terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pelé, patrimônio nacional.

É só colocar na tela um filme das décadas de 50 ou mesmo 60, mesmo que em branco e preto, vejo ou revejo sempre analisando o conteúdo do roteiro, cenário e os artistas. Já disse em colunas passadas que Charlton Heston com suas participações nos filmes El Cid e Os Dez Mandamentos foi o que mais admirei. Claro, dezenas de outros grandes artistas que escreveram a 7ª arte de forma impressionante, também foram sempre contemplados com casas lotadas. Bons tempos aqueles que se passavam horas e horas dentro de um cinema. Pode ser até engraçado que tudo isso vem em mente por uma foto de uma coroação da Miss Itália de 2010. Bem, o nome da ganhadora é Francesca Testasecca. E o que tem haver tudo isso! Simplesmente por quem a coroou, considerada até hoje a personagem mais bonita, esguia, boca larga que nasceu na Itália e se consagrou no cinema americano. Seu nome : Sophia Loren.

Como só foi me dado a oportunidade de vê-la em várias participações como, A Condessa de Hong Kong, quase caí da cadeira, quando em determinado momento na cobertura do Sorteio da Copa do Mundo/1990, em um teatro de Roma, aparece para sortear um dos grupos, simplesmente a deslumbrante, idolatrada e carismática Sophia Loren. Quem esteve por lá nesse momento a saudou de pé por vários segundos. Com isso parece que estou iniciando o dia em devaneios.

Como não sei se o nosso futebol vai ou fica com resultados que nem sempre convence, as vezes é bom comentar outras coisas para fugir um pouco da rotina. O duro mesmo é que os jogos, praticamente diários, não nos dá na verdade tempo para pensar. Para não fugir da mesmice hoje tem Santo André e Paraná Clube e amanhã Furacão e Galo Mineiro.

Muito bom o filme publicitário quanto ao retorno do Coritiba ao Estádio Couto Pereira mexendo muito com o sentimento do torcedor alviverde. E olha que não tem sonora onde sòmente a própria imagem diz tudo. Parabéns aos idealizadores.

O assunto Neymar tem dividido a imprensa brasileira. A verdade é que o atacante santista tem sido caçado em campo, claro, com a complacência dos arbitros, prejudicando a carreira deste garoto. Dizer que ele está nervoso é balela. Quero dizer que o Rei Pelé, outrora muito mais badalado na comparação, tinha o respeito dos jogadores adversários como também dos juízes assim considerados. Recordo-me em uma partida na Vila Belmiro em 1964, eu jogando pelo Juventus da Moóca, quando o Rei partiu em uma tabela com Coutinho fiquei no espaço que ele teria e caímos os dois. Incontinente o árbitro Anacleto Pietrobom veio com dedo em riste dizendo que deveria ter mais cuidado com Pelé, pois, representava a todos como um patrimônio nacional. O que dizer.

Até a próxima

Nenhum comentário: