A cada dia que passa, mais agoniado fica o cidadão brasileiro quanto a promessa de melhorias nos Aeroportos no Brasil, claro, visando não só pelo aspecto da Copa do Mundo onde o país estará recebendo milhares de turistas, como também, o modernismo que estará sendo instalado para outras gerações. Sendo a porta de entrada do estrangeiro, na verdade os aeroportos brasileiros que já não estão preparados para o consumidor local, imaginem os senhores com a forte demanda dos que estarão a nos visitar na época do Mundial de 2014. Olhando não só pela necessidade, está aí, a grande oportunidade do nosso Estado mostrar suas atrações no plano turístico, tendo a frente a cidade de Foz do Iguaçu, o maior cartal postal do território.
Com muitas viagens realizadas, principalmente na Europa, vejo quanto está atrasado o sistema público de locomoção em nosso país, por não ter construído, ainda, uma via de acesso que seria a utilização do sistema ferroviário (trens), a dar agilidade para os deslocamentos necessários. Pelo menos, agora , parece que o Governo Federal vai colocar em prática o projeto, TREM BALA, que está no papel algum tempo. A licitação estará posta em 90 dias para os interessados nesta construção significativa em nosso país. Como primeira etapa, a linha terá 500 quilometros, ligando desde o aeroporto de Viracopos, passando por Guarulhos indo até a cidade do Rio de Janeiro. Claro, tratando-se de alto custo, fala-se na casa de bilhões de reais, será com toda certeza um ínicio das locomoções mais rápidas e modernas no Brasil.
Em uma segunda etapa, porque não aguardarmos um ramal de São Paulo/ Curitiba/São Paulo, afinal, nada mal uma viagem de 400 quilômetros em menos de 2 horas. Com certeza ficaria de bom tamanho, inclusive, já ouvi dizer que será via Ponta Grossa, fugindo do pior trecho que é a serra. Será sonho?
Além de tudo é prazeiroso viajar de trem. Estar num TALGO (espanhola), TGV (França) na Europa, ou mesmo, o Trem Bala no Japão, a sensação é extraordinária. Para reviver algumas, lembro-me de uma que saí da cidade de Viena a caminho de Veneza, passando pelos Alpes. Outra de Hamburgo ( Alemanha) à cidade de Copenhague (Dinamarca) atravessando as ilhas na Escandinávia com os vagões dos trens sendo levados pelo navio. O que dizer da rapidez do Trem Bala, que de Tóquio a Osaka faz os 600 quilometros em menos de 4 horas.
Portanto, se compararmos os problemas com as estradas que movimentam nossa economia, o asfalto é um drama por sua precariedade, vale a pena qualquer investimento em torno da construção de ferrovias. Como o nosso país criou a cultura do mercado automobilístico, essa época foi do Presidente Juscelino Kubistchek, ao deixar de lado a ferrovia, bem que agora o custo poderia ficar mais barato se tivesse olhado com mais convicção essa via de locomoção.
Até a próxima.
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