terça-feira, 17 de abril de 2012

Contusões estranhas.

Quando o time ganha, claro, tudo vai bem e as situações que aparecem são mais compreensíveis e se resolvem ao natural. Por outro lado, consequências fora do normal, não são tão fáceis de serem administradas. Tenho notado e agora vira uma preocupação no aspecto técnico, que do lado coritibano as coisas já não está sendo muito normais, principalmente, pelo excesso de contusões em seu elenco. Não estou criticando contusões, vamos dizer tipo do que sofreu o ala Jackson no último jogo em Ponta Grossa, que foi de uma infelicidade enorme num lance onde estourou seu ligamento da perna e ficará por uns 8 meses fora de atividade.

Na verdade excesso de trabalho físico virou moda no futebol brasileiro. São muitas as contusões de estiramentos, púbis e pancadas que acontecem dentro de uma partida de futebol. Essa barreira, onde os preparadores físicos querem mostrar seus trabalhos, nem sempre são vantajosos para o plano técnico. Se o técnico principal de um time não enxergar e não determinar uma mescla de condicionamento é engolido, pois, dentro de uma comissão técnica as coisas são vistas da maneira de que cada um faz o seu. Errado.

O estudo deve ser compensado, afinal, com viagens extenuantes num calendário maluco, dificilmente uma agremiação terá condição de se apresentar com sucesso. Na Europa, não se iludam, a pré-temporada é rígida e os jogadores são condicionados em todos os sentidos ao ficarem a disposição do clube por mais de 30 dias, treinando e respirando um ar das montanhas. Passado isso, minha gente, vem o condicionamento na base de treinos físicos mais leves e muito mais exercendo um trabalho com bola . Não vão pensar, mais lá como cá, existe o excesso de jogos e a planilha é levada a sério. Quem manda no processo é o técnico de campo e fim de papo.

Partindo do pressuposto das últimas contusões no Coritiba, porque não pensar neste rigor de treinamentos, deixando a mercê o plano técnico e tático para apertar os jogadores em treinos constantes. Parece-me que os dirigentes estão acordando e a prova é que o departamento poderá estar se modificando. Como o futebol vive de resultados, porque mexer quando se está ganhando. Certo. Agora, trazer dúvida no comportamento técnico de qualidade de alguns jogadores, aí a maionese desanda. Quando um jogador pede para não jogar, no mínimo é estranho, afinal, dizer que está cansado num começo de temporada é pedir para os dirigentes acordarem.

Conhecidos atleticanos estão achando que o campeonato vai terminar no domingo, entendendo eles que o Coxa anda muito disperso. Estão falando que o Furacão ganha o clássico no Couto Pereira e vão dar volta olímpica no Durival Brito e Silva, fazendo alusão de que nem precisarão do Estádio Arena. Se isso acontecer, com o Coritiba perdendo o tricampeonato, a certeza de que cabeças vão rolar. Por isso expliquei, detalhadamente acima, afinal, a própria torcida está ouriçada desde a derrota naquele último jogo em que o Coritiba perdeu e deixou de ir a Pré-Libertadores. Vamos esperar.

Seja Feliz.

Nenhum comentário: