partida do Atlético.

O Santos de Pelé e Neymar, através do seu departamento de Marketing, informa que está praticamente pronto a ampla divulgação a respeito da passagem do seu centenário. Será no dia 14 deste mês de Abril. Muitas serão as manifestações quanto a história deste clube vencedor em que por muitos anos foi a marca registrada do melhor futebol brasileiro apresentado no país e no exterior. Quanto ao momento, gostaria de ver a equipe com excelentes resultados nesta temporada, pois, esta marca centenária para outros clubes, como Internacional, Corinthians, Atlético Mineiro e Coritiba, não foi de boa lembrança.

Fugindo um pouco do noticiário da bola, por me interessar, também, em outras coisas importantes de nossa bela cidade de Curitiba, os resultados passados á população na 1ª apresentação de números, através de pesquisa elaborada pela Rádo CBN, deu empate técnico entre o Gustavo Fruet e Ratinho Jr, ficando para surpresa de muitos , a baixa porcentagem do outro canditato a Prefeitura Municipal, Luciano Ducci, que é o atual gerente da cidade. Políticos experientes comentam que só vai pegar fogo mesmo a campanha de Outubro/2012, quando forem liberados os canais de rádio e televisão. Voltarei ao assunto.

Seja Feliz.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Times irregulares.

As irregularidades técnicas dos times paranaenses vem prejudicando sensívelmente esse campeonato. É a certeza nua e crua. Quem poderia imaginar que o Atlético, depois do bom resultado em Criciuma, viesse a tropeçar no fraco time do Corinthians de Joel Malucelli. Não indo mais do que um empate em 1×1, resultado que o deixa a 4 pontos do Coritiba, dá a nítida reflexão desse comprometimento com a tabela. E o Londrina? Que coisa feia. Só foi dar uma maior responsabilidade a essa equipe para se perder no encaminhamento ao título deste returno. Os maus resultados de empate contra o Toledo e a derrota para o Operário de Ponta Grossa, ambas partidas com seu mando de jogo, deixaram o Tubarão a ver navios.

No jogo de fundo, já conhecendo os resultados da rodada, o Coritiba venceu ao Cianorte( 3×1) e agora está bem tranquilo a frente. Tranquilo diria uma forma de dizer, pois, esses altos e baixos não permite antecipar falando que o título do turno está no papo, já que esse processo de interpretação de desequilibrio, vem mostrando baixa técnica e coletiva. Com isso, neste meio da semana, terá que resolver a parada pela falta de competência que teve quando perdeu para o Asa em Arapiraca. Portanto, esta mistura de paranaense e Copa do Brasil sem jogar bem, não posso anecipar nenhum resultado, pois, torna-se imprevisível.

O Paraná Clube voltará a jogar, também, nesta Copa do Brasil e será em Fortaleza contra o time do Ceará. É indiscutível o drama de um time que só treina e que não venha sofrer percalços pelo caminho. Pensar que passará ileso de problemas, bem, não vou me alongar. Com a necessidade de continuar a ter calendário, a verdade é que o negócio mesmo é saber se superar das adversidades, afinal, não há a mínima chance de prognosticar.

Saindo dessas dificuldades dos times paranaenses, o perereco aconteceu também, ontem em Campinas, quando o time do Palmeiras perdeu(3×1) para o Guarani de Campinas. Outro foi o Santos de Neymar e Ganso que perdeu para o São Caetano(2×1). É sério mesmo a preocupação dos desportistas, afinal, do jeito como as coisas estão se apresentando nesses estaduais brasileiros, qual time está voando na atualidade?

A onda desta semana será contra o técnico atleticano, Juan Carrasco, que extrapolou com suas constantes mexidas na equipe. Não pensem que seja mentira, afinal aconteceu e a realidade é de constranger qualquer torcedor, ao escalar o poderoso zagueiro Manoel de centroavante. É mole?

Seja Feliz.

sábado, 7 de abril de 2012

Festival de Teatro de Curitiba.

Como a monotonia do campeonato paranaense continua, e a minha torcida é declarada para que venhamos a ter o clássico ATLETIBA para a final, lembro a todos que mais uma rodada será concretizada neste fim de semana. Como atrativo é a volta do ponta ou meia Rafinha, que tanta falta vem fazendo ao Coritiba. Convenhamos, depois que ele saiu da equipe contundido, minha gente, a coisa ficou para lá de feia. Portanto, o time do Cianorte que foi a sensação do 1º turno e que andou se perdendo neste returno, será o adversário de amanhã no Estádio Couto Pereira, jogo este marcado para as 19,30 hrs. Enquanto isso, o Atlético com muita moral, depois da vitória em cima do Cricíuma, jogará contra o Corinthians do Joel Malucelli, com a boa perspectiva de ganhar este jogo.


E essa do Ronaldinho Gaúcho? Agora é ele que não quer mais nada com o Mengão pedindo para sair. É brincadeira. Dias atrás, criou um problema com o técnico Luxemburgo e na consequência não teve forças para mostrar que seu lado é que estava certo. Trouxeram o Joel Santana e nada tem dado certo. Fica o retrato da falta de capacidade de uma diretoria para analisar bem as situações.


Neste final de semana encerra-se mais um Festival de Teatro em Curitiba. Na verdade nesses 15 dias vimos espalhados em vários locais, excelentes peças e apresentações que agitaram o público e que fizeram da cidade uma motivação na área cultural. Para quem não sabe, Curitiba tem sido o lugar das grandes revelações e que são constantemente pinçados em teatros e novelas brasileiras. Como exemplo sei que os alunos da Escola de Teatro Cena Hum, dirigido com aquele sentimento de artista do George Sada, vem colocando no mercado talentosos profissionais com futuro promissor. Aproveito, para indicar uma das peças que vi e gostei que é A Fabulosa Cozinha de Pierre, cuja direção desta peça é de Simone Hidalgo, texto de Airen Wormhoudt, Equipe Operacional com Juliana Lang e Lívia Castanheira, Iluninação de Eraldo Orlatei e Cenógrafia de Cleber Hidalgo que recebeu prêmio Gralha Azul nesta área. Parabéns, também, aos atores que estão há 4 anos em cartaz , sendo eles o Allan Ralf, Marcelo Lipp, Kenia Lima, Sabine Villatore e Thaísa Baby. Sucesso à todos. Vendo essa manifestação da população nesse período, é necessário que as pessoas ligadas nesta área da Cultura e Lazer, nos casos das Secretárias do Município de Curitiba e do Estado, um melhor aproveitamento para que sejam facilitadas todas as iniciativas deste mercado cultural. Faria um apelo em nome dessa classe quanto a Lei Rouanet e Municipal, que fosse mais democrática as liberações de verbas necessárias, sem que envolvessem o lado político e sim um melhor estudo de aproveitamento.


Vou aproveitar esse momento de paz com a chegada da Semana Santa, oportunidade que desejo a todos que nos acompanham nesta coluna, rádio ou televisão, instantes de reflexão, principalmente aqueles que estão ligados a responsabilidade de levarem nossos clubes a um desiderato melhor.


Boa Páscoa à todos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ignorância na Arbitragem.

Não fosse a estupidez do árbitro, ao mostrar que não tem conhecimento da regra da arbitragem, diria que o Atlético poderia ter liquidado o jogo de volta contra o time do Cricíuma. A explicação é quanto ao gol que legitimou a favor do time catarinense, pois, de forma irregular o atacante tirou a bola das mãos do goleiro Vinícius, sem que a "sua senhoria" não obsevasse os 6" permitidos pela lei do jogo e o bastão do bandeirinha informando o erro.

Mesmo assim, o Furacão trouxe a vitória por 2x1 com gols assinalados pela equatoriano Guerron, numa boa fase e até dando a impressão que entende mais o esquema por ter no técnico Carrasco a facilidade na mesma linguagem. O que terá o time atleticano como adversário será não ter o estádio para jogar, pois, novamente se levanta esta questão que chega a irritar o mais tranquilo esportista. Como não existe bom senso nas relações clubísticas a verdade é que o futebol paranaense perde seu conceito de bons tratos.

A conclusão que se chega é que vai custar caro ao Atlético essa construção da Arena visando o Mundial de 2014. Ficará permanentemente jogado as traças procurando onde jogar, o que é lamentável, com esse acirramento de ideologias arcaicas de determinados dirigentes. Se tivéssemos, também, uma ajuda do Presidente da Federação, mesmo que venha a se pronunciar de não ter nada a ver com isso, acho que com boa conversa estaria o futebol da capital mais fortalecido. Dá as vezes a impressão que os atuais dirigentes pensam que aqui estão jogando o Real Madrid, Barcelona ou mesmo o Milan.

A rodada deste fim de semana está marcando a dupla ATLETIBA com compromissos na capital. A Polícia Militar pensando na segurança, enviou e aceita de pronto pela Federação de Futebol, que determinou a mundança no horário do jogo do Coritiba x Cianorte, das 18:30 para às 19:30 hrs.

A torcida do Coritiba está aguardando o retorno do atacante Rafinha, contundido que está já algum tempo, e que está fazendo uma falta danada, para esse jogo contra o Cianorte, e consequentemente o jogo da volta contra o ASA de Arapiraca. Vamos aguardar.

Seja Feliz.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Derrota em Arapiraca.

Não tenho dúvida quanto a margem de dificuldade que vem tendo o Coritiba nesta temporada. Esperar pelo arranque com o atual elenco é perder muito tempo. Ontem, se já não bastasse a equipe ter jogado mal e não colocar em campo aquela convicção de respeito que deva impor ao adversário, perdeu o jogo de ida para o Asa de Arapiraca. Neste momento seria bom dizer que toda vez que sair e perder para se recuperar em casa é perigoso e um dia a coisa pode não dar certo. Como o futebol é caprichoso, sabemos todos, que não concebe erros quando as avaliações nas contratações. O torcedor que fica abismado com essa performance de baixo rendimento, fica a querer entender as coisas, afinal, seria só pela perda de alguns jogadores que se mandaram para outros clubes ? Essa é uma das verdades.

O que se pode destacar de momento é a diferença, técnicamente dizendo, na individualidade em que o próprio técnico, Marcelo Oliveira, já vem dando mostras de não ter mais verbo no vestiário e , consequentemente perder a tranquilidade, que é uma das suas características. Dizendo o português claro, a verdade é que até a diretoria tem se mostrado muito complacente e isso nao é bom. Reação já, em todos os sentidos, se não a coisa poderá desandar.

Comentando outras equipes brasileiras na Libertadores, o Santos conseguiu obter um bom resultado de empate(1×1) na partida, de ontem, no sul contra o Internacional e o Flamengo um vexame só perdendo para o Emelec, onde jogou praticamente sua classificação para o lixo. Pela expressão de derrota no rosto do técnico Joel Santana, não sei não, afinal demitiram o Luxemburgo e até agora o Mengão só é decepção. É a tal da avaliação. Pela Copa do Brasil, os times do Gremio, Palmeiras, Botafogo ganharam seus jogos. Decepção neste rodada refere-se a produção coletiva do Coritiba e da Portuguesa.

Enfim, algumas coisas sairam da caixa preta, em relação a construção da Arena para a Copa do Mundo. Chamado a participar na Camara dos Vereadores, lá foi o Presidente do Atletico, Mário Celso Petráglia, explicar como andam as obras e, consequentemente, pedir 30 milhões que já estão destinados a seguir na rota do organograma projetado. Com tudo isso começo a contar nos dedos os dias que estão faltando para Março de 2013, data que o mentor atleticano confirmou o término desta construção. Será?

Vamos esperar que o Furacão do técnico, Juan Carrasco, não amoleça nesta parada contra o Criciuma, logo mais a noite, em Santa Catarina. Como é do seu costume, mudanças acontecerão com toda certeza, afinal, tem sido costumeiro ele deixar a imprensa de boca aberta com todas as suas variantes.

Seja Feliz.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Rodada recheada.

A diferença foi grande a favor do time do Barcelona, que está chegando pela 5ª vez as semifinais da Copa dos Campeões, na Europa. A vitória foi por 3×1 em cima do Milan, em que pese muitas reclamações contra o árbitro holândes, que andou marcando duas penalidades máximas no mínimo contestadas. Claro, que o prejuízo é grande, afinal, no primeiro penalti o Messi estava atrás da zaga milanes e entrando no jogo ao pegar na bola foi derrubado. Após o jogo, a reclamação foi intensa com o atacante sueco Ibraimovic, zoar em cima da “sua senhoria o árbitro”, dizendo que o técnico Mourinho, hoje no Real Madrid, vem reclamando com toda razão. Agora que o time do Barça é melhor isso é indicutível. Ao chegar nesta zona de título o time catalão já abiscoitou 10 milhões. Investimento dá nisso.

Hoje, uma rodada cheia de jogos, alguns valendo a Copa do Brasil e outrs pela Libertadores de América. Falando em Libertadores, o Vasco da Gama ganhou do Alianza, ontem em Lima/Perú, enquanto o time mexicano Cruz Alta acabou empatando contra o Táchira. Teremos a noite, Internacional x Santos como uma boa pedida. Claro, de maior interesse aos paranaenses, estará o Coritiba nas Alagoas enfrentando o Asa de Arapiraca e o Furacão contra o Criciuma. Bons jogos com toda certeza.

Na paulicéia correm notícias de que o senhor José Maria Marin, investido na condição de presidente da CBF, já teria dado um sinal de gato por não acreditar no atual técnico Mano Menezes até a Copa do Mundo/2014. O comentário seria a favor do Felipão, a ponto do diretoria do Palmeiras estar pensando em outro profissional. Correndo por fora estaria o Luxemburgo. É aquilo que já comentei, pois, o Mano teima em querer ser o técnico da seleção nestas Olimpíadas em Londres. Portanto, se não ganhar a tal medalha de ouro, com certeza estará fora. É do mundo do futebol, ainda mais, uma Copa sendo jogada no Brasil.

Como tendo sido amplamente comentado a entrada de bebidas nos estádios, a onda e essa com a Lei da Copa do Mundo, os times grandes ca capital de São Paulo, fecharam acordo com a Ambev e passarão a divulgar seus produtos, ao fecharem contrato que anteriormente estava com a Kaiser. Lá é bem diferente, enquanto a “briga esportiva” fica no gramado os dirigentes se associam em boas idéias. E aqui, senhores dirigentes, quando é que teremos essa inteligência. Enquanto existir briga por cessão de estádio e outras cositas mais, ficaremos apequenados para bons investimentos.

A alta direção da Rede Massa de Televisão, promoveu um café da manhã, nesta última 2ª feira, onde os integrantes do programa Show de Bola, recepcionaram a diretoria do Atlético, oportunidade em que tive uma boa conversa com o diretor de Marketing, Mauro Holsmann e o vice do clube, Bettega, que fez uma longa explanação do atual momento clubistico. Excelente foi esse encontro. Na próxima semana já está na lista os dirigentes do Coritiba para essa confraternização. Excelente.

Seja Feliz.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Rodada favorável ao Coritiba.

Está certo que falta alguma coisa para o time do Coritiba se ajustar novamente, isso todos comentam na cidade, mas darem uma colher de chá neste momento do 2º turno classificatório também é demais. A rodada caiu no colo, a verdade é essa, pois, o Londrina assim como fôra o Cianorte no 1º turno, jogou sua liderança para fora com o empate, de ontem, mesmo jogando em casa contra o Toledo. Outra equipe, a do Operário de Ponta Grossa, perdendo em seu reduto, jogou fora, também, uma grande possibilidade de chegar acima da tabela. Portanto, mesmo que não jogasse um primor, o Verdão foi a Paranaguá e chegou a um resultado de vitória com dois gols de bolas paradas (Emerson e Demerson), sempre bem executadas pelo Theco.

Dando um tempo ao campeonato paranaense, a dupla ATLETIBA sairá para jogar outra etapa da Copa do Brasil. Enquanto o Coritiba jogará contra o ASA de Arapiraca o Atlético bem mais perto irá a cidade de Criciuma. Mesmo que as equipes paranaenses vão se sustentando com um futebol de pouca técnica coletiva, ainda penso que a dupla possa passar por mais um degrau. Se não passarem mostrarão mesmo que estão frágeis pra outras competições nacionais.

Quem anda jogando muito bem no futebol paulista é o ex-zagueiro atleticano Rhodolfo. Bem, aqui já vinha mostrando ser um jogador de boas virtudes, mas o seu crescimento na zaga do Tricolor do Morumbi vem sendo um assunto constante pela imprensa. Além da sua boa postura, principalmente rápido nas coberturas laterais, passou a ser um reforço nas bolas paradas. Ontem, por infelicidade, uma bola do atacante do Ituano bateu em sua perna e fez um gol contra. Pensei, é do jogo mas como será sua reação. Nada mais, nada menos se lançou a frente e fêz dois dos quatro gols do time sãopaulino. Até a Copa de 2014 , não sei não!

Outro que vem barbarizando é o atacante do Mengão, Vagner Love, afinal, já marcou 10 gols em 11 jogos disputados. E não é só gol não , diria golaços por sua facilidade dentro da grande área. Lembro-me bem do Love na Copa América da Venezuela em 2007, que ao lado do Robinho conseguiu realizar boas partidas colaborando com aquele título.

Recado para os confrades dos Amigos da Bola. Hoje a noite, mais um daqueles jantares festivos no Restaurante Cascatinha em Santa Felicidade, sempre a partir das 19h30. Poderemos ter quebra de recorde, claro, baseado nas manifestações das pessoas que ainda não tiveram a devida oportunidade de estarem nesta reunião. Então, até logo mais. Lembrando sempre que a porta está aberta a todos.

Seja Feliz.