sábado, 23 de junho de 2012

O livro de Levir Culpi.

Já são conhecidas as datas dos jogos envolvendo o Coritiba e Palmeiras. Serão nos dias 5 de julho em São Paulo e na consequência 11 deste próximo mês em Curitiba. Só o que não se sabe de momento, e deverá ser na 2ª feira a informação precisa, o estádio que a direção do Palestra irá indicar. Como sendo do conhecimento de todos que o Parque Antártica está em obras, este jogo de mando da equipe paulistana poderá acontecer no Pacaembú, Morumbi ou mesmo em Barueri. Ouvindo uma entrevista do lateral esquerdo Juninho, este afirmou que será melhor em Barueri, pois sendo um campo mais estreito dificultará o Coritiba pela forma rápida como joga. Como as coisas mudam!

Num papo bem alegre participei, ontem, de um almoço em um dos seus restaurantes, com o técnico paranaense, Levir Culpi. Desta feita não fui degustar a comida mineira, que trouxe para cá quando da sua passagem pelas Minas Gerais, e sim japonesa. É verdade. Levir, que viveu esses últimos 5 anos na cidade de Osaka, dirigindo um dos principais times do Japão, trouxe para os curitibanos o gostoso sabor da comida oriental. Para quem gosta, o restaurante fica na Rua Anita Garibaldi. Está feito o comercial. Quero dizer, também, nesta oportunidade, outros companheiros estiveram presentes, Cláudio Marques, Cleber Hidalgo, isaias Bessa (Bolinha) e o casal Adriano e Ana Hartmann onde fiquei sabendo que Culpi está compilando informações desta contínua passagem pelo futebol lançando, em Dezembro próximo, um livro que retratará sua vitoriosa trajetória no futebol brasileiro e internacional.

Quem está desenvolvendo este projeto é justamente o casal Adriano Hartmann (já esteve na comunicação do Coritiba) e a jornalista Ana Mikos. Tenho certeza do sucesso, até porque, devemos considerar que Levir Culpi é o profissional que mais tempo está neste serviço onde vem obtendo muitos títulos. Iniciando sua carreira esportiva como jogador do Coritiba, desde as categorias de base até o profissional, foi galgando espaços, inclusive considerado o Capitão de Cannes, em 1972, quando serviu a Seleção Brasileira de Junior. Dito por ele mesmo, não tendo a condição de titularidade no Coritiba, bem jovem foi jogar no Santa Cruz, passando pelo Botafogo do Rio, e até jogar no futebol mexicano. Com isso será bom mesmo ele contar sua vida esportiva. Vou aguardar por muitas historias e estórias.

No seu retorno de Barcelona, onde foi terminar mais um curso de especialização na área jurídica, Clécio Hidalgo trouxe uma das edições diárias do jornal, Mundo Deportivo, que mostra em comentários, fotos e reportagens, um quadro geral do esporte na Espanha. Na verdade sabemos da cultura do povo europeu que não desgruda dos seus matutinos. Falando a respeito, acredito não estar errado em minha observação, quanto ao Estado Brasileiro que mais vício tem de leitura, que não seja o povo do Rio Grande do Sul. Acho o mais nacionalista dos Estados.

Com boa atuação na estréia, o meia do Tricolor da Vila, Lúcio Flavio, comandou a boa vitória em cima da equipe bem ajustada do Joinville (2×0) da Manchester Catarinense. Com gols em cada tempo, um do Ceará e o outro do estreante, Lúcio Flávio, mostrou o Paraná Clube do técnico, Ricardinho, que hoje tem uma equipe bem ajustada. Bem a tarde, lá na bela cidade de Fortaleza, vamos aguardar pelo futebol do Atlético Furacão contra o Ceará.

Seja Feliz.

Nenhum comentário: